O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15169 |
Resumo: | A educaÃÃo para o trabalho no Ensino MÃdio da educaÃÃo bÃsica à analisada a partir da categoria trabalho como complexo fundante do ser social Trata-se de uma anÃlise onto-histÃrica que aborda a compreensÃo do ser por meio da teleologia e seguindo o princÃpio do materialismo histÃrico a anÃlise do objeto à situada no seu contexto histÃrico para compreender o caminho trilhado pela educaÃÃo geral para o trabalho no Ensino MÃdio desde suas origens atà o momento atual à uma pesquisa teÃrico-bibliogrÃfica e documental na qual sÃo considerados os fundamentos marxistas da teoria lukacsiana e os comentÃrios de autores que estudam o complexo da educaÃÃo na perspectiva ontolÃgica marxiana-lukacsiana O texto analisa as polÃticas que fundamentam a legislaÃÃo educacional brasileira e faz referÃncia aos seguintes documentos Diretrizes elaboradas na DeclaraÃÃo sobre EducaÃÃo para Todos as Diretrizes do Banco Mundial Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional n.9394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais sobre as quais foram alicerÃadas as diretrizes curriculares para o Ensino MÃdio Considerando que o objeto deste estudo à a educaÃÃo para o trabalho no nÃvel mÃdio da educaÃÃo bÃsica a categoria trabalho faz-se presente no desenvolvimento da totalidade do texto como elemento mediador da formaÃÃo para a emancipaÃÃo humana |
id |
UFC_e479498a19b51dbfd26606fa49136af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9964 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃricaEl trabajo como la base para la escuela secundaria:un analisis historico sobre2015-07-27Valdemarin Coelho Gomes39893804353http://lattes.cnpq.br/8742258860132699 Josefa Jackline Rabelo19426828320Francisca Maurilene do Carmo68218184368http://lattes.cnpq.br/896078293757794526056674304http://lattes.cnpq.br/2481347400762219Maria Elisian de CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho EducaÃÃo Ontologia Ensino MÃdio EmancipaÃÃo HumanaTrabajo EducaciÃn Ontologia EducaciÃn secundaria EmancipaciÃn humanaEDUCACAOA educaÃÃo para o trabalho no Ensino MÃdio da educaÃÃo bÃsica à analisada a partir da categoria trabalho como complexo fundante do ser social Trata-se de uma anÃlise onto-histÃrica que aborda a compreensÃo do ser por meio da teleologia e seguindo o princÃpio do materialismo histÃrico a anÃlise do objeto à situada no seu contexto histÃrico para compreender o caminho trilhado pela educaÃÃo geral para o trabalho no Ensino MÃdio desde suas origens atà o momento atual à uma pesquisa teÃrico-bibliogrÃfica e documental na qual sÃo considerados os fundamentos marxistas da teoria lukacsiana e os comentÃrios de autores que estudam o complexo da educaÃÃo na perspectiva ontolÃgica marxiana-lukacsiana O texto analisa as polÃticas que fundamentam a legislaÃÃo educacional brasileira e faz referÃncia aos seguintes documentos Diretrizes elaboradas na DeclaraÃÃo sobre EducaÃÃo para Todos as Diretrizes do Banco Mundial Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional n.9394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais sobre as quais foram alicerÃadas as diretrizes curriculares para o Ensino MÃdio Considerando que o objeto deste estudo à a educaÃÃo para o trabalho no nÃvel mÃdio da educaÃÃo bÃsica a categoria trabalho faz-se presente no desenvolvimento da totalidade do texto como elemento mediador da formaÃÃo para a emancipaÃÃo humanaEducaciÃn para el trabajo em el nÃvel mÃdio de la escuela secundaria de educaciÃn bÃsica se analiza desde el categorÃa trabajo como fundamento seres sociales complejos Este es um anÃlisis histÃrico em que se ocupa de la comprensiÃn del ser por teleologia y siguiendo el principio del materialismo histÃrico e lanÃlisis del objeto se encuentra em su contexto histÃrico para comprender el camino recorrido por la educaciÃn general para el trabajo em la escuela secundaria desde sus orÃgenes hasta la actualidad Es una investigaciÃn bibliogrÃfica y documental-teÃrica em la cual se consideran los fundamentos de la teoria marxista lukacsiano y los comentÃrios de los autores que estudian el complejo de la educaciÃn em la perspectiva marxista ontolÃgica-lukacsiana El texto analiza las polÃticas que subyacen a la legislaciÃn educativa brasileÃa y hace referencia a los siguientes documentos las Directrices elaboradas en la DeclaraciÃn sobre la EducaciÃn para Todos las Directrices del Banco Mundial las Directrices y Bases para la EducaciÃn Nacional n. 9394/96 las Directrices Curriculares Nacionales General em la que se basa lineamientos curriculares para la EducaciÃn Secundaria Considerando que el objeto de este estÃdio es la educaciÃn para el trabajo em el nÃvel mÃdio de la educaciÃn bÃsica la categoria trabajo està presente em el desarollo de todo el texto como elemento de la formaciÃn para la mediaciÃn de la emancipaciÃn humananÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15169application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:11Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El trabajo como la base para la escuela secundaria:un analisis historico sobre |
title |
O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica |
spellingShingle |
O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica Maria Elisian de Carvalho Trabalho EducaÃÃo Ontologia Ensino MÃdio EmancipaÃÃo Humana Trabajo EducaciÃn Ontologia EducaciÃn secundaria EmancipaciÃn humana EDUCACAO |
title_short |
O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica |
title_full |
O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica |
title_fullStr |
O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica |
title_full_unstemmed |
O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica |
title_sort |
O trabalho como fundamento para a formaÃÃo no ensino mÃdio: uma anÃlise onto-histÃrica |
author |
Maria Elisian de Carvalho |
author_facet |
Maria Elisian de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valdemarin Coelho Gomes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
39893804353 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8742258860132699 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josefa Jackline Rabelo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
19426828320 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisca Maurilene do Carmo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
68218184368 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8960782937577945 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
26056674304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2481347400762219 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Elisian de Carvalho |
contributor_str_mv |
Valdemarin Coelho Gomes Josefa Jackline Rabelo Francisca Maurilene do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho EducaÃÃo Ontologia Ensino MÃdio EmancipaÃÃo Humana |
topic |
Trabalho EducaÃÃo Ontologia Ensino MÃdio EmancipaÃÃo Humana Trabajo EducaciÃn Ontologia EducaciÃn secundaria EmancipaciÃn humana EDUCACAO |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Trabajo EducaciÃn Ontologia EducaciÃn secundaria EmancipaciÃn humana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A educaÃÃo para o trabalho no Ensino MÃdio da educaÃÃo bÃsica à analisada a partir da categoria trabalho como complexo fundante do ser social Trata-se de uma anÃlise onto-histÃrica que aborda a compreensÃo do ser por meio da teleologia e seguindo o princÃpio do materialismo histÃrico a anÃlise do objeto à situada no seu contexto histÃrico para compreender o caminho trilhado pela educaÃÃo geral para o trabalho no Ensino MÃdio desde suas origens atà o momento atual à uma pesquisa teÃrico-bibliogrÃfica e documental na qual sÃo considerados os fundamentos marxistas da teoria lukacsiana e os comentÃrios de autores que estudam o complexo da educaÃÃo na perspectiva ontolÃgica marxiana-lukacsiana O texto analisa as polÃticas que fundamentam a legislaÃÃo educacional brasileira e faz referÃncia aos seguintes documentos Diretrizes elaboradas na DeclaraÃÃo sobre EducaÃÃo para Todos as Diretrizes do Banco Mundial Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional n.9394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais sobre as quais foram alicerÃadas as diretrizes curriculares para o Ensino MÃdio Considerando que o objeto deste estudo à a educaÃÃo para o trabalho no nÃvel mÃdio da educaÃÃo bÃsica a categoria trabalho faz-se presente no desenvolvimento da totalidade do texto como elemento mediador da formaÃÃo para a emancipaÃÃo humana |
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv |
EducaciÃn para el trabajo em el nÃvel mÃdio de la escuela secundaria de educaciÃn bÃsica se analiza desde el categorÃa trabajo como fundamento seres sociales complejos Este es um anÃlisis histÃrico em que se ocupa de la comprensiÃn del ser por teleologia y siguiendo el principio del materialismo histÃrico e lanÃlisis del objeto se encuentra em su contexto histÃrico para comprender el camino recorrido por la educaciÃn general para el trabajo em la escuela secundaria desde sus orÃgenes hasta la actualidad Es una investigaciÃn bibliogrÃfica y documental-teÃrica em la cual se consideran los fundamentos de la teoria marxista lukacsiano y los comentÃrios de los autores que estudian el complejo de la educaciÃn em la perspectiva marxista ontolÃgica-lukacsiana El texto analiza las polÃticas que subyacen a la legislaciÃn educativa brasileÃa y hace referencia a los siguientes documentos las Directrices elaboradas en la DeclaraciÃn sobre la EducaciÃn para Todos las Directrices del Banco Mundial las Directrices y Bases para la EducaciÃn Nacional n. 9394/96 las Directrices Curriculares Nacionales General em la que se basa lineamientos curriculares para la EducaciÃn Secundaria Considerando que el objeto de este estÃdio es la educaciÃn para el trabajo em el nÃvel mÃdio de la educaciÃn bÃsica la categoria trabajo està presente em el desarollo de todo el texto como elemento de la formaciÃn para la mediaciÃn de la emancipaciÃn humana |
description |
A educaÃÃo para o trabalho no Ensino MÃdio da educaÃÃo bÃsica à analisada a partir da categoria trabalho como complexo fundante do ser social Trata-se de uma anÃlise onto-histÃrica que aborda a compreensÃo do ser por meio da teleologia e seguindo o princÃpio do materialismo histÃrico a anÃlise do objeto à situada no seu contexto histÃrico para compreender o caminho trilhado pela educaÃÃo geral para o trabalho no Ensino MÃdio desde suas origens atà o momento atual à uma pesquisa teÃrico-bibliogrÃfica e documental na qual sÃo considerados os fundamentos marxistas da teoria lukacsiana e os comentÃrios de autores que estudam o complexo da educaÃÃo na perspectiva ontolÃgica marxiana-lukacsiana O texto analisa as polÃticas que fundamentam a legislaÃÃo educacional brasileira e faz referÃncia aos seguintes documentos Diretrizes elaboradas na DeclaraÃÃo sobre EducaÃÃo para Todos as Diretrizes do Banco Mundial Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional n.9394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais sobre as quais foram alicerÃadas as diretrizes curriculares para o Ensino MÃdio Considerando que o objeto deste estudo à a educaÃÃo para o trabalho no nÃvel mÃdio da educaÃÃo bÃsica a categoria trabalho faz-se presente no desenvolvimento da totalidade do texto como elemento mediador da formaÃÃo para a emancipaÃÃo humana |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15169 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295207972667392 |