Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2411 |
Resumo: | Esta pesquisa à um trabalho sobre a educaÃÃo sexual escolarizada atravÃs do diÃlogo entre a escola e o movimento homossexual no processo de formaÃÃo docente continuada sobre gÃnero e diversidade sexual, realizado pelo Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, em 2007, com educadores/as de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE. DiÃlogo sobre a desconstruÃÃo dos significados e sentidos atribuÃdos à sexualidade humana, com o objetivo do enfrentamento Ãs desigualdades sociais oriundas da homofobia dirigida a lÃsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTT. Desse modo, esta pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de prÃticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gÃnero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituiÃÃo de uma educaÃÃo sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de pensar prÃticas educativas que proporcionem relaÃÃes sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar. |
id |
UFC_ebafdffac868e61a5efd91ced6c39c32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:1810 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. Sexual diversity in schools: a "problem" brought on the table2008-09-25Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Maria Helena de Paula Frota02888661349Alexandre Fleming Camara Vale53945980372http://lattes.cnpq.br/335801958692832054522234368http://lattes.cnpq.br/1522820813285364Alexandre Martins JocaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREscola Movimento Homossexual EducaÃÃo Sexual Escolarizada Diversidade SexualSchool Homosexual Movements Sexual educated education Sexual diversitySOCIOLOGIA DA EDUCACAOEsta pesquisa à um trabalho sobre a educaÃÃo sexual escolarizada atravÃs do diÃlogo entre a escola e o movimento homossexual no processo de formaÃÃo docente continuada sobre gÃnero e diversidade sexual, realizado pelo Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, em 2007, com educadores/as de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE. DiÃlogo sobre a desconstruÃÃo dos significados e sentidos atribuÃdos à sexualidade humana, com o objetivo do enfrentamento Ãs desigualdades sociais oriundas da homofobia dirigida a lÃsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTT. Desse modo, esta pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de prÃticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gÃnero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituiÃÃo de uma educaÃÃo sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de pensar prÃticas educativas que proporcionem relaÃÃes sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar. This research is a paper about sexual educated education through the dialog between school and the homossexual movement in teaching continued formation about gender and sexual diversity, done by The Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, in 2007, with Fortalezaâs public schoolsâ educators. The dialog about the destruction of the meanings and senses attributed to the human sexuality, with the objective of facing the social unequalities born from homofobia directed to lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transexuals â LGBTT. In this way, the present research debates the fragilities and the possibilities of the schools to the development of educative practice of recognizing and defense of the genderâs identity and of sexual diversity, in a way to comprehend its limits and to observe its opportunities. So, it is intended to contribute with the constitution of a sexual educated education on facing the homofobia, in the sense of thinking of educative practices, which provides positive social relationships with LGBTT in the school environment.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2411application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:28Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Sexual diversity in schools: a "problem" brought on the table |
title |
Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. |
spellingShingle |
Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. Alexandre Martins Joca Escola Movimento Homossexual EducaÃÃo Sexual Escolarizada Diversidade Sexual School Homosexual Movements Sexual educated education Sexual diversity SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
title_short |
Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. |
title_full |
Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. |
title_fullStr |
Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. |
title_full_unstemmed |
Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. |
title_sort |
Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. |
author |
Alexandre Martins Joca |
author_facet |
Alexandre Martins Joca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celecina de Maria Veras Sales |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
14863235372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ErcÃlia Maria Braga de Olinda |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
12146145315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Helena de Paula Frota |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
02888661349 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Alexandre Fleming Camara Vale |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
53945980372 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3358019586928320 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
54522234368 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre Martins Joca |
contributor_str_mv |
Celecina de Maria Veras Sales ErcÃlia Maria Braga de Olinda Maria Helena de Paula Frota Alexandre Fleming Camara Vale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Movimento Homossexual EducaÃÃo Sexual Escolarizada Diversidade Sexual |
topic |
Escola Movimento Homossexual EducaÃÃo Sexual Escolarizada Diversidade Sexual School Homosexual Movements Sexual educated education Sexual diversity SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Homosexual Movements Sexual educated education Sexual diversity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa à um trabalho sobre a educaÃÃo sexual escolarizada atravÃs do diÃlogo entre a escola e o movimento homossexual no processo de formaÃÃo docente continuada sobre gÃnero e diversidade sexual, realizado pelo Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, em 2007, com educadores/as de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE. DiÃlogo sobre a desconstruÃÃo dos significados e sentidos atribuÃdos à sexualidade humana, com o objetivo do enfrentamento Ãs desigualdades sociais oriundas da homofobia dirigida a lÃsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTT. Desse modo, esta pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de prÃticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gÃnero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituiÃÃo de uma educaÃÃo sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de pensar prÃticas educativas que proporcionem relaÃÃes sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research is a paper about sexual educated education through the dialog between school and the homossexual movement in teaching continued formation about gender and sexual diversity, done by The Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, in 2007, with Fortalezaâs public schoolsâ educators. The dialog about the destruction of the meanings and senses attributed to the human sexuality, with the objective of facing the social unequalities born from homofobia directed to lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transexuals â LGBTT. In this way, the present research debates the fragilities and the possibilities of the schools to the development of educative practice of recognizing and defense of the genderâs identity and of sexual diversity, in a way to comprehend its limits and to observe its opportunities. So, it is intended to contribute with the constitution of a sexual educated education on facing the homofobia, in the sense of thinking of educative practices, which provides positive social relationships with LGBTT in the school environment. |
description |
Esta pesquisa à um trabalho sobre a educaÃÃo sexual escolarizada atravÃs do diÃlogo entre a escola e o movimento homossexual no processo de formaÃÃo docente continuada sobre gÃnero e diversidade sexual, realizado pelo Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, em 2007, com educadores/as de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE. DiÃlogo sobre a desconstruÃÃo dos significados e sentidos atribuÃdos à sexualidade humana, com o objetivo do enfrentamento Ãs desigualdades sociais oriundas da homofobia dirigida a lÃsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTT. Desse modo, esta pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de prÃticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gÃnero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituiÃÃo de uma educaÃÃo sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de pensar prÃticas educativas que proporcionem relaÃÃes sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2411 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295125214855168 |