Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiago AraÃjo Cunha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19738
Resumo: A presente dissertaÃÃo tem como objetivo a investigaÃÃo do conflito entre membros do grupo Direitos Urbanos Fortaleza com a Prefeitura Municipal, quando o Prefeito, em 7 de marÃo de 2014, anunciou uma intervenÃÃo na PraÃa Portugal do bairro Aldeota, que previa a demoliÃÃo da Ãrea central do logradouro, que funciona como rotatÃria na interseÃÃo de duas avenidas. Como soluÃÃo do problema de trÃnsito da regiÃo, a rotatÃria seria substituÃda por um cruzamento. A obra passaria do anÃncio para a execuÃÃo imediata, porÃm o conflito durou por mais de dois anos, entre a data do anÃncio ao inÃcio da obra no dia 18 de abril de 2016. Durante esse perÃodo, foi realizado um levantamento sistemÃtico de notÃcias veiculadas nos principais jornais da cidade, bem como o acompanhamento dos fÃruns de discussÃes do grupo que se opunha à obra em sua pÃgina no Facebook. TambÃm houve participaÃÃo em suas reuniÃes presenciais e o acompanhamento das aÃÃes de protesto na PraÃa Portugal, mobilizadas pelos opositores da obra. Durante a pesquisa, foi possÃvel perceber como se dÃo as polÃticas de planejamento urbano e as tentativas de participaÃÃo da sociedade civil nas decisÃes da cidade. O executivo municipal se mostrou durante todo o processo fechado ao diÃlogo, desqualificando a PraÃa Portugal como espaÃo de lazer e sociabilidade, usando essas justificativas para a aÃÃo demolitÃria.
id UFC_ee822dc982c7eea6016dec97826dbfc6
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11737
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEm pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal At the heart of Aldeota: uses and conflict around PraÃa Portugal2016-07-28Irlys Alencar Firmo Barreira12011240182Camila Holanda Marinho62889419304http://lattes.cnpq.br/5142447398820016Igor Monteiro Silva98922114304http://lattes.cnpq.br/565280741270350301083076388http://lattes.cnpq.br/4058802698390846Tiago AraÃjo CunhaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRConflitos sociais Direitos Urbanos TrÃnsito PraÃa PortugalSocial conflicts Urban Rights Traffic PraÃa PortugalSOCIOLOGIAA presente dissertaÃÃo tem como objetivo a investigaÃÃo do conflito entre membros do grupo Direitos Urbanos Fortaleza com a Prefeitura Municipal, quando o Prefeito, em 7 de marÃo de 2014, anunciou uma intervenÃÃo na PraÃa Portugal do bairro Aldeota, que previa a demoliÃÃo da Ãrea central do logradouro, que funciona como rotatÃria na interseÃÃo de duas avenidas. Como soluÃÃo do problema de trÃnsito da regiÃo, a rotatÃria seria substituÃda por um cruzamento. A obra passaria do anÃncio para a execuÃÃo imediata, porÃm o conflito durou por mais de dois anos, entre a data do anÃncio ao inÃcio da obra no dia 18 de abril de 2016. Durante esse perÃodo, foi realizado um levantamento sistemÃtico de notÃcias veiculadas nos principais jornais da cidade, bem como o acompanhamento dos fÃruns de discussÃes do grupo que se opunha à obra em sua pÃgina no Facebook. TambÃm houve participaÃÃo em suas reuniÃes presenciais e o acompanhamento das aÃÃes de protesto na PraÃa Portugal, mobilizadas pelos opositores da obra. Durante a pesquisa, foi possÃvel perceber como se dÃo as polÃticas de planejamento urbano e as tentativas de participaÃÃo da sociedade civil nas decisÃes da cidade. O executivo municipal se mostrou durante todo o processo fechado ao diÃlogo, desqualificando a PraÃa Portugal como espaÃo de lazer e sociabilidade, usando essas justificativas para a aÃÃo demolitÃria.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19738application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal
dc.title.alternative.en.fl_str_mv At the heart of Aldeota: uses and conflict around PraÃa Portugal
title Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal
spellingShingle Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal
Tiago AraÃjo Cunha
Conflitos sociais
Direitos Urbanos
TrÃnsito
PraÃa Portugal
Social conflicts
Urban Rights
Traffic
PraÃa Portugal
SOCIOLOGIA
title_short Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal
title_full Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal
title_fullStr Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal
title_full_unstemmed Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal
title_sort Em pleno coraÃÃo da Aldeota: usos e conflito em torno da PraÃa Portugal
author Tiago AraÃjo Cunha
author_facet Tiago AraÃjo Cunha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irlys Alencar Firmo Barreira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12011240182
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camila Holanda Marinho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 62889419304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5142447398820016
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Igor Monteiro Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 98922114304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5652807412703503
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01083076388
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4058802698390846
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago AraÃjo Cunha
contributor_str_mv Irlys Alencar Firmo Barreira
Camila Holanda Marinho
Igor Monteiro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos sociais
Direitos Urbanos
TrÃnsito
PraÃa Portugal
topic Conflitos sociais
Direitos Urbanos
TrÃnsito
PraÃa Portugal
Social conflicts
Urban Rights
Traffic
PraÃa Portugal
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Social conflicts
Urban Rights
Traffic
PraÃa Portugal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente dissertaÃÃo tem como objetivo a investigaÃÃo do conflito entre membros do grupo Direitos Urbanos Fortaleza com a Prefeitura Municipal, quando o Prefeito, em 7 de marÃo de 2014, anunciou uma intervenÃÃo na PraÃa Portugal do bairro Aldeota, que previa a demoliÃÃo da Ãrea central do logradouro, que funciona como rotatÃria na interseÃÃo de duas avenidas. Como soluÃÃo do problema de trÃnsito da regiÃo, a rotatÃria seria substituÃda por um cruzamento. A obra passaria do anÃncio para a execuÃÃo imediata, porÃm o conflito durou por mais de dois anos, entre a data do anÃncio ao inÃcio da obra no dia 18 de abril de 2016. Durante esse perÃodo, foi realizado um levantamento sistemÃtico de notÃcias veiculadas nos principais jornais da cidade, bem como o acompanhamento dos fÃruns de discussÃes do grupo que se opunha à obra em sua pÃgina no Facebook. TambÃm houve participaÃÃo em suas reuniÃes presenciais e o acompanhamento das aÃÃes de protesto na PraÃa Portugal, mobilizadas pelos opositores da obra. Durante a pesquisa, foi possÃvel perceber como se dÃo as polÃticas de planejamento urbano e as tentativas de participaÃÃo da sociedade civil nas decisÃes da cidade. O executivo municipal se mostrou durante todo o processo fechado ao diÃlogo, desqualificando a PraÃa Portugal como espaÃo de lazer e sociabilidade, usando essas justificativas para a aÃÃo demolitÃria.
description A presente dissertaÃÃo tem como objetivo a investigaÃÃo do conflito entre membros do grupo Direitos Urbanos Fortaleza com a Prefeitura Municipal, quando o Prefeito, em 7 de marÃo de 2014, anunciou uma intervenÃÃo na PraÃa Portugal do bairro Aldeota, que previa a demoliÃÃo da Ãrea central do logradouro, que funciona como rotatÃria na interseÃÃo de duas avenidas. Como soluÃÃo do problema de trÃnsito da regiÃo, a rotatÃria seria substituÃda por um cruzamento. A obra passaria do anÃncio para a execuÃÃo imediata, porÃm o conflito durou por mais de dois anos, entre a data do anÃncio ao inÃcio da obra no dia 18 de abril de 2016. Durante esse perÃodo, foi realizado um levantamento sistemÃtico de notÃcias veiculadas nos principais jornais da cidade, bem como o acompanhamento dos fÃruns de discussÃes do grupo que se opunha à obra em sua pÃgina no Facebook. TambÃm houve participaÃÃo em suas reuniÃes presenciais e o acompanhamento das aÃÃes de protesto na PraÃa Portugal, mobilizadas pelos opositores da obra. Durante a pesquisa, foi possÃvel perceber como se dÃo as polÃticas de planejamento urbano e as tentativas de participaÃÃo da sociedade civil nas decisÃes da cidade. O executivo municipal se mostrou durante todo o processo fechado ao diÃlogo, desqualificando a PraÃa Portugal como espaÃo de lazer e sociabilidade, usando essas justificativas para a aÃÃo demolitÃria.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19738
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236856741888