Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igor Pires de Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4985
Resumo: No presente trabalho, mostramos um estudo sobre o grafeno (monocamada e bicamada) quando este encontra-se dopado com Ãtomos pertencentes ao grupo dos metais alcalinos e ao grupo dos halogÃnios. A transferÃncia de cargas e a energia de interaÃÃo entre o Ãtomo dopante e o grafeno foram calculados a partir da Teoria do Funcional da densidade (DFT) utilizando o cÃdigo SIESTA. AlÃm disso, analisou-se o efeito dessa interaÃÃo na estrutura eletrÃnica do grafeno, focando principalmente em uma possÃvel transiÃÃo metal-isolante. Tanto a monocamada como a bicamada de grafeno foram dopadas com os Ãtomos de lÃtio (Li), sÃdio (Na), potÃssio (K), dentre os metais alcalinos; e cloro (Cl) e iodo (I), dentre os halogÃnios. AlÃm disso, no caso da bicamada de grafeno, foi feito um estudo no qual dois Ãtomos dopantes (Li e Cl) atuam sobre a mesma. No caso da monocamada de grafeno, nenhum dos Ãtomos dopantes foi capaz de abrir um gap de energia. Sugerindo que esses Ãtomos trocam cargas com o grafeno sem modificar a estrutura de hibridizaÃÃo do carbono. No caso da bicamada de grafeno, a interaÃÃo com qualquer dos Ãons à suficiente para dar origem a um gap de energia. No entanto a tranferÃncia de cargas muda a energia de Fermi, de modo a manter uma quantidade relevante de cargas livres. A exceÃÃo à no caso em que a bicamada sofre a aÃÃo de dois Ãtomos dopantes, situaÃÃo na qual a energia de Fermi se manteve no meio do gap, garantindo a natureza semicondutora a esse sistema.
id UFC_dba183ffe86632b82f369f6dcc69d268
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3617
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.2010-06-25Eduardo Bedà Barros6375003130484689714304Igor Pires de LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsicaUFCBR Grafeno Metais Alcalinos,FISICA DA MATERIA CONDENSADANo presente trabalho, mostramos um estudo sobre o grafeno (monocamada e bicamada) quando este encontra-se dopado com Ãtomos pertencentes ao grupo dos metais alcalinos e ao grupo dos halogÃnios. A transferÃncia de cargas e a energia de interaÃÃo entre o Ãtomo dopante e o grafeno foram calculados a partir da Teoria do Funcional da densidade (DFT) utilizando o cÃdigo SIESTA. AlÃm disso, analisou-se o efeito dessa interaÃÃo na estrutura eletrÃnica do grafeno, focando principalmente em uma possÃvel transiÃÃo metal-isolante. Tanto a monocamada como a bicamada de grafeno foram dopadas com os Ãtomos de lÃtio (Li), sÃdio (Na), potÃssio (K), dentre os metais alcalinos; e cloro (Cl) e iodo (I), dentre os halogÃnios. AlÃm disso, no caso da bicamada de grafeno, foi feito um estudo no qual dois Ãtomos dopantes (Li e Cl) atuam sobre a mesma. No caso da monocamada de grafeno, nenhum dos Ãtomos dopantes foi capaz de abrir um gap de energia. Sugerindo que esses Ãtomos trocam cargas com o grafeno sem modificar a estrutura de hibridizaÃÃo do carbono. No caso da bicamada de grafeno, a interaÃÃo com qualquer dos Ãons à suficiente para dar origem a um gap de energia. No entanto a tranferÃncia de cargas muda a energia de Fermi, de modo a manter uma quantidade relevante de cargas livres. A exceÃÃo à no caso em que a bicamada sofre a aÃÃo de dois Ãtomos dopantes, situaÃÃo na qual a energia de Fermi se manteve no meio do gap, garantindo a natureza semicondutora a esse sistema. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4985application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:06Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.
title Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.
spellingShingle Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.
Igor Pires de Lima
Grafeno
Metais Alcalinos,
FISICA DA MATERIA CONDENSADA
title_short Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.
title_full Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.
title_fullStr Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.
title_full_unstemmed Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.
title_sort Estudo de monocamadas e bicamadas de grafeno dopadas com metais alcalinos e halogÃnios via DFT.
author Igor Pires de Lima
author_facet Igor Pires de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Bedà Barros
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 63750031304
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 84689714304
dc.contributor.author.fl_str_mv Igor Pires de Lima
contributor_str_mv Eduardo Bedà Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Grafeno
Metais Alcalinos,
topic Grafeno
Metais Alcalinos,
FISICA DA MATERIA CONDENSADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FISICA DA MATERIA CONDENSADA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv No presente trabalho, mostramos um estudo sobre o grafeno (monocamada e bicamada) quando este encontra-se dopado com Ãtomos pertencentes ao grupo dos metais alcalinos e ao grupo dos halogÃnios. A transferÃncia de cargas e a energia de interaÃÃo entre o Ãtomo dopante e o grafeno foram calculados a partir da Teoria do Funcional da densidade (DFT) utilizando o cÃdigo SIESTA. AlÃm disso, analisou-se o efeito dessa interaÃÃo na estrutura eletrÃnica do grafeno, focando principalmente em uma possÃvel transiÃÃo metal-isolante. Tanto a monocamada como a bicamada de grafeno foram dopadas com os Ãtomos de lÃtio (Li), sÃdio (Na), potÃssio (K), dentre os metais alcalinos; e cloro (Cl) e iodo (I), dentre os halogÃnios. AlÃm disso, no caso da bicamada de grafeno, foi feito um estudo no qual dois Ãtomos dopantes (Li e Cl) atuam sobre a mesma. No caso da monocamada de grafeno, nenhum dos Ãtomos dopantes foi capaz de abrir um gap de energia. Sugerindo que esses Ãtomos trocam cargas com o grafeno sem modificar a estrutura de hibridizaÃÃo do carbono. No caso da bicamada de grafeno, a interaÃÃo com qualquer dos Ãons à suficiente para dar origem a um gap de energia. No entanto a tranferÃncia de cargas muda a energia de Fermi, de modo a manter uma quantidade relevante de cargas livres. A exceÃÃo à no caso em que a bicamada sofre a aÃÃo de dois Ãtomos dopantes, situaÃÃo na qual a energia de Fermi se manteve no meio do gap, garantindo a natureza semicondutora a esse sistema.
description No presente trabalho, mostramos um estudo sobre o grafeno (monocamada e bicamada) quando este encontra-se dopado com Ãtomos pertencentes ao grupo dos metais alcalinos e ao grupo dos halogÃnios. A transferÃncia de cargas e a energia de interaÃÃo entre o Ãtomo dopante e o grafeno foram calculados a partir da Teoria do Funcional da densidade (DFT) utilizando o cÃdigo SIESTA. AlÃm disso, analisou-se o efeito dessa interaÃÃo na estrutura eletrÃnica do grafeno, focando principalmente em uma possÃvel transiÃÃo metal-isolante. Tanto a monocamada como a bicamada de grafeno foram dopadas com os Ãtomos de lÃtio (Li), sÃdio (Na), potÃssio (K), dentre os metais alcalinos; e cloro (Cl) e iodo (I), dentre os halogÃnios. AlÃm disso, no caso da bicamada de grafeno, foi feito um estudo no qual dois Ãtomos dopantes (Li e Cl) atuam sobre a mesma. No caso da monocamada de grafeno, nenhum dos Ãtomos dopantes foi capaz de abrir um gap de energia. Sugerindo que esses Ãtomos trocam cargas com o grafeno sem modificar a estrutura de hibridizaÃÃo do carbono. No caso da bicamada de grafeno, a interaÃÃo com qualquer dos Ãons à suficiente para dar origem a um gap de energia. No entanto a tranferÃncia de cargas muda a energia de Fermi, de modo a manter uma quantidade relevante de cargas livres. A exceÃÃo à no caso em que a bicamada sofre a aÃÃo de dois Ãtomos dopantes, situaÃÃo na qual a energia de Fermi se manteve no meio do gap, garantindo a natureza semicondutora a esse sistema.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4985
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295142435618816