"INFÃNCIA, CONSTRUÃÃES DE SI E AGENCIAMENTOS DE SEM TERRINHAS MEDIADOS PELA RELAÃÃO COM OS DESENHOS ANIMADOS".
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9898 |
Resumo: | O conceito de infÃncia à construÃdo socialmente e envolve diversos sujeitos sociais e polÃticos, entre eles a academia e, obviamente, as crianÃas. Diversos pesquisadores apontam que houve (e/ou hÃ) modificaÃÃes sobre o conceito de infÃncia depois do acesso e/ou da presenÃa/participaÃÃo das crianÃas nas esferas pÃblicas midiÃticas. Nosso problema surge de uma âinvisibilidadeâ dos saberes das crianÃas, atà mesmo sobre o que significa ser crianÃa. Isso porque muitas vezes os agenciamentos sÃo compreendidos como elementos adultizados, mera expressÃo do âdesaparecimento ou apagamento da infÃnciaâ, jà que âcoloca uma vozâ na crianÃa, em vez de dialogar com ela. Esta dissertaÃÃo caminha em outro sentido, o de valorizar as suas vozes. Desse modo, definimos a pergunta central desta pesquisa: quais os sentidos que um grupo de crianÃas do campo produz sobre o conceito de infÃncia e, desse modo, sobre si mesmas e sobre seus agenciamentos, numa relaÃÃo mediada pelo desenho animado? Para respondÃ-la optamos pela realizaÃÃo de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na metodologia da pesquisa-intervenÃÃo. ConstruÃmos os dados especialmente por meio de seis oficinas, duas das quais com a assistÃncia aos desenhos Ben-10 e Zica e os CamaleÃes, e o recurso à observaÃÃo participante. Nosso corpus se compÃe, assim, das transcriÃÃes do vÃdeo-registro das oficinas, das anotaÃÃes do diÃrio de campo, do relato de nossas experiÃncias e das produÃÃes artÃsticas das crianÃas nas oficinas do Assentamento Recreio, explorados metodologicamente por meio de uma anÃlise interpretativa. ConcluÃmos, com base nos sentidos produzidos pelos co-pesquisadores, que, no Recreio, algumas linhas molares que constituem a infÃncia envolvem a felicidade, a brincadeira e a diversÃo; outras linhas moleculares da infÃncia sÃo indicadas com a educaÃÃo no assentamento, a unidade campesina e o orgulho da luta; e linhas de fuga da infÃncia se desterritorializam com a ancestralidade e com uma relaÃÃo prÃxima com a natureza. Desses modos de ser crianÃa hà aproximaÃÃo com Benjamin apenas nas linhas molares de diversÃo e brincadeira; jà com Zica, nas moleculares da educaÃÃo e da luta. Todavia, as crianÃas campesinas, ao produzirem seus prÃprios desenhos, expandem os territÃrios da infÃncia com a criaÃÃo de uma personagem negra e de um personagem vaqueiro que vive cotidianamente em contato com o gado. Ademais, as crianÃas apontam se divertirem mais quando assistem a episÃdios criados por elas mesmas ou por seus pares. |
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Diversos pesquisadores apontam que houve (e/ou hÃ) modificaÃÃes sobre o conceito de infÃncia depois do acesso e/ou da presenÃa/participaÃÃo das crianÃas nas esferas pÃblicas midiÃticas. Nosso problema surge de uma âinvisibilidadeâ dos saberes das crianÃas, atà mesmo sobre o que significa ser crianÃa. Isso porque muitas vezes os agenciamentos sÃo compreendidos como elementos adultizados, mera expressÃo do âdesaparecimento ou apagamento da infÃnciaâ, jà que âcoloca uma vozâ na crianÃa, em vez de dialogar com ela. Esta dissertaÃÃo caminha em outro sentido, o de valorizar as suas vozes. Desse modo, definimos a pergunta central desta pesquisa: quais os sentidos que um grupo de crianÃas do campo produz sobre o conceito de infÃncia e, desse modo, sobre si mesmas e sobre seus agenciamentos, numa relaÃÃo mediada pelo desenho animado? Para respondÃ-la optamos pela realizaÃÃo de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na metodologia da pesquisa-intervenÃÃo. ConstruÃmos os dados especialmente por meio de seis oficinas, duas das quais com a assistÃncia aos desenhos Ben-10 e Zica e os CamaleÃes, e o recurso à observaÃÃo participante. Nosso corpus se compÃe, assim, das transcriÃÃes do vÃdeo-registro das oficinas, das anotaÃÃes do diÃrio de campo, do relato de nossas experiÃncias e das produÃÃes artÃsticas das crianÃas nas oficinas do Assentamento Recreio, explorados metodologicamente por meio de uma anÃlise interpretativa. ConcluÃmos, com base nos sentidos produzidos pelos co-pesquisadores, que, no Recreio, algumas linhas molares que constituem a infÃncia envolvem a felicidade, a brincadeira e a diversÃo; outras linhas moleculares da infÃncia sÃo indicadas com a educaÃÃo no assentamento, a unidade campesina e o orgulho da luta; e linhas de fuga da infÃncia se desterritorializam com a ancestralidade e com uma relaÃÃo prÃxima com a natureza. Desses modos de ser crianÃa hà aproximaÃÃo com Benjamin apenas nas linhas molares de diversÃo e brincadeira; jà com Zica, nas moleculares da educaÃÃo e da luta. Todavia, as crianÃas campesinas, ao produzirem seus prÃprios desenhos, expandem os territÃrios da infÃncia com a criaÃÃo de uma personagem negra e de um personagem vaqueiro que vive cotidianamente em contato com o gado. Ademais, as crianÃas apontam se divertirem mais quando assistem a episÃdios criados por elas mesmas ou por seus pares.The concept of childhood is a social construction and it is related to several social and politic subjects, among them are the academia and, obviously, the children. Different scholars point out that there were, and there are, many changes in the concept of childhood since the access and the presence/participation of children in media public spheres. Our mainly problem emerges from an invisibility of knowledge produced by children, even about what it means to be a child. Thus, the agencies usually are understood as adultification, simple expression of âthe disappearance or effacement of childhoodâ, because it âputs a voiceâ on the children, instead of talking to them. This dissertation, on the other hand, aims to value children's voice. Hence our central question is: which knowledge, mediated by cartoons, a group of peasant children produce about themselves and about childhood? To answer it, we chose to investigate with a qualitative nature research, guided by intervention-research methodology. We produced our data especially in six workshops, among which we watched Ben-10 and Zica e os CamaleÃes â âZica and the Chameleonsâ â, and the participant observation method. Our corpus is the transcription of the workshops, our notes in our camp diary, some account of our experiences and the artistic productions by children from Recreio Settlement. Furthermore, we adopted interpretative analysis. Based on senses produced by children, we concluded that some molar lines of childhood are happiness, playing and fun; other molecular lines of childhood are the education in settlement, peasant unit and pride fighting; and escape lines of childhood are point out as a close relationship with nature and as an ancestry. There is an approaching to Benjamin with respect to fun and playing. There is an approaching to Zica concerned with education and fight. However, when the children constructed their own cartoons, they created a black character and a cowboy â from northwest of Brazil â who takes care of the cattle. Moreover, children show to enjoy more watching their own episodes, created by themselves or by their peers.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9898application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:54Zmail@mail.com - |
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