DiagonalizaÃÃo de matrizes 2X2 e reconhecimento de cÃnicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juarez Alves Barbosa Neto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11215
Resumo: This paper deals with the recognition of TAPER using the method of matrix diagonalization 2X2. At first, it shows the definition of conics, standard equations followed by their names and geometric representations. Then follows the ideas of eigenvalues and eigenvectors of a linear transformation that are the basis for the diagonalization of matrices.Immediately after that, the linear independence eigenvector is discussed, as well as its properties of forming a basis of a vector space. The condition for any square matrix to be diagonalizable is shown below, as well as the particulars of a symmetric matrix. The demonstration that all 2Ã2 symmetric matrix is diagonalizable is made from a matrix, elegant and elemental approach. The recognition of conics is made from basic calculations using some content widely exploited in high school such as matrices, determinants, linear systems and algebraic equations. At the end it is presented a way of teaching conical school using educational software Winplot.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiagonalizaÃÃo de matrizes 2X2 e reconhecimento de cÃnicasDiagonalization of matrices 2x2 and recognition conical2013-08-23Marcos Ferreira de Melo89509811300http://lattes.cnpq.br/5162031037556851 Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Luiz AntÃnio Caetano Monte88888888888Autor de: CritÃrios de irracionalidade e o teorema de ApÃry [dissertaÃÃo defendida em 2009]04890787372http://lattes.cnpq.br/5618307422396086Juarez Alves Barbosa NetoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRcÃnicas diagonalizaÃÃo matrizes equaÃÃes software educacionalconical diagonalization matrices equations educational softwareMATEMATICAThis paper deals with the recognition of TAPER using the method of matrix diagonalization 2X2. At first, it shows the definition of conics, standard equations followed by their names and geometric representations. Then follows the ideas of eigenvalues and eigenvectors of a linear transformation that are the basis for the diagonalization of matrices.Immediately after that, the linear independence eigenvector is discussed, as well as its properties of forming a basis of a vector space. The condition for any square matrix to be diagonalizable is shown below, as well as the particulars of a symmetric matrix. The demonstration that all 2Ã2 symmetric matrix is diagonalizable is made from a matrix, elegant and elemental approach. The recognition of conics is made from basic calculations using some content widely exploited in high school such as matrices, determinants, linear systems and algebraic equations. At the end it is presented a way of teaching conical school using educational software Winplot. Este trabalho trata do reconhecimento de CÃNICAS utilizando o mÃtodo de diagonalizaÃÃo de matrizes 2X2. No inÃcio à apresentada a definiÃÃo de cÃnicas, as equaÃÃes padrÃes seguidas de seus respectivos nomes e representaÃÃes geomÃtricas. Seguem-se entÃo as ideias de autovalores e autovetores de uma transformaÃÃo linear que servem de base para a diagonalizaÃÃo de matrizes. Logo apÃs sÃo discutidas a independÃncia linear de autovetores bem como suas propriedades de formarem uma base de um espaÃo vetorial. A condiÃÃo para que toda matriz quadrada seja diagonalizÃvel à apresentada em seguida, bem como as particularidades de uma matriz simÃtrica. A demonstraÃÃo de que toda matriz simÃtrica 2X2 à diagonalizÃvel à feita a partir de uma abordagem matricial, elegante e elementar. O reconhecimento de cÃnicas à feito a partir de cÃlculos bÃsicos, utilizando alguns conteÃdos amplamente explorados no Ensino MÃdio tais como: matrizes, determinantes, sistemas lineares e equaÃÃes algÃbricas. No final à apresentada uma forma de ensinar cÃnicas na escola utilizando o software educacional Winplot.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11215application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:22Zmail@mail.com -
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Este trabalho trata do reconhecimento de CÃNICAS utilizando o mÃtodo de diagonalizaÃÃo de matrizes 2X2. No inÃcio à apresentada a definiÃÃo de cÃnicas, as equaÃÃes padrÃes seguidas de seus respectivos nomes e representaÃÃes geomÃtricas. Seguem-se entÃo as ideias de autovalores e autovetores de uma transformaÃÃo linear que servem de base para a diagonalizaÃÃo de matrizes. Logo apÃs sÃo discutidas a independÃncia linear de autovetores bem como suas propriedades de formarem uma base de um espaÃo vetorial. A condiÃÃo para que toda matriz quadrada seja diagonalizÃvel à apresentada em seguida, bem como as particularidades de uma matriz simÃtrica. A demonstraÃÃo de que toda matriz simÃtrica 2X2 à diagonalizÃvel à feita a partir de uma abordagem matricial, elegante e elementar. O reconhecimento de cÃnicas à feito a partir de cÃlculos bÃsicos, utilizando alguns conteÃdos amplamente explorados no Ensino MÃdio tais como: matrizes, determinantes, sistemas lineares e equaÃÃes algÃbricas. No final à apresentada uma forma de ensinar cÃnicas na escola utilizando o software educacional Winplot.
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