Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thamires Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20312
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_f4307c66453d2a90a248473141c2bc03
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12727
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOutros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington2017-12-00Osmar GonÃalves dos Reis Filho21445556804http://lattes.cnpq.br/188046550997294703642580394http://lattes.cnpq.br/2873166142610346Thamires Rodrigues de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRClaudio Edinger Nick Waplington tempo fotografia documentalCOMUNICACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Esta dissertaÃÃo analisa dois trabalhos dos fotÃgrafos Claudio Edinger e Nick Waplington, tendo como objetivo compreender a relaÃÃo dessas imagens com o tempo e as possÃveis mudanÃas na estÃtica documental que sÃo reflexos de diferentes maneiras de lidar com os instantes envolvidos no fazer fotogrÃfico. Ao projetar essa perspectiva de anÃlise, a pesquisa estuda a fotografia documental em duas vertentes: a dimensÃo temporal do clÃmax, do instante decisivo (conceito criado por Cartier-Bresson); e a dimensÃo temporal que evoca continuidade, que ressoa na estÃtica do banal e em imagens que trabalham âinstantes-indecisivosâ. No primeiro capÃtulo, trabalhamos algumas questÃes que nos ajudam a enxergar e a compreender essas diferentes formas do tempo na imagem. No segundo capÃtulo, apresentamos um panorama da fotografia documental clÃssica, trazendo tambÃm as primeiras rupturas com a estÃtica considerada tradicional. O terceiro capÃtulo vai tratar mais especificamente da relaÃÃo do tempo com a obra dos fotÃgrafos, trabalhando com o recorte aqui proposto: os livros âIndecisive Mementoâ, de Nick Wapplington, e âO Paradoxo do Olharâ, de Claudio Edinger. Ao abordar todas essas implicaÃÃes do fazer fotogrÃfico e relacionÃ-las à necessidade de uma nova visualidade, a pesquisa tem o objetivo de analisar as propostas de documentarismo dos dois fotÃgrafos, buscando construir uma interpretaÃÃo mais ampla do regime de visualidade cristalizado por teÃricos desde Barthes (1984), procurando pensar a fotografia como um processo que vai alÃm do momento do clique. Assim, o estudo busca satisfazer a necessidade de outras formas de perceber e de se relacionar com as imagens.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20312application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:40Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington
title Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington
spellingShingle Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington
Thamires Rodrigues de Oliveira
Claudio Edinger
Nick Waplington
tempo
fotografia documental
COMUNICACAO
title_short Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington
title_full Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington
title_fullStr Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington
title_full_unstemmed Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington
title_sort Outros tempos na imagem: uma anÃlise das propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington
author Thamires Rodrigues de Oliveira
author_facet Thamires Rodrigues de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Osmar GonÃalves dos Reis Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21445556804
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03642580394
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2873166142610346
dc.contributor.author.fl_str_mv Thamires Rodrigues de Oliveira
contributor_str_mv Osmar GonÃalves dos Reis Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Claudio Edinger
Nick Waplington
tempo
fotografia documental
topic Claudio Edinger
Nick Waplington
tempo
fotografia documental
COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo analisa dois trabalhos dos fotÃgrafos Claudio Edinger e Nick Waplington, tendo como objetivo compreender a relaÃÃo dessas imagens com o tempo e as possÃveis mudanÃas na estÃtica documental que sÃo reflexos de diferentes maneiras de lidar com os instantes envolvidos no fazer fotogrÃfico. Ao projetar essa perspectiva de anÃlise, a pesquisa estuda a fotografia documental em duas vertentes: a dimensÃo temporal do clÃmax, do instante decisivo (conceito criado por Cartier-Bresson); e a dimensÃo temporal que evoca continuidade, que ressoa na estÃtica do banal e em imagens que trabalham âinstantes-indecisivosâ. No primeiro capÃtulo, trabalhamos algumas questÃes que nos ajudam a enxergar e a compreender essas diferentes formas do tempo na imagem. No segundo capÃtulo, apresentamos um panorama da fotografia documental clÃssica, trazendo tambÃm as primeiras rupturas com a estÃtica considerada tradicional. O terceiro capÃtulo vai tratar mais especificamente da relaÃÃo do tempo com a obra dos fotÃgrafos, trabalhando com o recorte aqui proposto: os livros âIndecisive Mementoâ, de Nick Wapplington, e âO Paradoxo do Olharâ, de Claudio Edinger. Ao abordar todas essas implicaÃÃes do fazer fotogrÃfico e relacionÃ-las à necessidade de uma nova visualidade, a pesquisa tem o objetivo de analisar as propostas de documentarismo dos dois fotÃgrafos, buscando construir uma interpretaÃÃo mais ampla do regime de visualidade cristalizado por teÃricos desde Barthes (1984), procurando pensar a fotografia como um processo que vai alÃm do momento do clique. Assim, o estudo busca satisfazer a necessidade de outras formas de perceber e de se relacionar com as imagens.
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20312
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238018564096