Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocicler Oliveira Holanda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4972
Resumo: Neste trabalho, cristais de l-glutamina (C5H10N2O3) foram submetidos à anÃlises atravÃs da tÃcnica de espectroscopia Raman. Inicialmente realizou-se uma identificaÃÃo tentativa de todas as bandas Raman e em uma segunda etapa obteve-se os espectros do material variando os parÃmetros termodinÃmicos de pressÃo hidrostÃtica e temperatura. A regiÃo espectral para os experimentos realizados em funÃÃo da pressÃo hidrostÃtica esteve entre 40 cm-1 e 3550 cm-1 e a variaÃÃo da pressÃo entre 0 GPa e 5,8 GPa. Os resultados mostram que o cristal de l-glutamina sofre uma transiÃÃo de fase estrutural reversÃvel em torno de aproximadamente 3,0 GPa. As medidas em funÃÃo da temperatura foram realizadas em duas polarizaÃÃes distintas na regiÃo espectral entre 30 cm-1 e 3600 cm-1 e no intervalo de temperatura entre 20ÂC e 140ÂC. Os resultados obtidos em funÃÃo da temperatura nÃo apresentam indÃcios de que o cristal de l-glutamina sofra uma tansiÃÃo de fase ou mudanÃas conformacionais em suas molÃculas na cÃlula unitÃria.
id UFC_dd8a9e51ecfcf5c281f748de604c3e61
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3652
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPropriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas. Vibrational properties of l-glutamine under high pressures and high temperatures2010-07-21Paulo de Tarso Cavalcante Freire2284693032598783289372http://lattes.cnpq.br/6186225574420844 Rocicler Oliveira HolandaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsicaUFCBRL-Glutamina Espectroscopia Raman PressÃo HidrostÃtica TransiÃÃo de Fase Temperatura L-Glutamine Raman Spectroscopy Hydrostatic Pressure Transition Phase TemperatureFISICA DA MATERIA CONDENSADANeste trabalho, cristais de l-glutamina (C5H10N2O3) foram submetidos à anÃlises atravÃs da tÃcnica de espectroscopia Raman. Inicialmente realizou-se uma identificaÃÃo tentativa de todas as bandas Raman e em uma segunda etapa obteve-se os espectros do material variando os parÃmetros termodinÃmicos de pressÃo hidrostÃtica e temperatura. A regiÃo espectral para os experimentos realizados em funÃÃo da pressÃo hidrostÃtica esteve entre 40 cm-1 e 3550 cm-1 e a variaÃÃo da pressÃo entre 0 GPa e 5,8 GPa. Os resultados mostram que o cristal de l-glutamina sofre uma transiÃÃo de fase estrutural reversÃvel em torno de aproximadamente 3,0 GPa. As medidas em funÃÃo da temperatura foram realizadas em duas polarizaÃÃes distintas na regiÃo espectral entre 30 cm-1 e 3600 cm-1 e no intervalo de temperatura entre 20ÂC e 140ÂC. Os resultados obtidos em funÃÃo da temperatura nÃo apresentam indÃcios de que o cristal de l-glutamina sofra uma tansiÃÃo de fase ou mudanÃas conformacionais em suas molÃculas na cÃlula unitÃria. In this work, crystals of l-glutamine (C5H10N2O3) were subjected to analysis by Raman spectroscopy. Initially there was a identification attempt of all Raman bands and a second step we obtained the spectra of material ranging from the thermodynamic parameters of hydrostatic pressure and temperature. The spectral region for the experiments as a function of hydrostatic pressure was between 40 cm-1 and 3550 cm-1 and the variation of pressure between 0 GPa and 5.8 GPa. The results show that the crystal of l-glutamine undergoes a transition reversible structural phase around 3.0 GPa. Measures in function of temperature were made at two different biases in the spectral region between 30 cm-1 and 3600 cm-1 and in the temperature range between 20 ÂC and 140 ÂC. The results as a function of temperature does not provide evidence that the crystal of l-glutamine undergoes a transition phase or conformational changes in their molecules in the unit cell.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4972application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Vibrational properties of l-glutamine under high pressures and high temperatures
title Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.
spellingShingle Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.
Rocicler Oliveira Holanda
L-Glutamina
Espectroscopia Raman
PressÃo HidrostÃtica
TransiÃÃo de Fase
Temperatura
L-Glutamine
Raman Spectroscopy
Hydrostatic Pressure
Transition Phase
Temperature
FISICA DA MATERIA CONDENSADA
title_short Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.
title_full Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.
title_fullStr Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.
title_full_unstemmed Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.
title_sort Propriedades Vibracionais da L-glutamina sob altas pressÃes e sob altas temperaturas.
author Rocicler Oliveira Holanda
author_facet Rocicler Oliveira Holanda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo de Tarso Cavalcante Freire
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22846930325
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 98783289372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6186225574420844
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocicler Oliveira Holanda
contributor_str_mv Paulo de Tarso Cavalcante Freire
dc.subject.por.fl_str_mv L-Glutamina
Espectroscopia Raman
PressÃo HidrostÃtica
TransiÃÃo de Fase
Temperatura
topic L-Glutamina
Espectroscopia Raman
PressÃo HidrostÃtica
TransiÃÃo de Fase
Temperatura
L-Glutamine
Raman Spectroscopy
Hydrostatic Pressure
Transition Phase
Temperature
FISICA DA MATERIA CONDENSADA
dc.subject.eng.fl_str_mv L-Glutamine
Raman Spectroscopy
Hydrostatic Pressure
Transition Phase
Temperature
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FISICA DA MATERIA CONDENSADA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Neste trabalho, cristais de l-glutamina (C5H10N2O3) foram submetidos à anÃlises atravÃs da tÃcnica de espectroscopia Raman. Inicialmente realizou-se uma identificaÃÃo tentativa de todas as bandas Raman e em uma segunda etapa obteve-se os espectros do material variando os parÃmetros termodinÃmicos de pressÃo hidrostÃtica e temperatura. A regiÃo espectral para os experimentos realizados em funÃÃo da pressÃo hidrostÃtica esteve entre 40 cm-1 e 3550 cm-1 e a variaÃÃo da pressÃo entre 0 GPa e 5,8 GPa. Os resultados mostram que o cristal de l-glutamina sofre uma transiÃÃo de fase estrutural reversÃvel em torno de aproximadamente 3,0 GPa. As medidas em funÃÃo da temperatura foram realizadas em duas polarizaÃÃes distintas na regiÃo espectral entre 30 cm-1 e 3600 cm-1 e no intervalo de temperatura entre 20ÂC e 140ÂC. Os resultados obtidos em funÃÃo da temperatura nÃo apresentam indÃcios de que o cristal de l-glutamina sofra uma tansiÃÃo de fase ou mudanÃas conformacionais em suas molÃculas na cÃlula unitÃria.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In this work, crystals of l-glutamine (C5H10N2O3) were subjected to analysis by Raman spectroscopy. Initially there was a identification attempt of all Raman bands and a second step we obtained the spectra of material ranging from the thermodynamic parameters of hydrostatic pressure and temperature. The spectral region for the experiments as a function of hydrostatic pressure was between 40 cm-1 and 3550 cm-1 and the variation of pressure between 0 GPa and 5.8 GPa. The results show that the crystal of l-glutamine undergoes a transition reversible structural phase around 3.0 GPa. Measures in function of temperature were made at two different biases in the spectral region between 30 cm-1 and 3600 cm-1 and in the temperature range between 20 ÂC and 140 ÂC. The results as a function of temperature does not provide evidence that the crystal of l-glutamine undergoes a transition phase or conformational changes in their molecules in the unit cell.
description Neste trabalho, cristais de l-glutamina (C5H10N2O3) foram submetidos à anÃlises atravÃs da tÃcnica de espectroscopia Raman. Inicialmente realizou-se uma identificaÃÃo tentativa de todas as bandas Raman e em uma segunda etapa obteve-se os espectros do material variando os parÃmetros termodinÃmicos de pressÃo hidrostÃtica e temperatura. A regiÃo espectral para os experimentos realizados em funÃÃo da pressÃo hidrostÃtica esteve entre 40 cm-1 e 3550 cm-1 e a variaÃÃo da pressÃo entre 0 GPa e 5,8 GPa. Os resultados mostram que o cristal de l-glutamina sofre uma transiÃÃo de fase estrutural reversÃvel em torno de aproximadamente 3,0 GPa. As medidas em funÃÃo da temperatura foram realizadas em duas polarizaÃÃes distintas na regiÃo espectral entre 30 cm-1 e 3600 cm-1 e no intervalo de temperatura entre 20ÂC e 140ÂC. Os resultados obtidos em funÃÃo da temperatura nÃo apresentam indÃcios de que o cristal de l-glutamina sofra uma tansiÃÃo de fase ou mudanÃas conformacionais em suas molÃculas na cÃlula unitÃria.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4972
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295142328664064