Pedagogias da transmissÃo da religiosidade africana na casa de candomblà Iabasà de Xangà e Oxum em Juazeiro do Norte-Ce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5861 |
Resumo: | Investiga o mÃtodo de transferÃncia das manifestaÃÃes culturais e religiosas afro-brasileiras a partir das vozes do povo de santo e como se dà a contribuiÃÃo desse processo na construÃÃo identitÃria afrodescendente em Juazeiro do Norte. Relata o compromisso expresso na pedagogia de transmissÃo dos ritos, mitos e tradiÃÃes culturais recebidas de seus ancestrais e repartidas pelas geraÃÃes seguintes. Tendo como objetivo geral: ponderar as pedagogias afrobrasileiras no tocante ao compartilhamento dos ensinamentos religiosos e da tradiÃÃo do Candomblà no Juazeiro do Norte. Os objetivos especÃficos: analisar a continuidade da tradiÃÃo de matriz africana na regiÃo do Cariri Cearense; discutir o CandomblÃ, sua resistÃncia e permanÃncia; investigar o comprometimento das lideranÃas para com o prosseguir dos ensinamentos religiosos. Para tanto se elegeu a metodologia baseada na pesquisa participativa com intuito de, atravÃs da memÃria-oralidade, angariar a relaÃÃo existente entre ancestralidade, o fazer e o resistir dentro do terreiro. Levando a apreensÃo de que essa aÃÃo de continuar e de perpetuar nesse lÃcus religioso, por meio de diversos prÃticas e valores culturais prÃprios, permite construir uma identificaÃÃo de origem africana nas terras juazeirenses. Perceber a importÃncia desses agentes sÃcio-histÃricos no repassar dos princÃpios sagrados à compreender que hà uma rede que se constrÃi dentro do terreiro. Logo, a relaÃÃo social no territÃrio dos praticantes do culto consente, de uma forma ou de outra, refazer uma identidade e, tambÃm, perpetuar o espaÃo africano deixado no alÃm mar; assim, tornando em ato o potencial do existir. |
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