ProduÃÃo de saber no contexto da EDISCA â Escola de DanÃa e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Gilano Andrade do AraÃjo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20723
Resumo: A pesquisa pretende investigar a produÃÃo de saber no contexto da Edisca â Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e BiÃo (2003), no conceito de CorpomÃdia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilizaÃÃo do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); tambÃm, no pensamento de Freire (1968), Ãnsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenÃmenos da produÃÃo de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexÃo educacional construÃda em danÃa, nesta instituiÃÃo, lanÃando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigaÃÃo, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artÃstico-pedagÃgicos de criaÃÃo e apresentaÃÃo de espetÃculos de DanÃa â, por meio da prÃxis em arte e educaÃÃo que se faz na EDISCA. AtravÃs dos saberes de experiÃncia dos seus artistas, professores-coreÃgrafos e educandos-danÃarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que serà de importÃncia o desenvolvimento do conceito de inteligÃncia estÃtica, vista como o amÃlgama das dimensÃes artÃsticas, polÃticas e Ãticas, bem como ressalta-se o valor da articulaÃÃo arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianÃas e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira especÃfica, considera-se que os processos coletivos de formaÃÃo em DanÃa apontam para a aprendizagem e expressÃo de saberes atravÃs dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensÃes ontolÃgicas.
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A pesquisa pretende investigar a produÃÃo de saber no contexto da Edisca â Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e BiÃo (2003), no conceito de CorpomÃdia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilizaÃÃo do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); tambÃm, no pensamento de Freire (1968), Ãnsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenÃmenos da produÃÃo de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexÃo educacional construÃda em danÃa, nesta instituiÃÃo, lanÃando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigaÃÃo, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artÃstico-pedagÃgicos de criaÃÃo e apresentaÃÃo de espetÃculos de DanÃa â, por meio da prÃxis em arte e educaÃÃo que se faz na EDISCA. AtravÃs dos saberes de experiÃncia dos seus artistas, professores-coreÃgrafos e educandos-danÃarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que serà de importÃncia o desenvolvimento do conceito de inteligÃncia estÃtica, vista como o amÃlgama das dimensÃes artÃsticas, polÃticas e Ãticas, bem como ressalta-se o valor da articulaÃÃo arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianÃas e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira especÃfica, considera-se que os processos coletivos de formaÃÃo em DanÃa apontam para a aprendizagem e expressÃo de saberes atravÃs dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensÃes ontolÃgicas.
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