A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Wellington Rodrigues Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5035
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_d34b765e2d87fc8259605ccd445e5556
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3714
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano SuassunaThe Representation of the Devil in the theater vicentino and your residual aspects in the sixteenth century theater of the Priest Josà de Anchieta and in ContemporaryÂs Ariano Suassuna.2010-06-30Elizabeth Dias Martins15502805387Sarah Diva da Silva Ipiranga22388117372http://lattes.cnpq.br/5305457455244102Orlando Luiz de AraÃjo32546980378http://lattes.cnpq.br/2680403686223727 69670900387http://lattes.cnpq.br/7287418515059707Francisco Wellington Rodrigues LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRTeatro Medievo Diabo Residualidade.Theater Medieval period Devil Residuality.LETRASnÃo hà Figura emblemÃtica presente no imaginÃrio popular europeu, devido à ascensÃo do Cristianismo como religiÃo dominante, o Diabo recebeu diversas definiÃÃes e transformaÃÃes que o moldaram atravÃs dos sÃculos. Na Literatura Brasileira, em especial, no Quinhentismo e na Contemporaneidade, temos de maneira bastante significativa a representaÃÃo residual de tais personificaÃÃes do Diabo, seguindo os moldes do imaginÃrio cristÃo medieval conforme se encontra no Auto da Alma, no Auto da Barca do Inferno, no Auto da Barca do PurgatÃrio e no Auto da Barca da GlÃria, de Gil Vicente. O intuito deste trabalho à demonstrar os aspectos residuais da representaÃÃo do Diabo medieval vicentino no teatro brasileiro quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo de Ariano Suassuna. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5035application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:06Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Representation of the Devil in the theater vicentino and your residual aspects in the sixteenth century theater of the Priest Josà de Anchieta and in ContemporaryÂs Ariano Suassuna.
title A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna
spellingShingle A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna
Francisco Wellington Rodrigues Lima
Teatro
Medievo
Diabo
Residualidade.
Theater
Medieval period
Devil
Residuality.
LETRAS
title_short A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna
title_full A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna
title_fullStr A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna
title_full_unstemmed A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna
title_sort A representaÃÃo do diabo no Teatro Vicentino e seus aspectos residuais no Teatro Quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo Ariano Suassuna
author Francisco Wellington Rodrigues Lima
author_facet Francisco Wellington Rodrigues Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elizabeth Dias Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15502805387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sarah Diva da Silva Ipiranga
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22388117372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5305457455244102
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Orlando Luiz de AraÃjo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 32546980378
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2680403686223727
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 69670900387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7287418515059707
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Wellington Rodrigues Lima
contributor_str_mv Elizabeth Dias Martins
Sarah Diva da Silva Ipiranga
Orlando Luiz de AraÃjo
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Medievo
Diabo
Residualidade.
topic Teatro
Medievo
Diabo
Residualidade.
Theater
Medieval period
Devil
Residuality.
LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater
Medieval period
Devil
Residuality.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Figura emblemÃtica presente no imaginÃrio popular europeu, devido à ascensÃo do Cristianismo como religiÃo dominante, o Diabo recebeu diversas definiÃÃes e transformaÃÃes que o moldaram atravÃs dos sÃculos. Na Literatura Brasileira, em especial, no Quinhentismo e na Contemporaneidade, temos de maneira bastante significativa a representaÃÃo residual de tais personificaÃÃes do Diabo, seguindo os moldes do imaginÃrio cristÃo medieval conforme se encontra no Auto da Alma, no Auto da Barca do Inferno, no Auto da Barca do PurgatÃrio e no Auto da Barca da GlÃria, de Gil Vicente. O intuito deste trabalho à demonstrar os aspectos residuais da representaÃÃo do Diabo medieval vicentino no teatro brasileiro quinhentista do Padre Josà de Anchieta e no contemporÃneo de Ariano Suassuna.
description nÃo hÃ
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5035
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295142385287168