Sentidos e Significados da Negritude no Maracatu NaÃÃo Iracema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle Maia Cruz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3181
Resumo: Este trabalho objetiva refletir sobre os significados da negritude na formulaÃÃo e/ou ressignificaÃÃo de identidades pelos integrantes do maracatu NaÃÃo Iracema, situado em Fortaleza, Estado do CearÃ. E especificamente, como essas configuraÃÃes simbÃlicas atuam na elaboraÃÃo das coreografias, loas, vestimentas e enredos do maracatu, sobretudo no desfile de Carnaval que ocorre na avenida Domingos OlÃmpio. O conceito de identidade à entendido como fluido, nÃo essencializado, nÃo homogÃneo e, nos termos de Carneiro da Cunha, como uma estratÃgia de diferenÃa, numa perspectiva relacional e situacional. Realizo, entÃo, uma etnografia dos eventos que envolvem os integrantes do maracatu NaÃÃo Iracema, compreendendo suas apresentaÃÃes, reuniÃes e demais atividades como momentos rituais que expressam de forma veemente as mensagens sociais, sobretudo as relacionadas à negritude, o que permite compreender o porquà de parte dos brincantes considerar o NaÃÃo Iracema como o maracatu que representa o negro no CearÃ. A pesquisa apresenta, portanto, o maracatu como um vibrante instrumento de afirmaÃÃo identitÃria dos dirigentes e de alguns integrantes e, nesse sentido, como espaÃo de construÃÃo da identidade negra. Os dados de campo explicitam tambÃm a diversidade presente no maracatu, desconstruindo, portanto, a idÃia de grupo coeso, essencializado e homogÃneo. Assim sendo, falo de sujeitos que se fazem presentes no maracatu por motivaÃÃes distantes da negritude; daqueles que nÃo se reconhecem como pessoas negras, mas que em alguns momentos afirmam-se como tal e em outras ocasiÃes negam a identidade, bem como aqueles que se reconhecem como negros e em razÃo disso elaboram e/ou participam de aÃÃes politizadas. Logo, as discussÃes nÃo se orientam no sentido de encontrar uma Ãnica maneira de ser negro, mas sim distintas formas de partilhar esse pertencimento; diferentes formas de se sentir uma pessoa negra; distintos meios de vivenciar essa identidade.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSentidos e Significados da Negritude no Maracatu NaÃÃo Iracemameanings of black identity into identities formulation and/or re-signification by the âmaracatu NaÃÃo Iracemaâ members, situated in Fortaleza, Cearà State. 2008-09-29Lea Carvalho Rodrigues72254432834http://lattes.cnpq.br/8758840770361071Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Lady Selma Ferreira Albernaz36204501453http://lattes.cnpq.br/804723287233220164831434353http://lattes.cnpq.br/2625425396891600Danielle Maia CruzUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRNEGRITUDE IDENTIDADES MARACATUBlack Maracatu IdentityANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASEste trabalho objetiva refletir sobre os significados da negritude na formulaÃÃo e/ou ressignificaÃÃo de identidades pelos integrantes do maracatu NaÃÃo Iracema, situado em Fortaleza, Estado do CearÃ. E especificamente, como essas configuraÃÃes simbÃlicas atuam na elaboraÃÃo das coreografias, loas, vestimentas e enredos do maracatu, sobretudo no desfile de Carnaval que ocorre na avenida Domingos OlÃmpio. O conceito de identidade à entendido como fluido, nÃo essencializado, nÃo homogÃneo e, nos termos de Carneiro da Cunha, como uma estratÃgia de diferenÃa, numa perspectiva relacional e situacional. Realizo, entÃo, uma etnografia dos eventos que envolvem os integrantes do maracatu NaÃÃo Iracema, compreendendo suas apresentaÃÃes, reuniÃes e demais atividades como momentos rituais que expressam de forma veemente as mensagens sociais, sobretudo as relacionadas à negritude, o que permite compreender o porquà de parte dos brincantes considerar o NaÃÃo Iracema como o maracatu que representa o negro no CearÃ. A pesquisa apresenta, portanto, o maracatu como um vibrante instrumento de afirmaÃÃo identitÃria dos dirigentes e de alguns integrantes e, nesse sentido, como espaÃo de construÃÃo da identidade negra. Os dados de campo explicitam tambÃm a diversidade presente no maracatu, desconstruindo, portanto, a idÃia de grupo coeso, essencializado e homogÃneo. Assim sendo, falo de sujeitos que se fazem presentes no maracatu por motivaÃÃes distantes da negritude; daqueles que nÃo se reconhecem como pessoas negras, mas que em alguns momentos afirmam-se como tal e em outras ocasiÃes negam a identidade, bem como aqueles que se reconhecem como negros e em razÃo disso elaboram e/ou participam de aÃÃes politizadas. Logo, as discussÃes nÃo se orientam no sentido de encontrar uma Ãnica maneira de ser negro, mas sim distintas formas de partilhar esse pertencimento; diferentes formas de se sentir uma pessoa negra; distintos meios de vivenciar essa identidade. This work aims to ponder about the meanings of black identity into identities formulation and/or re-signification by the âmaracatu NaÃÃo Iracemaâ members, situated in Fortaleza, Cearà State. Specifically, how these symbolic configurations act over maracatuÂs choreographies, loas, dressings and storyline elaboration, chiefly in Carnival parade that happens at Domingos OlÃmpio avenue. The identity concept is understood as fluid, not essential, not homogenous and according to Carneiro da Cunha terms, as a difference strategy, into a situational and relational perspective. I, therefore, perform an ethnography of these events, that envelop maracatu NaÃÃo Iracema members, understanding their presentations, reunions and others activities, such as ritualistic moments that express social messages into a very impetuous way, chiefly the ones related to the black identity, what allows one to comprehend the motive by which part of the players considerate NaÃÃo Iracema as the maracatu who represents the black people at CearÃ. Thus, the research presents maracatu as an energetic instrument of identity affirmation of directors and some of itÂs members and, in this way, as a space for the construction of black men identity. Field data also clarify the present diversity into maracatu, thus deconstructing the idea of a bonded, essential and homogenous group. By this way, I speak about subjects that make themselves present into maracatu because of motivations far from blackness; those who do not recognize themselves as black people, but that in some moments call themselves as so and in other occasions deny this identity, as well as those who recognize themselves as black people and because of this elaborate or take part into political actions. So, the discussions do not take hold in finding only one way to be black, but yet in distinct forms of sharing this belonging; different forms of feeling a black person; distinct ways to live this identity. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3181application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:12Zmail@mail.com -
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This work aims to ponder about the meanings of black identity into identities formulation and/or re-signification by the âmaracatu NaÃÃo Iracemaâ members, situated in Fortaleza, Cearà State. Specifically, how these symbolic configurations act over maracatuÂs choreographies, loas, dressings and storyline elaboration, chiefly in Carnival parade that happens at Domingos OlÃmpio avenue. The identity concept is understood as fluid, not essential, not homogenous and according to Carneiro da Cunha terms, as a difference strategy, into a situational and relational perspective. I, therefore, perform an ethnography of these events, that envelop maracatu NaÃÃo Iracema members, understanding their presentations, reunions and others activities, such as ritualistic moments that express social messages into a very impetuous way, chiefly the ones related to the black identity, what allows one to comprehend the motive by which part of the players considerate NaÃÃo Iracema as the maracatu who represents the black people at CearÃ. Thus, the research presents maracatu as an energetic instrument of identity affirmation of directors and some of itÂs members and, in this way, as a space for the construction of black men identity. Field data also clarify the present diversity into maracatu, thus deconstructing the idea of a bonded, essential and homogenous group. By this way, I speak about subjects that make themselves present into maracatu because of motivations far from blackness; those who do not recognize themselves as black people, but that in some moments call themselves as so and in other occasions deny this identity, as well as those who recognize themselves as black people and because of this elaborate or take part into political actions. So, the discussions do not take hold in finding only one way to be black, but yet in distinct forms of sharing this belonging; different forms of feeling a black person; distinct ways to live this identity.
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