AnÃlise das representaÃÃes sociais da comunidade interna da Universidade Federal do Cearà acerca da auto-avaliaÃÃo institucional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3587 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar a cultura avaliativa na Universidade Federal do CearÃ, tendo como base as representaÃÃes sociais dos diversos segmentos das unidades acadÃmicas dos campi de Fortaleza, que participaram do Ciclo de AvaliaÃÃo Institucional 2005/2006 e do ENADE 2008. Procuramos compreender que representaÃÃes sociais existem sobre a AvaliaÃÃo Institucional na UFC, qual o grau de conhecimento sobre o Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES), qual a participaÃÃo da comunidade interna no processo de auto-avaliaÃÃo e que representaÃÃes os alunos e Coordenadores de curso tÃm do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A base empÃrica desta investigaÃÃo foi realizada na Universidade Federal do CearÃ, mais especificamente nas unidades acadÃmicas dos campi de Fortaleza que participaram do ciclo de AvaliaÃÃo Institucional 2005/2006 e nos cursos de graduaÃÃo selecionados para o ENADE 2008. Utilizamos como sujeitos da pesquisa os atores sociais que integram os diversos segmentos acadÃmicos da UFC: gestores, coordenadores, servidores tÃcnico-administrativos e alunos. Pela especificidade deste estudo, de natureza exploratÃria e descritiva, utilizamos o mÃtodo indutivo, o que nos permitiu uma anÃlise do particular para o geral, ou seja, a realizaÃÃo de inferÃncias sobre as representaÃÃes especÃficas de cada sujeito para a realidade da UFC. Como instrumento mais adequado à pesquisa de campo, utilizamos o questionÃrio previamente estruturado por temas: para os gestores e tÃcnico-administrativos, indagamos sobre o SINAES e a participaÃÃo da comunidade interna no processo de Auto-AvaliaÃÃo Institucional da UFC; para os coordenadores e alunos, sobre o ENADE e a participaÃÃo discente no referido exame. Ao analisar as representaÃÃes de cada segmento, concluÃmos que elas tÃm um carÃter especÃfico, nÃo pelo fato de serem subjetivas, mas pela prÃpria dinÃmica social das condiÃÃes nas quais se produzem e reproduzem. As representaÃÃes dos gestores, coordenadores, tÃcnicoadministrativos e alunos apresentam especificidades em relaÃÃo à inserÃÃo social e aos interesses inerentes de cada segmento. |
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Pela especificidade deste estudo, de natureza exploratÃria e descritiva, utilizamos o mÃtodo indutivo, o que nos permitiu uma anÃlise do particular para o geral, ou seja, a realizaÃÃo de inferÃncias sobre as representaÃÃes especÃficas de cada sujeito para a realidade da UFC. Como instrumento mais adequado à pesquisa de campo, utilizamos o questionÃrio previamente estruturado por temas: para os gestores e tÃcnico-administrativos, indagamos sobre o SINAES e a participaÃÃo da comunidade interna no processo de Auto-AvaliaÃÃo Institucional da UFC; para os coordenadores e alunos, sobre o ENADE e a participaÃÃo discente no referido exame. Ao analisar as representaÃÃes de cada segmento, concluÃmos que elas tÃm um carÃter especÃfico, nÃo pelo fato de serem subjetivas, mas pela prÃpria dinÃmica social das condiÃÃes nas quais se produzem e reproduzem. As representaÃÃes dos gestores, coordenadores, tÃcnicoadministrativos e alunos apresentam especificidades em relaÃÃo à inserÃÃo social e aos interesses inerentes de cada segmento.The objective of this research was to examine the evaluative culture at the Federal University of Cearà based on social representations of the various segments of the *campi* academic units of Fortaleza, which participated in the Institutional Assessment Cycle 2005/2006 and ENADE 2008. We have tried to understand which are the social representations about the Institutional Evaluation of UFC, which is the knowledge level about the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES) the internal community participation in the process of self-evaluation, which representations the students and coordinators of course have in the Students National Review of Performance (ENADE).The empirical basis of this research was conducted at the Federal University of CearÃ, specifically in the academic units of the *campi* in Fortaleza that participated in the Institutional Assessment cycle of 2005/2006 and in undergraduate courses selected for the ENADE 2008. We used as subjects of the research social actors that integrate the various academic segments of the UFC: managers, supervisors, servants, technical administrative staff and students. Due to the specificity of this research, which has exploratory and descriptive nature, we used the inductive method which allowed us to make an analysis from the particular to the general, or make inferences from specific representations of each subject to the reality of the UFC. As the most appropriate instrument to use in the field research we used a questionnaire, previously structured by themes: for managers and technical administrative staff we made an investigation about the SINAES and the participation of internal community in the process of Institutional self-Evaluation of UFC and for the coordinators and students on the ENADE and studentsâ participation in the examination. In considering the representations of each segment we found out that they have a specific character, not for the fact of being subjective, but for the social dynamics to which they are produced and reproduced. The managers, coordinators, technical administrators and studentsâ representation present specificities concerning social insertion and interests which are inherent to each segment.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3587application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:42Zmail@mail.com - |
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O objetivo desta pesquisa foi analisar a cultura avaliativa na Universidade Federal do CearÃ, tendo como base as representaÃÃes sociais dos diversos segmentos das unidades acadÃmicas dos campi de Fortaleza, que participaram do Ciclo de AvaliaÃÃo Institucional 2005/2006 e do ENADE 2008. Procuramos compreender que representaÃÃes sociais existem sobre a AvaliaÃÃo Institucional na UFC, qual o grau de conhecimento sobre o Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES), qual a participaÃÃo da comunidade interna no processo de auto-avaliaÃÃo e que representaÃÃes os alunos e Coordenadores de curso tÃm do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A base empÃrica desta investigaÃÃo foi realizada na Universidade Federal do CearÃ, mais especificamente nas unidades acadÃmicas dos campi de Fortaleza que participaram do ciclo de AvaliaÃÃo Institucional 2005/2006 e nos cursos de graduaÃÃo selecionados para o ENADE 2008. Utilizamos como sujeitos da pesquisa os atores sociais que integram os diversos segmentos acadÃmicos da UFC: gestores, coordenadores, servidores tÃcnico-administrativos e alunos. Pela especificidade deste estudo, de natureza exploratÃria e descritiva, utilizamos o mÃtodo indutivo, o que nos permitiu uma anÃlise do particular para o geral, ou seja, a realizaÃÃo de inferÃncias sobre as representaÃÃes especÃficas de cada sujeito para a realidade da UFC. Como instrumento mais adequado à pesquisa de campo, utilizamos o questionÃrio previamente estruturado por temas: para os gestores e tÃcnico-administrativos, indagamos sobre o SINAES e a participaÃÃo da comunidade interna no processo de Auto-AvaliaÃÃo Institucional da UFC; para os coordenadores e alunos, sobre o ENADE e a participaÃÃo discente no referido exame. Ao analisar as representaÃÃes de cada segmento, concluÃmos que elas tÃm um carÃter especÃfico, nÃo pelo fato de serem subjetivas, mas pela prÃpria dinÃmica social das condiÃÃes nas quais se produzem e reproduzem. As representaÃÃes dos gestores, coordenadores, tÃcnicoadministrativos e alunos apresentam especificidades em relaÃÃo à inserÃÃo social e aos interesses inerentes de cada segmento. |
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The objective of this research was to examine the evaluative culture at the Federal University of Cearà based on social representations of the various segments of the *campi* academic units of Fortaleza, which participated in the Institutional Assessment Cycle 2005/2006 and ENADE 2008. We have tried to understand which are the social representations about the Institutional Evaluation of UFC, which is the knowledge level about the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES) the internal community participation in the process of self-evaluation, which representations the students and coordinators of course have in the Students National Review of Performance (ENADE).The empirical basis of this research was conducted at the Federal University of CearÃ, specifically in the academic units of the *campi* in Fortaleza that participated in the Institutional Assessment cycle of 2005/2006 and in undergraduate courses selected for the ENADE 2008. We used as subjects of the research social actors that integrate the various academic segments of the UFC: managers, supervisors, servants, technical administrative staff and students. Due to the specificity of this research, which has exploratory and descriptive nature, we used the inductive method which allowed us to make an analysis from the particular to the general, or make inferences from specific representations of each subject to the reality of the UFC. As the most appropriate instrument to use in the field research we used a questionnaire, previously structured by themes: for managers and technical administrative staff we made an investigation about the SINAES and the participation of internal community in the process of Institutional self-Evaluation of UFC and for the coordinators and students on the ENADE and studentsâ participation in the examination. In considering the representations of each segment we found out that they have a specific character, not for the fact of being subjective, but for the social dynamics to which they are produced and reproduced. The managers, coordinators, technical administrators and studentsâ representation present specificities concerning social insertion and interests which are inherent to each segment. |
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