Determinantes de desempenho em concursos pÃblicos: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1583 |
Resumo: | The main objective of this thesis was to investigate the factors determining success in an aptitude test for admission in a public bank in the Northeast of Brazil. The data set is based in a questionnaire for 232,771 Candidates which is composed of the result of the test and a number of questions about some attributes of the candidate. Attributes selected were personal monthly income; household monthly income; education level; type of school attended (public or private); marital status; occupation and age. A logit model was used to estimate a regression of success in the test against the attributes defined above. Results of the estimated model show that all the coefficients but marital status were significant and with the expected sign. The marginal effects inform that a high school level (a requirement to take the test) had the strongest and negative impact on the probability of success. Specification tests for functional form and unobserved heterogeneity show that the model was correctly specified. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDeterminantes de desempenho em concursos pÃblicos: um estudo de casoDeterminative of performance in public competitions: a case study2004-00-00Luiz Ivan de Melo Castelar04506766334http://lattes.cnpq.br/8710490356999657Manoel Bosco de Almeida00122351304Josà Raimundo de AraÃjo Carvalho JÃnior31791247334http://lattes.cnpq.br/702570469529006400000000103Alexandre Weber AragÃo VelosoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRpublic competition determinative regression logitconcurso pÃblico determinantes regressÃo logitECONOMIAThe main objective of this thesis was to investigate the factors determining success in an aptitude test for admission in a public bank in the Northeast of Brazil. The data set is based in a questionnaire for 232,771 Candidates which is composed of the result of the test and a number of questions about some attributes of the candidate. Attributes selected were personal monthly income; household monthly income; education level; type of school attended (public or private); marital status; occupation and age. A logit model was used to estimate a regression of success in the test against the attributes defined above. Results of the estimated model show that all the coefficients but marital status were significant and with the expected sign. The marginal effects inform that a high school level (a requirement to take the test) had the strongest and negative impact on the probability of success. Specification tests for functional form and unobserved heterogeneity show that the model was correctly specified.O concurso pÃblico para provimento de cargos do aparelho do Estado brasileiro à um forte atrator de recursos humanos, e no qual se observa uma grande demanda de pessoas buscando uma carreira atravÃs da aprovaÃÃo num conjunto de provas. A principal preocupaÃÃo deste trabalho foi a de investigar os determinantes da aprovaÃÃo de um candidato num concurso pÃblico. Para tanto fez-se um estudo de caso com base em dados e resultados de um concurso para provimento de cargo administrativo de nÃvel mÃdio para o Banco do Nordeste do Brasil, do qual participaram 232.771 candidatos. Discute-se ainda o problema paralelo da super-educaÃÃo como forma de ilustrar uma possÃvel mà alocaÃÃo de recursos no mercado de trabalho. Na base de dados utilizada, alÃm do resultado do concurso, constam informaÃÃes referentes à renda, educaÃÃo e outros atributos mais gerais como faixa de idade, estado civil e local de origem do candidato. Na regressÃo o resultado do candidato no concurso (aprovado ou reprovado) à a variÃvel a ser explicada, e o vetor de variÃveis explicativas à formado pelos atributos dos candidatos. Utiliza-se inicialmente o modelo logit de escolha binÃria e a estimaÃÃo à baseada no mÃtodo de mÃxima verossimilhanÃa. Resultados padrÃes foram obtidos nos testes de razÃo de mÃxima verossimilhanÃa e de significÃncia estatÃstica de cada um dos parÃmetros estimados, onde somente uma variÃvel, referente ao estado civil, nÃo se mostrou estatisticamente significativa. As que se mostraram significativas apresentaram os sinais esperados quanto ao efeito marginal sobre a chance de aprovaÃÃo. Quanto à magnitude dos coeficientes, o dado relevante à que a condiÃÃo do candidato ter o grau de escolaridade requerido para a funÃÃo a ser exercida (nÃvel mÃdio) foi o que apresentou maior impacto (negativo) na chance do candidato ser aprovado. Para avaliar problemas de especificaÃÃo do modelo dois tipos de teste foram realizados. O primeiro foi um teste de heterocedasticidade, cujo objetivo foi detectar erro de especificaÃÃo para o caso de heterogeneidade nÃo observada. Detectou-se ausÃncia de erro de especificaÃÃo. O segundo teste foi quanto a forma funcional, onde confrontou-se os modelos logit e probit e, em seguida, cotejou-se o melhor dentre esses modelos simÃtricos versus um com distribuiÃÃo gompit, como representativa da classe assimÃtrica. Como resultado obteve-se uma razoÃvel confianÃa de que o modelo logit à bem especificado. As principais conclusÃes do trabalho apontam o ensino mÃdio pÃblico como um possÃvel locus de aÃÃo e polÃticas que atuem para reduzir as desigualdades de condiÃÃes iniciais de cada candidato a concursos pÃblicos. Por outro lado, o preenchimento de postos de trabalho que requerem apenas uma educaÃÃo de nÃvel mÃdio com detentores de tÃtulo universitÃrio, e atà mesmo com pÃs-graduaÃÃo, aponta para uma mà alocaÃÃo dos recursos pÃblicos conjugada com uma possÃvel deficiÃncia estrutural do mercado de trabalho regional.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1583application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:34Zmail@mail.com - |
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O concurso pÃblico para provimento de cargos do aparelho do Estado brasileiro à um forte atrator de recursos humanos, e no qual se observa uma grande demanda de pessoas buscando uma carreira atravÃs da aprovaÃÃo num conjunto de provas. A principal preocupaÃÃo deste trabalho foi a de investigar os determinantes da aprovaÃÃo de um candidato num concurso pÃblico. Para tanto fez-se um estudo de caso com base em dados e resultados de um concurso para provimento de cargo administrativo de nÃvel mÃdio para o Banco do Nordeste do Brasil, do qual participaram 232.771 candidatos. Discute-se ainda o problema paralelo da super-educaÃÃo como forma de ilustrar uma possÃvel mà alocaÃÃo de recursos no mercado de trabalho. Na base de dados utilizada, alÃm do resultado do concurso, constam informaÃÃes referentes à renda, educaÃÃo e outros atributos mais gerais como faixa de idade, estado civil e local de origem do candidato. Na regressÃo o resultado do candidato no concurso (aprovado ou reprovado) à a variÃvel a ser explicada, e o vetor de variÃveis explicativas à formado pelos atributos dos candidatos. Utiliza-se inicialmente o modelo logit de escolha binÃria e a estimaÃÃo à baseada no mÃtodo de mÃxima verossimilhanÃa. Resultados padrÃes foram obtidos nos testes de razÃo de mÃxima verossimilhanÃa e de significÃncia estatÃstica de cada um dos parÃmetros estimados, onde somente uma variÃvel, referente ao estado civil, nÃo se mostrou estatisticamente significativa. As que se mostraram significativas apresentaram os sinais esperados quanto ao efeito marginal sobre a chance de aprovaÃÃo. Quanto à magnitude dos coeficientes, o dado relevante à que a condiÃÃo do candidato ter o grau de escolaridade requerido para a funÃÃo a ser exercida (nÃvel mÃdio) foi o que apresentou maior impacto (negativo) na chance do candidato ser aprovado. Para avaliar problemas de especificaÃÃo do modelo dois tipos de teste foram realizados. O primeiro foi um teste de heterocedasticidade, cujo objetivo foi detectar erro de especificaÃÃo para o caso de heterogeneidade nÃo observada. Detectou-se ausÃncia de erro de especificaÃÃo. O segundo teste foi quanto a forma funcional, onde confrontou-se os modelos logit e probit e, em seguida, cotejou-se o melhor dentre esses modelos simÃtricos versus um com distribuiÃÃo gompit, como representativa da classe assimÃtrica. Como resultado obteve-se uma razoÃvel confianÃa de que o modelo logit à bem especificado. As principais conclusÃes do trabalho apontam o ensino mÃdio pÃblico como um possÃvel locus de aÃÃo e polÃticas que atuem para reduzir as desigualdades de condiÃÃes iniciais de cada candidato a concursos pÃblicos. Por outro lado, o preenchimento de postos de trabalho que requerem apenas uma educaÃÃo de nÃvel mÃdio com detentores de tÃtulo universitÃrio, e atà mesmo com pÃs-graduaÃÃo, aponta para uma mà alocaÃÃo dos recursos pÃblicos conjugada com uma possÃvel deficiÃncia estrutural do mercado de trabalho regional. |
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