Os regimes imagÃticos das festas no Mucuripe: uma anÃlise compreensiva de paisagens festivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14991 |
Resumo: | Este trabalho consiste na investigaÃÃo de duas manifestaÃÃes culturais que ocorrem no bairro Mucuripe, na cidade de Fortaleza: a festa de SÃo Pedro e os festejos de Nossa Senhora da SaÃde. O que despertou o interesse para esta pesquisa foi o registro da primeira manifestaÃÃo, no ano de 2011, como bem imaterial de Fortaleza, realizado pelo Conselho Municipal de PatrimÃnio HistÃrico e Cultural (COMPHIC). O questionamento surge da forte presenÃa da Santa da SaÃde na construÃÃo do imaginÃrio religioso no bairro Mucuripe, sendo representada pela sua imagem durante a Festa de SÃo Pedro, enquanto anteriormente padroeira da igrejinha homÃnima do santo. Observaremos os regimes imagÃticos das festas, apoiados em Durand, percebendo atà que ponto as imagens produzidas nos festejos influenciam no registro. Dessa forma, verificamos as paisagens festivas construÃdas durante os festejos, salientando a dinÃmica dos regimes diurno e noturno da imagem, observando a relaÃÃo destes com as polÃticas pÃblicas de proteÃÃo do patrimÃnio cultural imaterial. Para realizar esta investigaÃÃo utilizamos o subsÃdio literÃrio de geÃgrafos que discutem as manifestaÃÃes culturais no espaÃo e as paisagens reproduzidas no festejo. Fez-se necessÃrio o apoio de autores da psicologia e antropologia, principalmente. AlÃm disso, foram aplicados cem questionÃrios nas duas manifestaÃÃes observadas, utilizando a abordagem cultural da Geografia para evidenciar a relaÃÃo entre as paisagens festivas reproduzidas com o processo de (nÃo) registro do patrimÃnio cultural imaterial da cidade. Assim, observamos estreitas relaÃÃes entre a paisagem festiva reconstruÃda nos festejos e o processo de registro das manifestaÃÃes enquanto patrimÃnio cultural imaterial municipal. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs regimes imagÃticos das festas no Mucuripe: uma anÃlise compreensiva de paisagens festivasThe imagery schemes parties in Mucuripe : a comprehensive analysis of festive landscapes2015-07-31Christian Dennys Monteiro de Oliveira09223548802http://lattes.cnpq.br/6672867433887720FÃbio de Oliveira Matos00594287324 http://lattes.cnpq.br/0103822859471277Jania Perla DiÃgenes de Aquino62844121349http://lattes.cnpq.br/8171385058849782 OtÃvio Josà Lemos Costa 2223345832004538558303http://lattes.cnpq.br/1487459541777155Lucas Bezerra GondimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em GeografiaUFCBRPaisagem festivaImagem e sÃmboloPatrimÃnio cultural imaterialFestive landscapeImage and symbolIntangible cultural heritageGEOGRAFIA HUMANAEste trabalho consiste na investigaÃÃo de duas manifestaÃÃes culturais que ocorrem no bairro Mucuripe, na cidade de Fortaleza: a festa de SÃo Pedro e os festejos de Nossa Senhora da SaÃde. O que despertou o interesse para esta pesquisa foi o registro da primeira manifestaÃÃo, no ano de 2011, como bem imaterial de Fortaleza, realizado pelo Conselho Municipal de PatrimÃnio HistÃrico e Cultural (COMPHIC). O questionamento surge da forte presenÃa da Santa da SaÃde na construÃÃo do imaginÃrio religioso no bairro Mucuripe, sendo representada pela sua imagem durante a Festa de SÃo Pedro, enquanto anteriormente padroeira da igrejinha homÃnima do santo. Observaremos os regimes imagÃticos das festas, apoiados em Durand, percebendo atà que ponto as imagens produzidas nos festejos influenciam no registro. Dessa forma, verificamos as paisagens festivas construÃdas durante os festejos, salientando a dinÃmica dos regimes diurno e noturno da imagem, observando a relaÃÃo destes com as polÃticas pÃblicas de proteÃÃo do patrimÃnio cultural imaterial. Para realizar esta investigaÃÃo utilizamos o subsÃdio literÃrio de geÃgrafos que discutem as manifestaÃÃes culturais no espaÃo e as paisagens reproduzidas no festejo. Fez-se necessÃrio o apoio de autores da psicologia e antropologia, principalmente. AlÃm disso, foram aplicados cem questionÃrios nas duas manifestaÃÃes observadas, utilizando a abordagem cultural da Geografia para evidenciar a relaÃÃo entre as paisagens festivas reproduzidas com o processo de (nÃo) registro do patrimÃnio cultural imaterial da cidade. Assim, observamos estreitas relaÃÃes entre a paisagem festiva reconstruÃda nos festejos e o processo de registro das manifestaÃÃes enquanto patrimÃnio cultural imaterial municipal.This work consists in investigating two cultural events that occur in the Mucuripe neighborhood, Fortaleza: The celebration of Sao Pedro and the celebration of Nossa Senhora da SaÃde. What sparked interest for this research was the record in 2011 as official manifest of Fortaleza held by the Conselho Municipal de PatrimÃnio HistÃrico e Cultural (COMPHIC). The questioning arises from the strong presence of Nossa Senhora da SaÃde in the construction of religious imagery in Mucuripe neighborhood, represented by her image during the celebration of SÃo Pedro, as patron of the SÃo Pedro dos Pescadores Churchy. We observed the imagetic regimes of the festivities, supported by Durand, realizing the extent to which the images produced in the festivities influence on the record. Thus, we intend to analyze the festive landscapes built during the festivities, highlighting the dynamics of the day and night imagetic regimes, looking at the relationship of these with public policies for the protection of intangible cultural heritage. To carry out this research, we used bibliography references in the geographic field which discuss the cultural manifestations in space and the scenery reproduced in the celebration. The reference from authors of the Psychology and Anthropology fields had a significant importance to this research, as well as the application of a hundred questionnaires in both manifestations observed, using Geography's cultural approach to evidentiate the relationship between the festive scenery reproduced with the process of non registration of the intangible cultural heritage of the city. We can realize the relationship between the festive landscapes and the public politics about cultural heritage.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14991application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:20Zmail@mail.com - |
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This work consists in investigating two cultural events that occur in the Mucuripe neighborhood, Fortaleza: The celebration of Sao Pedro and the celebration of Nossa Senhora da SaÃde. What sparked interest for this research was the record in 2011 as official manifest of Fortaleza held by the Conselho Municipal de PatrimÃnio HistÃrico e Cultural (COMPHIC). The questioning arises from the strong presence of Nossa Senhora da SaÃde in the construction of religious imagery in Mucuripe neighborhood, represented by her image during the celebration of SÃo Pedro, as patron of the SÃo Pedro dos Pescadores Churchy. We observed the imagetic regimes of the festivities, supported by Durand, realizing the extent to which the images produced in the festivities influence on the record. Thus, we intend to analyze the festive landscapes built during the festivities, highlighting the dynamics of the day and night imagetic regimes, looking at the relationship of these with public policies for the protection of intangible cultural heritage. To carry out this research, we used bibliography references in the geographic field which discuss the cultural manifestations in space and the scenery reproduced in the celebration. The reference from authors of the Psychology and Anthropology fields had a significant importance to this research, as well as the application of a hundred questionnaires in both manifestations observed, using Geography's cultural approach to evidentiate the relationship between the festive scenery reproduced with the process of non registration of the intangible cultural heritage of the city. We can realize the relationship between the festive landscapes and the public politics about cultural heritage. |
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