A sublimaÃÃo para alÃm da arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20641 |
Resumo: | A pesquisa surge pelo interesse no campo de interseÃÃo entre psicanÃlise e arte, e da percepÃÃo de uma Ãntima associaÃÃo entre o conceito de sublimaÃÃo e o trabalho com a arte. A pesquisa de partida que daà surge à descrita como âquais sao os desencontros entre sublimacao e arte?â O objetivo geral que norteia a pesquisa configura-se como examinar os limites da relaÃÃo produzida entre arte e sublimaÃÃo, do qual se depreende trÃs objetivos especÃficos, a saber, discutir como os processos de idealizaÃÃo afetam a sublimaÃÃo e a criaÃÃo artÃstica, investigar a especificidade da criaÃÃo artÃstica em relaÃÃo a outros processos criativos e recolher aspectos da sublimaÃÃo nÃo relacionada a arte. Para tanto, a obra freudiana foi percorrida nos pontos em que o autor elabora os conceitos de idealizaÃÃo e sublimaÃÃo, de onde tambÃm se depreendeu aspectos acerca da pulsÃo, da identificaÃÃo e do recalque. Tais esforÃos tambÃm conduziram ao estudo do caso de Leonardo da Vinci, no qual esses conceitos puderam ser discutidos de forma concreta e junto à leitura de Jacques Lacan e Orlando CruxÃn. A partir disso, o sÃtimo seminÃrio de Lacan foi tomado como campo para avanÃar na pesquisa, considerando que à a fonte mais utilizada para a discussÃo lacaniana do conceito de sublimaÃÃo. Ao longo desses esforÃos, depreende-se aspectos acerca da satisfaÃÃo da pulsÃo e sua relaÃÃo com a instÃncia da Lei, e de como esta se forma a partir da formaÃÃo dos ideais ao longo da constituiÃÃo psÃquica, bem como de seu papel no processo sublimatÃrio. Percebe-se certa organizaÃÃo entre os processos de idealizaÃÃo e sublimaÃÃo, cuja interaÃÃo à distinguida nas obras de Freud e de Lacan. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA sublimaÃÃo para alÃm da arte2018-12-00LaÃria Beserra Fontenele29848369368http://lattes.cnpq.br/800713317613608805725157318http://lattes.cnpq.br/8103464685162262Mauro Reis Albuquerque Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRSublimaÃÃo IdealizaÃÃo Ideal do eu PsicanÃlise e arte PulsÃo Idealismo MotivaÃÃo (Psicologia) PsicanÃlise e arte SublimaÃÃo (Psicologia)PSICOLOGIAA pesquisa surge pelo interesse no campo de interseÃÃo entre psicanÃlise e arte, e da percepÃÃo de uma Ãntima associaÃÃo entre o conceito de sublimaÃÃo e o trabalho com a arte. A pesquisa de partida que daà surge à descrita como âquais sao os desencontros entre sublimacao e arte?â O objetivo geral que norteia a pesquisa configura-se como examinar os limites da relaÃÃo produzida entre arte e sublimaÃÃo, do qual se depreende trÃs objetivos especÃficos, a saber, discutir como os processos de idealizaÃÃo afetam a sublimaÃÃo e a criaÃÃo artÃstica, investigar a especificidade da criaÃÃo artÃstica em relaÃÃo a outros processos criativos e recolher aspectos da sublimaÃÃo nÃo relacionada a arte. Para tanto, a obra freudiana foi percorrida nos pontos em que o autor elabora os conceitos de idealizaÃÃo e sublimaÃÃo, de onde tambÃm se depreendeu aspectos acerca da pulsÃo, da identificaÃÃo e do recalque. Tais esforÃos tambÃm conduziram ao estudo do caso de Leonardo da Vinci, no qual esses conceitos puderam ser discutidos de forma concreta e junto à leitura de Jacques Lacan e Orlando CruxÃn. A partir disso, o sÃtimo seminÃrio de Lacan foi tomado como campo para avanÃar na pesquisa, considerando que à a fonte mais utilizada para a discussÃo lacaniana do conceito de sublimaÃÃo. Ao longo desses esforÃos, depreende-se aspectos acerca da satisfaÃÃo da pulsÃo e sua relaÃÃo com a instÃncia da Lei, e de como esta se forma a partir da formaÃÃo dos ideais ao longo da constituiÃÃo psÃquica, bem como de seu papel no processo sublimatÃrio. Percebe-se certa organizaÃÃo entre os processos de idealizaÃÃo e sublimaÃÃo, cuja interaÃÃo à distinguida nas obras de Freud e de Lacan. The research came to be from the interest in the field of intersection between psychoanalysis and art, and from the perception of an intimate association between the concept of sublimation and the work with art. The starting question that appears from there is described as âwhat are the mismatches between sublimation and art?â The research is orientated by the general objective set as to examine the limits in the relation made between art and sublimation, from which three specific objectives are extracted, which are to discuss how to idealization process affects the sublimation and the artistic creation, to investigate the specificity of the artistic creation from others creative processes and to draw aspects of the sublimation not related to art. In order to achieve it, the Freudian work was walked through the points where the author elaborated on the concepts of idealization and sublimation, from where aspects about drive, identification and repression were also extracted. Such efforts also led to the case study of Leonardo da Vinci, which made possible to discuss these concepts in a concrete fashion and together with the interpretation from Jacques Lacan and Orlando Cruxen. From this point, the seventh seminar of Lacan was took as a field in which the research advanced, considering it as the most utilized source of the lacanian discussion of the sublimation concept. Through these efforts, aspects of the satisfaction of the drive in its relation with the Law instance and the way the ideals are formed throughout the psychic constitution were extracted, as well as its role in the sublimation process. Certain organization is perceived between the processes of idealization and sublimation, whose relation is distinguished in the works of Freud and LacannÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20641application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com - |
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The research came to be from the interest in the field of intersection between psychoanalysis and art, and from the perception of an intimate association between the concept of sublimation and the work with art. The starting question that appears from there is described as âwhat are the mismatches between sublimation and art?â The research is orientated by the general objective set as to examine the limits in the relation made between art and sublimation, from which three specific objectives are extracted, which are to discuss how to idealization process affects the sublimation and the artistic creation, to investigate the specificity of the artistic creation from others creative processes and to draw aspects of the sublimation not related to art. In order to achieve it, the Freudian work was walked through the points where the author elaborated on the concepts of idealization and sublimation, from where aspects about drive, identification and repression were also extracted. Such efforts also led to the case study of Leonardo da Vinci, which made possible to discuss these concepts in a concrete fashion and together with the interpretation from Jacques Lacan and Orlando Cruxen. From this point, the seventh seminar of Lacan was took as a field in which the research advanced, considering it as the most utilized source of the lacanian discussion of the sublimation concept. Through these efforts, aspects of the satisfaction of the drive in its relation with the Law instance and the way the ideals are formed throughout the psychic constitution were extracted, as well as its role in the sublimation process. Certain organization is perceived between the processes of idealization and sublimation, whose relation is distinguished in the works of Freud and Lacan |
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A pesquisa surge pelo interesse no campo de interseÃÃo entre psicanÃlise e arte, e da percepÃÃo de uma Ãntima associaÃÃo entre o conceito de sublimaÃÃo e o trabalho com a arte. A pesquisa de partida que daà surge à descrita como âquais sao os desencontros entre sublimacao e arte?â O objetivo geral que norteia a pesquisa configura-se como examinar os limites da relaÃÃo produzida entre arte e sublimaÃÃo, do qual se depreende trÃs objetivos especÃficos, a saber, discutir como os processos de idealizaÃÃo afetam a sublimaÃÃo e a criaÃÃo artÃstica, investigar a especificidade da criaÃÃo artÃstica em relaÃÃo a outros processos criativos e recolher aspectos da sublimaÃÃo nÃo relacionada a arte. Para tanto, a obra freudiana foi percorrida nos pontos em que o autor elabora os conceitos de idealizaÃÃo e sublimaÃÃo, de onde tambÃm se depreendeu aspectos acerca da pulsÃo, da identificaÃÃo e do recalque. Tais esforÃos tambÃm conduziram ao estudo do caso de Leonardo da Vinci, no qual esses conceitos puderam ser discutidos de forma concreta e junto à leitura de Jacques Lacan e Orlando CruxÃn. A partir disso, o sÃtimo seminÃrio de Lacan foi tomado como campo para avanÃar na pesquisa, considerando que à a fonte mais utilizada para a discussÃo lacaniana do conceito de sublimaÃÃo. Ao longo desses esforÃos, depreende-se aspectos acerca da satisfaÃÃo da pulsÃo e sua relaÃÃo com a instÃncia da Lei, e de como esta se forma a partir da formaÃÃo dos ideais ao longo da constituiÃÃo psÃquica, bem como de seu papel no processo sublimatÃrio. Percebe-se certa organizaÃÃo entre os processos de idealizaÃÃo e sublimaÃÃo, cuja interaÃÃo à distinguida nas obras de Freud e de Lacan. |
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