AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enson de Lima Portela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7824
Resumo: O presente trabalho apresenta um algoritmo para o tratamento do dano e do efeito da temperatura em pavimentos flexÃveis considerando o material como viscoelÃstico. A presenÃa do ligante asfÃltico na mistura faz com que o comportamento mecÃnico dependa do tempo e da taxa de carregamento e outros fatores. Verifica-se que este comportamento pode ser representado de maneira adequada atravÃs do uso de modelos constitutivos viscoelÃsticos. Existem outros fatores que devem ser considerados para uma anÃlise mais prÃxima da realidade, entre eles, cita-se: o dano e a temperatura. Neste estudo, propÃe-se modelar o comportamento dependente do tempo e taxa de carregamento, o efeito da temperatura, e trincamento dos materiais utilizados na execuÃÃo do revestimento asfÃltico. Na abordagem proposta, os efeitos dependentes do tempo sÃo modelados atravÃs da teoria da viscoelasticidade linear e o trincamento atravÃs da mecÃnica do dano contÃnuo. Esta Ãltima busca modelar o processo de microtrincamento distribuÃdo que ocorre antes do aparecimento de uma trinca discreta. Nesta abordagem o dano que ocorre no interior de um determinado material à representado atravÃs de variÃveis internas de estado. A evoluÃÃo do dano à descrita por um modelo fenomenolÃgico que tipicamente à desenvolvido a partir de resultados de ensaios de laboratÃrio. Quanto à modelagem do efeito da temperatura, este trabalho apresenta uma metodologia para anÃlise termo-mecÃnica de pavimentos asfÃlticos utilizando um modelo viscoelÃstico para materiais termo-reologicamente simples. TambÃm à feito uso do PrincÃpio da SuperposiÃÃo Tempo-Temperatura (PSTT) para a caracterizaÃÃo do material. Este princÃpio diz que o comportamento tensÃo-deformaÃÃo em uma dada temperatura para uma determinada taxa de deformaÃÃo pode ser obtido a partir do comportamento em outra temperatura para uma taxa de deformaÃÃo diferente. Esta nova taxa de deformaÃÃo à obtida simplesmente escalando-se o tempo com uma funÃÃo da temperatura que usualmente à conhecida como fator deslocamento tempo-temperatura
id UFC_e86b4dec6e6adc3015f277d9dde49e49
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5494
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do DanoVISCOELASTIC ANALYSIS OF BITUMINOUS MATERIAL CONSIDERING THE TEMPERATURE AND DAMAGE EFFECTS2011-10-27Ãurea Silva de Holanda36672173315http://lattes.cnpq.br/5474853229991774 Evandro Parente Junior44090420334http://lattes.cnpq.br/1774654203813780 VerÃnica Teixeira Franco Castelo Branco 03/10/1977Leonardo Josà do Nascimento GuimarÃes7710877940400302808345Enson de Lima PortelaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRTransportes Pavimentos de asfalto MÃtodo dos elementos finitosTransportation Asphaltic Pavements Finite Element MethodENGENHARIA CIVILO presente trabalho apresenta um algoritmo para o tratamento do dano e do efeito da temperatura em pavimentos flexÃveis considerando o material como viscoelÃstico. A presenÃa do ligante asfÃltico na mistura faz com que o comportamento mecÃnico dependa do tempo e da taxa de carregamento e outros fatores. Verifica-se que este comportamento pode ser representado de maneira adequada atravÃs do uso de modelos constitutivos viscoelÃsticos. Existem outros fatores que devem ser considerados para uma anÃlise mais prÃxima da realidade, entre eles, cita-se: o dano e a temperatura. Neste estudo, propÃe-se modelar o comportamento dependente do tempo e taxa de carregamento, o efeito da temperatura, e trincamento dos materiais utilizados na execuÃÃo do revestimento asfÃltico. Na abordagem proposta, os efeitos dependentes do tempo sÃo modelados atravÃs da teoria da viscoelasticidade linear e o trincamento atravÃs da mecÃnica do dano contÃnuo. Esta Ãltima busca modelar o processo de microtrincamento distribuÃdo que ocorre antes do aparecimento de uma trinca discreta. Nesta abordagem o dano que ocorre no interior de um determinado material à representado atravÃs de variÃveis internas de estado. A evoluÃÃo do dano à descrita por um modelo fenomenolÃgico que tipicamente à desenvolvido a partir de resultados de ensaios de laboratÃrio. Quanto à modelagem do efeito da temperatura, este trabalho apresenta uma metodologia para anÃlise termo-mecÃnica de pavimentos asfÃlticos utilizando um modelo viscoelÃstico para materiais termo-reologicamente simples. TambÃm à feito uso do PrincÃpio da SuperposiÃÃo Tempo-Temperatura (PSTT) para a caracterizaÃÃo do material. Este princÃpio diz que o comportamento tensÃo-deformaÃÃo em uma dada temperatura para uma determinada taxa de deformaÃÃo pode ser obtido a partir do comportamento em outra temperatura para uma taxa de deformaÃÃo diferente. Esta nova taxa de deformaÃÃo à obtida simplesmente escalando-se o tempo com uma funÃÃo da temperatura que usualmente à conhecida como fator deslocamento tempo-temperaturaThis work presents an algorithm to modeling the damage and temperature effects on flexible pavements. This formulation considers the material as viscoelastic. It is well-known not only that asphalt pavements present a mechanical behavior that depends on time, temperature and loading rate but also it can be represented by viscoelastic models. There are some important variables which should be considered for a better performance of the model. Two of then are: Damage and Temperature. This work will study both of then. The increase of the temperature increases the viscous part of the viscoelastic behavior, while the decrease of the temperature increases the elastic part, increasing the material stiffness. The stiffness variation affects the stresses, strains and displacements in asphalt pavements. It is generally accepted in pavement literature that asphalt mixtures can be considered as a thermorheologically simple material and that the Time-Temperature Superposition Principle (TTSP) is valid. Thus, this work presents an algorithm to the viscoelastic analysis of asphalt pavements including the temperature effects. A flexible pavement is analyzed in order to assess the importance of temperature effects on the stresses, strains and displacements in the structural behavior of asphalt pavements. For low stresses the behavior of asphaltic pavements can be accurately modeled using viscoelastic models. However, as the stress level increases distributed micro-cracking arises in the asphalt concrete, leading to permanent deformations. To address these issues, this paper presents a finite element formulation for nonlinear time-dependent analysis of asphalt concrete. The modeling strategy is based on the use of the elastic-viscoelastic correspondence principle and the consideration of micro-cracking through continuum damage mechanics. Considering that the relaxation modulus is given by a Prony series, a very efficient recursive algorithm is obtained where the variables at one time step depend only on the variables of the previous step. The nonlinear equations at both local (constitutive) and global levels are solved by the Newton-Raphson Method. The numerical results using this algorithm will be compared with available solutions nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7824application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:50Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv VISCOELASTIC ANALYSIS OF BITUMINOUS MATERIAL CONSIDERING THE TEMPERATURE AND DAMAGE EFFECTS
title AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano
spellingShingle AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano
Enson de Lima Portela
Transportes
Pavimentos de asfalto
MÃtodo dos elementos finitos
Transportation
Asphaltic Pavements
Finite Element Method
ENGENHARIA CIVIL
title_short AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano
title_full AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano
title_fullStr AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano
title_full_unstemmed AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano
title_sort AnÃlise ViscoelÃstica de Materiais AsfÃlticos Considerando os Efeitos da Temperatura e do Dano
author Enson de Lima Portela
author_facet Enson de Lima Portela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ãurea Silva de Holanda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 36672173315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5474853229991774
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Evandro Parente Junior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 44090420334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1774654203813780
dc.contributor.referee2.fl_str_mv VerÃnica Teixeira Franco Castelo Branco
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 03/10/1977
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Leonardo Josà do Nascimento GuimarÃes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 77108779404
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00302808345
dc.contributor.author.fl_str_mv Enson de Lima Portela
contributor_str_mv Ãurea Silva de Holanda
Evandro Parente Junior
VerÃnica Teixeira Franco Castelo Branco
Leonardo Josà do Nascimento GuimarÃes
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes
Pavimentos de asfalto
MÃtodo dos elementos finitos
topic Transportes
Pavimentos de asfalto
MÃtodo dos elementos finitos
Transportation
Asphaltic Pavements
Finite Element Method
ENGENHARIA CIVIL
dc.subject.eng.fl_str_mv Transportation
Asphaltic Pavements
Finite Element Method
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIA CIVIL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta um algoritmo para o tratamento do dano e do efeito da temperatura em pavimentos flexÃveis considerando o material como viscoelÃstico. A presenÃa do ligante asfÃltico na mistura faz com que o comportamento mecÃnico dependa do tempo e da taxa de carregamento e outros fatores. Verifica-se que este comportamento pode ser representado de maneira adequada atravÃs do uso de modelos constitutivos viscoelÃsticos. Existem outros fatores que devem ser considerados para uma anÃlise mais prÃxima da realidade, entre eles, cita-se: o dano e a temperatura. Neste estudo, propÃe-se modelar o comportamento dependente do tempo e taxa de carregamento, o efeito da temperatura, e trincamento dos materiais utilizados na execuÃÃo do revestimento asfÃltico. Na abordagem proposta, os efeitos dependentes do tempo sÃo modelados atravÃs da teoria da viscoelasticidade linear e o trincamento atravÃs da mecÃnica do dano contÃnuo. Esta Ãltima busca modelar o processo de microtrincamento distribuÃdo que ocorre antes do aparecimento de uma trinca discreta. Nesta abordagem o dano que ocorre no interior de um determinado material à representado atravÃs de variÃveis internas de estado. A evoluÃÃo do dano à descrita por um modelo fenomenolÃgico que tipicamente à desenvolvido a partir de resultados de ensaios de laboratÃrio. Quanto à modelagem do efeito da temperatura, este trabalho apresenta uma metodologia para anÃlise termo-mecÃnica de pavimentos asfÃlticos utilizando um modelo viscoelÃstico para materiais termo-reologicamente simples. TambÃm à feito uso do PrincÃpio da SuperposiÃÃo Tempo-Temperatura (PSTT) para a caracterizaÃÃo do material. Este princÃpio diz que o comportamento tensÃo-deformaÃÃo em uma dada temperatura para uma determinada taxa de deformaÃÃo pode ser obtido a partir do comportamento em outra temperatura para uma taxa de deformaÃÃo diferente. Esta nova taxa de deformaÃÃo à obtida simplesmente escalando-se o tempo com uma funÃÃo da temperatura que usualmente à conhecida como fator deslocamento tempo-temperatura
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work presents an algorithm to modeling the damage and temperature effects on flexible pavements. This formulation considers the material as viscoelastic. It is well-known not only that asphalt pavements present a mechanical behavior that depends on time, temperature and loading rate but also it can be represented by viscoelastic models. There are some important variables which should be considered for a better performance of the model. Two of then are: Damage and Temperature. This work will study both of then. The increase of the temperature increases the viscous part of the viscoelastic behavior, while the decrease of the temperature increases the elastic part, increasing the material stiffness. The stiffness variation affects the stresses, strains and displacements in asphalt pavements. It is generally accepted in pavement literature that asphalt mixtures can be considered as a thermorheologically simple material and that the Time-Temperature Superposition Principle (TTSP) is valid. Thus, this work presents an algorithm to the viscoelastic analysis of asphalt pavements including the temperature effects. A flexible pavement is analyzed in order to assess the importance of temperature effects on the stresses, strains and displacements in the structural behavior of asphalt pavements. For low stresses the behavior of asphaltic pavements can be accurately modeled using viscoelastic models. However, as the stress level increases distributed micro-cracking arises in the asphalt concrete, leading to permanent deformations. To address these issues, this paper presents a finite element formulation for nonlinear time-dependent analysis of asphalt concrete. The modeling strategy is based on the use of the elastic-viscoelastic correspondence principle and the consideration of micro-cracking through continuum damage mechanics. Considering that the relaxation modulus is given by a Prony series, a very efficient recursive algorithm is obtained where the variables at one time step depend only on the variables of the previous step. The nonlinear equations at both local (constitutive) and global levels are solved by the Newton-Raphson Method. The numerical results using this algorithm will be compared with available solutions
description O presente trabalho apresenta um algoritmo para o tratamento do dano e do efeito da temperatura em pavimentos flexÃveis considerando o material como viscoelÃstico. A presenÃa do ligante asfÃltico na mistura faz com que o comportamento mecÃnico dependa do tempo e da taxa de carregamento e outros fatores. Verifica-se que este comportamento pode ser representado de maneira adequada atravÃs do uso de modelos constitutivos viscoelÃsticos. Existem outros fatores que devem ser considerados para uma anÃlise mais prÃxima da realidade, entre eles, cita-se: o dano e a temperatura. Neste estudo, propÃe-se modelar o comportamento dependente do tempo e taxa de carregamento, o efeito da temperatura, e trincamento dos materiais utilizados na execuÃÃo do revestimento asfÃltico. Na abordagem proposta, os efeitos dependentes do tempo sÃo modelados atravÃs da teoria da viscoelasticidade linear e o trincamento atravÃs da mecÃnica do dano contÃnuo. Esta Ãltima busca modelar o processo de microtrincamento distribuÃdo que ocorre antes do aparecimento de uma trinca discreta. Nesta abordagem o dano que ocorre no interior de um determinado material à representado atravÃs de variÃveis internas de estado. A evoluÃÃo do dano à descrita por um modelo fenomenolÃgico que tipicamente à desenvolvido a partir de resultados de ensaios de laboratÃrio. Quanto à modelagem do efeito da temperatura, este trabalho apresenta uma metodologia para anÃlise termo-mecÃnica de pavimentos asfÃlticos utilizando um modelo viscoelÃstico para materiais termo-reologicamente simples. TambÃm à feito uso do PrincÃpio da SuperposiÃÃo Tempo-Temperatura (PSTT) para a caracterizaÃÃo do material. Este princÃpio diz que o comportamento tensÃo-deformaÃÃo em uma dada temperatura para uma determinada taxa de deformaÃÃo pode ser obtido a partir do comportamento em outra temperatura para uma taxa de deformaÃÃo diferente. Esta nova taxa de deformaÃÃo à obtida simplesmente escalando-se o tempo com uma funÃÃo da temperatura que usualmente à conhecida como fator deslocamento tempo-temperatura
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7824
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRAN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295159895457792