A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Onete Fontenele Moreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19977
Resumo: O autor apresenta a filosofia de Apel articulada a partir do confronto da filosofia transcendental kantiana com a reviravolta lingÃÃstico-pragmÃtica na filosofiado sÃculo XX. Para Apel, a filosofia de Kant tem que ser confrontada com a linguistic turn. Para ele, trata-se de compreender que a pergunta transcendental implica necessariamente a pergunta pela linguagem humana como condiÃÃo de possibilidade e validade da compreensÃo intersubjetiva e estabelecer, a partir do nÃvel atingido hoje pela reflexÃo epistemolÃgica, o jogo de linguagem prÃprio à filosofia. Por isso, em virtude de uma articulaÃÃo teÃrica mais adequada atravÃs da compreensÃo da centralidade da linguagem na reflexÃo filosÃfica, a filosofia està apta a enfrentar, sem ingenuidade, os desafios do mundo contemporÃneo.
id UFC_f4c83a4cbedd811426a355b0552e4390
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2242
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel2008-12-10Manfredo AraÃjo de Oliveira03274845353Regenaldo Rodrigues da Costa23081139368kleber Carneiro Amora19126891387Josà Maria Arruda de Souza3781344738743041477300Marcos Onete Fontenele MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRFilosofia CrÃtica PragmÃtica Transcendental FundamentaÃÃo ReflexivaCritical Philosophy Trancedental pragmatic Reflexive fundamentationEDUCACAOO autor apresenta a filosofia de Apel articulada a partir do confronto da filosofia transcendental kantiana com a reviravolta lingÃÃstico-pragmÃtica na filosofiado sÃculo XX. Para Apel, a filosofia de Kant tem que ser confrontada com a linguistic turn. Para ele, trata-se de compreender que a pergunta transcendental implica necessariamente a pergunta pela linguagem humana como condiÃÃo de possibilidade e validade da compreensÃo intersubjetiva e estabelecer, a partir do nÃvel atingido hoje pela reflexÃo epistemolÃgica, o jogo de linguagem prÃprio à filosofia. Por isso, em virtude de uma articulaÃÃo teÃrica mais adequada atravÃs da compreensÃo da centralidade da linguagem na reflexÃo filosÃfica, a filosofia està apta a enfrentar, sem ingenuidade, os desafios do mundo contemporÃneo. The author presents the Apelâs philosophy from the confrontation of the kantâs philosophy transcendental with the linguistic-pragmatic overturn in the philosophy of the XX century. To Apel, the Kantâs philosophy has to be faced with linguistic turn. To him, it means to understand that the transcendental question necessarily implies for the language human being question as a condition to the possibility and validity of the intersubjective understanding and to estabilish, from the nowadays reached level for the epistemological reflection, the proper language game, related to the philosophy. Therefore, according to a theorical articulation more elaborated thought comprehension of the language in the philosophical reflection, the philosophy is apt to face, without naivety, the challenges of the contemporary world. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19977application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:20Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel
title A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel
spellingShingle A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel
Marcos Onete Fontenele Moreira
Filosofia CrÃtica
PragmÃtica Transcendental
FundamentaÃÃo Reflexiva
Critical Philosophy
Trancedental pragmatic
Reflexive fundamentation
EDUCACAO
title_short A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel
title_full A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel
title_fullStr A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel
title_full_unstemmed A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel
title_sort A Linguagem Enquanto Grandeza Transcendental em Karl-Otto Apel
author Marcos Onete Fontenele Moreira
author_facet Marcos Onete Fontenele Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Manfredo AraÃjo de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03274845353
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Regenaldo Rodrigues da Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 23081139368
dc.contributor.referee2.fl_str_mv kleber Carneiro Amora
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 19126891387
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Josà Maria Arruda de Souza
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 37813447387
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 43041477300
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Onete Fontenele Moreira
contributor_str_mv Manfredo AraÃjo de Oliveira
Regenaldo Rodrigues da Costa
kleber Carneiro Amora
Josà Maria Arruda de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia CrÃtica
PragmÃtica Transcendental
FundamentaÃÃo Reflexiva
topic Filosofia CrÃtica
PragmÃtica Transcendental
FundamentaÃÃo Reflexiva
Critical Philosophy
Trancedental pragmatic
Reflexive fundamentation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical Philosophy
Trancedental pragmatic
Reflexive fundamentation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O autor apresenta a filosofia de Apel articulada a partir do confronto da filosofia transcendental kantiana com a reviravolta lingÃÃstico-pragmÃtica na filosofiado sÃculo XX. Para Apel, a filosofia de Kant tem que ser confrontada com a linguistic turn. Para ele, trata-se de compreender que a pergunta transcendental implica necessariamente a pergunta pela linguagem humana como condiÃÃo de possibilidade e validade da compreensÃo intersubjetiva e estabelecer, a partir do nÃvel atingido hoje pela reflexÃo epistemolÃgica, o jogo de linguagem prÃprio à filosofia. Por isso, em virtude de uma articulaÃÃo teÃrica mais adequada atravÃs da compreensÃo da centralidade da linguagem na reflexÃo filosÃfica, a filosofia està apta a enfrentar, sem ingenuidade, os desafios do mundo contemporÃneo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The author presents the Apelâs philosophy from the confrontation of the kantâs philosophy transcendental with the linguistic-pragmatic overturn in the philosophy of the XX century. To Apel, the Kantâs philosophy has to be faced with linguistic turn. To him, it means to understand that the transcendental question necessarily implies for the language human being question as a condition to the possibility and validity of the intersubjective understanding and to estabilish, from the nowadays reached level for the epistemological reflection, the proper language game, related to the philosophy. Therefore, according to a theorical articulation more elaborated thought comprehension of the language in the philosophical reflection, the philosophy is apt to face, without naivety, the challenges of the contemporary world.
description O autor apresenta a filosofia de Apel articulada a partir do confronto da filosofia transcendental kantiana com a reviravolta lingÃÃstico-pragmÃtica na filosofiado sÃculo XX. Para Apel, a filosofia de Kant tem que ser confrontada com a linguistic turn. Para ele, trata-se de compreender que a pergunta transcendental implica necessariamente a pergunta pela linguagem humana como condiÃÃo de possibilidade e validade da compreensÃo intersubjetiva e estabelecer, a partir do nÃvel atingido hoje pela reflexÃo epistemolÃgica, o jogo de linguagem prÃprio à filosofia. Por isso, em virtude de uma articulaÃÃo teÃrica mais adequada atravÃs da compreensÃo da centralidade da linguagem na reflexÃo filosÃfica, a filosofia està apta a enfrentar, sem ingenuidade, os desafios do mundo contemporÃneo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19977
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236656463872