Corpos e saberes em movimento: as jovens danÃarinas de funk da Barra do CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12303 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender como as jovens danÃarinas de um grupo de funk vivenciam suas experiÃncias com o corpo, com o gÃnero e com a sexualidade e como neste processo as aprendizagens sÃo construÃdas mediante as prÃticas sociais vivenciadas por este grupo. O percurso trilhado durante o processo investigativo teve como base os preceitos da pesquisa qualitativa e a etnografia como o mÃtodo de aproximaÃÃo da realidade pesquisada. Nesta trajetÃria, a observaÃÃo, o registro no diÃrio de campo, as entrevistas e o grupo de discussÃo foram importantes para apreender as falas, as percepÃÃes e a compreensÃo das jovens sobre suas aÃÃes. Ao investigar a vida das jovens funkeiras, percebi que os modos como estas vivenciam suas experiÃncias com o corpo, com o gÃnero e com a sexualidade estÃo intimamente relacionadas com o funk e com o contexto social onde se encontram inseridas, incluindo aqui as marcas de gÃnero, de raÃa e de classe social. O funk influencia os estilos de vida das jovens, sendo determinante na forma como compreendem e produzem os seus corpos e tambÃm na construÃÃo de aprendizagens sobre a sexualidade. As relaÃÃes de gÃnero e as experiÃncias afetivo-sexuais vivenciadas pelas jovens, assim como o prÃprio funk, sÃo permeados por tensÃes paradoxais, uma vez que apesar de subverterem normas hegemÃnicas de gÃnero e de modos de viver a sexualidade, apresentam um discurso respaldado por padrÃes sociais de gÃnero. As jovens apresentam uma moralidade sexual liberal quando vivenciam uma diversidade de experiÃncias e de prÃticas afetivo-sexuais consideradas desviantes pela sociedade como a iniciaÃÃo precoce, a intensificaÃÃo de trocas afetivas e prÃticas sexuais paralelas. O grupo de funk tambÃm se apresenta para estas jovens como uma opÃÃo de lazer, de sociabilidade e de perspectivas para o futuro, dadas as poucas possibilidades de que dispÃem. Ã na sociabilidade do grupo que elas constroem e compartilham saberes sobre o corpo e a sexualidade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCorpos e saberes em movimento: as jovens danÃarinas de funk da Barra do CearÃBodies and knowledges in movement: the young funk dancers of Barra do CearÃ2014-07-30Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Maria Dolores de Brito Mota10660038587http://lattes.cnpq.br/9262063602399799Maria do Socorro Ferreira Osterne04506979320http://lattes.cnpq.br/634638594204336201553337384http://lattes.cnpq.br/4771387380424886Francisca Lidiane AraÃjo de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJuventude Corpo GÃnero Sexualidade FunkYouth Body Gender Sexuality FunkEDUCACAOEste trabalho tem como objetivo compreender como as jovens danÃarinas de um grupo de funk vivenciam suas experiÃncias com o corpo, com o gÃnero e com a sexualidade e como neste processo as aprendizagens sÃo construÃdas mediante as prÃticas sociais vivenciadas por este grupo. O percurso trilhado durante o processo investigativo teve como base os preceitos da pesquisa qualitativa e a etnografia como o mÃtodo de aproximaÃÃo da realidade pesquisada. Nesta trajetÃria, a observaÃÃo, o registro no diÃrio de campo, as entrevistas e o grupo de discussÃo foram importantes para apreender as falas, as percepÃÃes e a compreensÃo das jovens sobre suas aÃÃes. Ao investigar a vida das jovens funkeiras, percebi que os modos como estas vivenciam suas experiÃncias com o corpo, com o gÃnero e com a sexualidade estÃo intimamente relacionadas com o funk e com o contexto social onde se encontram inseridas, incluindo aqui as marcas de gÃnero, de raÃa e de classe social. O funk influencia os estilos de vida das jovens, sendo determinante na forma como compreendem e produzem os seus corpos e tambÃm na construÃÃo de aprendizagens sobre a sexualidade. As relaÃÃes de gÃnero e as experiÃncias afetivo-sexuais vivenciadas pelas jovens, assim como o prÃprio funk, sÃo permeados por tensÃes paradoxais, uma vez que apesar de subverterem normas hegemÃnicas de gÃnero e de modos de viver a sexualidade, apresentam um discurso respaldado por padrÃes sociais de gÃnero. As jovens apresentam uma moralidade sexual liberal quando vivenciam uma diversidade de experiÃncias e de prÃticas afetivo-sexuais consideradas desviantes pela sociedade como a iniciaÃÃo precoce, a intensificaÃÃo de trocas afetivas e prÃticas sexuais paralelas. O grupo de funk tambÃm se apresenta para estas jovens como uma opÃÃo de lazer, de sociabilidade e de perspectivas para o futuro, dadas as poucas possibilidades de que dispÃem. Ã na sociabilidade do grupo que elas constroem e compartilham saberes sobre o corpo e a sexualidade. This work aims to understand how young dancers of a funk music group experience their body, gender and sexuality and how their knowledge is built in this process through the social practices experienced by this group. The investigative process was based on qualitative research and ethnography as a way of being close to the researched reality. Observation, field note writing, interviews and group discussion sections were important tools to understand the young dancersâ speech, perceptions and their comprehension of their own actions. I perceived, by investigating their lives, that the way the young dancers experience their body, gender and sexuality is intimately linked to funk music and the social context where they are inserted, including marks of gender, race and social class. Funk music influence the young dancersâ way of life and is determined in the way how they comprehend and produce their bodies and how they build their learning about sexuality. Gender relations and sexual-affective experiences lived by the young dancers, as well as funk, are permeated by paradoxical tensions, since although the young dancers subvert hegemonic gender standards and ways of experiencing the sexuality, they present a speech endorsed by social gender standards. The young dancers show liberal sexual morality, since they experience sexual-affective practices that are considered deviant by our society such as early sexual initiation, the intensification of affective exchanges and parallel sexual practices. The funk music group is also an option for leisure time, sociability and future perspective, in view of the few possibilities that they have. They build and share knowledge about the body and sexuality through the sociability.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12303application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:26Zmail@mail.com - |
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This work aims to understand how young dancers of a funk music group experience their body, gender and sexuality and how their knowledge is built in this process through the social practices experienced by this group. The investigative process was based on qualitative research and ethnography as a way of being close to the researched reality. Observation, field note writing, interviews and group discussion sections were important tools to understand the young dancersâ speech, perceptions and their comprehension of their own actions. I perceived, by investigating their lives, that the way the young dancers experience their body, gender and sexuality is intimately linked to funk music and the social context where they are inserted, including marks of gender, race and social class. Funk music influence the young dancersâ way of life and is determined in the way how they comprehend and produce their bodies and how they build their learning about sexuality. Gender relations and sexual-affective experiences lived by the young dancers, as well as funk, are permeated by paradoxical tensions, since although the young dancers subvert hegemonic gender standards and ways of experiencing the sexuality, they present a speech endorsed by social gender standards. The young dancers show liberal sexual morality, since they experience sexual-affective practices that are considered deviant by our society such as early sexual initiation, the intensification of affective exchanges and parallel sexual practices. The funk music group is also an option for leisure time, sociability and future perspective, in view of the few possibilities that they have. They build and share knowledge about the body and sexuality through the sociability. |
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