Trabalho e qualidade de vida representaÃÃes sociais do enfermeiro docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5710 |
Resumo: | A docÃncia à estudada em relaÃÃo à atuaÃÃo do docente nas instituiÃÃes de trabalho e na busca de algumas doenÃas ocupacionais tradicionalmente encontradas no trabalho docente. Este estudo objetivou conhecer as representaÃÃes sociais do enfermeiro quanto ao trabalho docente e qualidade de vida e comparar as representaÃÃes sociais do enfermeiro docente no Ãmbito do ensino pÃblico e privado. Foi do tipo descritivo-exploratÃrio, quantitativo e qualitativo, realizado de marÃo a junho de 2010, fundamentado na Teoria das RepresentaÃÃes Sociais, de Serge Moscovici. Os dados foram obtidos por meio da ficha do respondente, do Whoqol â Bref, questionÃrio com 26 perguntas, o TALP TÃcnica de AssociaÃÃo Livre de Palavras cujos estÃmulos foram: trabalho, qualidade de vida e qualidade de vida em si bem como uma narrativa escrita sobre a decisÃo de trabalhar docÃncia. Foi aprovado pelo Comità de Ãtica e Pesquisa, com o Parecer n 05/2010. Foram 37 enfermeiros docentes do sexo feminino e um do masculino. Destes, 30 casados, seis solteiros e dois separados, com mÃdia de idade de 46,5 anos. Eram professores-doutores, com exercÃcio da docÃncia na graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo em trÃs instituiÃÃes de ensino superior, duas pÃblicas, estadual e federal e uma privada. Os resultados foram apresentados em seis tabelas e trÃs quadros, por meio da estatÃstica descritiva em nÃmeros absolutos e percentuais. As narrativas de 15 sujeitos tomados por sorteio, com destaque para quatro categorias: a primeira sobre qualidade de vida e o exercÃcio da docÃncia na graduaÃÃo; a segunda acerca da qualidade de vida e o exercÃcio da docÃncia na pÃs-graduaÃÃo; a terceira como prazer e a quarta acerca de publicaÃÃo. Ao analisar as tabelas de 3 a 6, observou-se que nos domÃnios fÃsico e psicolÃgico a soma dos percentuais dos escores nada/muito ruim/muito insatisfeito, muito pouco/insatisfeito, mais ou menos/mÃdio nÃo apresentou diferenÃas relevantes, visto que, no primeiro foi de 47% e no segundo 43,4%, entretanto, para os domÃnios das relaÃÃes sociais e do meio ambiente, foram 22,2% e 30,6%, respectivamente. Infere-se que as representaÃÃes sociais dos trÃs grupos sobre o trabalho foram ancoradas nas palavras: responsabilidade, compromisso, dinheiro e prazer; sobre qualidade de vida, ancoraram-se nas palavras saÃde e paz acerca da qualidade de vida em si nas palavras saÃde, famÃlia, trabalho, e tempo. A triangulaÃÃo dos dados possibilitou a compreensÃo do significado das representaÃÃes sociais, na complementaridade dos achados pelos diferentes mÃtodos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho e qualidade de vida representaÃÃes sociais do enfermeiro docente Work and quality of life social representations of the nurse teacher2010-11-26Maria Dalva Santos Alves02294303334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4781763U1Maria Sueuda Costa04120167372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4730648H0Maria Irismar de Almeida03381188372http://lattes.cnpq.br/6739393914013943Angela Maria Alves e Souza34822712320http://lattes.cnpq.br/0530013295010254 01890686300Maria Rodrigues da ConceiÃÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBREnfermagem Trabalho DocenteNursing Work FacultyENFERMAGEMA docÃncia à estudada em relaÃÃo à atuaÃÃo do docente nas instituiÃÃes de trabalho e na busca de algumas doenÃas ocupacionais tradicionalmente encontradas no trabalho docente. Este estudo objetivou conhecer as representaÃÃes sociais do enfermeiro quanto ao trabalho docente e qualidade de vida e comparar as representaÃÃes sociais do enfermeiro docente no Ãmbito do ensino pÃblico e privado. Foi do tipo descritivo-exploratÃrio, quantitativo e qualitativo, realizado de marÃo a junho de 2010, fundamentado na Teoria das RepresentaÃÃes Sociais, de Serge Moscovici. Os dados foram obtidos por meio da ficha do respondente, do Whoqol â Bref, questionÃrio com 26 perguntas, o TALP TÃcnica de AssociaÃÃo Livre de Palavras cujos estÃmulos foram: trabalho, qualidade de vida e qualidade de vida em si bem como uma narrativa escrita sobre a decisÃo de trabalhar docÃncia. Foi aprovado pelo Comità de Ãtica e Pesquisa, com o Parecer n 05/2010. Foram 37 enfermeiros docentes do sexo feminino e um do masculino. Destes, 30 casados, seis solteiros e dois separados, com mÃdia de idade de 46,5 anos. Eram professores-doutores, com exercÃcio da docÃncia na graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo em trÃs instituiÃÃes de ensino superior, duas pÃblicas, estadual e federal e uma privada. Os resultados foram apresentados em seis tabelas e trÃs quadros, por meio da estatÃstica descritiva em nÃmeros absolutos e percentuais. As narrativas de 15 sujeitos tomados por sorteio, com destaque para quatro categorias: a primeira sobre qualidade de vida e o exercÃcio da docÃncia na graduaÃÃo; a segunda acerca da qualidade de vida e o exercÃcio da docÃncia na pÃs-graduaÃÃo; a terceira como prazer e a quarta acerca de publicaÃÃo. Ao analisar as tabelas de 3 a 6, observou-se que nos domÃnios fÃsico e psicolÃgico a soma dos percentuais dos escores nada/muito ruim/muito insatisfeito, muito pouco/insatisfeito, mais ou menos/mÃdio nÃo apresentou diferenÃas relevantes, visto que, no primeiro foi de 47% e no segundo 43,4%, entretanto, para os domÃnios das relaÃÃes sociais e do meio ambiente, foram 22,2% e 30,6%, respectivamente. Infere-se que as representaÃÃes sociais dos trÃs grupos sobre o trabalho foram ancoradas nas palavras: responsabilidade, compromisso, dinheiro e prazer; sobre qualidade de vida, ancoraram-se nas palavras saÃde e paz acerca da qualidade de vida em si nas palavras saÃde, famÃlia, trabalho, e tempo. A triangulaÃÃo dos dados possibilitou a compreensÃo do significado das representaÃÃes sociais, na complementaridade dos achados pelos diferentes mÃtodos.Teaching has been studied through the relation of the docent practices with the educational institutions, in order to detect occupational deaseases usually found on docentâs job. This study has intended to ackknowledge the nursesâsocial representations related to their docent job and life quality, as well as comparing the docent nursesâ social representations at private and public institutions, attending to a descriptive and exploratory method, quantitatively and qualitatively. It was developed from March to June of 2010, based on Serge Moscoviciâs social representations theory, and approved by the Ethics and Research Committee under register n 05/2010. The data were collected from preformed personal informations, the Whoqol â brief, a questionnaire with twenty-six questions, the TALP, abbreviation for a free wordsâ association technique, where the main themes were work, life quality (in general) and life quality in particular (itself). It was also included a written narrative about the decision to work with teaching. The research was made with a total of thirty-eight docent nurses; thirty-seven women and one man. Thirty of them were married, six singles and two divorcÃe. Forty-six year old was the average of their age; all professors at graduate and postgraduate educational institutions: one private institution and two public - State and Federal â ones. The results were presented in six tables and three boards showed in absolute and percentage numbers with descriptive statistics. Narratives of fifteen docent nurses were chosen randomly focused on four categories: life quality and docent practices on graduating education, life quality and docent practices on post graduating education, enjoyment, and publications. By analyzing the tables three to six, it was observed that over physical and psychological qualities the sum of the percentage scores nothing / very poor / very dissatisfied, very little or not satisfied, more or less / medium didnât show significant differences, whereas to the first was forty-seven percent (47%) and forty-three decimal four percent (43,4%) to the second; however, to the social relationships and environment domains we had twenty-two decimal two percent (22,2%) and thirty decimal six percent (30,6%) respectively. It was inferred that social representations of the three groups over the study were anchored by the words responsibility, commitment, money and enjoyment. General life quality was anchored by the words peace and health, and particular life quality was anchored by the words health, family, work and time. The data triangulation has allowed us to understand the significance of the docent nurseâs social representations, the complementarities to the findings by the different methods.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5710application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:47Zmail@mail.com - |
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