O percurso histÃrico-discursivo do gÃnero anÃncio publicitÃrio em jornais de Fortaleza dos sÃculos XIX e XX: entre recorrÃncias, variaÃÃes e transgressÃes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hildenize Andrade Laurindo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16349
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO percurso histÃrico-discursivo do gÃnero anÃncio publicitÃrio em jornais de Fortaleza dos sÃculos XIX e XX: entre recorrÃncias, variaÃÃes e transgressÃesLe parcours historique et discursive du genre annonce publicitaire de presse Ãcrite dans les journaux de Fortaleza aux XIXe et XXe siÃcles: parmi des rÃcurrences, variations et transgressions2015-02-23MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doMaria Margarete Fernandes de Sousa20342047353NukÃcia Meyre Silva AraÃjo23157518372http://lattes.cnpq.br/4953993121138640 LÃcia Helena Martins GouvÃa20861680049http://lattes.cnpq.br/965383973808920439035611349http://lattes.cnpq.br/9227080088638249Hildenize Andrade LaurindoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRDiachronie SÃmiolinguistique Genre discursive Annonce publicitaire de presse ÃcriteDiacronia SemiolinguÃstica GÃnero discursivo AnÃncio publicitÃrio impressoLINGUISTICACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Esta tese apresenta um estudo sobre o gÃnero anÃncio publicitÃrio impresso numa perspectiva diacrÃnica, tendo como arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico a SemiolinguÃstica do Discurso. Complementarmente, assume pressupostos teÃricos da LinguÃstica de Texto de base coseriana que fundamentam uma abordagem historicamente orientada para a anÃlise de textos. Visando à analise histÃrico-discursiva do anÃncio publicitÃrio, a pesquisa tem como objetivo descrever o percurso do gÃnero em jornais de Fortaleza dos sÃculos XIX e XX, identificando, no perÃodo, os aspectos de mudanÃa/variaÃÃo e recorrÃncia a partir das configuraÃÃes do contrato de comunicaÃÃo e das estratÃgias discursivas em cada Ãpoca. Para tanto, analisam-se os jornais como dispositivos cÃnicos dos anÃncios ao longo dos sÃculos; a(s) finalidade(s) dominante(s) do gÃnero e os modos de apresentaÃÃo do objeto anunciado; a relaÃÃo entre as instÃncias comunicativas e enunciativas bem como suas caracterÃsticas e a relaÃÃo entre texto e imagem na composiÃÃo da encenaÃÃo persuasiva. O corpus constitui-se de noventa exemplares de anÃncios que circularam em jornais fortalezenses, distribuÃdos em trÃs fases temporais por sÃculo. TraÃado o percurso, com base na anÃlise dos jornais dos sÃculos XIX e XX como dispositivo material, verificou-se forte influÃncia na constituiÃÃo do anÃncio, seja na atuaÃÃo dos jornais para sua publicaÃÃo, seja nas condiÃÃes materiais para diagramar as pÃginas e diversificar a materialidade semiolÃgica do gÃnero. Quanto à finalidade, identificaram-se trÃs categorias distintas de anÃncio no primeiro sÃculo, dentre as quais foi destacado o anÃncio de tipo publicitÃrio para a anÃlise das demais categorias. Quanto à encenaÃÃo do produto, no sÃculo XIX, foram identificados dois modos predominantes (descritivo e argumentativo) com distintos procedimentos estratÃgicos. O modo narrativo, com as figuras de relato, sà se manifestou no sÃculo XX. Quanto à encenaÃÃo das instÃncias enunciativas, identificaram-se, como estratÃgia discursiva no sÃculo XIX, as quatro figuras de enunciaÃÃo (presenÃa, interpelaÃÃo, apagamento, paradoxa) descritas por Charaudeau (1994), mas estas ganham novas configuraÃÃes no sÃculo XX. A encenaÃÃo verbo-visual do produto e dos protagonistas publicitÃrios mostrou-se discreta nos anÃncios do sÃculo XIX, mas, quando observada, as funÃÃes de ilustraÃÃo, consolidaÃÃo e enunciaÃÃo (LÃON, 2008) se evidenciaram. Outras funÃÃes da imagem foram identificadas no sÃculo XX, quando os anÃncios jà haviam se liberado de uma seÃÃo fixa e os recursos de impressÃo e reproduÃÃo da imagem lhes garantiam mais impacto. Por todo o sÃculo XIX, verificou-se que a encenaÃÃo persuasiva nÃo oculta a finalidade comercial dos anÃncios, quadro que comeÃa a mudar no sÃculo seguinte.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16349application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:33Zmail@mail.com -
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