Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20294 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_c58944c5cf0e4ea34812eebd489357a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12716 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)Socio-economic factors associated with the performance of high school students in the Writing Examination of the National High School Examination (ENEM)2017-10-00Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/050634660708149321448299349http://lattes.cnpq.br/1530849120140240Francisca Eliane Dias de Carvalho Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Educacional Desempenho em RedaÃÃo no Enem Fatores AssociadosEducational Evaluation Writing Performance on Enem Associated FactorsEDUCACAOnÃo hÃDiversos fatores interferem no desempenho escolar dos estudantes, principalmente, os socioeconÃmicos. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos à temÃtica, o presente estudo investigou a interface entre fatores associados e desempenho dos estudantes do ensino mÃdio na Prova de RedaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (Enem). Esta investigaÃÃo se fundamentou, mormente, nos estudos de Tyler, Stufflebeam, Stake, Guba e Lincoln, que tratam da avaliaÃÃo educacional; e nas pesquisas de Soares e de L. Macedo, dentre outros, que abordam os fatores associados. TraÃou-se como objetivo geral identificar os fatores socioeconÃmicos que influenciam o desempenho do alunado nessa prova. Especificamente, intencionou-se: i) analisar o desempenho dos alunos na redaÃÃo do Enem; ii) analisar as associaÃÃes entre o desempenho e o nÃvel socioeconÃmico (NSE) dos estudantes e iii) identificar, entre as variÃveis, as categorias que mais impactam no desempenho. Esta pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou a base de microdados do Enem que compÃs o corpus, cuja populaÃÃo foi de 4,2 milhÃes de sujeitos, e fez uso de tÃcnicas de anÃlises estatÃsticas para investigar as relaÃÃes entre as oito variÃveis selecionadas. Desse modo, foi possÃvel realizar comparaÃÃes entre o comportamento cognitivo e o atitudinal dos estudantes em relaÃÃo a GÃnero, Etnia, Renda Familiar, Escolaridade dos Pais, Tipo de Escola e RegiÃo GeogrÃfica e Distrito Federal. Os resultados alcanÃados demonstraram haver forte influÃncia do NSE no desempenho em redaÃÃo, sendo necessÃrias polÃticas mais direcionadas para a superaÃÃo dos pontos frÃgeis, os quais nÃo podem ser ignorados pelos gestores pÃblicos. Ademais, pesquisas futuras podem ser realizadas no sentido de aprofundar e/ou de ampliar esta abordagem, considerando outros cruzamentos que nÃo foram contemplados neste estudo, bem como a influÃncia de outras variÃveis.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20294application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:40Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Socio-economic factors associated with the performance of high school students in the Writing Examination of the National High School Examination (ENEM) |
title |
Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) |
spellingShingle |
Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) Francisca Eliane Dias de Carvalho AvaliaÃÃo Educacional Desempenho em RedaÃÃo no Enem Fatores Associados Educational Evaluation Writing Performance on Enem Associated Factors EDUCACAO |
title_short |
Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) |
title_full |
Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) |
title_fullStr |
Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) |
title_full_unstemmed |
Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) |
title_sort |
Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM) |
author |
Francisca Eliane Dias de Carvalho |
author_facet |
Francisca Eliane Dias de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
21448299349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1530849120140240 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisca Eliane Dias de Carvalho |
contributor_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo Educacional Desempenho em RedaÃÃo no Enem Fatores Associados |
topic |
AvaliaÃÃo Educacional Desempenho em RedaÃÃo no Enem Fatores Associados Educational Evaluation Writing Performance on Enem Associated Factors EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Evaluation Writing Performance on Enem Associated Factors |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Diversos fatores interferem no desempenho escolar dos estudantes, principalmente, os socioeconÃmicos. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos à temÃtica, o presente estudo investigou a interface entre fatores associados e desempenho dos estudantes do ensino mÃdio na Prova de RedaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (Enem). Esta investigaÃÃo se fundamentou, mormente, nos estudos de Tyler, Stufflebeam, Stake, Guba e Lincoln, que tratam da avaliaÃÃo educacional; e nas pesquisas de Soares e de L. Macedo, dentre outros, que abordam os fatores associados. TraÃou-se como objetivo geral identificar os fatores socioeconÃmicos que influenciam o desempenho do alunado nessa prova. Especificamente, intencionou-se: i) analisar o desempenho dos alunos na redaÃÃo do Enem; ii) analisar as associaÃÃes entre o desempenho e o nÃvel socioeconÃmico (NSE) dos estudantes e iii) identificar, entre as variÃveis, as categorias que mais impactam no desempenho. Esta pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou a base de microdados do Enem que compÃs o corpus, cuja populaÃÃo foi de 4,2 milhÃes de sujeitos, e fez uso de tÃcnicas de anÃlises estatÃsticas para investigar as relaÃÃes entre as oito variÃveis selecionadas. Desse modo, foi possÃvel realizar comparaÃÃes entre o comportamento cognitivo e o atitudinal dos estudantes em relaÃÃo a GÃnero, Etnia, Renda Familiar, Escolaridade dos Pais, Tipo de Escola e RegiÃo GeogrÃfica e Distrito Federal. Os resultados alcanÃados demonstraram haver forte influÃncia do NSE no desempenho em redaÃÃo, sendo necessÃrias polÃticas mais direcionadas para a superaÃÃo dos pontos frÃgeis, os quais nÃo podem ser ignorados pelos gestores pÃblicos. Ademais, pesquisas futuras podem ser realizadas no sentido de aprofundar e/ou de ampliar esta abordagem, considerando outros cruzamentos que nÃo foram contemplados neste estudo, bem como a influÃncia de outras variÃveis. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20294 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295237967183872 |