Modelo de roteirizaÃÃo para a terraplenagem em obras rodoviÃrias aplicando programaÃÃo linear inteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viviane Adriano FalcÃo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16588
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisModelo de roteirizaÃÃo para a terraplenagem em obras rodoviÃrias aplicando programaÃÃo linear inteiraTruck routing problem for earthmoving in roadworks using integer linear programming. 2016-02-19Ernesto Ferreira Nobre JÃnior13194135449Josà Leomar Fernandes JÃnior04666533877Bruno de Athayde Prata88291863334http://lattes.cnpq.br/9957040164697410 MÃrio Ãngelo Nunes de Azevedo Filho36583049953Jose Weissmann65680880300http://lattes.cnpq.br/9881982810273990Viviane Adriano FalcÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRTerraplenagem Equipamentos ProgramaÃÃo (MatemÃtica)Earthworks Roads Routing problem Mathematical programmingENGENHARIA DE TRANSPORTESCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorPlanejar as atividades de distribuiÃÃo de materiais em obras de terraplenagem pode representar um ganho na obra como um todo. Alguns estudos afirmam que, para obter uma economia geral na construÃÃo, os planejadores devem desenvolver uma estratÃgia de forma a otimizar a utilizaÃÃo dos recursos. Uma das formas de fazer isso à minimizar a distÃncia total percorrida pelos veÃculos na movimentaÃÃo de terra entre as zonas de corte e aterro. Hà muitos estudos e trabalhos que focam a otimizaÃÃo da distribuiÃÃo de materiais entre zonas de corte e aterro, porÃm poucos aplicaram em projetos reais com a consideraÃÃo de mÃltiplos equipamentos, alÃm de nÃo terem feito uma anÃlise baseada na distÃncia entre estacas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo de ProgramaÃÃo MatemÃtica que minimize a distÃncia percorrida pelos caminhÃes basculantes em atividades de distribuiÃÃo de materiais na terraplenagem. O modelo elaborado com princÃpios da ProgramaÃÃo Linear Inteira foi baseado no problema de roteamento, cujo objetivo à minimizar o caminho percorrido. O modelo foi aplicado em um estudo de caso utilizando o projeto da obra rodoviÃria PE099, onde se obteve a alocaÃÃo de corte e aterro Ãtima, de forma a minimizar a distÃncia percorrida pelos caminhÃes. Ao comparar o resultado obtido pelo modelo e o resultado fornecido pelo diagrama de massas obtÃm-se uma economia de 40% no momento de transporte e, por conseguinte, na distÃncia mÃdia de transporte percorrida. O modelo proposto considerou algumas lacunas da literatura, entre elas o fato de considerar o problema de roteamento com mÃltiplos veÃculos, aplicado em um projeto real. Utilizando esse modelo, engenheiros, planejadores e analistas tem uma importante ferramenta computacional que facilitarà a tomada de decisÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16588application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:57Zmail@mail.com -
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