Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18142 |
Resumo: | Esse trabalho se propÃe analisar as transformaÃÃes impingidas à Censura Federal durante a Ditadura Militar (1964-1985), em especial a forma que adquiriu a censura à televisÃo no perÃodo. A censura jà havia sido colocada como uma prÃtica legal pela ConstituiÃÃo de 1946, pelo menos relacionada com as diversÃes pÃblicas. Entre 1946 e 1964, a censura fora motivos de disputas entre vÃrios grupos, que tinham visÃes diferentes sobre sua funÃÃo e sobre suas utilidades no controle sobre a cultura. ApÃs o Golpe de 1964, o regime autoritÃrio que assumiu passou a submeter a legislaÃÃo censÃria anterior a uma sÃrie de modificaÃÃes com o objetivo de centralizÃ-la sob o controle federal e submetÃ-la aos imperativos da Doutrina de SeguranÃa Nacional e de Desenvolvimento (DSN). A televisÃo foi um dos meios que mobilizou grande atenÃÃo por parte da legislaÃÃo censÃria e dos censores, pois era considerada um meio mais difÃcil de exercer controle. Dentro da polÃtica de desenvolvimento das telecomunicaÃÃes empreendida pelos governos militares, a televisÃo se consolidou como o mais influente e moderno meio de comunicaÃÃo do perÃodo, principalmente apÃs a formaÃÃo das redes televisivas a partir da dÃcada de 1970. Esse novo aparelho, contudo, causou uma sÃrie de ansiedades e temores quando de sua expansÃo. Esses medos foram mobilizados pelos censores como forma de legitimaÃÃo de suas aÃÃes, pautando suas prÃticas cotidianas. |
id |
UFC_c07590a581c3c542873405997f2c0139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11659 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQuando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988)When the Eletronic Nanny found the National Integration: or a history of the television censorship during the Military Dictatorship (1964-1988)2016-10-27Meize Regina de Lucena Lucas40990559300 http://lattes.cnpq.br/0794377504173120Ana Rita Fonteles Duarte76612899387://lattes.cnpq.br/1294847348263407 Rodrigo Patto Sà Motta57495076615http://lattes.cnpq.br/651458382379299903882658339http://lattes.cnpq.br/4452547725230680Rafael de Farias VieiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRDitadura Militar Censura Cultura censÃria TelevisÃoMilitary Dictatorship Censorship Censorial culture TelevisionHISTORIAEsse trabalho se propÃe analisar as transformaÃÃes impingidas à Censura Federal durante a Ditadura Militar (1964-1985), em especial a forma que adquiriu a censura à televisÃo no perÃodo. A censura jà havia sido colocada como uma prÃtica legal pela ConstituiÃÃo de 1946, pelo menos relacionada com as diversÃes pÃblicas. Entre 1946 e 1964, a censura fora motivos de disputas entre vÃrios grupos, que tinham visÃes diferentes sobre sua funÃÃo e sobre suas utilidades no controle sobre a cultura. ApÃs o Golpe de 1964, o regime autoritÃrio que assumiu passou a submeter a legislaÃÃo censÃria anterior a uma sÃrie de modificaÃÃes com o objetivo de centralizÃ-la sob o controle federal e submetÃ-la aos imperativos da Doutrina de SeguranÃa Nacional e de Desenvolvimento (DSN). A televisÃo foi um dos meios que mobilizou grande atenÃÃo por parte da legislaÃÃo censÃria e dos censores, pois era considerada um meio mais difÃcil de exercer controle. Dentro da polÃtica de desenvolvimento das telecomunicaÃÃes empreendida pelos governos militares, a televisÃo se consolidou como o mais influente e moderno meio de comunicaÃÃo do perÃodo, principalmente apÃs a formaÃÃo das redes televisivas a partir da dÃcada de 1970. Esse novo aparelho, contudo, causou uma sÃrie de ansiedades e temores quando de sua expansÃo. Esses medos foram mobilizados pelos censores como forma de legitimaÃÃo de suas aÃÃes, pautando suas prÃticas cotidianas.This study aims to analyze the enforced changes to the Federal Censorship during the Military Dictatorship (1964-1985), in particular the form that the censorship on television has acquired in the period. Censorship had already been placed as a legal practice by the Constitution of 1946, at least related to the public amusement. Between 1946 and 1964, censorship had been disputed for several groups who had different views on their role and on their usefulness in control over culture. After the Coup of 1964, the authoritarian regime that took power submitted the previous censorial legislation to a series of modifications in order to center it under federal control and to submit it to the imperatives of the National Security Doctrine and Development (DSN). Television was one of the media that caught the attention of the censorship laws and censors because it was considered more difficult to control. Within the telecommunications development policy undertaken by the military governments, television has become the most influential and modern media of the period, especially after the formation of television networks on the early 70âs. This new device, however, caused a series of anxieties and fears when its expansion took place. These fears were mobilized by the censors as a way of legitimizing their actions, guiding their daily practices.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18142application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
When the Eletronic Nanny found the National Integration: or a history of the television censorship during the Military Dictatorship (1964-1988) |
title |
Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988) |
spellingShingle |
Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988) Rafael de Farias Vieira Ditadura Militar Censura Cultura censÃria TelevisÃo Military Dictatorship Censorship Censorial culture Television HISTORIA |
title_short |
Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988) |
title_full |
Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988) |
title_fullStr |
Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988) |
title_full_unstemmed |
Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988) |
title_sort |
Quando a babà eletrÃnica encontrou a integraÃÃo nacional: ou uma histÃria da censura televisiva durante a ditadura militar (1964-1988) |
author |
Rafael de Farias Vieira |
author_facet |
Rafael de Farias Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meize Regina de Lucena Lucas |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
40990559300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0794377504173120 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Rita Fonteles Duarte |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
76612899387 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
://lattes.cnpq.br/1294847348263407 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rodrigo Patto SÃ Motta |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
57495076615 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6514583823792999 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
03882658339 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4452547725230680 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael de Farias Vieira |
contributor_str_mv |
Meize Regina de Lucena Lucas Ana Rita Fonteles Duarte Rodrigo Patto SÃ Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ditadura Militar Censura Cultura censÃria TelevisÃo |
topic |
Ditadura Militar Censura Cultura censÃria TelevisÃo Military Dictatorship Censorship Censorial culture Television HISTORIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Military Dictatorship Censorship Censorial culture Television |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
HISTORIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esse trabalho se propÃe analisar as transformaÃÃes impingidas à Censura Federal durante a Ditadura Militar (1964-1985), em especial a forma que adquiriu a censura à televisÃo no perÃodo. A censura jà havia sido colocada como uma prÃtica legal pela ConstituiÃÃo de 1946, pelo menos relacionada com as diversÃes pÃblicas. Entre 1946 e 1964, a censura fora motivos de disputas entre vÃrios grupos, que tinham visÃes diferentes sobre sua funÃÃo e sobre suas utilidades no controle sobre a cultura. ApÃs o Golpe de 1964, o regime autoritÃrio que assumiu passou a submeter a legislaÃÃo censÃria anterior a uma sÃrie de modificaÃÃes com o objetivo de centralizÃ-la sob o controle federal e submetÃ-la aos imperativos da Doutrina de SeguranÃa Nacional e de Desenvolvimento (DSN). A televisÃo foi um dos meios que mobilizou grande atenÃÃo por parte da legislaÃÃo censÃria e dos censores, pois era considerada um meio mais difÃcil de exercer controle. Dentro da polÃtica de desenvolvimento das telecomunicaÃÃes empreendida pelos governos militares, a televisÃo se consolidou como o mais influente e moderno meio de comunicaÃÃo do perÃodo, principalmente apÃs a formaÃÃo das redes televisivas a partir da dÃcada de 1970. Esse novo aparelho, contudo, causou uma sÃrie de ansiedades e temores quando de sua expansÃo. Esses medos foram mobilizados pelos censores como forma de legitimaÃÃo de suas aÃÃes, pautando suas prÃticas cotidianas. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study aims to analyze the enforced changes to the Federal Censorship during the Military Dictatorship (1964-1985), in particular the form that the censorship on television has acquired in the period. Censorship had already been placed as a legal practice by the Constitution of 1946, at least related to the public amusement. Between 1946 and 1964, censorship had been disputed for several groups who had different views on their role and on their usefulness in control over culture. After the Coup of 1964, the authoritarian regime that took power submitted the previous censorial legislation to a series of modifications in order to center it under federal control and to submit it to the imperatives of the National Security Doctrine and Development (DSN). Television was one of the media that caught the attention of the censorship laws and censors because it was considered more difficult to control. Within the telecommunications development policy undertaken by the military governments, television has become the most influential and modern media of the period, especially after the formation of television networks on the early 70âs. This new device, however, caused a series of anxieties and fears when its expansion took place. These fears were mobilized by the censors as a way of legitimizing their actions, guiding their daily practices. |
description |
Esse trabalho se propÃe analisar as transformaÃÃes impingidas à Censura Federal durante a Ditadura Militar (1964-1985), em especial a forma que adquiriu a censura à televisÃo no perÃodo. A censura jà havia sido colocada como uma prÃtica legal pela ConstituiÃÃo de 1946, pelo menos relacionada com as diversÃes pÃblicas. Entre 1946 e 1964, a censura fora motivos de disputas entre vÃrios grupos, que tinham visÃes diferentes sobre sua funÃÃo e sobre suas utilidades no controle sobre a cultura. ApÃs o Golpe de 1964, o regime autoritÃrio que assumiu passou a submeter a legislaÃÃo censÃria anterior a uma sÃrie de modificaÃÃes com o objetivo de centralizÃ-la sob o controle federal e submetÃ-la aos imperativos da Doutrina de SeguranÃa Nacional e de Desenvolvimento (DSN). A televisÃo foi um dos meios que mobilizou grande atenÃÃo por parte da legislaÃÃo censÃria e dos censores, pois era considerada um meio mais difÃcil de exercer controle. Dentro da polÃtica de desenvolvimento das telecomunicaÃÃes empreendida pelos governos militares, a televisÃo se consolidou como o mais influente e moderno meio de comunicaÃÃo do perÃodo, principalmente apÃs a formaÃÃo das redes televisivas a partir da dÃcada de 1970. Esse novo aparelho, contudo, causou uma sÃrie de ansiedades e temores quando de sua expansÃo. Esses medos foram mobilizados pelos censores como forma de legitimaÃÃo de suas aÃÃes, pautando suas prÃticas cotidianas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18142 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Historia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295227865202688 |