Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carla Pereira da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18205
Resumo: Usado por grande parte da populaÃÃo, o transporte coletivo de Ãnibus à elemento marcante no cotidiano de Fortaleza nos dias atuais. A importÃncia desse veÃculo na capital cearense, no entanto, foi sendo construÃda ao longo do tempo. A presente pesquisa investiga o processo de implantaÃÃo dos Ãnibus em Fortaleza entre os anos de 1926 e 1953. O ano de 1926 marca o momento do aparecimento da primeira empresa privada de transporte de Ãnibus, a Matadouro Modelo, empreendimento muito importante para a difusÃo do uso desses veÃculos na cidade. Jà 1953 se refere ao momento de aprovaÃÃo de um conjunto de leis que previa a reestruturaÃÃo do serviÃo de transporte coletivo na cidade. Com base na anÃlise de fontes como periÃdicos locais, planos de urbanizaÃÃo, atas da CÃmara Municipal, processos criminais, livro de estatÃstica, essa pesquisa possibilita compreender as implicaÃÃes da introduÃÃo desse objeto tÃcnico na cidade e na vida cotidiana dos fortalezenses. Permite entender ainda como, em meio Ãs tentativas de construÃÃo de uma Fortaleza moderna, os Ãnibus foram afetados pelas polÃticas pÃblicas de intervenÃÃo no espaÃo urbano. Investigar essa modalidade de transporte, portanto, pode contribuir para uma melhor compreensÃo do papel dos Ãnibus na capital cearense atualmente, de modo a desnaturalizar seu predomÃnio.
id UFC_cbdd3838d321c457233345c6bb107145
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11660
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQue nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)May our sights be turned to the buses: the implantation of the auto-buses in Fortaleza (1926-1953) 2016-10-27Antonio Luiz MacÃdo e Silva Filho68192746372://lattes.cnpq.br/7627767007219629 Jailson Pereira da Silva86611712453http://lattes.cnpq.br/1313713301411205Francisco Carlos Jacinto Barbosa4136529139103703839317http://lattes.cnpq.br/7308040849853540Ana Carla Pereira da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRFortaleza Ãnibus HistÃria UrbanaFortaleza Bus Urban HistoryHISTORIAUsado por grande parte da populaÃÃo, o transporte coletivo de Ãnibus à elemento marcante no cotidiano de Fortaleza nos dias atuais. A importÃncia desse veÃculo na capital cearense, no entanto, foi sendo construÃda ao longo do tempo. A presente pesquisa investiga o processo de implantaÃÃo dos Ãnibus em Fortaleza entre os anos de 1926 e 1953. O ano de 1926 marca o momento do aparecimento da primeira empresa privada de transporte de Ãnibus, a Matadouro Modelo, empreendimento muito importante para a difusÃo do uso desses veÃculos na cidade. Jà 1953 se refere ao momento de aprovaÃÃo de um conjunto de leis que previa a reestruturaÃÃo do serviÃo de transporte coletivo na cidade. Com base na anÃlise de fontes como periÃdicos locais, planos de urbanizaÃÃo, atas da CÃmara Municipal, processos criminais, livro de estatÃstica, essa pesquisa possibilita compreender as implicaÃÃes da introduÃÃo desse objeto tÃcnico na cidade e na vida cotidiana dos fortalezenses. Permite entender ainda como, em meio Ãs tentativas de construÃÃo de uma Fortaleza moderna, os Ãnibus foram afetados pelas polÃticas pÃblicas de intervenÃÃo no espaÃo urbano. Investigar essa modalidade de transporte, portanto, pode contribuir para uma melhor compreensÃo do papel dos Ãnibus na capital cearense atualmente, de modo a desnaturalizar seu predomÃnio.Used by most of the population, the public transport bus service is a striking element in Fortalezaâs quotidian nowadays. The importance of this vehicle in Fortaleza, however, was being built over time. This research investigates the bus deployment process in Fortaleza over the years 1926 and 1953. The year 1926 marks the time of the appearance of the first private transport bus company, Matadouro Modelo, very important project for widespread use of these vehicles in the city. The year of 1953 refers to the time of approval of a set of laws that provided for the restructuring of the public transport service in the city. Based on the analysis of sources such as local newspapers, urbanization plans, minutes of City Hall, criminal cases, statistical book, this research makes it possible to understand the implications of the introduction of this technical object in the city and the daily lives of its citizens. It also allows to understand how, amid attempts to build a modern Fortaleza, the buses were affected by the intervention of public policies in the urban space. Investigating this modality of transport can therefore contribute to a better understanding of the role of the bus in Fortaleza nowadays, in order to deconstruct its dominance.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18205application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv May our sights be turned to the buses: the implantation of the auto-buses in Fortaleza (1926-1953)
title Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)
spellingShingle Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)
Ana Carla Pereira da Silva
Fortaleza
Ãnibus
HistÃria Urbana
Fortaleza
Bus
Urban History
HISTORIA
title_short Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)
title_full Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)
title_fullStr Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)
title_full_unstemmed Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)
title_sort Que nossas vistas se voltem para os Ãnibus: a implantaÃÃo dos auto-omnibus em Fortaleza (1926-1953)
author Ana Carla Pereira da Silva
author_facet Ana Carla Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Luiz MacÃdo e Silva Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 68192746372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv ://lattes.cnpq.br/7627767007219629
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jailson Pereira da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 86611712453
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1313713301411205
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Carlos Jacinto Barbosa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 41365291391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03703839317
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7308040849853540
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carla Pereira da Silva
contributor_str_mv Antonio Luiz MacÃdo e Silva Filho
Jailson Pereira da Silva
Francisco Carlos Jacinto Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Fortaleza
Ãnibus
HistÃria Urbana
topic Fortaleza
Ãnibus
HistÃria Urbana
Fortaleza
Bus
Urban History
HISTORIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Fortaleza
Bus
Urban History
dc.subject.cnpq.fl_str_mv HISTORIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Usado por grande parte da populaÃÃo, o transporte coletivo de Ãnibus à elemento marcante no cotidiano de Fortaleza nos dias atuais. A importÃncia desse veÃculo na capital cearense, no entanto, foi sendo construÃda ao longo do tempo. A presente pesquisa investiga o processo de implantaÃÃo dos Ãnibus em Fortaleza entre os anos de 1926 e 1953. O ano de 1926 marca o momento do aparecimento da primeira empresa privada de transporte de Ãnibus, a Matadouro Modelo, empreendimento muito importante para a difusÃo do uso desses veÃculos na cidade. Jà 1953 se refere ao momento de aprovaÃÃo de um conjunto de leis que previa a reestruturaÃÃo do serviÃo de transporte coletivo na cidade. Com base na anÃlise de fontes como periÃdicos locais, planos de urbanizaÃÃo, atas da CÃmara Municipal, processos criminais, livro de estatÃstica, essa pesquisa possibilita compreender as implicaÃÃes da introduÃÃo desse objeto tÃcnico na cidade e na vida cotidiana dos fortalezenses. Permite entender ainda como, em meio Ãs tentativas de construÃÃo de uma Fortaleza moderna, os Ãnibus foram afetados pelas polÃticas pÃblicas de intervenÃÃo no espaÃo urbano. Investigar essa modalidade de transporte, portanto, pode contribuir para uma melhor compreensÃo do papel dos Ãnibus na capital cearense atualmente, de modo a desnaturalizar seu predomÃnio.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Used by most of the population, the public transport bus service is a striking element in Fortalezaâs quotidian nowadays. The importance of this vehicle in Fortaleza, however, was being built over time. This research investigates the bus deployment process in Fortaleza over the years 1926 and 1953. The year 1926 marks the time of the appearance of the first private transport bus company, Matadouro Modelo, very important project for widespread use of these vehicles in the city. The year of 1953 refers to the time of approval of a set of laws that provided for the restructuring of the public transport service in the city. Based on the analysis of sources such as local newspapers, urbanization plans, minutes of City Hall, criminal cases, statistical book, this research makes it possible to understand the implications of the introduction of this technical object in the city and the daily lives of its citizens. It also allows to understand how, amid attempts to build a modern Fortaleza, the buses were affected by the intervention of public policies in the urban space. Investigating this modality of transport can therefore contribute to a better understanding of the role of the bus in Fortaleza nowadays, in order to deconstruct its dominance.
description Usado por grande parte da populaÃÃo, o transporte coletivo de Ãnibus à elemento marcante no cotidiano de Fortaleza nos dias atuais. A importÃncia desse veÃculo na capital cearense, no entanto, foi sendo construÃda ao longo do tempo. A presente pesquisa investiga o processo de implantaÃÃo dos Ãnibus em Fortaleza entre os anos de 1926 e 1953. O ano de 1926 marca o momento do aparecimento da primeira empresa privada de transporte de Ãnibus, a Matadouro Modelo, empreendimento muito importante para a difusÃo do uso desses veÃculos na cidade. Jà 1953 se refere ao momento de aprovaÃÃo de um conjunto de leis que previa a reestruturaÃÃo do serviÃo de transporte coletivo na cidade. Com base na anÃlise de fontes como periÃdicos locais, planos de urbanizaÃÃo, atas da CÃmara Municipal, processos criminais, livro de estatÃstica, essa pesquisa possibilita compreender as implicaÃÃes da introduÃÃo desse objeto tÃcnico na cidade e na vida cotidiana dos fortalezenses. Permite entender ainda como, em meio Ãs tentativas de construÃÃo de uma Fortaleza moderna, os Ãnibus foram afetados pelas polÃticas pÃblicas de intervenÃÃo no espaÃo urbano. Investigar essa modalidade de transporte, portanto, pode contribuir para uma melhor compreensÃo do papel dos Ãnibus na capital cearense atualmente, de modo a desnaturalizar seu predomÃnio.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18205
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295228923215872