AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helry Luvillany Fontenele Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12832
Resumo: A meta do trabalho à analisar a capacidade de se modelar a emissÃo de poluentes provenientes dos veÃculos transportadores de carga em Ãreas urbanas adensadas, por meio de modelos integrados de emissÃo e simulaÃÃo de trÃfego. Estes modelos sÃo comumente utilizados em atividades de planejamento de transportes e gerenciamento de trÃfego. Ademais, à proposto e detalhado um mÃtodo de coleta de emissÃes com dispositivo embarcado em campo, alÃm de simulaÃÃes de trÃfego com o objetivo de estimar as emissÃes de poluentes de veÃculos de carga em Ãrea urbana. à apresentado o detalhamento dos experimentos para anÃlise dos simuladores de trÃfego com modelos de emissÃo integrados. TrÃs simuladores de trÃfego foram utilizados na estimaÃÃo das emissÃes: AIMSUN, INTEGRATION e VISSIM. O experimento mostrou que os limites de emissÃes estabelecidos por lei nÃo estÃo sendo observados para os Materiais Particulados. O experimento mostrou que para Materiais Particulados o simulador de trÃfego AIMSUN apresentou dados mais prÃximos dos coletados em campo, jà para MonÃxido de Carbono e Ãxidos de NitrogÃnio o simulador INTEGRATION apresentou dados mais prÃximos, considerando o fator de suma importÃncia, a ausÃncia de calibraÃÃo dos modelos, mostrando a necessidade de calibraÃÃo acurada para levantamentos mais prÃximos dos colhidos em campo, pois os resultados foram pÃfios comparados com os reais. Para veÃculos de maiores dimensÃes, foram observados menores Ãndices de emissÃes, em funÃÃo de a modelagem considerar fortemente a velocidade e aceleraÃÃo para realizar as estimativas. Por Ãltimo, com o aumento do trÃfego foi observado aumento de emissÃes de Materiais Particulados, mas os Ãxidos de Carbono e NitrogÃnio se mantiveram aproximadamente constantes com a variaÃÃo do trÃfego.
id UFC_d7c9fb66a24f31a65d44d631a4ca7971
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8700
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbanaAnalysis of integrated modeling of air pollutants emission vehicle transporters coming load in urban area2014-08-21Bruno Vieira Bertoncini00828843902http://lattes.cnpq.br/3683357029229928Flavio Josà Craveiro Cunto438 41260349Mona Lisa Moura de Oliveira75848554315http://lattes.cnpq.br/8485796147369478 61508438315http://lattes.cnpq.br/5363070528503735Helry Luvillany Fontenele DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBR Poluentes - EmissÃes Modelos integrados VUCModeling emissions integrated models simulators VUCENGENHARIA DE TRANSPORTESA meta do trabalho à analisar a capacidade de se modelar a emissÃo de poluentes provenientes dos veÃculos transportadores de carga em Ãreas urbanas adensadas, por meio de modelos integrados de emissÃo e simulaÃÃo de trÃfego. Estes modelos sÃo comumente utilizados em atividades de planejamento de transportes e gerenciamento de trÃfego. Ademais, à proposto e detalhado um mÃtodo de coleta de emissÃes com dispositivo embarcado em campo, alÃm de simulaÃÃes de trÃfego com o objetivo de estimar as emissÃes de poluentes de veÃculos de carga em Ãrea urbana. à apresentado o detalhamento dos experimentos para anÃlise dos simuladores de trÃfego com modelos de emissÃo integrados. TrÃs simuladores de trÃfego foram utilizados na estimaÃÃo das emissÃes: AIMSUN, INTEGRATION e VISSIM. O experimento mostrou que os limites de emissÃes estabelecidos por lei nÃo estÃo sendo observados para os Materiais Particulados. O experimento mostrou que para Materiais Particulados o simulador de trÃfego AIMSUN apresentou dados mais prÃximos dos coletados em campo, jà para MonÃxido de Carbono e Ãxidos de NitrogÃnio o simulador INTEGRATION apresentou dados mais prÃximos, considerando o fator de suma importÃncia, a ausÃncia de calibraÃÃo dos modelos, mostrando a necessidade de calibraÃÃo acurada para levantamentos mais prÃximos dos colhidos em campo, pois os resultados foram pÃfios comparados com os reais. Para veÃculos de maiores dimensÃes, foram observados menores Ãndices de emissÃes, em funÃÃo de a modelagem considerar fortemente a velocidade e aceleraÃÃo para realizar as estimativas. Por Ãltimo, com o aumento do trÃfego foi observado aumento de emissÃes de Materiais Particulados, mas os Ãxidos de Carbono e NitrogÃnio se mantiveram aproximadamente constantes com a variaÃÃo do trÃfego.The main topic of this work is the analysis of the integrated modelling of air pollutants emissions of light-duty vehicle in urban areas with dynamic traffic models. These models constitute fundamental components to support the development and assessment of traffic management policies, and the optimization of their parameters, to alleviate the negative impacts of road traffic. Furthermore, it is proposed and detailed a method for collecting real emission from light-duty vehicle in a dynamic traffic state. In this work, the details of the experiments for analysis of traffic simulators with integrated emission models are presented. Three traffic simulators have been used in the analysis: AIMSUN, INTEGRATION and VISSIM. The experiment showed that the emission limits established by law are not being observed/real for Particulate Materials (PM). The experiment showed that the estimative of PM from AIMSUNâs model is closest presented data real, since for Carbon Monoxide and Nitrogen Oxides the INTEGRATIONâs model is better. In this work not employed calibration effort, showing the need for more accurate calibration for future researchs. For larger vehicles, lower emission rates were observed, depending on the modeling strongly consider the speed and acceleration to make the estimates. Finally, with the increase in traffic increased emissions of particulates were observed, but the oxides of carbon and nitrogen remained approximately constant with changes in the traffic.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12832application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of integrated modeling of air pollutants emission vehicle transporters coming load in urban area
title AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana
spellingShingle AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana
Helry Luvillany Fontenele Dias
Poluentes - EmissÃes
Modelos integrados
VUC
Modeling
emissions
integrated models
simulators
VUC
ENGENHARIA DE TRANSPORTES
title_short AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana
title_full AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana
title_fullStr AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana
title_full_unstemmed AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana
title_sort AnÃlise da modelagem integrada da emissÃo de poluentes atmosfÃricos provenientes de veÃculos transportadores de carga em Ãrea urbana
author Helry Luvillany Fontenele Dias
author_facet Helry Luvillany Fontenele Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bruno Vieira Bertoncini
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00828843902
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3683357029229928
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Flavio Josà Craveiro Cunto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 438 41260349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mona Lisa Moura de Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 75848554315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8485796147369478
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 61508438315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5363070528503735
dc.contributor.author.fl_str_mv Helry Luvillany Fontenele Dias
contributor_str_mv Bruno Vieira Bertoncini
Flavio Josà Craveiro Cunto
Mona Lisa Moura de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Poluentes - EmissÃes
Modelos integrados
VUC
topic Poluentes - EmissÃes
Modelos integrados
VUC
Modeling
emissions
integrated models
simulators
VUC
ENGENHARIA DE TRANSPORTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Modeling
emissions
integrated models
simulators
VUC
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIA DE TRANSPORTES
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A meta do trabalho à analisar a capacidade de se modelar a emissÃo de poluentes provenientes dos veÃculos transportadores de carga em Ãreas urbanas adensadas, por meio de modelos integrados de emissÃo e simulaÃÃo de trÃfego. Estes modelos sÃo comumente utilizados em atividades de planejamento de transportes e gerenciamento de trÃfego. Ademais, à proposto e detalhado um mÃtodo de coleta de emissÃes com dispositivo embarcado em campo, alÃm de simulaÃÃes de trÃfego com o objetivo de estimar as emissÃes de poluentes de veÃculos de carga em Ãrea urbana. à apresentado o detalhamento dos experimentos para anÃlise dos simuladores de trÃfego com modelos de emissÃo integrados. TrÃs simuladores de trÃfego foram utilizados na estimaÃÃo das emissÃes: AIMSUN, INTEGRATION e VISSIM. O experimento mostrou que os limites de emissÃes estabelecidos por lei nÃo estÃo sendo observados para os Materiais Particulados. O experimento mostrou que para Materiais Particulados o simulador de trÃfego AIMSUN apresentou dados mais prÃximos dos coletados em campo, jà para MonÃxido de Carbono e Ãxidos de NitrogÃnio o simulador INTEGRATION apresentou dados mais prÃximos, considerando o fator de suma importÃncia, a ausÃncia de calibraÃÃo dos modelos, mostrando a necessidade de calibraÃÃo acurada para levantamentos mais prÃximos dos colhidos em campo, pois os resultados foram pÃfios comparados com os reais. Para veÃculos de maiores dimensÃes, foram observados menores Ãndices de emissÃes, em funÃÃo de a modelagem considerar fortemente a velocidade e aceleraÃÃo para realizar as estimativas. Por Ãltimo, com o aumento do trÃfego foi observado aumento de emissÃes de Materiais Particulados, mas os Ãxidos de Carbono e NitrogÃnio se mantiveram aproximadamente constantes com a variaÃÃo do trÃfego.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The main topic of this work is the analysis of the integrated modelling of air pollutants emissions of light-duty vehicle in urban areas with dynamic traffic models. These models constitute fundamental components to support the development and assessment of traffic management policies, and the optimization of their parameters, to alleviate the negative impacts of road traffic. Furthermore, it is proposed and detailed a method for collecting real emission from light-duty vehicle in a dynamic traffic state. In this work, the details of the experiments for analysis of traffic simulators with integrated emission models are presented. Three traffic simulators have been used in the analysis: AIMSUN, INTEGRATION and VISSIM. The experiment showed that the emission limits established by law are not being observed/real for Particulate Materials (PM). The experiment showed that the estimative of PM from AIMSUNâs model is closest presented data real, since for Carbon Monoxide and Nitrogen Oxides the INTEGRATIONâs model is better. In this work not employed calibration effort, showing the need for more accurate calibration for future researchs. For larger vehicles, lower emission rates were observed, depending on the modeling strongly consider the speed and acceleration to make the estimates. Finally, with the increase in traffic increased emissions of particulates were observed, but the oxides of carbon and nitrogen remained approximately constant with changes in the traffic.
description A meta do trabalho à analisar a capacidade de se modelar a emissÃo de poluentes provenientes dos veÃculos transportadores de carga em Ãreas urbanas adensadas, por meio de modelos integrados de emissÃo e simulaÃÃo de trÃfego. Estes modelos sÃo comumente utilizados em atividades de planejamento de transportes e gerenciamento de trÃfego. Ademais, à proposto e detalhado um mÃtodo de coleta de emissÃes com dispositivo embarcado em campo, alÃm de simulaÃÃes de trÃfego com o objetivo de estimar as emissÃes de poluentes de veÃculos de carga em Ãrea urbana. à apresentado o detalhamento dos experimentos para anÃlise dos simuladores de trÃfego com modelos de emissÃo integrados. TrÃs simuladores de trÃfego foram utilizados na estimaÃÃo das emissÃes: AIMSUN, INTEGRATION e VISSIM. O experimento mostrou que os limites de emissÃes estabelecidos por lei nÃo estÃo sendo observados para os Materiais Particulados. O experimento mostrou que para Materiais Particulados o simulador de trÃfego AIMSUN apresentou dados mais prÃximos dos coletados em campo, jà para MonÃxido de Carbono e Ãxidos de NitrogÃnio o simulador INTEGRATION apresentou dados mais prÃximos, considerando o fator de suma importÃncia, a ausÃncia de calibraÃÃo dos modelos, mostrando a necessidade de calibraÃÃo acurada para levantamentos mais prÃximos dos colhidos em campo, pois os resultados foram pÃfios comparados com os reais. Para veÃculos de maiores dimensÃes, foram observados menores Ãndices de emissÃes, em funÃÃo de a modelagem considerar fortemente a velocidade e aceleraÃÃo para realizar as estimativas. Por Ãltimo, com o aumento do trÃfego foi observado aumento de emissÃes de Materiais Particulados, mas os Ãxidos de Carbono e NitrogÃnio se mantiveram aproximadamente constantes com a variaÃÃo do trÃfego.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12832
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRAN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295196074475520