A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Vieira CrisÃstomo da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20552
Resumo: A intenÃÃo desta tese à compreender a relaÃÃo entre medo e violÃncia em situaÃÃes de assalto, buscando analisar como a sensaÃÃo de inseguranÃa mediante uma violÃncia difusa pode ser percebida nos relatos de moradores da cidade de Fortaleza-CE, interferindo em suas sociabilidades e no modo como interagem com o ambiente urbano. Dito de outra forma, de que modo o medo de assalto interfere nas dinÃmicas do cotidiano dos que habitam a cidade? ApÃs a anÃlise dos dados coletados, o estudo aponta que a expectativa ou a experiÃncia de ter passado por uma situaÃÃo de assalto altera as relaÃÃes de sociabilidade, na medida em que interferem no modo como as pessoas se deslocam pelas ruas, as fazem adotar medidas de seguranÃa individuais, passando a observar o outro com desconfianÃa e contribuem para a elaboraÃÃo de falas que compreendem a justiÃa feita com as prÃprias mÃos como uma forma de conter o ato criminoso.
id UFC_bba262eb675d54db7cd65422a6427e8d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12937
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE2018-10-00CÃsar Barreira03413454315http://lattes.cnpq.br/238272309858472078998547416Fernanda Vieira CrisÃstomo da Costa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRAssaltos Medo ViolÃncia Assaltos â Fortaleza (CE) Medo do crime â Fortaleza (CE) ViolÃncia â Fortaleza (CE) ViolÃncia urbana â Fortaleza (CE)Robbery Fear ViolenceSOCIOLOGIAA intenÃÃo desta tese à compreender a relaÃÃo entre medo e violÃncia em situaÃÃes de assalto, buscando analisar como a sensaÃÃo de inseguranÃa mediante uma violÃncia difusa pode ser percebida nos relatos de moradores da cidade de Fortaleza-CE, interferindo em suas sociabilidades e no modo como interagem com o ambiente urbano. Dito de outra forma, de que modo o medo de assalto interfere nas dinÃmicas do cotidiano dos que habitam a cidade? ApÃs a anÃlise dos dados coletados, o estudo aponta que a expectativa ou a experiÃncia de ter passado por uma situaÃÃo de assalto altera as relaÃÃes de sociabilidade, na medida em que interferem no modo como as pessoas se deslocam pelas ruas, as fazem adotar medidas de seguranÃa individuais, passando a observar o outro com desconfianÃa e contribuem para a elaboraÃÃo de falas que compreendem a justiÃa feita com as prÃprias mÃos como uma forma de conter o ato criminoso. This thesis has as the object of analysis residents of the city of Fortaleza-CE who fear going through situations of robberies in the urban environment, seeking to perceive who these individuals are and how their sociabilities are altered through the sensation of fear and insecurity. In this sense, the focus of the research is to understand the relationship between fear and violence in situations of assault, trying to analyze how it interferes in the daily lives of those who inhabit the capital of CearÃ. After analyzing the data collected, the study indicates that the expectation or the experience of having been in a situation of assault alter the relations of sociability, interfering in the way that people move on the streets, make them adopt individual security measures, start to observe the other with suspicion and contribute to the elaboration of statements that comprise justice done with their own hands as a form of contain the criminal act. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20552application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE
title A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE
spellingShingle A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE
Fernanda Vieira CrisÃstomo da Costa
Assaltos
Medo
ViolÃncia
Assaltos â Fortaleza (CE)
Medo do crime â Fortaleza (CE)
ViolÃncia â Fortaleza (CE)
ViolÃncia urbana â Fortaleza (CE)
Robbery
Fear
Violence
SOCIOLOGIA
title_short A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE
title_full A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE
title_fullStr A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE
title_full_unstemmed A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE
title_sort A violÃncia impera nessa cidade: reflexÃes sobre o medo de assaltos em Fortaleza-CE
author Fernanda Vieira CrisÃstomo da Costa
author_facet Fernanda Vieira CrisÃstomo da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CÃsar Barreira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03413454315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2382723098584720
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78998547416
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Vieira CrisÃstomo da Costa
contributor_str_mv CÃsar Barreira
dc.subject.por.fl_str_mv Assaltos
Medo
ViolÃncia
Assaltos â Fortaleza (CE)
Medo do crime â Fortaleza (CE)
ViolÃncia â Fortaleza (CE)
ViolÃncia urbana â Fortaleza (CE)
topic Assaltos
Medo
ViolÃncia
Assaltos â Fortaleza (CE)
Medo do crime â Fortaleza (CE)
ViolÃncia â Fortaleza (CE)
ViolÃncia urbana â Fortaleza (CE)
Robbery
Fear
Violence
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Robbery
Fear
Violence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A intenÃÃo desta tese à compreender a relaÃÃo entre medo e violÃncia em situaÃÃes de assalto, buscando analisar como a sensaÃÃo de inseguranÃa mediante uma violÃncia difusa pode ser percebida nos relatos de moradores da cidade de Fortaleza-CE, interferindo em suas sociabilidades e no modo como interagem com o ambiente urbano. Dito de outra forma, de que modo o medo de assalto interfere nas dinÃmicas do cotidiano dos que habitam a cidade? ApÃs a anÃlise dos dados coletados, o estudo aponta que a expectativa ou a experiÃncia de ter passado por uma situaÃÃo de assalto altera as relaÃÃes de sociabilidade, na medida em que interferem no modo como as pessoas se deslocam pelas ruas, as fazem adotar medidas de seguranÃa individuais, passando a observar o outro com desconfianÃa e contribuem para a elaboraÃÃo de falas que compreendem a justiÃa feita com as prÃprias mÃos como uma forma de conter o ato criminoso.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This thesis has as the object of analysis residents of the city of Fortaleza-CE who fear going through situations of robberies in the urban environment, seeking to perceive who these individuals are and how their sociabilities are altered through the sensation of fear and insecurity. In this sense, the focus of the research is to understand the relationship between fear and violence in situations of assault, trying to analyze how it interferes in the daily lives of those who inhabit the capital of CearÃ. After analyzing the data collected, the study indicates that the expectation or the experience of having been in a situation of assault alter the relations of sociability, interfering in the way that people move on the streets, make them adopt individual security measures, start to observe the other with suspicion and contribute to the elaboration of statements that comprise justice done with their own hands as a form of contain the criminal act.
description A intenÃÃo desta tese à compreender a relaÃÃo entre medo e violÃncia em situaÃÃes de assalto, buscando analisar como a sensaÃÃo de inseguranÃa mediante uma violÃncia difusa pode ser percebida nos relatos de moradores da cidade de Fortaleza-CE, interferindo em suas sociabilidades e no modo como interagem com o ambiente urbano. Dito de outra forma, de que modo o medo de assalto interfere nas dinÃmicas do cotidiano dos que habitam a cidade? ApÃs a anÃlise dos dados coletados, o estudo aponta que a expectativa ou a experiÃncia de ter passado por uma situaÃÃo de assalto altera as relaÃÃes de sociabilidade, na medida em que interferem no modo como as pessoas se deslocam pelas ruas, as fazem adotar medidas de seguranÃa individuais, passando a observar o outro com desconfianÃa e contribuem para a elaboraÃÃo de falas que compreendem a justiÃa feita com as prÃprias mÃos como uma forma de conter o ato criminoso.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20552
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350272819200