AnÃlise da PolÃtica de AssistÃncia Estudantil no Ãmbito Instituto Federal do Cearà â campus de Fortaleza sob o olhar dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandra Maria Mendes Dumaresq
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12319
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer e analisar os diversos programas desenvolvidos pela PolÃtica de AssistÃncia Estudantil â PAE no IFCE, e como eles impactam na melhoria do desempenho acadÃmico dos discentes. Como fontes de estudos, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos alunos beneficiÃrios dos programas oferecidos, alÃm de anÃlises de documentos institucionais, como resoluÃÃes, Plano de Desenvolvimento Institucional â PDI, legislaÃÃes, relatÃrios de gestÃo, tabelas de orÃamento e histÃricos institucionais. Caracteriza-se como pesquisa de cunho qualitativo, com apoio em dados quantitativos, tendo como referencial teÃrico Ãs Ãreas de EducaÃÃo Superior, PolÃticas PÃblicas e AssistÃncia Estudantil. Para anÃlise dos dados foi utilizada a tÃcnica de AnÃlise de ConteÃdo, de Bardin, tendo como base os dados qualitativos obtidos com os sujeitos participantes. Os resultados permitem identificar o fato de que as polÃticas pÃblicas desenvolvidas pelos governos nas Ãltimas dÃcadas sÃo decorrem dos efeitos da contrarreforma, que se caracteriza pela retraÃÃo da atuaÃÃo estatal nos serviÃos pÃblicos. A AssistÃncia Estudantil como PolÃtica Social de Direito exprime caracterÃsticas histÃricas e polÃticas advindas da expansÃo acelerada e da redemocratizaÃÃo do ensino superior no Brasil. Com relaÃÃo à polÃtica desenvolvida no Ãmbito do IFCE os discentes consideram que ela desempenha significativo papel na melhoria do desempenho acadÃmico, por meio de aÃÃes inclusivas que asseguram acesso e permanÃncia dos jovens no Instituto. Reconhecem que os programas precisam ser ampliados para atenderem a uma parcela de alunos hoje excluÃda, por conta das limitaÃÃes orÃamentÃrias. Ficou evidente que os alunos entendem a PolÃtica de AssistÃncia Estudantil como um direito social, ou seja, um dever do Estado. Por Ãltimo identificaram a necessidade de haver maior acompanhamento dessa polÃtica por parte dos profissionais que a executam, bem como mais transparÃncia de como os recursos sÃo utilizados.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise da PolÃtica de AssistÃncia Estudantil no Ãmbito Instituto Federal do Cearà â campus de Fortaleza sob o olhar dos discentes2014-06-26Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/1962466876884560Andrea Soares Rocha da Silva38972417300http://lattes.cnpq.br/1759902798115392 Josà Wally MendonÃa Menezes4158167930020347430325http://lattes.cnpq.br/9449305901342333Zandra Maria Mendes DumaresqUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRAssistÃncia Estudantil EducaÃÃo Superior ContrarreformaStudent Assistance Higher Education Counter-reformPOLITICA PUBLICA E POPULACAOO presente estudo tem como objetivo conhecer e analisar os diversos programas desenvolvidos pela PolÃtica de AssistÃncia Estudantil â PAE no IFCE, e como eles impactam na melhoria do desempenho acadÃmico dos discentes. Como fontes de estudos, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos alunos beneficiÃrios dos programas oferecidos, alÃm de anÃlises de documentos institucionais, como resoluÃÃes, Plano de Desenvolvimento Institucional â PDI, legislaÃÃes, relatÃrios de gestÃo, tabelas de orÃamento e histÃricos institucionais. Caracteriza-se como pesquisa de cunho qualitativo, com apoio em dados quantitativos, tendo como referencial teÃrico Ãs Ãreas de EducaÃÃo Superior, PolÃticas PÃblicas e AssistÃncia Estudantil. Para anÃlise dos dados foi utilizada a tÃcnica de AnÃlise de ConteÃdo, de Bardin, tendo como base os dados qualitativos obtidos com os sujeitos participantes. Os resultados permitem identificar o fato de que as polÃticas pÃblicas desenvolvidas pelos governos nas Ãltimas dÃcadas sÃo decorrem dos efeitos da contrarreforma, que se caracteriza pela retraÃÃo da atuaÃÃo estatal nos serviÃos pÃblicos. A AssistÃncia Estudantil como PolÃtica Social de Direito exprime caracterÃsticas histÃricas e polÃticas advindas da expansÃo acelerada e da redemocratizaÃÃo do ensino superior no Brasil. Com relaÃÃo à polÃtica desenvolvida no Ãmbito do IFCE os discentes consideram que ela desempenha significativo papel na melhoria do desempenho acadÃmico, por meio de aÃÃes inclusivas que asseguram acesso e permanÃncia dos jovens no Instituto. Reconhecem que os programas precisam ser ampliados para atenderem a uma parcela de alunos hoje excluÃda, por conta das limitaÃÃes orÃamentÃrias. Ficou evidente que os alunos entendem a PolÃtica de AssistÃncia Estudantil como um direito social, ou seja, um dever do Estado. Por Ãltimo identificaram a necessidade de haver maior acompanhamento dessa polÃtica por parte dos profissionais que a executam, bem como mais transparÃncia de como os recursos sÃo utilizados. This study aims to know and analyze the several programs developed by the Student Assistance Policy at IFCE and how they have been impacting the improvement of the studentsâ academic performance. Semi-structured interviews applied to the beneficiaries from several studentsâ programs have been used as study sources, besides the analysis of institutional documents, such as resolutions, the Institutional Development Plan, laws, management reports, budget charts, and institutional records. This study is characterized as a qualitative research, supported by quantitative data, and having the fields of Higher Education, Public Policies, and the Student Assistance as a theoretical reference. In order to analyze the data obtained, Bardinâs Content Analysis technique has been used based on the qualitative data obtained from the participating subjects. The results allow us to identify that the public policies developed by the governments in recent decades are due to the effects of the counter-reform, which is characterized by the retraction of state action in the public services. The Student Assistance as a Social Policy of Rights presents historical and political features arising from the accelerated expansion process, and the democratization of higher education in Brazil. Regarding the Policy developed within IFCE, the learners consider that it plays a significant role in improving their academic performance through inclusive actions that ensure access and permanence of the young in the institute. They recognize that the programs need to be expanded in order to meet a portion of the students who are still excluded nowadays due to budget limitations. It was evident that the students understand the Student Assistance Policy as a social right, that is, a state duty. Finally, they have identified the need for further monitoring of such Policy by the professionals who carry it out as well as greater transparency in how the funds are spent. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12319application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:29Zmail@mail.com -
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