Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Martins Joca
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2411
Resumo: Esta pesquisa à um trabalho sobre a educaÃÃo sexual escolarizada atravÃs do diÃlogo entre a escola e o movimento homossexual no processo de formaÃÃo docente continuada sobre gÃnero e diversidade sexual, realizado pelo Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, em 2007, com educadores/as de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE. DiÃlogo sobre a desconstruÃÃo dos significados e sentidos atribuÃdos à sexualidade humana, com o objetivo do enfrentamento Ãs desigualdades sociais oriundas da homofobia dirigida a lÃsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTT. Desse modo, esta pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de prÃticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gÃnero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituiÃÃo de uma educaÃÃo sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de pensar prÃticas educativas que proporcionem relaÃÃes sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar.
id UFC_ebafdffac868e61a5efd91ced6c39c32
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1810
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa. Sexual diversity in schools: a "problem" brought on the table2008-09-25Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Maria Helena de Paula Frota02888661349Alexandre Fleming Camara Vale53945980372http://lattes.cnpq.br/335801958692832054522234368http://lattes.cnpq.br/1522820813285364Alexandre Martins JocaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREscola Movimento Homossexual EducaÃÃo Sexual Escolarizada Diversidade SexualSchool Homosexual Movements Sexual educated education Sexual diversitySOCIOLOGIA DA EDUCACAOEsta pesquisa à um trabalho sobre a educaÃÃo sexual escolarizada atravÃs do diÃlogo entre a escola e o movimento homossexual no processo de formaÃÃo docente continuada sobre gÃnero e diversidade sexual, realizado pelo Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, em 2007, com educadores/as de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE. DiÃlogo sobre a desconstruÃÃo dos significados e sentidos atribuÃdos à sexualidade humana, com o objetivo do enfrentamento Ãs desigualdades sociais oriundas da homofobia dirigida a lÃsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTT. Desse modo, esta pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de prÃticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gÃnero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituiÃÃo de uma educaÃÃo sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de pensar prÃticas educativas que proporcionem relaÃÃes sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar. This research is a paper about sexual educated education through the dialog between school and the homossexual movement in teaching continued formation about gender and sexual diversity, done by The Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, in 2007, with Fortalezaâs public schoolsâ educators. The dialog about the destruction of the meanings and senses attributed to the human sexuality, with the objective of facing the social unequalities born from homofobia directed to lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transexuals â LGBTT. In this way, the present research debates the fragilities and the possibilities of the schools to the development of educative practice of recognizing and defense of the genderâs identity and of sexual diversity, in a way to comprehend its limits and to observe its opportunities. So, it is intended to contribute with the constitution of a sexual educated education on facing the homofobia, in the sense of thinking of educative practices, which provides positive social relationships with LGBTT in the school environment.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2411application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sexual diversity in schools: a "problem" brought on the table
title Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
spellingShingle Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
Alexandre Martins Joca
Escola
Movimento Homossexual
EducaÃÃo Sexual Escolarizada
Diversidade Sexual
School
Homosexual Movements
Sexual educated education
Sexual diversity
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
title_short Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
title_full Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
title_fullStr Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
title_full_unstemmed Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
title_sort Diversidade sexual na escola: um "problema" posto à mesa.
author Alexandre Martins Joca
author_facet Alexandre Martins Joca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Helena de Paula Frota
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02888661349
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alexandre Fleming Camara Vale
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 53945980372
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3358019586928320
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 54522234368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1522820813285364
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Martins Joca
contributor_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
Maria Helena de Paula Frota
Alexandre Fleming Camara Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Movimento Homossexual
EducaÃÃo Sexual Escolarizada
Diversidade Sexual
topic Escola
Movimento Homossexual
EducaÃÃo Sexual Escolarizada
Diversidade Sexual
School
Homosexual Movements
Sexual educated education
Sexual diversity
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Homosexual Movements
Sexual educated education
Sexual diversity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa à um trabalho sobre a educaÃÃo sexual escolarizada atravÃs do diÃlogo entre a escola e o movimento homossexual no processo de formaÃÃo docente continuada sobre gÃnero e diversidade sexual, realizado pelo Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, em 2007, com educadores/as de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE. DiÃlogo sobre a desconstruÃÃo dos significados e sentidos atribuÃdos à sexualidade humana, com o objetivo do enfrentamento Ãs desigualdades sociais oriundas da homofobia dirigida a lÃsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTT. Desse modo, esta pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de prÃticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gÃnero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituiÃÃo de uma educaÃÃo sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de pensar prÃticas educativas que proporcionem relaÃÃes sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research is a paper about sexual educated education through the dialog between school and the homossexual movement in teaching continued formation about gender and sexual diversity, done by The Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, in 2007, with Fortalezaâs public schoolsâ educators. The dialog about the destruction of the meanings and senses attributed to the human sexuality, with the objective of facing the social unequalities born from homofobia directed to lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transexuals â LGBTT. In this way, the present research debates the fragilities and the possibilities of the schools to the development of educative practice of recognizing and defense of the genderâs identity and of sexual diversity, in a way to comprehend its limits and to observe its opportunities. So, it is intended to contribute with the constitution of a sexual educated education on facing the homofobia, in the sense of thinking of educative practices, which provides positive social relationships with LGBTT in the school environment.
description Esta pesquisa à um trabalho sobre a educaÃÃo sexual escolarizada atravÃs do diÃlogo entre a escola e o movimento homossexual no processo de formaÃÃo docente continuada sobre gÃnero e diversidade sexual, realizado pelo Grupo de ResistÃncia Asa Branca â GRAB, em 2007, com educadores/as de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE. DiÃlogo sobre a desconstruÃÃo dos significados e sentidos atribuÃdos à sexualidade humana, com o objetivo do enfrentamento Ãs desigualdades sociais oriundas da homofobia dirigida a lÃsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBTT. Desse modo, esta pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de prÃticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gÃnero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituiÃÃo de uma educaÃÃo sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de pensar prÃticas educativas que proporcionem relaÃÃes sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2411
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295125214855168