Desempenho operacional e energÃtico de um microtrator em funÃÃo da lastragem, velocidade de deslocamento e pressÃo de inflaÃÃo dos pneus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karla LÃcia Batista AraÃjo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10698
Resumo: O microtrator à ideal para atividades desenvolvidas em pequenas Ãreas por otimizar o trabalho. O experimento foi desenvolvido na Universidade Federal do Cearà com o objetivo de avaliar a eficiÃncia energÃtica e operacional de um conjunto mecanizado microtrator-rotoencanteirador em trÃs marchas, pressÃo de inflaÃÃo e lastragem dos pneus, com e sem lastro. Para obtenÃÃo dos dados de eficiÃncia energÃtica utilizou-se um microtrator, instrumentado com sensores indutivos nas rodas para medir a patinagem, provetas para medida do consumo de combustÃvel e cÃlula de carga para obter a forÃa de trabalho na barra de traÃÃo. As variÃveis estudadas foram velocidade de trabalho, patinagem dos rodados, consumo horÃrio de combustÃvel, consumo especÃfico de combustÃvel, forÃa de traÃÃo na barra e potÃncia disponÃvel. Realizou-se dois experimentos fatoriais para cada variÃvel avaliada, o primeiro com o microtrator sem lastro e outro com o uso de lastros, cada experimento era composto de dois fatores: marchas (1Â, 2 e 3Â) e pressÃo de inflaÃÃo dos pneus (82,74; 96,53 e 110,32 kPa). Os dados foram submetidos a anÃlise de variÃncia, foi realizado o teste de comparaÃÃo de mÃdias de Tukey ao nÃvel de 5% de significÃncia utilizando o Software Assistat 7.6. Os maiores valores de velocidades foram encontrados com o microtrator trabalhando sem lastro na terceira marcha. A maior patinagem foi encontrada na terceira marcha com o microtrator sem lastro e para as diferentes pressÃes foi sem lastro na pressÃo de 82,74kPa. O maior consumo horÃrio foi registrado na terceira marcha sem lastro, para as pressÃes foi de 96,53 kPa sem lastro. Para o consumo especÃfico o maior valor encontrado foi de 3483,04 g.kW-1.h-1, com o microtrator com lastro e 3267,48 g.kW-1.h-1 na pressÃo de 82,74 kPa. A forÃa de traÃÃo na primeira marcha foi de 6,02 kN, na segunda 4,81 kN e na terceira de 3,2 kN, todas nÃo variaram com a mudanÃa de pressÃo, trabalhando sem lastro. Com lastro a forÃa foi de 4,81kN, 3,2 kN e 2,00 kN na primeira, segunda e terceira marcha respectivamente. A maior potencia encontrada foi na segunda marcha sem lastro. Entre as pressÃes a maior foi de 0,48 kW na pressÃo de 82,74 kW. A maior Ãrea de solo mobilizada foi de 0,082 m2 na primeira marcha com 96,53 kPa quando se trabalhou sem lastro. Com o lastro a maior Ãrea foi de 0,82 m2 na primeira marcha com 82,74 kPa. A melhor eficiÃncia do sistema foi na primeira marcha a 82,74 kPa com lastro, 74,56%.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDesempenho operacional e energÃtico de um microtrator em funÃÃo da lastragem, velocidade de deslocamento e pressÃo de inflaÃÃo dos pneusOperational performance and energy of a microtractor depending on ballast, speed and inflation pressure of the tires.2013-05-24Carlos Alberto Viliotti08186230807http://lattes.cnpq.br/1680184849424627 Renildo Luiz Mion03452575702http://lattes.cnpq.br/8030830142710133 Leonardo de Almeida Monteiro04628612790http://lattes.cnpq.br/166297323532871701200588398http://lattes.cnpq.br/4520861312594048Karla LÃcia Batista AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia AgrÃcolaUFCBRAgricultura familiar Consumo de combustÃvel Patinagem.Family farming Fuel consumption Slippage.ENGENHARIASO microtrator à ideal para atividades desenvolvidas em pequenas Ãreas por otimizar o trabalho. O experimento foi desenvolvido na Universidade Federal do Cearà com o objetivo de avaliar a eficiÃncia energÃtica e operacional de um conjunto mecanizado microtrator-rotoencanteirador em trÃs marchas, pressÃo de inflaÃÃo e lastragem dos pneus, com e sem lastro. Para obtenÃÃo dos dados de eficiÃncia energÃtica utilizou-se um microtrator, instrumentado com sensores indutivos nas rodas para medir a patinagem, provetas para medida do consumo de combustÃvel e cÃlula de carga para obter a forÃa de trabalho na barra de traÃÃo. As variÃveis estudadas foram velocidade de trabalho, patinagem dos rodados, consumo horÃrio de combustÃvel, consumo especÃfico de combustÃvel, forÃa de traÃÃo na barra e potÃncia disponÃvel. Realizou-se dois experimentos fatoriais para cada variÃvel avaliada, o primeiro com o microtrator sem lastro e outro com o uso de lastros, cada experimento era composto de dois fatores: marchas (1Â, 2 e 3Â) e pressÃo de inflaÃÃo dos pneus (82,74; 96,53 e 110,32 kPa). 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A maior potencia encontrada foi na segunda marcha sem lastro. Entre as pressÃes a maior foi de 0,48 kW na pressÃo de 82,74 kW. A maior Ãrea de solo mobilizada foi de 0,082 m2 na primeira marcha com 96,53 kPa quando se trabalhou sem lastro. Com o lastro a maior Ãrea foi de 0,82 m2 na primeira marcha com 82,74 kPa. A melhor eficiÃncia do sistema foi na primeira marcha a 82,74 kPa com lastro, 74,56%.The microtractor is ideal for activities in small areas by optimizing the work. The experiment was conducted at the Federal University of Cearà in order to evaluate the energy efficiency and operating a mechanized set microtractor rotoencanteirador-in three-speed, inflation pressure and tire ballast, with and without ballast. To obtain data for energy efficiency used a microtractor, instrumented with inductive sensors to measure wheel slippage, beakers to measure the fuel consumption and load cell for the workforce in the drawbar. The variables studied were working speed skating rotated, hourly fuel consumption, specific fuel consumption, power drawbar pull and power available. We conducted two factorial experiments for each variable evaluated, the first with microtractor without ballast and another with the use of weights, each experiment consisted of two factors: gears (1st, 2nd and 3rd) and inflation pressure of tires (82,74; 96,53 and 110,32 kPa). Data were subjected to analysis of variance test was used for comparison Tukey test at 5% significance level using the Software Assistat 7.6. The highest values were found with speeds microtractor working without ballast in third gear. The largest slip was found in third gear with microtractor without ballast and for different pressures was unbacked pressure of 82,74 kPa. The highest hourly consumption was recorded in third gear without ballast to the pressures of 96,53 kPa was without ballast. For the specific consumption the highest value was 3483.04 g.kW-1.h-1, with microtractor backed and 3267,48 g.kW-1.h-1 at a pressure of 82,74 kPa. The tensile strength in first gear was 6,02 kN, 4,81 kN in the second and third of 3,2 kN, all did not change with the change of pressure, working without ballast. Backed force was 4,81 kN, 3,2 kN and 2,00 kN in the first, second and third gear respectively. The greatest power was found in second gear without ballast. Among the most pressure was 0,48 kW at a pressure of 82,74 kW. The largest land area of 0,082 m2 was mobilized in first gear with 96,53 kPa when working without ballast. With the ballast was the largest area of 0,82 m2 in first gear with 82,74 kPa. The best efficiency of the system was in first gear to 82,74 kPa backed, 74.56%.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10698application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:54Zmail@mail.com -
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