A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19934 |
Resumo: | A metafÃsica sempre se entendeu como o fundamento da filosofia, no entanto, estamos vivendo numa Ãpoca em que se afirma nÃo ter sentido abordar questÃes filosÃficas a partir de princÃpios fundamentais e/ou de sistemas, ou seja, a filosofia enquanto metafÃsica configura-se como anacrÃnica em nossa Ãpoca. Zubiri percebeu, com bastante clareza, que o problema nÃo està na reflexÃo metafÃsica enquanto tal, mas em abordÃ-la a partir de um determinado horizonte: a filosofia antiga, marcada pelo paradigma da mobilidade, chegou, pelo logos, à verdade da realidade; os escolÃsticos, na compreensÃo de que a inteligÃncia torna o homem imagem e semelhanÃa de Deus, afirmam que a verdade da realidade està no ato formal da inteligÃncia, portanto, o ser da coisa à o que a inteligÃncia concebe; os modernos, pela subjetividade, vÃo considerar que a verdade da realidade à alcanÃada pela faculdade intelectiva do sujeito. Ora, a questÃo metafÃsica, para Zubiri, nÃo à primeiramente chegar à verdade da realidade, mas à realidade verdadeira. Por sua anÃlise, ele constata que o sentir foi considerado pelos filÃsofos como um elemento secundÃrio para o conhecimento da verdade das coisas; ele se tornou, simplesmente, uma via para a recepÃÃo de dados; o decisivo era a inteligÃncia que produz conceitos. Assim, por meio da inteligÃncia, os filÃsofos acreditavam chegar à verdade essencial das coisas. Zubiri sistematiza sua crÃtica filosÃfica a partir dessa concepÃÃo, pois considera o sentir um elemento necessÃrio, tanto quanto a inteligÃncia, para saber sobre a coisa, tanto à que utiliza um neologismo para apresentar sua idÃia: a inteligencia sentiente. Ele pretende explicitar, por esse conceito, que todo conceito à uma produÃÃo posterior, isso porque, a realidade verdadeira à apreendida jà no momento do sentir, pois, no sentir a coisa âficaâ enquanto outro na inteligÃncia; à o âestarâ da coisa na inteligÃncia que possibilita o conceito. Neste novo horizonte, a coisa nÃo à mais entendida como substÃncia, como na filosofia antiga, nem com ente, como na escolÃstica, nem como objeto, como na modernidade, mas como substantividade, pois, para Zubiri, a coisa à formada por um sistema substantivo que permite ser ela mesma devido Ãs suas ânotas constitucionaisâ, mas numa relaÃÃo com as demais, por causa de suas ânotas adventÃciasâ. Portanto, Zubiri rompe a barreira do realismo e do idealismo, evidenciando o reÃsmo como a instÃncia para abordar a realidade enquanto tal. |
id |
UFC_dedda4485ad39fc4e7ba054338fac64d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2171 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica2003-11-17Manfredo AraÃjo de Oliveira03274845353Josà Maria Arruda de Souza3781344738777244419368DamiÃo CÃndido de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRFundamento da filosofia MetafÃsica ParadigmaFundamento da filosofia MetafÃsica ParadigmaFILOSOFIAFILOSOFIAA metafÃsica sempre se entendeu como o fundamento da filosofia, no entanto, estamos vivendo numa Ãpoca em que se afirma nÃo ter sentido abordar questÃes filosÃficas a partir de princÃpios fundamentais e/ou de sistemas, ou seja, a filosofia enquanto metafÃsica configura-se como anacrÃnica em nossa Ãpoca. Zubiri percebeu, com bastante clareza, que o problema nÃo està na reflexÃo metafÃsica enquanto tal, mas em abordÃ-la a partir de um determinado horizonte: a filosofia antiga, marcada pelo paradigma da mobilidade, chegou, pelo logos, à verdade da realidade; os escolÃsticos, na compreensÃo de que a inteligÃncia torna o homem imagem e semelhanÃa de Deus, afirmam que a verdade da realidade està no ato formal da inteligÃncia, portanto, o ser da coisa à o que a inteligÃncia concebe; os modernos, pela subjetividade, vÃo considerar que a verdade da realidade à alcanÃada pela faculdade intelectiva do sujeito. Ora, a questÃo metafÃsica, para Zubiri, nÃo à primeiramente chegar à verdade da realidade, mas à realidade verdadeira. Por sua anÃlise, ele constata que o sentir foi considerado pelos filÃsofos como um elemento secundÃrio para o conhecimento da verdade das coisas; ele se tornou, simplesmente, uma via para a recepÃÃo de dados; o decisivo era a inteligÃncia que produz conceitos. Assim, por meio da inteligÃncia, os filÃsofos acreditavam chegar à verdade essencial das coisas. Zubiri sistematiza sua crÃtica filosÃfica a partir dessa concepÃÃo, pois considera o sentir um elemento necessÃrio, tanto quanto a inteligÃncia, para saber sobre a coisa, tanto à que utiliza um neologismo para apresentar sua idÃia: a inteligencia sentiente. Ele pretende explicitar, por esse conceito, que todo conceito à uma produÃÃo posterior, isso porque, a realidade verdadeira à apreendida jà no momento do sentir, pois, no sentir a coisa âficaâ enquanto outro na inteligÃncia; à o âestarâ da coisa na inteligÃncia que possibilita o conceito. Neste novo horizonte, a coisa nÃo à mais entendida como substÃncia, como na filosofia antiga, nem com ente, como na escolÃstica, nem como objeto, como na modernidade, mas como substantividade, pois, para Zubiri, a coisa à formada por um sistema substantivo que permite ser ela mesma devido Ãs suas ânotas constitucionaisâ, mas numa relaÃÃo com as demais, por causa de suas ânotas adventÃciasâ. Portanto, Zubiri rompe a barreira do realismo e do idealismo, evidenciando o reÃsmo como a instÃncia para abordar a realidade enquanto tal.A metafÃsica sempre se entendeu como o fundamento da filosofia, no entanto, estamos vivendo numa Ãpoca em que se afirma nÃo ter sentido abordar questÃes filosÃficas a partir de princÃpios fundamentais e/ou de sistemas, ou seja, a filosofia enquanto metafÃsica configura-se como anacrÃnica em nossa Ãpoca. Zubiri percebeu, com bastante clareza, que o problema nÃo està na reflexÃo metafÃsica enquanto tal, mas em abordÃ-la a partir de um determinado horizonte: a filosofia antiga, marcada pelo paradigma da mobilidade, chegou, pelo logos, à verdade da realidade; os escolÃsticos, na compreensÃo de que a inteligÃncia torna o homem imagem e semelhanÃa de Deus, afirmam que a verdade da realidade està no ato formal da inteligÃncia, portanto, o ser da coisa à o que a inteligÃncia concebe; os modernos, pela subjetividade, vÃo considerar que a verdade da realidade à alcanÃada pela faculdade intelectiva do sujeito. Ora, a questÃo metafÃsica, para Zubiri, nÃo à primeiramente chegar à verdade da realidade, mas à realidade verdadeira. Por sua anÃlise, ele constata que o sentir foi considerado pelos filÃsofos como um elemento secundÃrio para o conhecimento da verdade das coisas; ele se tornou, simplesmente, uma via para a recepÃÃo de dados; o decisivo era a inteligÃncia que produz conceitos. Assim, por meio da inteligÃncia, os filÃsofos acreditavam chegar à verdade essencial das coisas. Zubiri sistematiza sua crÃtica filosÃfica a partir dessa concepÃÃo, pois considera o sentir um elemento necessÃrio, tanto quanto a inteligÃncia, para saber sobre a coisa, tanto à que utiliza um neologismo para apresentar sua idÃia: a inteligencia sentiente. Ele pretende explicitar, por esse conceito, que todo conceito à uma produÃÃo posterior, isso porque, a realidade verdadeira à apreendida jà no momento do sentir, pois, no sentir a coisa âficaâ enquanto outro na inteligÃncia; à o âestarâ da coisa na inteligÃncia que possibilita o conceito. Neste novo horizonte, a coisa nÃo à mais entendida como substÃncia, como na filosofia antiga, nem com ente, como na escolÃstica, nem como objeto, como na modernidade, mas como substantividade, pois, para Zubiri, a coisa à formada por um sistema substantivo que permite ser ela mesma devido Ãs suas ânotas constitucionaisâ, mas numa relaÃÃo com as demais, por causa de suas ânotas adventÃciasâ. Portanto, Zubiri rompe a barreira do realismo e do idealismo, evidenciando o reÃsmo como a instÃncia para abordar a realidade enquanto tal.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19934application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:20Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica |
title |
A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica |
spellingShingle |
A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica DamiÃo CÃndido de Sousa Fundamento da filosofia MetafÃsica Paradigma Fundamento da filosofia MetafÃsica Paradigma FILOSOFIA FILOSOFIA |
title_short |
A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica |
title_full |
A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica |
title_fullStr |
A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica |
title_full_unstemmed |
A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica |
title_sort |
A realidade enquanto categoria metafÃsica fundamental: uma abordagem sobre a crÃtica de Xavier Zubiri à concepÃÃo intelectiva da metafÃsica |
author |
DamiÃo CÃndido de Sousa |
author_facet |
DamiÃo CÃndido de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Manfredo AraÃjo de Oliveira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
03274845353 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josà Maria Arruda de Souza |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
37813447387 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
77244419368 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DamiÃo CÃndido de Sousa |
contributor_str_mv |
Manfredo AraÃjo de Oliveira Josà Maria Arruda de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fundamento da filosofia MetafÃsica Paradigma Fundamento da filosofia MetafÃsica Paradigma |
topic |
Fundamento da filosofia MetafÃsica Paradigma Fundamento da filosofia MetafÃsica Paradigma FILOSOFIA FILOSOFIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
FILOSOFIA FILOSOFIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A metafÃsica sempre se entendeu como o fundamento da filosofia, no entanto, estamos vivendo numa Ãpoca em que se afirma nÃo ter sentido abordar questÃes filosÃficas a partir de princÃpios fundamentais e/ou de sistemas, ou seja, a filosofia enquanto metafÃsica configura-se como anacrÃnica em nossa Ãpoca. Zubiri percebeu, com bastante clareza, que o problema nÃo està na reflexÃo metafÃsica enquanto tal, mas em abordÃ-la a partir de um determinado horizonte: a filosofia antiga, marcada pelo paradigma da mobilidade, chegou, pelo logos, à verdade da realidade; os escolÃsticos, na compreensÃo de que a inteligÃncia torna o homem imagem e semelhanÃa de Deus, afirmam que a verdade da realidade està no ato formal da inteligÃncia, portanto, o ser da coisa à o que a inteligÃncia concebe; os modernos, pela subjetividade, vÃo considerar que a verdade da realidade à alcanÃada pela faculdade intelectiva do sujeito. Ora, a questÃo metafÃsica, para Zubiri, nÃo à primeiramente chegar à verdade da realidade, mas à realidade verdadeira. Por sua anÃlise, ele constata que o sentir foi considerado pelos filÃsofos como um elemento secundÃrio para o conhecimento da verdade das coisas; ele se tornou, simplesmente, uma via para a recepÃÃo de dados; o decisivo era a inteligÃncia que produz conceitos. Assim, por meio da inteligÃncia, os filÃsofos acreditavam chegar à verdade essencial das coisas. Zubiri sistematiza sua crÃtica filosÃfica a partir dessa concepÃÃo, pois considera o sentir um elemento necessÃrio, tanto quanto a inteligÃncia, para saber sobre a coisa, tanto à que utiliza um neologismo para apresentar sua idÃia: a inteligencia sentiente. Ele pretende explicitar, por esse conceito, que todo conceito à uma produÃÃo posterior, isso porque, a realidade verdadeira à apreendida jà no momento do sentir, pois, no sentir a coisa âficaâ enquanto outro na inteligÃncia; à o âestarâ da coisa na inteligÃncia que possibilita o conceito. Neste novo horizonte, a coisa nÃo à mais entendida como substÃncia, como na filosofia antiga, nem com ente, como na escolÃstica, nem como objeto, como na modernidade, mas como substantividade, pois, para Zubiri, a coisa à formada por um sistema substantivo que permite ser ela mesma devido Ãs suas ânotas constitucionaisâ, mas numa relaÃÃo com as demais, por causa de suas ânotas adventÃciasâ. Portanto, Zubiri rompe a barreira do realismo e do idealismo, evidenciando o reÃsmo como a instÃncia para abordar a realidade enquanto tal. A metafÃsica sempre se entendeu como o fundamento da filosofia, no entanto, estamos vivendo numa Ãpoca em que se afirma nÃo ter sentido abordar questÃes filosÃficas a partir de princÃpios fundamentais e/ou de sistemas, ou seja, a filosofia enquanto metafÃsica configura-se como anacrÃnica em nossa Ãpoca. Zubiri percebeu, com bastante clareza, que o problema nÃo està na reflexÃo metafÃsica enquanto tal, mas em abordÃ-la a partir de um determinado horizonte: a filosofia antiga, marcada pelo paradigma da mobilidade, chegou, pelo logos, à verdade da realidade; os escolÃsticos, na compreensÃo de que a inteligÃncia torna o homem imagem e semelhanÃa de Deus, afirmam que a verdade da realidade està no ato formal da inteligÃncia, portanto, o ser da coisa à o que a inteligÃncia concebe; os modernos, pela subjetividade, vÃo considerar que a verdade da realidade à alcanÃada pela faculdade intelectiva do sujeito. Ora, a questÃo metafÃsica, para Zubiri, nÃo à primeiramente chegar à verdade da realidade, mas à realidade verdadeira. Por sua anÃlise, ele constata que o sentir foi considerado pelos filÃsofos como um elemento secundÃrio para o conhecimento da verdade das coisas; ele se tornou, simplesmente, uma via para a recepÃÃo de dados; o decisivo era a inteligÃncia que produz conceitos. Assim, por meio da inteligÃncia, os filÃsofos acreditavam chegar à verdade essencial das coisas. Zubiri sistematiza sua crÃtica filosÃfica a partir dessa concepÃÃo, pois considera o sentir um elemento necessÃrio, tanto quanto a inteligÃncia, para saber sobre a coisa, tanto à que utiliza um neologismo para apresentar sua idÃia: a inteligencia sentiente. Ele pretende explicitar, por esse conceito, que todo conceito à uma produÃÃo posterior, isso porque, a realidade verdadeira à apreendida jà no momento do sentir, pois, no sentir a coisa âficaâ enquanto outro na inteligÃncia; à o âestarâ da coisa na inteligÃncia que possibilita o conceito. Neste novo horizonte, a coisa nÃo à mais entendida como substÃncia, como na filosofia antiga, nem com ente, como na escolÃstica, nem como objeto, como na modernidade, mas como substantividade, pois, para Zubiri, a coisa à formada por um sistema substantivo que permite ser ela mesma devido Ãs suas ânotas constitucionaisâ, mas numa relaÃÃo com as demais, por causa de suas ânotas adventÃciasâ. Portanto, Zubiri rompe a barreira do realismo e do idealismo, evidenciando o reÃsmo como a instÃncia para abordar a realidade enquanto tal. |
description |
A metafÃsica sempre se entendeu como o fundamento da filosofia, no entanto, estamos vivendo numa Ãpoca em que se afirma nÃo ter sentido abordar questÃes filosÃficas a partir de princÃpios fundamentais e/ou de sistemas, ou seja, a filosofia enquanto metafÃsica configura-se como anacrÃnica em nossa Ãpoca. Zubiri percebeu, com bastante clareza, que o problema nÃo està na reflexÃo metafÃsica enquanto tal, mas em abordÃ-la a partir de um determinado horizonte: a filosofia antiga, marcada pelo paradigma da mobilidade, chegou, pelo logos, à verdade da realidade; os escolÃsticos, na compreensÃo de que a inteligÃncia torna o homem imagem e semelhanÃa de Deus, afirmam que a verdade da realidade està no ato formal da inteligÃncia, portanto, o ser da coisa à o que a inteligÃncia concebe; os modernos, pela subjetividade, vÃo considerar que a verdade da realidade à alcanÃada pela faculdade intelectiva do sujeito. Ora, a questÃo metafÃsica, para Zubiri, nÃo à primeiramente chegar à verdade da realidade, mas à realidade verdadeira. Por sua anÃlise, ele constata que o sentir foi considerado pelos filÃsofos como um elemento secundÃrio para o conhecimento da verdade das coisas; ele se tornou, simplesmente, uma via para a recepÃÃo de dados; o decisivo era a inteligÃncia que produz conceitos. Assim, por meio da inteligÃncia, os filÃsofos acreditavam chegar à verdade essencial das coisas. Zubiri sistematiza sua crÃtica filosÃfica a partir dessa concepÃÃo, pois considera o sentir um elemento necessÃrio, tanto quanto a inteligÃncia, para saber sobre a coisa, tanto à que utiliza um neologismo para apresentar sua idÃia: a inteligencia sentiente. Ele pretende explicitar, por esse conceito, que todo conceito à uma produÃÃo posterior, isso porque, a realidade verdadeira à apreendida jà no momento do sentir, pois, no sentir a coisa âficaâ enquanto outro na inteligÃncia; à o âestarâ da coisa na inteligÃncia que possibilita o conceito. Neste novo horizonte, a coisa nÃo à mais entendida como substÃncia, como na filosofia antiga, nem com ente, como na escolÃstica, nem como objeto, como na modernidade, mas como substantividade, pois, para Zubiri, a coisa à formada por um sistema substantivo que permite ser ela mesma devido Ãs suas ânotas constitucionaisâ, mas numa relaÃÃo com as demais, por causa de suas ânotas adventÃciasâ. Portanto, Zubiri rompe a barreira do realismo e do idealismo, evidenciando o reÃsmo como a instÃncia para abordar a realidade enquanto tal. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-11-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19934 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295235691773952 |