A temÃtica do homoerotismo e do feminino nos cinco primeiros encÃmios do banquete platÃnico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19947 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA temÃtica do homoerotismo e do feminino nos cinco primeiros encÃmios do banquete platÃnico2017-07-26Josà Carlos Silva de Almeida97246557768http://lattes.cnpq.br/8665426562288118 Maria Aparecida de Paiva Montenegro22948317304http://lattes.cnpq.br/5306598522874088 Hugo Filgueiras de AraÃjo00779851170http://lattes.cnpq.br/9236980688564628Jovelina Maria Ramos de Souza12035157234http://lattes.cnpq.br/047542451528853988782000344http://lattes.cnpq.br/3922153001209706 Vicente Thiago Freire BrazilUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRPlatÃo Banquete Homoerotismo Feminino SofistasPlato Symposium Homoeroticism Female SophistsFILOSOFIACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior A presente pesquisa tem como objetivo central a anÃlise e discussÃo dos cinco primeiros discursos que compÃem um dos mais cÃlebres diÃlogos platÃnicos, O Banquete. Dentre as justificativas que podem ser apresentadas para o exame pormenorizado desses encÃmios està o fato de que os mesmos trazem consigo uma forte carga prolÃptica com relaÃÃo ao panegÃrico de SÃcrates; o trato que a tradiÃÃo concede aos mesmos, de maneira geral, relega-os a uma desatenÃÃo investigativa. Isto se deve à forte centralidade que se atribui à fala do filÃsofo, em contraposiÃÃo ao julgamento superficial que se faz dos encÃmios dos demais convivas como enunciados nÃo-filosÃficos. Entretanto, hà uma enorme riqueza conteudal que PlatÃo deposita em cada um dos louvores a Eros proferidos pelos simposiastas que antecedem o FilÃsofo de Atenas. Admitindo essa riqueza, o presente trabalho privilegiarà a anÃlise de dois aspectos muito marcantes na cultura da GrÃcia ClÃssica, os quais parecem opor-se entre si. Contudo, no decorrer do diÃlogo, passam por um processo de ressignificaÃÃo por meio de uma abordagem filosÃfica promovida por PlatÃo. Trata-se do homoerotismo e do feminino. Demonstrar-se-à que, durante o desenvolvimento da cena dramÃtica do Banquete, estas temÃticas, de domÃnio pÃblico e, talvez por isso, impregnadas pela doxa, sÃo revisitadas por PlatÃo atravÃs de uma educaÃÃo filosÃfica. Por fim, num movimento contÃnuo durante toda esta pesquisa, tornar-se-à evidente que o texto do Banquete constitui-se, tambÃm, como um esforÃo platÃnico de denunciar, apropriar-se e superar as teses sofÃsticas â de modo especial aquelas relativas à paidÃia sofÃstica â, ricamente presentes em todos os cinco primeiros elogios a Eros e, por isso, como consequÃncia inevitÃvel, como serà apontado, tambÃm no discurso de SÃcrates. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19947application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:20Zmail@mail.com - |
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A presente pesquisa tem como objetivo central a anÃlise e discussÃo dos cinco primeiros discursos que compÃem um dos mais cÃlebres diÃlogos platÃnicos, O Banquete. Dentre as justificativas que podem ser apresentadas para o exame pormenorizado desses encÃmios està o fato de que os mesmos trazem consigo uma forte carga prolÃptica com relaÃÃo ao panegÃrico de SÃcrates; o trato que a tradiÃÃo concede aos mesmos, de maneira geral, relega-os a uma desatenÃÃo investigativa. Isto se deve à forte centralidade que se atribui à fala do filÃsofo, em contraposiÃÃo ao julgamento superficial que se faz dos encÃmios dos demais convivas como enunciados nÃo-filosÃficos. Entretanto, hà uma enorme riqueza conteudal que PlatÃo deposita em cada um dos louvores a Eros proferidos pelos simposiastas que antecedem o FilÃsofo de Atenas. Admitindo essa riqueza, o presente trabalho privilegiarà a anÃlise de dois aspectos muito marcantes na cultura da GrÃcia ClÃssica, os quais parecem opor-se entre si. Contudo, no decorrer do diÃlogo, passam por um processo de ressignificaÃÃo por meio de uma abordagem filosÃfica promovida por PlatÃo. Trata-se do homoerotismo e do feminino. Demonstrar-se-à que, durante o desenvolvimento da cena dramÃtica do Banquete, estas temÃticas, de domÃnio pÃblico e, talvez por isso, impregnadas pela doxa, sÃo revisitadas por PlatÃo atravÃs de uma educaÃÃo filosÃfica. Por fim, num movimento contÃnuo durante toda esta pesquisa, tornar-se-à evidente que o texto do Banquete constitui-se, tambÃm, como um esforÃo platÃnico de denunciar, apropriar-se e superar as teses sofÃsticas â de modo especial aquelas relativas à paidÃia sofÃstica â, ricamente presentes em todos os cinco primeiros elogios a Eros e, por isso, como consequÃncia inevitÃvel, como serà apontado, tambÃm no discurso de SÃcrates. |
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