An approach for Mobile Multiplatform Offloading System

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Philipp Bernardino Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13884
Resumo: Os dispositivos mÃveis, especificamente os smartphones e os tablets, evoluÃram bastante em termos computacionais nos Ãltimos anos, e estÃo cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Apesar dos avanÃos tecnolÃgicos, a principal limitaÃÃo desses dispositivos està relacionada com a questÃo energÃtica e com seu baixo desempenho computacional, quando comparado com um notebook ou computador de mesa. Com base nesse contexto, surgiu o paradigma do Mobile Cloud Computing (MCC), o qual estuda formas de estender os recursos computacionais e energÃticos dos dispositivos mÃveis atravÃs da utilizaÃÃo das tÃcnicas de offloading. A partir do levantamento bibliogrÃfico dos frameworks em MCC verificou-se, para o problema da heterogeneidade em plataformas mÃveis, ausÃncia de soluÃÃes de offloading. Diante deste problema, esta dissertaÃÃo apresenta um framework denominado de MpOS (Multiplataform Offloading System), que suporta a tÃcnica de offloading, em relaÃÃo ao desenvolvimento de aplicaÃÃes para diferentes plataformas mÃveis, sendo desenvolvido inicialmente para as plataformas Android e Windows Phone. Para validaÃÃo foram desenvolvidas para cada plataforma mÃvel, duas aplicaÃÃes mÃveis, denominadas de BenchImage e Collision, que demonstram o funcionamento da tÃcnica de offloading em diversos cenÃrios. No caso do experimento realizado com BenchImage foi analisado o desempenho da aplicaÃÃo mÃvel, em relaÃÃo à execuÃÃo local, no cloudlet server e em uma nuvem pÃblica na Internet, enquanto no experimento do Collision (um aplicativo de tempo real) foi analisado o desempenho do offloading, utilizando tambÃm diferentes sistemas de serializaÃÃo de dados. Em ambos os experimentos houve situaÃÃes que era mais vantajoso executar localmente no smartphone, do que realizar a operaÃÃo de offloading e vice-versa, por causa de diversos fatores associados com a qualidade da rede e com volume de processamento exigido nesta operaÃÃo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAn approach for Mobile Multiplatform Offloading SystemUma abordagem para Offloading em MÃltiplas Plataformas MÃveis2014-08-25Josà Neuman de Souza09779604391http://lattes.cnpq.br/3614256141054800Fernando Antonio Mota Trinta49395653353http://lattes.cnpq.br/8908026219336623Danielo GonÃalves Gomes42593751304//lattes.cnpq.br/6303297687237256Carlos Andrà GuimarÃes Ferraz46034587468http://lattes.cnpq.br/771680510415147303532553350http://lattes.cnpq.br/1307974908482251Philipp Bernardino CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃoUFCBRHeterogeneidade de Plataformas MÃveis Mobile Cloud Computing OffloadingMobile Platform Heterogeneity Mobile Cloud Computing OffloadingCIENCIA DA COMPUTACAOOs dispositivos mÃveis, especificamente os smartphones e os tablets, evoluÃram bastante em termos computacionais nos Ãltimos anos, e estÃo cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Apesar dos avanÃos tecnolÃgicos, a principal limitaÃÃo desses dispositivos està relacionada com a questÃo energÃtica e com seu baixo desempenho computacional, quando comparado com um notebook ou computador de mesa. Com base nesse contexto, surgiu o paradigma do Mobile Cloud Computing (MCC), o qual estuda formas de estender os recursos computacionais e energÃticos dos dispositivos mÃveis atravÃs da utilizaÃÃo das tÃcnicas de offloading. A partir do levantamento bibliogrÃfico dos frameworks em MCC verificou-se, para o problema da heterogeneidade em plataformas mÃveis, ausÃncia de soluÃÃes de offloading. Diante deste problema, esta dissertaÃÃo apresenta um framework denominado de MpOS (Multiplataform Offloading System), que suporta a tÃcnica de offloading, em relaÃÃo ao desenvolvimento de aplicaÃÃes para diferentes plataformas mÃveis, sendo desenvolvido inicialmente para as plataformas Android e Windows Phone. Para validaÃÃo foram desenvolvidas para cada plataforma mÃvel, duas aplicaÃÃes mÃveis, denominadas de BenchImage e Collision, que demonstram o funcionamento da tÃcnica de offloading em diversos cenÃrios. No caso do experimento realizado com BenchImage foi analisado o desempenho da aplicaÃÃo mÃvel, em relaÃÃo à execuÃÃo local, no cloudlet server e em uma nuvem pÃblica na Internet, enquanto no experimento do Collision (um aplicativo de tempo real) foi analisado o desempenho do offloading, utilizando tambÃm diferentes sistemas de serializaÃÃo de dados. Em ambos os experimentos houve situaÃÃes que era mais vantajoso executar localmente no smartphone, do que realizar a operaÃÃo de offloading e vice-versa, por causa de diversos fatores associados com a qualidade da rede e com volume de processamento exigido nesta operaÃÃo.The mobile devices, like smartphones and tablets, have evolved considerably in last years in computational terms. Despite advances in their hardware, these devices have energy constraints regarded to their poor computing performance. Therefore, on this context, a new paradigm called Mobile Cloud Computing (MCC) has emerged. MCC studies new ways to extend the computational and energy resources, on mobile devices using the offloading techniques. A literature survey about MCC, has shown that there is no support heterogeneity on reported studies. In response, we propose a framework called MpOS (Multi-platform Offloading System), which supports the offloading technique in mobile application development, for two mobile platforms (Android and Windows Phone). Two case studies were developed with MpOS solution in order to evaluate the framework for each mobile platform. These case studies show how the offloading technique works on several perspectives. In BenchImage experiment, the offloading performance was analyzed, concerning to its execution on a remote execution site (a cloudlet on local network and public cloud in the Internet). The Collision application promotes the analysis of the offloading technique performance on real-time application, also using different serialization systems. In both experiments, results show some situations where it was better to run locally on smarphone, than performing the offloading operation and vice versa.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13884application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:14Zmail@mail.com -
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