PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teana FÃtima BrandÃo de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12262
Resumo: Ao analisar o desenvolvimento histÃrico de inclusÃo da pessoa com deficiÃncia no ensino superior, percebe-se pelos dados dos Ãltimos censos, que o nÃmero de matriculas aumentou 358% entre os anos de 2003 a 2011. SÃo dados importantes por problematizar e levantar reflexÃes acerca desse ingresso. A partir da dÃcada de 1990, surgiram documentos legais que amparam o aluno com deficiÃncia e obrigam as IFES a garantirem nÃo sà o acesso, mas a permanÃncia na universidade. Citamos como exemplo, a regulamentaÃÃo do Decreto Presidencial 5.296/2004 e da Portaria 3.284/2003. Quanto à inclusÃo da pessoa com deficiÃncia na Universidade Federal do Cearà (UFC), inicialmente se deu por aÃÃes pontuais e sem articulaÃÃo entre si, modificando-se a partir de 2005, com a realizaÃÃo e continuidade do Projeto UFC Inclui, com destaque para a institucionalizaÃÃo da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. O presente estudo, com base em pesquisa qualitativa, tem como objetivo conhecer a percepÃÃo dos alunos da UFC com deficiÃncia visual frente Ãs polÃticas pÃblicas de inclusÃo no ensino superior. Para levar a termo este estudo, alguns recortes histÃricos se fizeram necessÃrios, alÃm da aplicaÃÃo de entrevista semi-estruturada com sete alunos da graduaÃÃo e uma aluna da pÃs-graduaÃÃo, desta instituiÃÃo, com deficiÃncia visual. Ao cruzar os resultados com os objetivos especÃficos da pesquisa, conclui-se, a partir da anÃlise de conteÃdo (BARDIN, 1977), que os alunos tÃm conhecimento da existÃncia da Secretaria de Acessibilidade na UFC, inclusive a consideram como essencial para que os mesmos consigam concluir os estudos a cada semestre. Declaram o exame de ingresso como inclusivo, enquanto apontam que a relaÃÃo com o professores sÃo as que mais comprometem a conclusÃo dos estudos, gerando em alguns casos reprovaÃÃo de disciplinas ou atà o trancamento das mesmas.
id UFC_dfd0b3b5ddc593c1866bdec0a47300aa
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8392
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visualPublic policies for person with disabilities in UFC: perceptions of students with visual impairment2014-08-31Andrà Haguette00182529300http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/6776705918285805Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes37086081353http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 61752606353http://lattes.cnpq.br/4674229787268275Teana FÃtima BrandÃo de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRInclusÃoEnsino SuperiorPolÃticas PÃblicasInclusionHigher EducationPublic PolicyPOLITICAS PUBLICASAo analisar o desenvolvimento histÃrico de inclusÃo da pessoa com deficiÃncia no ensino superior, percebe-se pelos dados dos Ãltimos censos, que o nÃmero de matriculas aumentou 358% entre os anos de 2003 a 2011. SÃo dados importantes por problematizar e levantar reflexÃes acerca desse ingresso. A partir da dÃcada de 1990, surgiram documentos legais que amparam o aluno com deficiÃncia e obrigam as IFES a garantirem nÃo sà o acesso, mas a permanÃncia na universidade. Citamos como exemplo, a regulamentaÃÃo do Decreto Presidencial 5.296/2004 e da Portaria 3.284/2003. Quanto à inclusÃo da pessoa com deficiÃncia na Universidade Federal do Cearà (UFC), inicialmente se deu por aÃÃes pontuais e sem articulaÃÃo entre si, modificando-se a partir de 2005, com a realizaÃÃo e continuidade do Projeto UFC Inclui, com destaque para a institucionalizaÃÃo da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. O presente estudo, com base em pesquisa qualitativa, tem como objetivo conhecer a percepÃÃo dos alunos da UFC com deficiÃncia visual frente Ãs polÃticas pÃblicas de inclusÃo no ensino superior. Para levar a termo este estudo, alguns recortes histÃricos se fizeram necessÃrios, alÃm da aplicaÃÃo de entrevista semi-estruturada com sete alunos da graduaÃÃo e uma aluna da pÃs-graduaÃÃo, desta instituiÃÃo, com deficiÃncia visual. Ao cruzar os resultados com os objetivos especÃficos da pesquisa, conclui-se, a partir da anÃlise de conteÃdo (BARDIN, 1977), que os alunos tÃm conhecimento da existÃncia da Secretaria de Acessibilidade na UFC, inclusive a consideram como essencial para que os mesmos consigam concluir os estudos a cada semestre. Declaram o exame de ingresso como inclusivo, enquanto apontam que a relaÃÃo com o professores sÃo as que mais comprometem a conclusÃo dos estudos, gerando em alguns casos reprovaÃÃo de disciplinas ou atà o trancamento das mesmas. By analyzing the historical development of people with disabilities inclusion in higher education, we can observed, by the last Brazilian census, that the enrollments number increased 358% between 2003 and 2011. It is an important data because problematize and raise reflections about this theme. From the 1990âs, was surging some legal documents that gave a support for this students with disabilities and force the IFES to ensure, not only access, but the permanency in the university. We can cite as an example, the Presidential Decree 5.296/2004 and the Ordinance 3.284/2003. Regarding the inclusion of people with disabilities in the Federal University of Cearà (UFC), started by specifics actions and without organization, changing from 2005, with the completion and continuity of the UFC Inclui Project, highlighting the institutionalization of the Accessibility Secretary UFC Inclui. This study, based on qualitative research, aims to know the UFC students with visual disabilities perception about the public policy of inclusion in higher education. To bring to completion this study, some historical clippings were necessary, besides the semi-structured interviews application with seven undergraduate students and one graduate student with visual disabilities. By crossing the results with the research specific objectives, it is possible concluded, from the content analysis (Bardin, 1977), that students have knowledge about the Accessibility Secretary UFC Inclui existence, even consider it essential for them to able to complete their studies each semester. The students also declare that the entrance exam as inclusive, however link that relationship with the teachers are the most committed to studies completion, leading in some cases disciplines failure or even locking them.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12262application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:29Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Public policies for person with disabilities in UFC: perceptions of students with visual impairment
title PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual
spellingShingle PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual
Teana FÃtima BrandÃo de Sousa
InclusÃo
Ensino Superior
PolÃticas PÃblicas
Inclusion
Higher Education
Public Policy
POLITICAS PUBLICAS
title_short PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual
title_full PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual
title_fullStr PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual
title_full_unstemmed PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual
title_sort PolÃticas pÃblicas para a pessoa com deficiÃncia na UFC: a percepÃÃo dos alunos com deficiÃncia visual
author Teana FÃtima BrandÃo de Sousa
author_facet Teana FÃtima BrandÃo de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrà Haguette
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00182529300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883239297819453
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vanda MagalhÃes LeitÃo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 19312733320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6776705918285805
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37086081353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 61752606353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4674229787268275
dc.contributor.author.fl_str_mv Teana FÃtima BrandÃo de Sousa
contributor_str_mv Andrà Haguette
Vanda MagalhÃes LeitÃo
Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes
dc.subject.por.fl_str_mv InclusÃo
Ensino Superior
PolÃticas PÃblicas
topic InclusÃo
Ensino Superior
PolÃticas PÃblicas
Inclusion
Higher Education
Public Policy
POLITICAS PUBLICAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Higher Education
Public Policy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICAS PUBLICAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Ao analisar o desenvolvimento histÃrico de inclusÃo da pessoa com deficiÃncia no ensino superior, percebe-se pelos dados dos Ãltimos censos, que o nÃmero de matriculas aumentou 358% entre os anos de 2003 a 2011. SÃo dados importantes por problematizar e levantar reflexÃes acerca desse ingresso. A partir da dÃcada de 1990, surgiram documentos legais que amparam o aluno com deficiÃncia e obrigam as IFES a garantirem nÃo sà o acesso, mas a permanÃncia na universidade. Citamos como exemplo, a regulamentaÃÃo do Decreto Presidencial 5.296/2004 e da Portaria 3.284/2003. Quanto à inclusÃo da pessoa com deficiÃncia na Universidade Federal do Cearà (UFC), inicialmente se deu por aÃÃes pontuais e sem articulaÃÃo entre si, modificando-se a partir de 2005, com a realizaÃÃo e continuidade do Projeto UFC Inclui, com destaque para a institucionalizaÃÃo da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. O presente estudo, com base em pesquisa qualitativa, tem como objetivo conhecer a percepÃÃo dos alunos da UFC com deficiÃncia visual frente Ãs polÃticas pÃblicas de inclusÃo no ensino superior. Para levar a termo este estudo, alguns recortes histÃricos se fizeram necessÃrios, alÃm da aplicaÃÃo de entrevista semi-estruturada com sete alunos da graduaÃÃo e uma aluna da pÃs-graduaÃÃo, desta instituiÃÃo, com deficiÃncia visual. Ao cruzar os resultados com os objetivos especÃficos da pesquisa, conclui-se, a partir da anÃlise de conteÃdo (BARDIN, 1977), que os alunos tÃm conhecimento da existÃncia da Secretaria de Acessibilidade na UFC, inclusive a consideram como essencial para que os mesmos consigam concluir os estudos a cada semestre. Declaram o exame de ingresso como inclusivo, enquanto apontam que a relaÃÃo com o professores sÃo as que mais comprometem a conclusÃo dos estudos, gerando em alguns casos reprovaÃÃo de disciplinas ou atà o trancamento das mesmas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv By analyzing the historical development of people with disabilities inclusion in higher education, we can observed, by the last Brazilian census, that the enrollments number increased 358% between 2003 and 2011. It is an important data because problematize and raise reflections about this theme. From the 1990âs, was surging some legal documents that gave a support for this students with disabilities and force the IFES to ensure, not only access, but the permanency in the university. We can cite as an example, the Presidential Decree 5.296/2004 and the Ordinance 3.284/2003. Regarding the inclusion of people with disabilities in the Federal University of Cearà (UFC), started by specifics actions and without organization, changing from 2005, with the completion and continuity of the UFC Inclui Project, highlighting the institutionalization of the Accessibility Secretary UFC Inclui. This study, based on qualitative research, aims to know the UFC students with visual disabilities perception about the public policy of inclusion in higher education. To bring to completion this study, some historical clippings were necessary, besides the semi-structured interviews application with seven undergraduate students and one graduate student with visual disabilities. By crossing the results with the research specific objectives, it is possible concluded, from the content analysis (Bardin, 1977), that students have knowledge about the Accessibility Secretary UFC Inclui existence, even consider it essential for them to able to complete their studies each semester. The students also declare that the entrance exam as inclusive, however link that relationship with the teachers are the most committed to studies completion, leading in some cases disciplines failure or even locking them.
description Ao analisar o desenvolvimento histÃrico de inclusÃo da pessoa com deficiÃncia no ensino superior, percebe-se pelos dados dos Ãltimos censos, que o nÃmero de matriculas aumentou 358% entre os anos de 2003 a 2011. SÃo dados importantes por problematizar e levantar reflexÃes acerca desse ingresso. A partir da dÃcada de 1990, surgiram documentos legais que amparam o aluno com deficiÃncia e obrigam as IFES a garantirem nÃo sà o acesso, mas a permanÃncia na universidade. Citamos como exemplo, a regulamentaÃÃo do Decreto Presidencial 5.296/2004 e da Portaria 3.284/2003. Quanto à inclusÃo da pessoa com deficiÃncia na Universidade Federal do Cearà (UFC), inicialmente se deu por aÃÃes pontuais e sem articulaÃÃo entre si, modificando-se a partir de 2005, com a realizaÃÃo e continuidade do Projeto UFC Inclui, com destaque para a institucionalizaÃÃo da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. O presente estudo, com base em pesquisa qualitativa, tem como objetivo conhecer a percepÃÃo dos alunos da UFC com deficiÃncia visual frente Ãs polÃticas pÃblicas de inclusÃo no ensino superior. Para levar a termo este estudo, alguns recortes histÃricos se fizeram necessÃrios, alÃm da aplicaÃÃo de entrevista semi-estruturada com sete alunos da graduaÃÃo e uma aluna da pÃs-graduaÃÃo, desta instituiÃÃo, com deficiÃncia visual. Ao cruzar os resultados com os objetivos especÃficos da pesquisa, conclui-se, a partir da anÃlise de conteÃdo (BARDIN, 1977), que os alunos tÃm conhecimento da existÃncia da Secretaria de Acessibilidade na UFC, inclusive a consideram como essencial para que os mesmos consigam concluir os estudos a cada semestre. Declaram o exame de ingresso como inclusivo, enquanto apontam que a relaÃÃo com o professores sÃo as que mais comprometem a conclusÃo dos estudos, gerando em alguns casos reprovaÃÃo de disciplinas ou atà o trancamento das mesmas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12262
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295191566647296