Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonia Aleksandra Mendes Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18340
Resumo: Este trabalho à resultado de uma pesquisa sobre os percursos de vida e as perspectivas de futuro de estudantes do 3 ano do ensino mÃdio da Escola ParÃquia da Paz, instituiÃÃo pÃblica estadual, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza - CearÃ. Procura-se conhecer as intenÃÃes, anseios, e, por conseguinte, dificuldades e possibilidades que os sujeitos tÃm, considerando suas trajetÃrias pessoais e suas experiÃncias escolares. Procura-se conhecer como sÃo elaboradas as estratÃgias para realizaÃÃo de seus propÃsitos de vida em seus cotidianos, a partir da socializaÃÃo que vivenciaram em suas realidades concretas. Para pensar o campo de possibilidades desses jovens, enquanto cenÃrio possÃvel e moldÃvel em que se està inserido, discutem-se, à luz de diferentes autores, diversas categorias de suporte, tais como desigualdades sociais e escolares, acumulaÃÃo do privilÃgio cultural, marginalizaÃÃo e ocultaÃÃo de saberes e prÃticas sociais, currÃculo, inteligÃncia, dom individual e mÃrito pessoal. As ponderaÃÃes aqui traÃadas sÃo frutos de reflexÃes, estudos teÃricos e empÃricos, que revelam o desafio que à romper com as circunscritas oportunidades reservadas aos jovens e adultos das camadas populares. As chances de consumaÃÃo dos projetos ou propÃsitos de vida, escolares ou profissionais, para os menos abastados, sÃo escassas e contundentes. Considerando que o prÃprio sistema social e escolar filtra e classifica desigualmente, a pesquisa se propÃe a desnaturalizaÃÃo das definiÃÃes de sucesso e fracasso de vida, expressas pelas hierarquias de saberes e prÃticas arregimentadas socialmente, como escolha ou competÃncia individual.
id UFC_ca4d7803ee51fa06d829bddb3aa24353
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10840
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNa terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.In the land of light: The sun rises for everyone, but the shadow is for a few. Life projects and youth field of possibilities of the popular classes - Fortaleza - CE.2015-06-22AndrÃa Borges LeÃo23020059372http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 Francisco Alencar Mota08868796805Antonio George Lopes Paulino44317905353http://lattes.cnpq.br/943881690202356483182209353http://lattes.cnpq.br/3407310444597074Antonia Aleksandra Mendes OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRTrajetÃrias escolares juvenis Desigualdades sociais Desigualdade de oportunidades Projetos de vida Campo de possibilidadesYouth school careers Social inequalities Inequality of Opportunities Life project Possibilities fieldSOCIOLOGIA DA EDUCACAOEste trabalho à resultado de uma pesquisa sobre os percursos de vida e as perspectivas de futuro de estudantes do 3 ano do ensino mÃdio da Escola ParÃquia da Paz, instituiÃÃo pÃblica estadual, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza - CearÃ. Procura-se conhecer as intenÃÃes, anseios, e, por conseguinte, dificuldades e possibilidades que os sujeitos tÃm, considerando suas trajetÃrias pessoais e suas experiÃncias escolares. Procura-se conhecer como sÃo elaboradas as estratÃgias para realizaÃÃo de seus propÃsitos de vida em seus cotidianos, a partir da socializaÃÃo que vivenciaram em suas realidades concretas. Para pensar o campo de possibilidades desses jovens, enquanto cenÃrio possÃvel e moldÃvel em que se està inserido, discutem-se, à luz de diferentes autores, diversas categorias de suporte, tais como desigualdades sociais e escolares, acumulaÃÃo do privilÃgio cultural, marginalizaÃÃo e ocultaÃÃo de saberes e prÃticas sociais, currÃculo, inteligÃncia, dom individual e mÃrito pessoal. As ponderaÃÃes aqui traÃadas sÃo frutos de reflexÃes, estudos teÃricos e empÃricos, que revelam o desafio que à romper com as circunscritas oportunidades reservadas aos jovens e adultos das camadas populares. As chances de consumaÃÃo dos projetos ou propÃsitos de vida, escolares ou profissionais, para os menos abastados, sÃo escassas e contundentes. Considerando que o prÃprio sistema social e escolar filtra e classifica desigualmente, a pesquisa se propÃe a desnaturalizaÃÃo das definiÃÃes de sucesso e fracasso de vida, expressas pelas hierarquias de saberes e prÃticas arregimentadas socialmente, como escolha ou competÃncia individual. This work is a result of a research about the lifeâs ways and the future perspectives of the students of the third year of high school at the ParÃquia da Paz School, public state institution, located in Aldeota neighborhood, in Fortaleza-CearÃ. I research the studentâs intentions, aspirations, and further, their difficulties and possibilities, considering their personal path and scholar experiences. I try to know how the strategies for achieving their life purposes in their daily lives are elaborated, from the socialization that they experienced in their concrete realities. To think about the field of possibilities of these youths, I discuss from the ideas of different authors, several support categories, such as social and scholar differences, cultural privileges accumulation, marginalization and concealment of knowledge and social practices, curriculum, intelligence, individual gift and personal merit. The considerations outlined here are made thought reflections, theoretical and empirical studies, which show the challenge of breaking with the circumscribe opportunities reserved to the youths and adults of popular classes. The chances of consummation of studentâs project or purposes of life, professional or educational to the poorest people are scarce and pointed. Considering that the own social and educational system filter and classify in a unequal way, the research propound the denaturalization of the definitions of success and failure in life, express by the hierarchies of knowledge and practice that are regimented socially as individual choice or competence. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18340application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:18Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv In the land of light: The sun rises for everyone, but the shadow is for a few. Life projects and youth field of possibilities of the popular classes - Fortaleza - CE.
title Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
spellingShingle Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
Antonia Aleksandra Mendes Oliveira
TrajetÃrias escolares juvenis
Desigualdades sociais
Desigualdade de oportunidades
Projetos de vida
Campo de possibilidades
Youth school careers
Social inequalities
Inequality of Opportunities
Life project
Possibilities field
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
title_short Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
title_full Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
title_fullStr Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
title_full_unstemmed Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
title_sort Na terra da luz: O sol nasce para todos, mas a sombra à para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares â Fortaleza â CE.
author Antonia Aleksandra Mendes Oliveira
author_facet Antonia Aleksandra Mendes Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv AndrÃa Borges LeÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 23020059372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5260520898502257
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Alencar Mota
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 08868796805
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio George Lopes Paulino
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 44317905353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9438816902023564
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 83182209353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3407310444597074
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonia Aleksandra Mendes Oliveira
contributor_str_mv AndrÃa Borges LeÃo
Francisco Alencar Mota
Antonio George Lopes Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv TrajetÃrias escolares juvenis
Desigualdades sociais
Desigualdade de oportunidades
Projetos de vida
Campo de possibilidades
topic TrajetÃrias escolares juvenis
Desigualdades sociais
Desigualdade de oportunidades
Projetos de vida
Campo de possibilidades
Youth school careers
Social inequalities
Inequality of Opportunities
Life project
Possibilities field
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth school careers
Social inequalities
Inequality of Opportunities
Life project
Possibilities field
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho à resultado de uma pesquisa sobre os percursos de vida e as perspectivas de futuro de estudantes do 3 ano do ensino mÃdio da Escola ParÃquia da Paz, instituiÃÃo pÃblica estadual, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza - CearÃ. Procura-se conhecer as intenÃÃes, anseios, e, por conseguinte, dificuldades e possibilidades que os sujeitos tÃm, considerando suas trajetÃrias pessoais e suas experiÃncias escolares. Procura-se conhecer como sÃo elaboradas as estratÃgias para realizaÃÃo de seus propÃsitos de vida em seus cotidianos, a partir da socializaÃÃo que vivenciaram em suas realidades concretas. Para pensar o campo de possibilidades desses jovens, enquanto cenÃrio possÃvel e moldÃvel em que se està inserido, discutem-se, à luz de diferentes autores, diversas categorias de suporte, tais como desigualdades sociais e escolares, acumulaÃÃo do privilÃgio cultural, marginalizaÃÃo e ocultaÃÃo de saberes e prÃticas sociais, currÃculo, inteligÃncia, dom individual e mÃrito pessoal. As ponderaÃÃes aqui traÃadas sÃo frutos de reflexÃes, estudos teÃricos e empÃricos, que revelam o desafio que à romper com as circunscritas oportunidades reservadas aos jovens e adultos das camadas populares. As chances de consumaÃÃo dos projetos ou propÃsitos de vida, escolares ou profissionais, para os menos abastados, sÃo escassas e contundentes. Considerando que o prÃprio sistema social e escolar filtra e classifica desigualmente, a pesquisa se propÃe a desnaturalizaÃÃo das definiÃÃes de sucesso e fracasso de vida, expressas pelas hierarquias de saberes e prÃticas arregimentadas socialmente, como escolha ou competÃncia individual.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work is a result of a research about the lifeâs ways and the future perspectives of the students of the third year of high school at the ParÃquia da Paz School, public state institution, located in Aldeota neighborhood, in Fortaleza-CearÃ. I research the studentâs intentions, aspirations, and further, their difficulties and possibilities, considering their personal path and scholar experiences. I try to know how the strategies for achieving their life purposes in their daily lives are elaborated, from the socialization that they experienced in their concrete realities. To think about the field of possibilities of these youths, I discuss from the ideas of different authors, several support categories, such as social and scholar differences, cultural privileges accumulation, marginalization and concealment of knowledge and social practices, curriculum, intelligence, individual gift and personal merit. The considerations outlined here are made thought reflections, theoretical and empirical studies, which show the challenge of breaking with the circumscribe opportunities reserved to the youths and adults of popular classes. The chances of consummation of studentâs project or purposes of life, professional or educational to the poorest people are scarce and pointed. Considering that the own social and educational system filter and classify in a unequal way, the research propound the denaturalization of the definitions of success and failure in life, express by the hierarchies of knowledge and practice that are regimented socially as individual choice or competence.
description Este trabalho à resultado de uma pesquisa sobre os percursos de vida e as perspectivas de futuro de estudantes do 3 ano do ensino mÃdio da Escola ParÃquia da Paz, instituiÃÃo pÃblica estadual, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza - CearÃ. Procura-se conhecer as intenÃÃes, anseios, e, por conseguinte, dificuldades e possibilidades que os sujeitos tÃm, considerando suas trajetÃrias pessoais e suas experiÃncias escolares. Procura-se conhecer como sÃo elaboradas as estratÃgias para realizaÃÃo de seus propÃsitos de vida em seus cotidianos, a partir da socializaÃÃo que vivenciaram em suas realidades concretas. Para pensar o campo de possibilidades desses jovens, enquanto cenÃrio possÃvel e moldÃvel em que se està inserido, discutem-se, à luz de diferentes autores, diversas categorias de suporte, tais como desigualdades sociais e escolares, acumulaÃÃo do privilÃgio cultural, marginalizaÃÃo e ocultaÃÃo de saberes e prÃticas sociais, currÃculo, inteligÃncia, dom individual e mÃrito pessoal. As ponderaÃÃes aqui traÃadas sÃo frutos de reflexÃes, estudos teÃricos e empÃricos, que revelam o desafio que à romper com as circunscritas oportunidades reservadas aos jovens e adultos das camadas populares. As chances de consumaÃÃo dos projetos ou propÃsitos de vida, escolares ou profissionais, para os menos abastados, sÃo escassas e contundentes. Considerando que o prÃprio sistema social e escolar filtra e classifica desigualmente, a pesquisa se propÃe a desnaturalizaÃÃo das definiÃÃes de sucesso e fracasso de vida, expressas pelas hierarquias de saberes e prÃticas arregimentadas socialmente, como escolha ou competÃncia individual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18340
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295229225205760