GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÃBEIS EM OFERTA PÃBLICA DE AÃÃES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sylvia Rejane MagalhÃes Domingos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17798
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral investigar a prÃtica de gerenciamento de resultados por parte das companhias nos perÃodos prÃximos ao de realizaÃÃo de oferta pÃblica de aÃÃes. A populaÃÃo do estudo compreende as companhias que realizaram oferta pÃblica de aÃÃes entre 2004 e 2013. Para realizaÃÃo do estudo, foram coletados dados financeiros trimestrais das empresas da amostra. O gerenciamento de resultados foi investigado numa perspectiva temporal, seguindo metodologia adotada por Gioielli (2008), que investigou o gerenciamento das informaÃÃes contÃbeis pelas empresas em processo de IPO e tambÃm em que momento ao redor desse processo essa prÃtica à mais intensa. Inicialmente, foram estimadas as acumulaÃÃes totais. Em seguida, foram estimadas as acumulaÃÃes discricionÃrias, que, por sua vez, sÃo obtidas por meio dos modelos Jones Modificado (1995) e Pae (2005). Foi utilizada a anÃlise de dados em painel para estimaÃÃo dos coeficientes, sendo consideradas as variÃveis das empresas-trimestre de todo o perÃodo. Os resultados encontrados nesta pesquisa sugerem que as empresas gerenciam seus resultados contÃbeis e que essa prÃtica à mais intensa nas fases compreendidas pelos trimestres anteriores aos trimestres anterior e posterior ao perÃodo da oferta pÃblica (fase 1) e ao de pÃs-vedaÃÃo à negociaÃÃo das aÃÃes da companhia (fase 4) e que procuram com mais frequÃncia reduzir seus resultados contÃbeis ao redor da oferta pÃblica de aÃÃes. O presente estudo contribuiu com a discussÃo do tema gerenciamento de resultados e obteve evidÃncias de que os investidores e os ÃrgÃos de fiscalizaÃÃo e regulaÃÃo do mercado de capitais no Brasil devem buscar alternativas para detectar e/ou inibir prÃticas oportunÃsticas da administraÃÃo das companhias durante a oferta pÃblica de aÃÃes.
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