AVALIAÃÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: estudo nas empresas brasileiras de energia elÃtrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULO HENRIQUE LEAL
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17524
Resumo: A responsabilidade social corporativa à considerada, por muitos autores, como essencial para questÃes de continuidade e competitividade da empresa; ao mesmo tempo em que a avaliaÃÃo dos retornos gerados pela responsabilidade social corporativa, à tida como importante no contexto empresarial. Desta maneira, este estudo tem como objetivo verificar a relaÃÃo do nÃvel de responsabilidade social corporativa com variÃveis de caracterÃsticas externas e internas à empresa. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratÃria, bibliogrÃfica e documental, sendo analisados relatÃrios de sustentabilidade e demonstraÃÃes contÃbeis das empresas. AlÃm disso, foram utilizadas tÃcnicas estatÃsticas de anÃlise descritiva para verificar a avaliaÃÃo da responsabilidade social corporativa para os stakeholders, e regressÃo com dados em painel para verificar a relaÃÃo do nÃvel de responsabilidade social corporativa com as variÃveis participaÃÃo no ISE, tamanho da empresa e rentabilidade da empresa ao longo dos cinco anos da pesquisa. A amostra do estudo compreendeu 16 empresas brasileiras de energia elÃtrica regulamentadas pela ANEEL, sendo considerado um perÃodo de cinco anos, de 2010 a 2014. Os resultados encontrados da anÃlise descritiva indicam que os stakeholders pÃblico em geral apresentaram as maiores mÃdias da avaliaÃÃo da responsabilidade social corporativa e os clientes apresentaram as menores mÃdias de avaliaÃÃo da responsabilidade social corporativa, sugerindo que a responsabilidade social corporativa proporciona mais retornos econÃmicos e sociais para o pÃblico em geral e menos retornos econÃmicos para os clientes. O modelo de regressÃo com dados em painel evidenciou que existe relaÃÃo positiva e significante entre o nÃvel de responsabilidade social corporativa e o tamanho da empresa. Jà em relaÃÃo Ãs variÃveis participaÃÃo no ISE e rentabilidade da empresa nÃo houve relaÃÃo significante, nÃo podendo-se inferir que as empresas participantes do ISE, nem empresas com mais rentabilidade tendem a apresentar maior nÃvel de responsabilidade social corporativa. Concluiu-se que a responsabilidade social corporativa proporcionou diversos retornos econÃmicos e sociais para a maioria dos stakeholders investigados e que existe evoluÃÃo ao longo dos anos nos retornos proporcionados para alguns desses pÃblicos relacionados à empresa. AlÃm disso, foi percebida relaÃÃo positiva do nÃvel de responsabilidade social corporativa com o tamanho da empresa, sugerindo que empresas maiores tendem apresentar maior nÃvel de responsabilidade social corporativa.
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Desta maneira, este estudo tem como objetivo verificar a relaÃÃo do nÃvel de responsabilidade social corporativa com variÃveis de caracterÃsticas externas e internas à empresa. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratÃria, bibliogrÃfica e documental, sendo analisados relatÃrios de sustentabilidade e demonstraÃÃes contÃbeis das empresas. AlÃm disso, foram utilizadas tÃcnicas estatÃsticas de anÃlise descritiva para verificar a avaliaÃÃo da responsabilidade social corporativa para os stakeholders, e regressÃo com dados em painel para verificar a relaÃÃo do nÃvel de responsabilidade social corporativa com as variÃveis participaÃÃo no ISE, tamanho da empresa e rentabilidade da empresa ao longo dos cinco anos da pesquisa. A amostra do estudo compreendeu 16 empresas brasileiras de energia elÃtrica regulamentadas pela ANEEL, sendo considerado um perÃodo de cinco anos, de 2010 a 2014. Os resultados encontrados da anÃlise descritiva indicam que os stakeholders pÃblico em geral apresentaram as maiores mÃdias da avaliaÃÃo da responsabilidade social corporativa e os clientes apresentaram as menores mÃdias de avaliaÃÃo da responsabilidade social corporativa, sugerindo que a responsabilidade social corporativa proporciona mais retornos econÃmicos e sociais para o pÃblico em geral e menos retornos econÃmicos para os clientes. O modelo de regressÃo com dados em painel evidenciou que existe relaÃÃo positiva e significante entre o nÃvel de responsabilidade social corporativa e o tamanho da empresa. Jà em relaÃÃo Ãs variÃveis participaÃÃo no ISE e rentabilidade da empresa nÃo houve relaÃÃo significante, nÃo podendo-se inferir que as empresas participantes do ISE, nem empresas com mais rentabilidade tendem a apresentar maior nÃvel de responsabilidade social corporativa. 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For this, was carried an exploratory, bibliographical and documentary research and analyzed sustainability reports and financial statements of the companies. In addition, were used statistical techniques of descriptive analysis to investigate the evaluation of corporate social responsibility to stakeholders, and regression with panel data to verify the relationship of corporate social responsibility level with the variable participation in the ISE, company size and profitability of the company over the five years of research. The study sample comprised 16 Brazilian electric companies regulated by ANEEL, and was considered a period of five years, from 2010 to 2014. The results of descriptive analysis indicate that the public in general stakeholders presented the highest mean of evaluation corporate social responsibility and customers had the lowest mean evaluation of corporate social responsibility, suggesting that corporate social responsibility provides more economic and social returns to the general public and less economic returns for customers. The regression model with panel data showed that there is a positive and significant relationship between the level of corporate social responsibility and the size of the company. In relation to variable participation in the ISE and profitability of the company there was not significant relationship, It can not be inferred that the participants of the ISE companies, or companies with more profitability tend to have a higher level of corporate social responsibility. It was concluded that corporate social responsibility provided various economic and social returns to most stakeholders investigated and that there is progress over the years in the returns provided for some of those related to public company. In addition, positive relationship between corporate social responsibility level with the size of the company was seen, suggesting that larger companies tend to present higher level of corporate social responsibility.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17524application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:50Zmail@mail.com -
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