Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19919 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_e29c0b9ff7df01207f8f00df2bb4ec8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:1781 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisComo AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo NietzscheHow one becomes what one is: Ecce Homo and self realization, according to Nietzsche 2008-08-26Mirtes Mirian Amorim Maciel2461765391OdÃlio Alves Aguiar24133949315http://lattes.cnpq.br/8011131702959906Maria Terezinha de Castro Callado50066200300http://lattes.cnpq.br/1360411370658214Josà Wilson Vasconcelos JÃniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRâtornar-se o que se Ãâ âvida que vingouâ egoÃsmo vontade de poder homens de rapina super-homem eterno retorno do mesmo amor fati"becoming what one is" "life which reaches its consummation" selfishness will to power men of prey superman eternal return of the same amor fatiFILOSOFIAnÃo hÃNesta dissertaÃÃo objetiva-se analisar a realizaÃÃo humana segundo a perspectiva do filÃsofo Friedrich Nietzsche (1844-1900). Considera-se, para tanto, o processo vital circunscrito pelo subtÃtulo dado à autobiografia: âcomo alguÃm se torna o que Ãâ. Privilegiando os temas tratados em Ecce Homo, intermedeiam-se as discussÃes com o cotejamento daqueles assuntos abordados por outras obras do FilÃsofo. Tornar-se o que se à constitui nÃo apenas um cume perseguido, mas igualmente uma sobredeterminaÃÃo inapelÃvel para a filosofia de Nietzsche. Nesse caminho, ele valorizou, contra a tradiÃÃo filosÃfica e religiosa, o cultivo de si e o amor de si como propiciadores do grande e fecundo egoÃsmo. Apontou para a superaÃÃo de tudo aquilo que amesquinha e enfraquece o homem, elogiando o que fortalece e plenifica a vida compreendida por ele como vontade de poder em expansÃo. O cultivo da grande individualidade surge como contraposiÃÃo, nessa filosofia, à massificaÃÃo do homem pelas forÃas gregÃrias que arrebanham os âseres supÃrfluosâ em igrejas, povos e estados. Percorrem-se, entÃo, as ponderaÃÃes de Nietzsche sobre o que ele nomeou de âcasuÃstica do egoÃsmoâ, sua pretensa extemporaneidade, bem como se delimita aquilo designado pelo FilÃsofo como die Wohlgeratenheit, âa vida que vingouâ. SÃo trabalhadas, a seguir, as relaÃÃes dessa vida bem lograda com as teses de Nietzsche sobre a razÃo, a subjetividade, o cultivo de si mediante a disciplina do guerreiro â ele prÃprio entendia-se como um filÃsofo guerreiro. Por fim, apresenta-se sua compreensÃo acerca do que à a mÃxima auto-realizaÃÃo depois que o Ãltimo homem se configurou no niilismo caracterÃstico da contemporaneidade: a figura de Zaratustra como super-homem, mestre do eterno retorno e amante do destino.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19919application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:17Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
How one becomes what one is: Ecce Homo and self realization, according to Nietzsche |
title |
Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche |
spellingShingle |
Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche Josà Wilson Vasconcelos JÃnior âtornar-se o que se Ãâ âvida que vingouâ egoÃsmo vontade de poder homens de rapina super-homem eterno retorno do mesmo amor fati "becoming what one is" "life which reaches its consummation" selfishness will to power men of prey superman eternal return of the same amor fati FILOSOFIA |
title_short |
Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche |
title_full |
Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche |
title_fullStr |
Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche |
title_full_unstemmed |
Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche |
title_sort |
Como AlguÃm se Torna o que Ã: Ecce Homo e a Auto-realizaÃÃo, Segundo Nietzsche |
author |
Josà Wilson Vasconcelos JÃnior |
author_facet |
Josà Wilson Vasconcelos JÃnior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mirtes Mirian Amorim Maciel |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
2461765391 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
OdÃlio Alves Aguiar |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
24133949315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8011131702959906 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Terezinha de Castro Callado |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
50066200300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1360411370658214 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josà Wilson Vasconcelos JÃnior |
contributor_str_mv |
Mirtes Mirian Amorim Maciel OdÃlio Alves Aguiar Maria Terezinha de Castro Callado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
âtornar-se o que se Ãâ âvida que vingouâ egoÃsmo vontade de poder homens de rapina super-homem eterno retorno do mesmo amor fati |
topic |
âtornar-se o que se Ãâ âvida que vingouâ egoÃsmo vontade de poder homens de rapina super-homem eterno retorno do mesmo amor fati "becoming what one is" "life which reaches its consummation" selfishness will to power men of prey superman eternal return of the same amor fati FILOSOFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
"becoming what one is" "life which reaches its consummation" selfishness will to power men of prey superman eternal return of the same amor fati |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
FILOSOFIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Nesta dissertaÃÃo objetiva-se analisar a realizaÃÃo humana segundo a perspectiva do filÃsofo Friedrich Nietzsche (1844-1900). Considera-se, para tanto, o processo vital circunscrito pelo subtÃtulo dado à autobiografia: âcomo alguÃm se torna o que Ãâ. Privilegiando os temas tratados em Ecce Homo, intermedeiam-se as discussÃes com o cotejamento daqueles assuntos abordados por outras obras do FilÃsofo. Tornar-se o que se à constitui nÃo apenas um cume perseguido, mas igualmente uma sobredeterminaÃÃo inapelÃvel para a filosofia de Nietzsche. Nesse caminho, ele valorizou, contra a tradiÃÃo filosÃfica e religiosa, o cultivo de si e o amor de si como propiciadores do grande e fecundo egoÃsmo. Apontou para a superaÃÃo de tudo aquilo que amesquinha e enfraquece o homem, elogiando o que fortalece e plenifica a vida compreendida por ele como vontade de poder em expansÃo. O cultivo da grande individualidade surge como contraposiÃÃo, nessa filosofia, à massificaÃÃo do homem pelas forÃas gregÃrias que arrebanham os âseres supÃrfluosâ em igrejas, povos e estados. Percorrem-se, entÃo, as ponderaÃÃes de Nietzsche sobre o que ele nomeou de âcasuÃstica do egoÃsmoâ, sua pretensa extemporaneidade, bem como se delimita aquilo designado pelo FilÃsofo como die Wohlgeratenheit, âa vida que vingouâ. SÃo trabalhadas, a seguir, as relaÃÃes dessa vida bem lograda com as teses de Nietzsche sobre a razÃo, a subjetividade, o cultivo de si mediante a disciplina do guerreiro â ele prÃprio entendia-se como um filÃsofo guerreiro. Por fim, apresenta-se sua compreensÃo acerca do que à a mÃxima auto-realizaÃÃo depois que o Ãltimo homem se configurou no niilismo caracterÃstico da contemporaneidade: a figura de Zaratustra como super-homem, mestre do eterno retorno e amante do destino. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19919 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295235642490880 |