VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edgar MarÃal de Barros Filho
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1963
Resumo: A computaÃÃo mÃvel tem se destacado na Ãrea educacional como uma tecnologia inovadora. O termo Mobile Learning ou m-Learning tem sido empregado para tratar da utilizaÃÃo de dispositivos de comunicaÃÃo sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade, como parte de um modelo de aprendizado integrado. EducaÃÃo pode ser vista como um processo de exploraÃÃo, descoberta e construÃÃo de conhecimento, atravÃs de ambientes tridimensionais. Quando sÃo projetadas aplicaÃÃes educacionais para dispositivos mÃveis com recursos tridimensionais, uma sÃrie de questÃes desafiadoras emergem: Como produzir um cenÃrio 3D motivador, juntamente com imagens e informaÃÃes nas reduzidas telas dos telefones celulares? Como possibilitar formas de interaÃÃo eficientes? Como contornar a limitaÃÃo de memÃria e processamento dos dispositivos mÃveis? Nesta dissertaÃÃo, Ã apresentado um framework para construÃÃo de aplicaÃÃes educacionais em dispositivos mÃveis com recursos de realidade virtual: o VirTraM. Este framework facilita o desenvolvimento de aplicaÃÃes, ao permitir que o programador trabalhe com menos elementos e abstraia-se dos detalhes de implementaÃÃo para concentrar-se nos aspectos relacionados ao treinamento. Para a validaÃÃo do VirTraM, foram desenvolvidos dois estudos de caso que demonstram caracterÃsticas como interatividade, usabilidade e portabilidade, alÃm de possibilitar uma experimentaÃÃo da integraÃÃo das tecnologias de computaÃÃo mÃvel e realidade virtual. Uma aplicaÃÃo, construÃda a partir do VirTraM, fornece ao usuÃrio uma ferramenta inovadora e interativa para auxiliÃ-lo com informaÃÃes complementares no momento e no local em que ele precisar. Dentre os benefÃcios das aplicaÃÃes baseadas no VirTraM destacam-se: apoiar e motivar o aprendizado; melhorar a compreensÃo sobre determinados objetos; permitir a simulaÃÃo e a anÃlise de experiÃncias em campo; possibilitar a demonstraÃÃo do funcionamento de equipamentos; e fornecer meios para o desenvolvimento de mÃtodos inovadores de ensino e de treinamento.
id UFC_bb8f847548dd7de67e555ba73459bc1e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1772
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learningVirTraM: Um framework para o desenvolvimento de treinamentos utilizando realidade virtual em dispositivos mÃveis2005-09-08Josà Riverson AraÃjo Cysne Rios32132132132http://lattes.cnpq.br/1443462880773128Rossana Maria de Castro Andrade28783018387http://lattes.cnpq.br/9576713124661835Creto Augusto Vidal1161802738 http://lattes.cnpq.br/9499398320838094Jauvane Cavalcante de Oliveira46168834320http://lattes.cnpq.br/405475678142372774260049372http://lattes.cnpq.br/1015882558876646Edgar MarÃal de Barros FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃoUFCBRMobile computing Mobile Learning virtual reality FrameworkComputaÃÃo MÃvel Mobile Learning Realidade Virtual FrameworkCIENCIA DA COMPUTACAOA computaÃÃo mÃvel tem se destacado na Ãrea educacional como uma tecnologia inovadora. O termo Mobile Learning ou m-Learning tem sido empregado para tratar da utilizaÃÃo de dispositivos de comunicaÃÃo sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade, como parte de um modelo de aprendizado integrado. EducaÃÃo pode ser vista como um processo de exploraÃÃo, descoberta e construÃÃo de conhecimento, atravÃs de ambientes tridimensionais. Quando sÃo projetadas aplicaÃÃes educacionais para dispositivos mÃveis com recursos tridimensionais, uma sÃrie de questÃes desafiadoras emergem: Como produzir um cenÃrio 3D motivador, juntamente com imagens e informaÃÃes nas reduzidas telas dos telefones celulares? Como possibilitar formas de interaÃÃo eficientes? Como contornar a limitaÃÃo de memÃria e processamento dos dispositivos mÃveis? Nesta dissertaÃÃo, à apresentado um framework para construÃÃo de aplicaÃÃes educacionais em dispositivos mÃveis com recursos de realidade virtual: o VirTraM. Este framework facilita o desenvolvimento de aplicaÃÃes, ao permitir que o programador trabalhe com menos elementos e abstraia-se dos detalhes de implementaÃÃo para concentrar-se nos aspectos relacionados ao treinamento. Para a validaÃÃo do VirTraM, foram desenvolvidos dois estudos de caso que demonstram caracterÃsticas como interatividade, usabilidade e portabilidade, alÃm de possibilitar uma experimentaÃÃo da integraÃÃo das tecnologias de computaÃÃo mÃvel e realidade virtual. Uma aplicaÃÃo, construÃda a partir do VirTraM, fornece ao usuÃrio uma ferramenta inovadora e interativa para auxiliÃ-lo com informaÃÃes complementares no momento e no local em que ele precisar. Dentre os benefÃcios das aplicaÃÃes baseadas no VirTraM destacam-se: apoiar e motivar o aprendizado; melhorar a compreensÃo sobre determinados objetos; permitir a simulaÃÃo e a anÃlise de experiÃncias em campo; possibilitar a demonstraÃÃo do funcionamento de equipamentos; e fornecer meios para o desenvolvimento de mÃtodos inovadores de ensino e de treinamento.Mobile computing has emerged as an innovative technology for education. For example, a new terminology, called Mobile Learning or m-Learning, has been introduced to designate the use, in a transparent way and with a high mobility degree, of devices with wireless communication, as part of a model of integrated learning, On the other hand, education can be also seen as a process of exploration, discovery and construction of knowledge, using three-dimensional environments. However, different challenges are faced when designing educational applications for mobile devices with three-dimensional resources, such as: How to produce a 3D scenario together with images and information in the reduced screens of cellular phones? How to make possible efficient ways of interaction? How to overcome the limitation of memory and processing of the mobile devices? In this master's thesis, a framework for the development of educational applications with virtual reality resources in mobile devices is introduced, called VirTraM. This framework facilitates the development of such applications, allowing a programmer to work with little elements, abstracting the implementation details and emphasing the aspects concerning the training. For the validation of VirTraM, two case studies have been developed. These case studies demonstrate such characteristics as interaction, usability and portability, besides making possible the integration of mobile computing and virtual reality technologies. An application, constructed from VirTraM, offers to the user an innovative and interactive tool to help with complementary information at the moment and place where his necessary. Amongst the benefits of the applications based on VirTraM, the following are distinguished: to support and to motivate the learning; to improve the understanding on definitive objects; to allow the simulation and analysis of experiences in the field; to make possible the demonstration of the equipment execution; and to provide ways for the development of innovative methods of education and training.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1963application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:05Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv VirTraM: Um framework para o desenvolvimento de treinamentos utilizando realidade virtual em dispositivos mÃveis
title VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
spellingShingle VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
Edgar MarÃal de Barros Filho
ComputaÃÃo MÃvel
Mobile Learning
Realidade Virtual
Framework
CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
title_full VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
title_fullStr VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
title_full_unstemmed VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
title_sort VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
author Edgar MarÃal de Barros Filho
author_facet Edgar MarÃal de Barros Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Riverson AraÃjo Cysne Rios
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 32132132132
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1443462880773128
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rossana Maria de Castro Andrade
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 28783018387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9576713124661835
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Creto Augusto Vidal
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 1161802738
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9499398320838094
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jauvane Cavalcante de Oliveira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 46168834320
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4054756781423727
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 74260049372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1015882558876646
dc.contributor.author.fl_str_mv Edgar MarÃal de Barros Filho
contributor_str_mv Josà Riverson AraÃjo Cysne Rios
Rossana Maria de Castro Andrade
Creto Augusto Vidal
Jauvane Cavalcante de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ComputaÃÃo MÃvel
Mobile Learning
Realidade Virtual
Framework
topic ComputaÃÃo MÃvel
Mobile Learning
Realidade Virtual
Framework
CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A computaÃÃo mÃvel tem se destacado na Ãrea educacional como uma tecnologia inovadora. O termo Mobile Learning ou m-Learning tem sido empregado para tratar da utilizaÃÃo de dispositivos de comunicaÃÃo sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade, como parte de um modelo de aprendizado integrado. EducaÃÃo pode ser vista como um processo de exploraÃÃo, descoberta e construÃÃo de conhecimento, atravÃs de ambientes tridimensionais. Quando sÃo projetadas aplicaÃÃes educacionais para dispositivos mÃveis com recursos tridimensionais, uma sÃrie de questÃes desafiadoras emergem: Como produzir um cenÃrio 3D motivador, juntamente com imagens e informaÃÃes nas reduzidas telas dos telefones celulares? Como possibilitar formas de interaÃÃo eficientes? Como contornar a limitaÃÃo de memÃria e processamento dos dispositivos mÃveis? Nesta dissertaÃÃo, Ã apresentado um framework para construÃÃo de aplicaÃÃes educacionais em dispositivos mÃveis com recursos de realidade virtual: o VirTraM. Este framework facilita o desenvolvimento de aplicaÃÃes, ao permitir que o programador trabalhe com menos elementos e abstraia-se dos detalhes de implementaÃÃo para concentrar-se nos aspectos relacionados ao treinamento. Para a validaÃÃo do VirTraM, foram desenvolvidos dois estudos de caso que demonstram caracterÃsticas como interatividade, usabilidade e portabilidade, alÃm de possibilitar uma experimentaÃÃo da integraÃÃo das tecnologias de computaÃÃo mÃvel e realidade virtual. Uma aplicaÃÃo, construÃda a partir do VirTraM, fornece ao usuÃrio uma ferramenta inovadora e interativa para auxiliÃ-lo com informaÃÃes complementares no momento e no local em que ele precisar. Dentre os benefÃcios das aplicaÃÃes baseadas no VirTraM destacam-se: apoiar e motivar o aprendizado; melhorar a compreensÃo sobre determinados objetos; permitir a simulaÃÃo e a anÃlise de experiÃncias em campo; possibilitar a demonstraÃÃo do funcionamento de equipamentos; e fornecer meios para o desenvolvimento de mÃtodos inovadores de ensino e de treinamento.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Mobile computing has emerged as an innovative technology for education. For example, a new terminology, called Mobile Learning or m-Learning, has been introduced to designate the use, in a transparent way and with a high mobility degree, of devices with wireless communication, as part of a model of integrated learning, On the other hand, education can be also seen as a process of exploration, discovery and construction of knowledge, using three-dimensional environments. However, different challenges are faced when designing educational applications for mobile devices with three-dimensional resources, such as: How to produce a 3D scenario together with images and information in the reduced screens of cellular phones? How to make possible efficient ways of interaction? How to overcome the limitation of memory and processing of the mobile devices? In this master's thesis, a framework for the development of educational applications with virtual reality resources in mobile devices is introduced, called VirTraM. This framework facilitates the development of such applications, allowing a programmer to work with little elements, abstracting the implementation details and emphasing the aspects concerning the training. For the validation of VirTraM, two case studies have been developed. These case studies demonstrate such characteristics as interaction, usability and portability, besides making possible the integration of mobile computing and virtual reality technologies. An application, constructed from VirTraM, offers to the user an innovative and interactive tool to help with complementary information at the moment and place where his necessary. Amongst the benefits of the applications based on VirTraM, the following are distinguished: to support and to motivate the learning; to improve the understanding on definitive objects; to allow the simulation and analysis of experiences in the field; to make possible the demonstration of the equipment execution; and to provide ways for the development of innovative methods of education and training.
description A computaÃÃo mÃvel tem se destacado na Ãrea educacional como uma tecnologia inovadora. O termo Mobile Learning ou m-Learning tem sido empregado para tratar da utilizaÃÃo de dispositivos de comunicaÃÃo sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade, como parte de um modelo de aprendizado integrado. EducaÃÃo pode ser vista como um processo de exploraÃÃo, descoberta e construÃÃo de conhecimento, atravÃs de ambientes tridimensionais. Quando sÃo projetadas aplicaÃÃes educacionais para dispositivos mÃveis com recursos tridimensionais, uma sÃrie de questÃes desafiadoras emergem: Como produzir um cenÃrio 3D motivador, juntamente com imagens e informaÃÃes nas reduzidas telas dos telefones celulares? Como possibilitar formas de interaÃÃo eficientes? Como contornar a limitaÃÃo de memÃria e processamento dos dispositivos mÃveis? Nesta dissertaÃÃo, Ã apresentado um framework para construÃÃo de aplicaÃÃes educacionais em dispositivos mÃveis com recursos de realidade virtual: o VirTraM. Este framework facilita o desenvolvimento de aplicaÃÃes, ao permitir que o programador trabalhe com menos elementos e abstraia-se dos detalhes de implementaÃÃo para concentrar-se nos aspectos relacionados ao treinamento. Para a validaÃÃo do VirTraM, foram desenvolvidos dois estudos de caso que demonstram caracterÃsticas como interatividade, usabilidade e portabilidade, alÃm de possibilitar uma experimentaÃÃo da integraÃÃo das tecnologias de computaÃÃo mÃvel e realidade virtual. Uma aplicaÃÃo, construÃda a partir do VirTraM, fornece ao usuÃrio uma ferramenta inovadora e interativa para auxiliÃ-lo com informaÃÃes complementares no momento e no local em que ele precisar. Dentre os benefÃcios das aplicaÃÃes baseadas no VirTraM destacam-se: apoiar e motivar o aprendizado; melhorar a compreensÃo sobre determinados objetos; permitir a simulaÃÃo e a anÃlise de experiÃncias em campo; possibilitar a demonstraÃÃo do funcionamento de equipamentos; e fornecer meios para o desenvolvimento de mÃtodos inovadores de ensino e de treinamento.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1963
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295122389991424