Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Joyce Maia Costa Carneiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12385
Resumo: Esta pesquisa foi realizada durante dois anos (2011/2012), com os jovens alunos da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz (EEMWR), na qual se buscou a construÃÃo de uma Cultura de Paz e dos Valores Humanos. Foram valiosos os momentos de partilha e solidariedade no processo, em que acompanhei o desenvolvimento do âPrograma Vivendo Valores na EducaÃÃoâ (VIVE) cujo objetivo foi levar a comunidade escolar, em especial os jovens, a refletir, atravÃs dos Valores Humanos, atitudes no ambiente escolar que propiciem uma Cultura de Paz. Assim, por meio do acompanhamento do VIVE na EEMWR foi possÃvel perceber como os alunos da mesma relacionavam-se com o referido Programa. A metodologia utilizada configurou-se na pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; LE BOTERFE, 1985; SEVERINO, 2002; LAKATOS; MARCONI, 2004) cujas principais fases foram: 1) realizaÃÃo de quatro (4) encontros inspirados nos CÃrculos de Cultura (CC), de Paulo Freire, com 15 (quinze) alunos do VIVE, para partilharem experiÃncias a partir da aprendizagem dos Valores Humanos, no sentido de construir-se uma Cultura de Paz no contexto escolar. AlÃm disso, foi realizada uma sessÃo de Grupo Focal com oito (8) alunos dentre os que participavam do VIVE; 2) dois (2) SeminÃrios de sensibilizaÃÃo e apresentaÃÃo do Plano de Estudo do Doutorado com (trinta e dois (32) professores e quatro (4) gestores da escola. O segundo encontro foi realizado para retorno no sentido de serem expostos os resultados da pesquisa; 3) revisÃo da literatura sobre a temÃtica; 4) anÃlise documental dos principais materiais que embasam o VIVE e o Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP); 5) realizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas com doze (12) professores dentre os que estavam presentes nos seminÃrios, oito (8) alunos, cinco (5) pais, trÃs (3) gestores da EEMWR para apreenderem-se suas percepÃÃes com relaÃÃo ao VIVE; 6) efetivaÃÃo de duas (2) entrevistas semiestruturadas, uma, com a coordenadora do VIVE e, outra, com a diretora da 9 Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da EducaÃÃo (CREDE); 7) realizaÃÃo de uma entrevista semiestruturada com o coordenador do Programa GeraÃÃo da Paz na Secretaria da EducaÃÃo do Estado do Cearà (SEDUC); 8) uma entrevista nÃo estruturada com 3 (trÃs) gestores sobre os desafios do VIVE na escola. O processo de pesquisa participante foi importante porque me inseri como pesquisadora no cotidiano da escola, a fim de sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de abordar a temÃtica dos Valores Humanos, apresentada pelo VIVE nas atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados sÃo: a) os jovens estÃo abertos a viverem novas experiÃncias e se sentem felizes quando lhes sÃo dadas oportunidades de vivenciar Valores Humanos positivos como a paz, a amizade, o amor, a solidariedade e a uniÃo; b) os professores, igualmente, entendem que o VIVE tem excelentes propÃsitos e precisa ser fortalecido, nÃo apenas na escola, mas na sociedade como um todo; c) o NÃcleo Gestor da escola apoia inteiramente a iniciativa e oferece aportes estratÃgicos ao seu desenvolvimento; d) os pais nÃo participam devido, principalmente, à distÃncia entre o lugar que residem e a escola; e) existem dificuldades apontadas pelos alunos no que diz respeito aos espaÃos fÃsicos para a realizaÃÃo de atividades que exigem concentraÃÃo, como leitura, ensaios de peÃas de teatro, reuniÃes etc. Entretanto, a vivÃncia de Valores Humanos que se contrapÃem à lÃgica desumana do capitalismo ainda à difÃcil de ser consolidada, porque a sociedade, em geral, està se tornando cada vez mais esvaziada de sentimentos positivos, quando investe na competitividade sem limites. Os resultados tambÃm indicam que: os alunos compreendem o seu papel no cenÃrio da construÃÃo da Cultura de Paz e solicitam maior presenÃa dos professores que ainda nÃo se envolveram com o VIVE. Certamente, o VIVE traduz um novo ideal de existÃncia humana, fazendo acreditar que outro mundo à possÃvel. Pode-se, pois, sonhar com um mundo de paz? NÃo apenas sonhar, mas tambÃm construÃ-lo, visto que à preciso paz para poder sorrir, para poder viver, para poder ser.
id UFC_da0a62f8b7055ecb74a43f6e125d83aa
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7979
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanosYouth in school School Wladimir Roriz: construction of culture of peace and human values2014-06-06Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Viviane Ache Cancian45221057034Elione Maria Nogueira Diogenes32280688387http://lattes.cnpq.br/235256786664138806056652300http://lattes.cnpq.br/6255977372087499Maria Joyce Maia Costa CarneiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJovens Cultura de Paz Valores HumanosYouth Culture of Peace Human ValuesEDUCACAOEsta pesquisa foi realizada durante dois anos (2011/2012), com os jovens alunos da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz (EEMWR), na qual se buscou a construÃÃo de uma Cultura de Paz e dos Valores Humanos. Foram valiosos os momentos de partilha e solidariedade no processo, em que acompanhei o desenvolvimento do âPrograma Vivendo Valores na EducaÃÃoâ (VIVE) cujo objetivo foi levar a comunidade escolar, em especial os jovens, a refletir, atravÃs dos Valores Humanos, atitudes no ambiente escolar que propiciem uma Cultura de Paz. Assim, por meio do acompanhamento do VIVE na EEMWR foi possÃvel perceber como os alunos da mesma relacionavam-se com o referido Programa. A metodologia utilizada configurou-se na pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; LE BOTERFE, 1985; SEVERINO, 2002; LAKATOS; MARCONI, 2004) cujas principais fases foram: 1) realizaÃÃo de quatro (4) encontros inspirados nos CÃrculos de Cultura (CC), de Paulo Freire, com 15 (quinze) alunos do VIVE, para partilharem experiÃncias a partir da aprendizagem dos Valores Humanos, no sentido de construir-se uma Cultura de Paz no contexto escolar. AlÃm disso, foi realizada uma sessÃo de Grupo Focal com oito (8) alunos dentre os que participavam do VIVE; 2) dois (2) SeminÃrios de sensibilizaÃÃo e apresentaÃÃo do Plano de Estudo do Doutorado com (trinta e dois (32) professores e quatro (4) gestores da escola. O segundo encontro foi realizado para retorno no sentido de serem expostos os resultados da pesquisa; 3) revisÃo da literatura sobre a temÃtica; 4) anÃlise documental dos principais materiais que embasam o VIVE e o Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP); 5) realizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas com doze (12) professores dentre os que estavam presentes nos seminÃrios, oito (8) alunos, cinco (5) pais, trÃs (3) gestores da EEMWR para apreenderem-se suas percepÃÃes com relaÃÃo ao VIVE; 6) efetivaÃÃo de duas (2) entrevistas semiestruturadas, uma, com a coordenadora do VIVE e, outra, com a diretora da 9 Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da EducaÃÃo (CREDE); 7) realizaÃÃo de uma entrevista semiestruturada com o coordenador do Programa GeraÃÃo da Paz na Secretaria da EducaÃÃo do Estado do Cearà (SEDUC); 8) uma entrevista nÃo estruturada com 3 (trÃs) gestores sobre os desafios do VIVE na escola. O processo de pesquisa participante foi importante porque me inseri como pesquisadora no cotidiano da escola, a fim de sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de abordar a temÃtica dos Valores Humanos, apresentada pelo VIVE nas atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados sÃo: a) os jovens estÃo abertos a viverem novas experiÃncias e se sentem felizes quando lhes sÃo dadas oportunidades de vivenciar Valores Humanos positivos como a paz, a amizade, o amor, a solidariedade e a uniÃo; b) os professores, igualmente, entendem que o VIVE tem excelentes propÃsitos e precisa ser fortalecido, nÃo apenas na escola, mas na sociedade como um todo; c) o NÃcleo Gestor da escola apoia inteiramente a iniciativa e oferece aportes estratÃgicos ao seu desenvolvimento; d) os pais nÃo participam devido, principalmente, à distÃncia entre o lugar que residem e a escola; e) existem dificuldades apontadas pelos alunos no que diz respeito aos espaÃos fÃsicos para a realizaÃÃo de atividades que exigem concentraÃÃo, como leitura, ensaios de peÃas de teatro, reuniÃes etc. Entretanto, a vivÃncia de Valores Humanos que se contrapÃem à lÃgica desumana do capitalismo ainda à difÃcil de ser consolidada, porque a sociedade, em geral, està se tornando cada vez mais esvaziada de sentimentos positivos, quando investe na competitividade sem limites. Os resultados tambÃm indicam que: os alunos compreendem o seu papel no cenÃrio da construÃÃo da Cultura de Paz e solicitam maior presenÃa dos professores que ainda nÃo se envolveram com o VIVE. Certamente, o VIVE traduz um novo ideal de existÃncia humana, fazendo acreditar que outro mundo à possÃvel. Pode-se, pois, sonhar com um mundo de paz? NÃo apenas sonhar, mas tambÃm construÃ-lo, visto que à preciso paz para poder sorrir, para poder viver, para poder ser. This research was conducted for two years (2011/2012), with the young students, the High School Wladimir Roriz (EEMWR), it happened to building a Culture of Peace and Human Values, as valuable moments of sharing and solidarity in the process, I have followed the development of âLiving Values Education programâ (LIVE), whose goal is to bring the school community, especially young people, to reflect human values through attitudes in the school environment that fosters a culture So the Peace, by monitoring the LIVE IN EEMWR was possible to see how the young students of the same were related to this Program. The methodology used was configured in participatory research (BRANDÃO, 1984; LE BOTERFE, 1985; LAKATOS; MARCONI, 2004; SEVERINO, 2002), whose main phases: 1) conducting four (4) meetings inspired the Culture Circles (CC) of Paulo Freire with fifteen (15) students from LIVE to share experiences from the learning of human values in order to build a Culture of Peace in the school context. In addition, a focus group session with eight (8) among students attending the LIVE was held; 2) two (2) seminars to raise awareness and presentation of the Doctoral Study Plan 32 (thirty two) teachers and four (4) school managers. The second meeting was held to return in order to expose the results of research; 3) review of literature on the topic; 4) documentary analysis of key materials that support the VIVE and Policy Project (PPP); 5) conducting semi-structured interviews with twelve (12) teachers from among those who were present at the seminar, eight (8) students, five (5) parents, three (3) managers EEMWR to capture their perceptions regarding LIVE; 6) conducting two (2) semi-structured interviews, one with the coordinator of LIVE and another with director of the 9th Regional Coordinator for Education Development (CREDE); 7) conducting a semi-structured interview with the coordinator of the Generation of Peace Programme in Department of Education (SEDUC); 8) An unstructured interview with three (3) managers LIVE on the challenges of school. The research process was important because participants enter me as a researcher in the everyday, in order to sensitize the school community about the need to address the issue of Human Values, presented by LIVE on related teaching and learning activities. The results are: a) young people are open to new experiences and live feel happy when you opportunities to experience positive human values such as peace, friendship, love, solidarity and unity are given; b) teachers also understand that LIVE has excellent purposes, and needs to be strengthened, not only in school but in society as a whole; c) Manager Core school fully supports the initiative and offers strategic contributions to its development; d) parents do not participate, mainly due to the distance between the place they live and the school; e) there are difficulties pointed out by the students with regard to physical spaces for performing activities that require concentration , such as reading, testing plays, meetings etc. However, the experience of human values that oppose the inhuman logic of capitalism, it is still difficult to be consolidated because society in general is becoming increasingly emptied of positive feelings when investing in competitiveness without limits. The results also indicate that: students understand their role in the scenario of building a Culture of Peace and solicit greater presence of teachers who are not yet involved with LIVE. Certainly, LIVE represents a new ideal of human existence, making believe that another world is possible. One could therefore dream of a world of peace? Not only dream but to build it as it is necessary to peace could smile, in order to live, to be able. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12385application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:32Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Youth in school School Wladimir Roriz: construction of culture of peace and human values
title Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos
spellingShingle Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos
Maria Joyce Maia Costa Carneiro
Jovens
Cultura de Paz
Valores Humanos
Youth
Culture of Peace
Human Values
EDUCACAO
title_short Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos
title_full Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos
title_fullStr Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos
title_full_unstemmed Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos
title_sort Jovens da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz: construÃÃo da cultura de paz e dos valores humanos
author Maria Joyce Maia Costa Carneiro
author_facet Maria Joyce Maia Costa Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Viviane Ache Cancian
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 45221057034
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Elione Maria Nogueira Diogenes
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 32280688387
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2352567866641388
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06056652300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6255977372087499
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Joyce Maia Costa Carneiro
contributor_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
Ãngela Maria Bessa Linhares
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Viviane Ache Cancian
Elione Maria Nogueira Diogenes
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Cultura de Paz
Valores Humanos
topic Jovens
Cultura de Paz
Valores Humanos
Youth
Culture of Peace
Human Values
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth
Culture of Peace
Human Values
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa foi realizada durante dois anos (2011/2012), com os jovens alunos da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz (EEMWR), na qual se buscou a construÃÃo de uma Cultura de Paz e dos Valores Humanos. Foram valiosos os momentos de partilha e solidariedade no processo, em que acompanhei o desenvolvimento do âPrograma Vivendo Valores na EducaÃÃoâ (VIVE) cujo objetivo foi levar a comunidade escolar, em especial os jovens, a refletir, atravÃs dos Valores Humanos, atitudes no ambiente escolar que propiciem uma Cultura de Paz. Assim, por meio do acompanhamento do VIVE na EEMWR foi possÃvel perceber como os alunos da mesma relacionavam-se com o referido Programa. A metodologia utilizada configurou-se na pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; LE BOTERFE, 1985; SEVERINO, 2002; LAKATOS; MARCONI, 2004) cujas principais fases foram: 1) realizaÃÃo de quatro (4) encontros inspirados nos CÃrculos de Cultura (CC), de Paulo Freire, com 15 (quinze) alunos do VIVE, para partilharem experiÃncias a partir da aprendizagem dos Valores Humanos, no sentido de construir-se uma Cultura de Paz no contexto escolar. AlÃm disso, foi realizada uma sessÃo de Grupo Focal com oito (8) alunos dentre os que participavam do VIVE; 2) dois (2) SeminÃrios de sensibilizaÃÃo e apresentaÃÃo do Plano de Estudo do Doutorado com (trinta e dois (32) professores e quatro (4) gestores da escola. O segundo encontro foi realizado para retorno no sentido de serem expostos os resultados da pesquisa; 3) revisÃo da literatura sobre a temÃtica; 4) anÃlise documental dos principais materiais que embasam o VIVE e o Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP); 5) realizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas com doze (12) professores dentre os que estavam presentes nos seminÃrios, oito (8) alunos, cinco (5) pais, trÃs (3) gestores da EEMWR para apreenderem-se suas percepÃÃes com relaÃÃo ao VIVE; 6) efetivaÃÃo de duas (2) entrevistas semiestruturadas, uma, com a coordenadora do VIVE e, outra, com a diretora da 9 Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da EducaÃÃo (CREDE); 7) realizaÃÃo de uma entrevista semiestruturada com o coordenador do Programa GeraÃÃo da Paz na Secretaria da EducaÃÃo do Estado do Cearà (SEDUC); 8) uma entrevista nÃo estruturada com 3 (trÃs) gestores sobre os desafios do VIVE na escola. O processo de pesquisa participante foi importante porque me inseri como pesquisadora no cotidiano da escola, a fim de sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de abordar a temÃtica dos Valores Humanos, apresentada pelo VIVE nas atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados sÃo: a) os jovens estÃo abertos a viverem novas experiÃncias e se sentem felizes quando lhes sÃo dadas oportunidades de vivenciar Valores Humanos positivos como a paz, a amizade, o amor, a solidariedade e a uniÃo; b) os professores, igualmente, entendem que o VIVE tem excelentes propÃsitos e precisa ser fortalecido, nÃo apenas na escola, mas na sociedade como um todo; c) o NÃcleo Gestor da escola apoia inteiramente a iniciativa e oferece aportes estratÃgicos ao seu desenvolvimento; d) os pais nÃo participam devido, principalmente, à distÃncia entre o lugar que residem e a escola; e) existem dificuldades apontadas pelos alunos no que diz respeito aos espaÃos fÃsicos para a realizaÃÃo de atividades que exigem concentraÃÃo, como leitura, ensaios de peÃas de teatro, reuniÃes etc. Entretanto, a vivÃncia de Valores Humanos que se contrapÃem à lÃgica desumana do capitalismo ainda à difÃcil de ser consolidada, porque a sociedade, em geral, està se tornando cada vez mais esvaziada de sentimentos positivos, quando investe na competitividade sem limites. Os resultados tambÃm indicam que: os alunos compreendem o seu papel no cenÃrio da construÃÃo da Cultura de Paz e solicitam maior presenÃa dos professores que ainda nÃo se envolveram com o VIVE. Certamente, o VIVE traduz um novo ideal de existÃncia humana, fazendo acreditar que outro mundo à possÃvel. Pode-se, pois, sonhar com um mundo de paz? NÃo apenas sonhar, mas tambÃm construÃ-lo, visto que à preciso paz para poder sorrir, para poder viver, para poder ser.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research was conducted for two years (2011/2012), with the young students, the High School Wladimir Roriz (EEMWR), it happened to building a Culture of Peace and Human Values, as valuable moments of sharing and solidarity in the process, I have followed the development of âLiving Values Education programâ (LIVE), whose goal is to bring the school community, especially young people, to reflect human values through attitudes in the school environment that fosters a culture So the Peace, by monitoring the LIVE IN EEMWR was possible to see how the young students of the same were related to this Program. The methodology used was configured in participatory research (BRANDÃO, 1984; LE BOTERFE, 1985; LAKATOS; MARCONI, 2004; SEVERINO, 2002), whose main phases: 1) conducting four (4) meetings inspired the Culture Circles (CC) of Paulo Freire with fifteen (15) students from LIVE to share experiences from the learning of human values in order to build a Culture of Peace in the school context. In addition, a focus group session with eight (8) among students attending the LIVE was held; 2) two (2) seminars to raise awareness and presentation of the Doctoral Study Plan 32 (thirty two) teachers and four (4) school managers. The second meeting was held to return in order to expose the results of research; 3) review of literature on the topic; 4) documentary analysis of key materials that support the VIVE and Policy Project (PPP); 5) conducting semi-structured interviews with twelve (12) teachers from among those who were present at the seminar, eight (8) students, five (5) parents, three (3) managers EEMWR to capture their perceptions regarding LIVE; 6) conducting two (2) semi-structured interviews, one with the coordinator of LIVE and another with director of the 9th Regional Coordinator for Education Development (CREDE); 7) conducting a semi-structured interview with the coordinator of the Generation of Peace Programme in Department of Education (SEDUC); 8) An unstructured interview with three (3) managers LIVE on the challenges of school. The research process was important because participants enter me as a researcher in the everyday, in order to sensitize the school community about the need to address the issue of Human Values, presented by LIVE on related teaching and learning activities. The results are: a) young people are open to new experiences and live feel happy when you opportunities to experience positive human values such as peace, friendship, love, solidarity and unity are given; b) teachers also understand that LIVE has excellent purposes, and needs to be strengthened, not only in school but in society as a whole; c) Manager Core school fully supports the initiative and offers strategic contributions to its development; d) parents do not participate, mainly due to the distance between the place they live and the school; e) there are difficulties pointed out by the students with regard to physical spaces for performing activities that require concentration , such as reading, testing plays, meetings etc. However, the experience of human values that oppose the inhuman logic of capitalism, it is still difficult to be consolidated because society in general is becoming increasingly emptied of positive feelings when investing in competitiveness without limits. The results also indicate that: students understand their role in the scenario of building a Culture of Peace and solicit greater presence of teachers who are not yet involved with LIVE. Certainly, LIVE represents a new ideal of human existence, making believe that another world is possible. One could therefore dream of a world of peace? Not only dream but to build it as it is necessary to peace could smile, in order to live, to be able.
description Esta pesquisa foi realizada durante dois anos (2011/2012), com os jovens alunos da Escola de Ensino MÃdio Wladimir Roriz (EEMWR), na qual se buscou a construÃÃo de uma Cultura de Paz e dos Valores Humanos. Foram valiosos os momentos de partilha e solidariedade no processo, em que acompanhei o desenvolvimento do âPrograma Vivendo Valores na EducaÃÃoâ (VIVE) cujo objetivo foi levar a comunidade escolar, em especial os jovens, a refletir, atravÃs dos Valores Humanos, atitudes no ambiente escolar que propiciem uma Cultura de Paz. Assim, por meio do acompanhamento do VIVE na EEMWR foi possÃvel perceber como os alunos da mesma relacionavam-se com o referido Programa. A metodologia utilizada configurou-se na pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; LE BOTERFE, 1985; SEVERINO, 2002; LAKATOS; MARCONI, 2004) cujas principais fases foram: 1) realizaÃÃo de quatro (4) encontros inspirados nos CÃrculos de Cultura (CC), de Paulo Freire, com 15 (quinze) alunos do VIVE, para partilharem experiÃncias a partir da aprendizagem dos Valores Humanos, no sentido de construir-se uma Cultura de Paz no contexto escolar. AlÃm disso, foi realizada uma sessÃo de Grupo Focal com oito (8) alunos dentre os que participavam do VIVE; 2) dois (2) SeminÃrios de sensibilizaÃÃo e apresentaÃÃo do Plano de Estudo do Doutorado com (trinta e dois (32) professores e quatro (4) gestores da escola. O segundo encontro foi realizado para retorno no sentido de serem expostos os resultados da pesquisa; 3) revisÃo da literatura sobre a temÃtica; 4) anÃlise documental dos principais materiais que embasam o VIVE e o Projeto PolÃtico PedagÃgico (PPP); 5) realizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas com doze (12) professores dentre os que estavam presentes nos seminÃrios, oito (8) alunos, cinco (5) pais, trÃs (3) gestores da EEMWR para apreenderem-se suas percepÃÃes com relaÃÃo ao VIVE; 6) efetivaÃÃo de duas (2) entrevistas semiestruturadas, uma, com a coordenadora do VIVE e, outra, com a diretora da 9 Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da EducaÃÃo (CREDE); 7) realizaÃÃo de uma entrevista semiestruturada com o coordenador do Programa GeraÃÃo da Paz na Secretaria da EducaÃÃo do Estado do Cearà (SEDUC); 8) uma entrevista nÃo estruturada com 3 (trÃs) gestores sobre os desafios do VIVE na escola. O processo de pesquisa participante foi importante porque me inseri como pesquisadora no cotidiano da escola, a fim de sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de abordar a temÃtica dos Valores Humanos, apresentada pelo VIVE nas atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados sÃo: a) os jovens estÃo abertos a viverem novas experiÃncias e se sentem felizes quando lhes sÃo dadas oportunidades de vivenciar Valores Humanos positivos como a paz, a amizade, o amor, a solidariedade e a uniÃo; b) os professores, igualmente, entendem que o VIVE tem excelentes propÃsitos e precisa ser fortalecido, nÃo apenas na escola, mas na sociedade como um todo; c) o NÃcleo Gestor da escola apoia inteiramente a iniciativa e oferece aportes estratÃgicos ao seu desenvolvimento; d) os pais nÃo participam devido, principalmente, à distÃncia entre o lugar que residem e a escola; e) existem dificuldades apontadas pelos alunos no que diz respeito aos espaÃos fÃsicos para a realizaÃÃo de atividades que exigem concentraÃÃo, como leitura, ensaios de peÃas de teatro, reuniÃes etc. Entretanto, a vivÃncia de Valores Humanos que se contrapÃem à lÃgica desumana do capitalismo ainda à difÃcil de ser consolidada, porque a sociedade, em geral, està se tornando cada vez mais esvaziada de sentimentos positivos, quando investe na competitividade sem limites. Os resultados tambÃm indicam que: os alunos compreendem o seu papel no cenÃrio da construÃÃo da Cultura de Paz e solicitam maior presenÃa dos professores que ainda nÃo se envolveram com o VIVE. Certamente, o VIVE traduz um novo ideal de existÃncia humana, fazendo acreditar que outro mundo à possÃvel. Pode-se, pois, sonhar com um mundo de paz? NÃo apenas sonhar, mas tambÃm construÃ-lo, visto que à preciso paz para poder sorrir, para poder viver, para poder ser.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12385
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295191627464704