ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20723 |
Resumo: | A pesquisa pretende investigar a produÃÃo de saber no contexto da Edisca â Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e BiÃo (2003), no conceito de CorpomÃdia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilizaÃÃo do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); tambÃm, no pensamento de Freire (1968), Ãnsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenÃmenos da produÃÃo de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexÃo educacional construÃda em danÃa, nesta instituiÃÃo, lanÃando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigaÃÃo, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artÃstico-pedagÃgicos de criaÃÃo e apresentaÃÃo de espetÃculos de DanÃa â, por meio da prÃxis em arte e educaÃÃo que se faz na EDISCA. AtravÃs dos saberes de experiÃncia dos seus artistas, professores-coreÃgrafos e educandos-danÃarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que serà de importÃncia o desenvolvimento do conceito de inteligÃncia estÃtica, vista como o amÃlgama das dimensÃes artÃsticas, polÃticas e Ãticas, bem como ressalta-se o valor da articulaÃÃo arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianÃas e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira especÃfica, considera-se que os processos coletivos de formaÃÃo em DanÃa apontam para a aprendizagem e expressÃo de saberes atravÃs dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensÃes ontolÃgicas. |
id |
UFC_ee9242aeed88f8799fb8e0e35a1229f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13091 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade2019-01-00Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 78985315941Carlos Gilano Andrade do AraÃjo Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDanÃa Pedagogia da expressividade InteligÃncia estÃtica ProduÃÃo de saberesDanÃa Pedagogia da expressividade InteligÃncia estÃtica ProduÃÃo de saberesEDUCACAOEDUCACAOA pesquisa pretende investigar a produÃÃo de saber no contexto da Edisca â Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e BiÃo (2003), no conceito de CorpomÃdia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilizaÃÃo do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); tambÃm, no pensamento de Freire (1968), Ãnsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenÃmenos da produÃÃo de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexÃo educacional construÃda em danÃa, nesta instituiÃÃo, lanÃando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigaÃÃo, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artÃstico-pedagÃgicos de criaÃÃo e apresentaÃÃo de espetÃculos de DanÃa â, por meio da prÃxis em arte e educaÃÃo que se faz na EDISCA. AtravÃs dos saberes de experiÃncia dos seus artistas, professores-coreÃgrafos e educandos-danÃarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que serà de importÃncia o desenvolvimento do conceito de inteligÃncia estÃtica, vista como o amÃlgama das dimensÃes artÃsticas, polÃticas e Ãticas, bem como ressalta-se o valor da articulaÃÃo arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianÃas e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira especÃfica, considera-se que os processos coletivos de formaÃÃo em DanÃa apontam para a aprendizagem e expressÃo de saberes atravÃs dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensÃes ontolÃgicas.A pesquisa pretende investigar a produÃÃo de saber no contexto da Edisca â Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e BiÃo (2003), no conceito de CorpomÃdia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilizaÃÃo do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); tambÃm, no pensamento de Freire (1968), Ãnsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenÃmenos da produÃÃo de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexÃo educacional construÃda em danÃa, nesta instituiÃÃo, lanÃando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigaÃÃo, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artÃstico-pedagÃgicos de criaÃÃo e apresentaÃÃo de espetÃculos de DanÃa â, por meio da prÃxis em arte e educaÃÃo que se faz na EDISCA. AtravÃs dos saberes de experiÃncia dos seus artistas, professores-coreÃgrafos e educandos-danÃarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que serà de importÃncia o desenvolvimento do conceito de inteligÃncia estÃtica, vista como o amÃlgama das dimensÃes artÃsticas, polÃticas e Ãticas, bem como ressalta-se o valor da articulaÃÃo arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianÃas e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira especÃfica, considera-se que os processos coletivos de formaÃÃo em DanÃa apontam para a aprendizagem e expressÃo de saberes atravÃs dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensÃes ontolÃgicas.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20723application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-06T10:23:23Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade |
title |
ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade |
spellingShingle |
ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade Carlos Gilano Andrade do AraÃjo DanÃa Pedagogia da expressividade InteligÃncia estÃtica ProduÃÃo de saberes DanÃa Pedagogia da expressividade InteligÃncia estÃtica ProduÃÃo de saberes EDUCACAO EDUCACAO |
title_short |
ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade |
title_full |
ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade |
title_fullStr |
ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade |
title_full_unstemmed |
ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade |
title_sort |
ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade |
author |
Carlos Gilano Andrade do AraÃjo |
author_facet |
Carlos Gilano Andrade do AraÃjo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ãngela Maria Bessa Linhares |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
13659154334 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78985315941 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Gilano Andrade do AraÃjo |
contributor_str_mv |
Ãngela Maria Bessa Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DanÃa Pedagogia da expressividade InteligÃncia estÃtica ProduÃÃo de saberes DanÃa Pedagogia da expressividade InteligÃncia estÃtica ProduÃÃo de saberes |
topic |
DanÃa Pedagogia da expressividade InteligÃncia estÃtica ProduÃÃo de saberes DanÃa Pedagogia da expressividade InteligÃncia estÃtica ProduÃÃo de saberes EDUCACAO EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A pesquisa pretende investigar a produÃÃo de saber no contexto da Edisca â Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e BiÃo (2003), no conceito de CorpomÃdia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilizaÃÃo do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); tambÃm, no pensamento de Freire (1968), Ãnsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenÃmenos da produÃÃo de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexÃo educacional construÃda em danÃa, nesta instituiÃÃo, lanÃando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigaÃÃo, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artÃstico-pedagÃgicos de criaÃÃo e apresentaÃÃo de espetÃculos de DanÃa â, por meio da prÃxis em arte e educaÃÃo que se faz na EDISCA. AtravÃs dos saberes de experiÃncia dos seus artistas, professores-coreÃgrafos e educandos-danÃarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que serà de importÃncia o desenvolvimento do conceito de inteligÃncia estÃtica, vista como o amÃlgama das dimensÃes artÃsticas, polÃticas e Ãticas, bem como ressalta-se o valor da articulaÃÃo arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianÃas e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira especÃfica, considera-se que os processos coletivos de formaÃÃo em DanÃa apontam para a aprendizagem e expressÃo de saberes atravÃs dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensÃes ontolÃgicas. A pesquisa pretende investigar a produÃÃo de saber no contexto da Edisca â Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e BiÃo (2003), no conceito de CorpomÃdia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilizaÃÃo do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); tambÃm, no pensamento de Freire (1968), Ãnsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenÃmenos da produÃÃo de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexÃo educacional construÃda em danÃa, nesta instituiÃÃo, lanÃando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigaÃÃo, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artÃstico-pedagÃgicos de criaÃÃo e apresentaÃÃo de espetÃculos de DanÃa â, por meio da prÃxis em arte e educaÃÃo que se faz na EDISCA. AtravÃs dos saberes de experiÃncia dos seus artistas, professores-coreÃgrafos e educandos-danÃarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que serà de importÃncia o desenvolvimento do conceito de inteligÃncia estÃtica, vista como o amÃlgama das dimensÃes artÃsticas, polÃticas e Ãticas, bem como ressalta-se o valor da articulaÃÃo arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianÃas e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira especÃfica, considera-se que os processos coletivos de formaÃÃo em DanÃa apontam para a aprendizagem e expressÃo de saberes atravÃs dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensÃes ontolÃgicas. |
description |
A pesquisa pretende investigar a produÃÃo de saber no contexto da Edisca â Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e BiÃo (2003), no conceito de CorpomÃdia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilizaÃÃo do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); tambÃm, no pensamento de Freire (1968), Ãnsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenÃmenos da produÃÃo de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexÃo educacional construÃda em danÃa, nesta instituiÃÃo, lanÃando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigaÃÃo, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artÃstico-pedagÃgicos de criaÃÃo e apresentaÃÃo de espetÃculos de DanÃa â, por meio da prÃxis em arte e educaÃÃo que se faz na EDISCA. AtravÃs dos saberes de experiÃncia dos seus artistas, professores-coreÃgrafos e educandos-danÃarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que serà de importÃncia o desenvolvimento do conceito de inteligÃncia estÃtica, vista como o amÃlgama das dimensÃes artÃsticas, polÃticas e Ãticas, bem como ressalta-se o valor da articulaÃÃo arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianÃas e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira especÃfica, considera-se que os processos coletivos de formaÃÃo em DanÃa apontam para a aprendizagem e expressÃo de saberes atravÃs dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensÃes ontolÃgicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20723 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295460880809984 |