EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazielle Roberta Freitas da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=973
Resumo: A falta de conhecimento por parte das mÃes acerca da saÃde ocular dos seus filhos à um denominador comum encontrado quando sÃo abordadas sobre essa temÃtica, principalmente relacionado à estimulaÃÃo visual, componente de valor significativo na saÃde ocular dos recÃm-nascidos. Nesse intuito, objetivamos aplicar um manual com Ãnfase na estimulaÃÃo visual para mÃes de crianÃas com risco para alteraÃÃes visuais e validar material e mÃtodo para educaÃÃo e saÃde aplicado à estimulaÃÃo visual de crianÃas prematuras e/ou com riscos para alteraÃÃes visuais. A coleta de dados foi realizada de abril a junho de 2005 em trÃs momentos metodolÃgicos. No primeiro momento, o manual foi avaliado por trÃs especialistas; no segundo, foi reformulado a partir das suas sugestÃes; e no terceiro, o manual foi aplicado com as mÃes internadas na enfermaria mÃe-canguru, sendo realizadas entrevistas gravadas, as quais abordaram itens de avaliaÃÃo apÃs a leitura do manual. Os dados foram organizados segundo Bardin (1977) e analisados conforme Nietshe (2000). As sugestÃes, de acordo com indicaÃÃo dos especialistas, contemplaram a contracapa, com a identificaÃÃo completa das autoras; acrÃscimo de um item sobre a histÃria obstÃtrica e outro sobre sinais e sintomas de alteraÃÃes visuais; modificaÃÃo de um desenho sobreposto ao texto que dificultava a leitura; Ãnfase ao tÃpico sobre a participaÃÃo dos pais na promoÃÃo à saÃde ocular dos seus filhos; atualizaÃÃo da literatura; e ampliaÃÃo do material criado para todas as crianÃas com riscos para alteraÃÃes visuais, nÃo apenas para os prematuros. Em seguida foi promovido o segundo momento, com a inserÃÃo do conteÃdo sugerido pelos especialistas. ApÃs a anÃlise temÃtica das 12 entrevistas, identificamos quatro temas, a saber: PercepÃÃo do manual, Conhecimento das mÃes acerca da saÃde ocular, Estrutura do manual e PromoÃÃo à saÃde ocular. ConcluÃmos que o manual facilitou a aprendizagem sobre a estimulaÃÃo visual, como tambÃm facilitarà a identificaÃÃo de alteraÃÃes visuais durante a convivÃncia familiar, alÃm de proporcionar incentivo à continuidade da estimulaÃÃo no domicÃlio como fator indispensÃvel para o desenvolvimento da crianÃa, seja ela prematura ou nÃo. Ao mencionar os componentes contemplados pela tecnologia emancipatÃria, como o exercÃcio da consciÃncia crÃtica, a cidadania, a liberdade e a autonomia, afirmamos que cada um deles esteve presente na aplicaÃÃo do manual, inserindo-o na prÃtica junto Ãs mÃes como tecnologia emancipatÃria.
id UFC_d6634547c5ba6502fd9b18a6f6ae0119
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:76
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguruVisual stimulation: educative practical with mothers in Kangaroo-Mother2005-08-25Maria Vera LÃcia Moreira LeitÃo Cardoso37746111300Lorita Marlena Freitag Pagliuca53504070820http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780255H1Marli Teresinha Gimeniz GalvÃo08670191822http://lattes.cnpq.br/8090769371296465Ana ClÃudia de Souza Leite30305543334http://lattes.cnpq.br/3180403016266587 87894696315http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4774017T3Grazielle Roberta Freitas da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRSeleÃÃo visual SaÃde ocular Materiais de ensino Enfermagem Bem-estar da crianÃa MÃtodo mÃe-canguruVision screening Ocular health Teaching materials Nursing Newborn babies child welfare Kangaroo-mother approachENFERMAGEMA falta de conhecimento por parte das mÃes acerca da saÃde ocular dos seus filhos à um denominador comum encontrado quando sÃo abordadas sobre essa temÃtica, principalmente relacionado à estimulaÃÃo visual, componente de valor significativo na saÃde ocular dos recÃm-nascidos. Nesse intuito, objetivamos aplicar um manual com Ãnfase na estimulaÃÃo visual para mÃes de crianÃas com risco para alteraÃÃes visuais e validar material e mÃtodo para educaÃÃo e saÃde aplicado à estimulaÃÃo visual de crianÃas prematuras e/ou com riscos para alteraÃÃes visuais. A coleta de dados foi realizada de abril a junho de 2005 em trÃs momentos metodolÃgicos. No primeiro momento, o manual foi avaliado por trÃs especialistas; no segundo, foi reformulado a partir das suas sugestÃes; e no terceiro, o manual foi aplicado com as mÃes internadas na enfermaria mÃe-canguru, sendo realizadas entrevistas gravadas, as quais abordaram itens de avaliaÃÃo apÃs a leitura do manual. Os dados foram organizados segundo Bardin (1977) e analisados conforme Nietshe (2000). As sugestÃes, de acordo com indicaÃÃo dos especialistas, contemplaram a contracapa, com a identificaÃÃo completa das autoras; acrÃscimo de um item sobre a histÃria obstÃtrica e outro sobre sinais e sintomas de alteraÃÃes visuais; modificaÃÃo de um desenho sobreposto ao texto que dificultava a leitura; Ãnfase ao tÃpico sobre a participaÃÃo dos pais na promoÃÃo à saÃde ocular dos seus filhos; atualizaÃÃo da literatura; e ampliaÃÃo do material criado para todas as crianÃas com riscos para alteraÃÃes visuais, nÃo apenas para os prematuros. Em seguida foi promovido o segundo momento, com a inserÃÃo do conteÃdo sugerido pelos especialistas. ApÃs a anÃlise temÃtica das 12 entrevistas, identificamos quatro temas, a saber: PercepÃÃo do manual, Conhecimento das mÃes acerca da saÃde ocular, Estrutura do manual e PromoÃÃo à saÃde ocular. ConcluÃmos que o manual facilitou a aprendizagem sobre a estimulaÃÃo visual, como tambÃm facilitarà a identificaÃÃo de alteraÃÃes visuais durante a convivÃncia familiar, alÃm de proporcionar incentivo à continuidade da estimulaÃÃo no domicÃlio como fator indispensÃvel para o desenvolvimento da crianÃa, seja ela prematura ou nÃo. Ao mencionar os componentes contemplados pela tecnologia emancipatÃria, como o exercÃcio da consciÃncia crÃtica, a cidadania, a liberdade e a autonomia, afirmamos que cada um deles esteve presente na aplicaÃÃo do manual, inserindo-o na prÃtica junto Ãs mÃes como tecnologia emancipatÃria.The lack of knowledge on the part of mothers about their childrenâs ocular health is a common denominator found when they are asked about this theme, mainly concerning the visual stimulation, which is a component of significant value to the newborn babiesâ ocular health. Thus, one aimed to apply a handbook highlighting the visual stimulation for mothers of children with risk to visual alterations and to validate material and method for education and health applied to visual stimulation of premature children and/or with risks to visual alterations. Data collection was carried out from April to June, 2005 in three methodological moments. On the first moment, the handbook was analyzed by three experts, on the second one, the handbook was reformulated starting from the suggestions and on the third moment the handbook was applied to the mothers admitted to the kangaroo-mother ward, with record of interviews where the items of evaluation were approached after the reading of the handbook. The data were described according to Bardin (1977) and Nietsche(2000). Referring to the first moment, one suggested changes in the handbookâs back page, with the complete identification of the authors, addition of an item about the obstetric history and another about signs and symptoms of visual alterations; change of a drawing that was over the text making it difficult to read; emphasis on the topic about the participation of parents on the promotion of ocular health to their children; update on the literature; and enlargement of the material created for all the children with risks to visual alterations, not only the premature ones. Next, one carried out the second methodological moment, with the corrections suggested by the experts, being all obeyed. After the thematic analysis of the 12 interviews, one identified four themes: Perception of the handbook, Knowledge of mothers about ocular health, Handbookâs structure and Promotion of the ocular health. We concluded that the handbook facilitated the learning about visual stimulation, as well as it will make that the visual deficit, in case it appears, is noticed as precocious as possible, in the family life. Besides encouraging the stimulation at home as an indispensable factor to the development of the child, be it premature or not. By mentioning the components contemplated by the emancipatory technology, to know: the exercise of critical conscience, citizenship, freedom and autonomy; we affirm that each one of them was present at the application of the handbook about visual stimulation, what makes the handbook, as well as the practice together with the mothers as emancipatory technology.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=973application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:53Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Visual stimulation: educative practical with mothers in Kangaroo-Mother
title EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru
spellingShingle EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru
Grazielle Roberta Freitas da Silva
SeleÃÃo visual
SaÃde ocular
Materiais de ensino
Enfermagem
Bem-estar da crianÃa
MÃtodo mÃe-canguru
Vision screening
Ocular health
Teaching materials
Nursing
Newborn babies child welfare
Kangaroo-mother approach
ENFERMAGEM
title_short EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru
title_full EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru
title_fullStr EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru
title_full_unstemmed EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru
title_sort EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru
author Grazielle Roberta Freitas da Silva
author_facet Grazielle Roberta Freitas da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Vera LÃcia Moreira LeitÃo Cardoso
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 37746111300
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lorita Marlena Freitag Pagliuca
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 53504070820
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780255H1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marli Teresinha Gimeniz GalvÃo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 08670191822
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8090769371296465
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana ClÃudia de Souza Leite
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 30305543334
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3180403016266587
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 87894696315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4774017T3
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazielle Roberta Freitas da Silva
contributor_str_mv Maria Vera LÃcia Moreira LeitÃo Cardoso
Lorita Marlena Freitag Pagliuca
Marli Teresinha Gimeniz GalvÃo
Ana ClÃudia de Souza Leite
dc.subject.por.fl_str_mv SeleÃÃo visual
SaÃde ocular
Materiais de ensino
Enfermagem
Bem-estar da crianÃa
MÃtodo mÃe-canguru
topic SeleÃÃo visual
SaÃde ocular
Materiais de ensino
Enfermagem
Bem-estar da crianÃa
MÃtodo mÃe-canguru
Vision screening
Ocular health
Teaching materials
Nursing
Newborn babies child welfare
Kangaroo-mother approach
ENFERMAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Vision screening
Ocular health
Teaching materials
Nursing
Newborn babies child welfare
Kangaroo-mother approach
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A falta de conhecimento por parte das mÃes acerca da saÃde ocular dos seus filhos à um denominador comum encontrado quando sÃo abordadas sobre essa temÃtica, principalmente relacionado à estimulaÃÃo visual, componente de valor significativo na saÃde ocular dos recÃm-nascidos. Nesse intuito, objetivamos aplicar um manual com Ãnfase na estimulaÃÃo visual para mÃes de crianÃas com risco para alteraÃÃes visuais e validar material e mÃtodo para educaÃÃo e saÃde aplicado à estimulaÃÃo visual de crianÃas prematuras e/ou com riscos para alteraÃÃes visuais. A coleta de dados foi realizada de abril a junho de 2005 em trÃs momentos metodolÃgicos. No primeiro momento, o manual foi avaliado por trÃs especialistas; no segundo, foi reformulado a partir das suas sugestÃes; e no terceiro, o manual foi aplicado com as mÃes internadas na enfermaria mÃe-canguru, sendo realizadas entrevistas gravadas, as quais abordaram itens de avaliaÃÃo apÃs a leitura do manual. Os dados foram organizados segundo Bardin (1977) e analisados conforme Nietshe (2000). As sugestÃes, de acordo com indicaÃÃo dos especialistas, contemplaram a contracapa, com a identificaÃÃo completa das autoras; acrÃscimo de um item sobre a histÃria obstÃtrica e outro sobre sinais e sintomas de alteraÃÃes visuais; modificaÃÃo de um desenho sobreposto ao texto que dificultava a leitura; Ãnfase ao tÃpico sobre a participaÃÃo dos pais na promoÃÃo à saÃde ocular dos seus filhos; atualizaÃÃo da literatura; e ampliaÃÃo do material criado para todas as crianÃas com riscos para alteraÃÃes visuais, nÃo apenas para os prematuros. Em seguida foi promovido o segundo momento, com a inserÃÃo do conteÃdo sugerido pelos especialistas. ApÃs a anÃlise temÃtica das 12 entrevistas, identificamos quatro temas, a saber: PercepÃÃo do manual, Conhecimento das mÃes acerca da saÃde ocular, Estrutura do manual e PromoÃÃo à saÃde ocular. ConcluÃmos que o manual facilitou a aprendizagem sobre a estimulaÃÃo visual, como tambÃm facilitarà a identificaÃÃo de alteraÃÃes visuais durante a convivÃncia familiar, alÃm de proporcionar incentivo à continuidade da estimulaÃÃo no domicÃlio como fator indispensÃvel para o desenvolvimento da crianÃa, seja ela prematura ou nÃo. Ao mencionar os componentes contemplados pela tecnologia emancipatÃria, como o exercÃcio da consciÃncia crÃtica, a cidadania, a liberdade e a autonomia, afirmamos que cada um deles esteve presente na aplicaÃÃo do manual, inserindo-o na prÃtica junto Ãs mÃes como tecnologia emancipatÃria.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The lack of knowledge on the part of mothers about their childrenâs ocular health is a common denominator found when they are asked about this theme, mainly concerning the visual stimulation, which is a component of significant value to the newborn babiesâ ocular health. Thus, one aimed to apply a handbook highlighting the visual stimulation for mothers of children with risk to visual alterations and to validate material and method for education and health applied to visual stimulation of premature children and/or with risks to visual alterations. Data collection was carried out from April to June, 2005 in three methodological moments. On the first moment, the handbook was analyzed by three experts, on the second one, the handbook was reformulated starting from the suggestions and on the third moment the handbook was applied to the mothers admitted to the kangaroo-mother ward, with record of interviews where the items of evaluation were approached after the reading of the handbook. The data were described according to Bardin (1977) and Nietsche(2000). Referring to the first moment, one suggested changes in the handbookâs back page, with the complete identification of the authors, addition of an item about the obstetric history and another about signs and symptoms of visual alterations; change of a drawing that was over the text making it difficult to read; emphasis on the topic about the participation of parents on the promotion of ocular health to their children; update on the literature; and enlargement of the material created for all the children with risks to visual alterations, not only the premature ones. Next, one carried out the second methodological moment, with the corrections suggested by the experts, being all obeyed. After the thematic analysis of the 12 interviews, one identified four themes: Perception of the handbook, Knowledge of mothers about ocular health, Handbookâs structure and Promotion of the ocular health. We concluded that the handbook facilitated the learning about visual stimulation, as well as it will make that the visual deficit, in case it appears, is noticed as precocious as possible, in the family life. Besides encouraging the stimulation at home as an indispensable factor to the development of the child, be it premature or not. By mentioning the components contemplated by the emancipatory technology, to know: the exercise of critical conscience, citizenship, freedom and autonomy; we affirm that each one of them was present at the application of the handbook about visual stimulation, what makes the handbook, as well as the practice together with the mothers as emancipatory technology.
description A falta de conhecimento por parte das mÃes acerca da saÃde ocular dos seus filhos à um denominador comum encontrado quando sÃo abordadas sobre essa temÃtica, principalmente relacionado à estimulaÃÃo visual, componente de valor significativo na saÃde ocular dos recÃm-nascidos. Nesse intuito, objetivamos aplicar um manual com Ãnfase na estimulaÃÃo visual para mÃes de crianÃas com risco para alteraÃÃes visuais e validar material e mÃtodo para educaÃÃo e saÃde aplicado à estimulaÃÃo visual de crianÃas prematuras e/ou com riscos para alteraÃÃes visuais. A coleta de dados foi realizada de abril a junho de 2005 em trÃs momentos metodolÃgicos. No primeiro momento, o manual foi avaliado por trÃs especialistas; no segundo, foi reformulado a partir das suas sugestÃes; e no terceiro, o manual foi aplicado com as mÃes internadas na enfermaria mÃe-canguru, sendo realizadas entrevistas gravadas, as quais abordaram itens de avaliaÃÃo apÃs a leitura do manual. Os dados foram organizados segundo Bardin (1977) e analisados conforme Nietshe (2000). As sugestÃes, de acordo com indicaÃÃo dos especialistas, contemplaram a contracapa, com a identificaÃÃo completa das autoras; acrÃscimo de um item sobre a histÃria obstÃtrica e outro sobre sinais e sintomas de alteraÃÃes visuais; modificaÃÃo de um desenho sobreposto ao texto que dificultava a leitura; Ãnfase ao tÃpico sobre a participaÃÃo dos pais na promoÃÃo à saÃde ocular dos seus filhos; atualizaÃÃo da literatura; e ampliaÃÃo do material criado para todas as crianÃas com riscos para alteraÃÃes visuais, nÃo apenas para os prematuros. Em seguida foi promovido o segundo momento, com a inserÃÃo do conteÃdo sugerido pelos especialistas. ApÃs a anÃlise temÃtica das 12 entrevistas, identificamos quatro temas, a saber: PercepÃÃo do manual, Conhecimento das mÃes acerca da saÃde ocular, Estrutura do manual e PromoÃÃo à saÃde ocular. ConcluÃmos que o manual facilitou a aprendizagem sobre a estimulaÃÃo visual, como tambÃm facilitarà a identificaÃÃo de alteraÃÃes visuais durante a convivÃncia familiar, alÃm de proporcionar incentivo à continuidade da estimulaÃÃo no domicÃlio como fator indispensÃvel para o desenvolvimento da crianÃa, seja ela prematura ou nÃo. Ao mencionar os componentes contemplados pela tecnologia emancipatÃria, como o exercÃcio da consciÃncia crÃtica, a cidadania, a liberdade e a autonomia, afirmamos que cada um deles esteve presente na aplicaÃÃo do manual, inserindo-o na prÃtica junto Ãs mÃes como tecnologia emancipatÃria.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=973
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295116616531968