Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18340 |
Resumo: | Este trabalho à resultado de uma pesquisa sobre os percursos de vida e as perspectivas de futuro de estudantes do 3 ano do ensino mÃdio da Escola ParÃquia da Paz, instituiÃÃo pÃblica estadual, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza - CearÃ. Procura-se conhecer as intenÃÃes, anseios, e, por conseguinte, dificuldades e possibilidades que os sujeitos tÃm, considerando suas trajetÃrias pessoais e suas experiÃncias escolares. Procura-se conhecer como sÃo elaboradas as estratÃgias para realizaÃÃo de seus propÃsitos de vida em seus cotidianos, a partir da socializaÃÃo que vivenciaram em suas realidades concretas. Para pensar o campo de possibilidades desses jovens, enquanto cenÃrio possÃvel e moldÃvel em que se està inserido, discutem-se, à luz de diferentes autores, diversas categorias de suporte, tais como desigualdades sociais e escolares, acumulaÃÃo do privilÃgio cultural, marginalizaÃÃo e ocultaÃÃo de saberes e prÃticas sociais, currÃculo, inteligÃncia, dom individual e mÃrito pessoal. As ponderaÃÃes aqui traÃadas sÃo frutos de reflexÃes, estudos teÃricos e empÃricos, que revelam o desafio que à romper com as circunscritas oportunidades reservadas aos jovens e adultos das camadas populares. As chances de consumaÃÃo dos projetos ou propÃsitos de vida, escolares ou profissionais, para os menos abastados, sÃo escassas e contundentes. Considerando que o prÃprio sistema social e escolar filtra e classifica desigualmente, a pesquisa se propÃe a desnaturalizaÃÃo das definiÃÃes de sucesso e fracasso de vida, expressas pelas hierarquias de saberes e prÃticas arregimentadas socialmente, como escolha ou competÃncia individual. |
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