Margem e rio: precisÃo e espontaneidade como procedimento de criaÃÃo do atuante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Felipe da Silva Sales
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20473
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar os conceitos de precisÃo e espontaneidade como procedimentos de criaÃÃo a partir de experimentos criativos e pedagÃgicos. Revisitando inicialmente os percursos investigativos de Stanislavski e Grotowski, este trabalho està balizado pelos conceitos de esgotamento, organicidade, contato, aÃÃo-fÃsica e embodiment. A materialidade do corpo-afeto, sua relaÃÃo com o ambiente, e as questÃes em torno do performar de uma aÃÃo, tornou-se o estÃmulo do experimento em meu prÃprio corpo atravÃs da aÃÃo de cavar, que se desdobrou no Projeto PoÃtico Pasado que no pasa, apresentado como vÃdeo-performance homÃnimo e como videoinstalaÃÃo intitulada Saudade â um corpo em estado de esgotamento. Desdobramentos pedagÃgicos tambÃm compÃem esta investigaÃÃo onde os conceitos de precisÃo e espontaneidade sÃo avaliados na perspectiva do corpo do outro, participantes de oficinas de atuaÃÃo e performance realizadas em cidades como Rio Branco (AC) e Macapà (AP) para criaÃÃo de aÃÃes performÃticas. Margem e rio à uma dissertaÃÃo sobre precisÃo e espontaneidade como procedimento de criaÃÃo para o oceano do ator|performer|atuante nas artes da cena.
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