PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosivalda dos Santos Barreto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7900
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_f72e5311abe93c546aed510e1d0f41f8
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4962
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-BahiaCultural heritage, identity and childhood in the neighborhood of bom jua: Salvador - Bahia2012-01-25Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Jacques-Marie FranÃois Depelchin 8510576750024037290510http://lattes.cnpq.br/2966255651791703Rosivalda dos Santos BarretoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRBairro de maioria afrodescendente InfÃncia em bairro de maioria afrodescendente PatrimÃnio cultural AfrodescendÃnciaAfrican-descendent Majority Neighborhood Childhood Cultural Heritage African-descendent Afro-Brazilian Salvador-Bahia BrazilEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior As memÃrias e os patrimÃnios cultural material e imaterial sÃo acervos que transversalizam homens e mulheres desde o nascimento que com o tempo constroem suas identidades nas relaÃÃes que estabelecem onde vivem. Essa dissertaÃÃo versa sobre o bairro do Bom JuÃ: Salvador, Bahia. à um bairro de maioria afrodescendente e como tal padece com as invisibilidades e silÃncios acerca de sua histÃria em termos gerais. Partindo desse princÃpio, trabalhamos com as memÃrias e histÃrias dos seus moradores, no intuito de que essas nÃo se percam no tempo, ou sejam vÃtimas da globalizaÃÃo cultural, por serem importantes para forjar as identidades negras na coletividade, as quais resultam no sentimento de pertencimento e valorizaÃÃo da cultura de base africana, tempo em que corporifica o seu patrimÃnio. Tivemos como objetivo estudar e conhecer a infÃncia e o patrimÃnio cultural material infantil atravÃs das histÃrias infantis, mÃsicas, brincadeiras, atividades, e composiÃÃo do ambiente escolar. Do campo de pesquisa que seriam as Escolas Amigos do Rei e ComunitÃria do Bom JuÃ, ampliou-se para o bairro em sua totalidade. Isto porque entendemos que a escola nÃo existe sem o bairro, e que para fazer frente a uma educaÃÃo antirracista antinegro, estando ela inserida num bairro de maioria negra, deve valorizar a cultura e o patrimÃnio cultural de base africana presentes no local. Utilizamos como categoria teÃrica a afrodescendÃncia, bairro de maioria afrodescendente, identidade afrodescendente, infÃncia em bairro de maioria afrodescendente e patrimÃnio cultural. A metodologia de pesquisa foi a afrodescendente de pesquisa. Nesse mÃtodo o pesquisador conhece e faz parte do campo a ser pesquisado, nÃo se distancia do mesmo, por que tem uma relaÃÃo anterior com os pesquisados e o lÃcus de sua pesquisa. A relaÃÃo pesquisador e pesquisado à de sujeito-sujeito, tendo como pressuposto o conhecimento da histÃria africana, dos afrodescendentes e da cultura de base africana, alÃm de utilizar a autobiografia,onde o pesquisador atravÃs da revisita à sua histÃria de vida, entenda a construÃÃo de sua identidade e das identidades coletivas com base na histÃria social, numa visÃo âdesde dentroâ. ConcluÃmos que: A infÃncia existe para as crianÃas e nÃo à vista pelos adolescentes, adultos e professores da mesma forma. Logo se opera com o pensamento de uma infÃncia ideal por parte dos adultos e professores e nÃo com a infÃncia real. Os maiores patrimÃnios sÃo: as pessoas, a amizade; a formaÃÃo de grupos de: jovens, adultos, crianÃas e da associaÃÃo de moradores, que foram importantes para a histÃria do bairro, quanto para a de outros bairros de maioria afrodescendente soteropolitanos. A sua organizaÃÃo social culminou na formaÃÃo da FederaÃÃo de AssociaÃÃo de Moradores de Salvador e na ConfederaÃÃo Nacional de AssociaÃÃo de Moradores responsÃveis pela promoÃÃo e elaboraÃÃo de polÃticas pÃblicas para a cidade de Salvador. Logo,a formaÃÃo dos grupos de Samba Duro Junino e Blocos Afro, rezas de Santo Antonio, Desfiles, Lavagens e Festas com cunho polÃticos, foram importantes para o fortalecimento das identidades negras em Salvador.SÃo patrimÃnios as pessoas, a festa da padroeira do bairro, os desfiles das escolas, as brincadeiras infantis,7 pedrinhas, elÃstico, corre-corre, bater lata entre outras e os grupos de capoeira. Identificamos vÃrias formas de viver a infÃncia no bairro de acordo com a localizaÃÃo das ruas, e que existe uma infÃncia afrodescendente que està para alÃm das amarras e conceitos elaborados pelas teorias raciolÃgicas no sÃculo XIX. Essa infÃncia existe e vive e essa crianÃa aprende, cria e recria. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7900application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:53Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cultural heritage, identity and childhood in the neighborhood of bom jua: Salvador - Bahia
title PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia
spellingShingle PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia
Rosivalda dos Santos Barreto
Bairro de maioria afrodescendente
InfÃncia em bairro de maioria afrodescendente
PatrimÃnio cultural
AfrodescendÃncia
African-descendent Majority Neighborhood
Childhood
Cultural Heritage
African-descendent
Afro-Brazilian
Salvador-Bahia
Brazil
EDUCACAO
title_short PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia
title_full PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia
title_fullStr PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia
title_full_unstemmed PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia
title_sort PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia
author Rosivalda dos Santos Barreto
author_facet Rosivalda dos Santos Barreto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62585673804
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jacques-Marie FranÃois Depelchin
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 85105767500
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24037290510
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2966255651791703
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosivalda dos Santos Barreto
contributor_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Jacques-Marie FranÃois Depelchin
dc.subject.por.fl_str_mv Bairro de maioria afrodescendente
InfÃncia em bairro de maioria afrodescendente
PatrimÃnio cultural
AfrodescendÃncia
topic Bairro de maioria afrodescendente
InfÃncia em bairro de maioria afrodescendente
PatrimÃnio cultural
AfrodescendÃncia
African-descendent Majority Neighborhood
Childhood
Cultural Heritage
African-descendent
Afro-Brazilian
Salvador-Bahia
Brazil
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv African-descendent Majority Neighborhood
Childhood
Cultural Heritage
African-descendent
Afro-Brazilian
Salvador-Bahia
Brazil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As memÃrias e os patrimÃnios cultural material e imaterial sÃo acervos que transversalizam homens e mulheres desde o nascimento que com o tempo constroem suas identidades nas relaÃÃes que estabelecem onde vivem. Essa dissertaÃÃo versa sobre o bairro do Bom JuÃ: Salvador, Bahia. à um bairro de maioria afrodescendente e como tal padece com as invisibilidades e silÃncios acerca de sua histÃria em termos gerais. Partindo desse princÃpio, trabalhamos com as memÃrias e histÃrias dos seus moradores, no intuito de que essas nÃo se percam no tempo, ou sejam vÃtimas da globalizaÃÃo cultural, por serem importantes para forjar as identidades negras na coletividade, as quais resultam no sentimento de pertencimento e valorizaÃÃo da cultura de base africana, tempo em que corporifica o seu patrimÃnio. Tivemos como objetivo estudar e conhecer a infÃncia e o patrimÃnio cultural material infantil atravÃs das histÃrias infantis, mÃsicas, brincadeiras, atividades, e composiÃÃo do ambiente escolar. Do campo de pesquisa que seriam as Escolas Amigos do Rei e ComunitÃria do Bom JuÃ, ampliou-se para o bairro em sua totalidade. Isto porque entendemos que a escola nÃo existe sem o bairro, e que para fazer frente a uma educaÃÃo antirracista antinegro, estando ela inserida num bairro de maioria negra, deve valorizar a cultura e o patrimÃnio cultural de base africana presentes no local. Utilizamos como categoria teÃrica a afrodescendÃncia, bairro de maioria afrodescendente, identidade afrodescendente, infÃncia em bairro de maioria afrodescendente e patrimÃnio cultural. A metodologia de pesquisa foi a afrodescendente de pesquisa. Nesse mÃtodo o pesquisador conhece e faz parte do campo a ser pesquisado, nÃo se distancia do mesmo, por que tem uma relaÃÃo anterior com os pesquisados e o lÃcus de sua pesquisa. A relaÃÃo pesquisador e pesquisado à de sujeito-sujeito, tendo como pressuposto o conhecimento da histÃria africana, dos afrodescendentes e da cultura de base africana, alÃm de utilizar a autobiografia,onde o pesquisador atravÃs da revisita à sua histÃria de vida, entenda a construÃÃo de sua identidade e das identidades coletivas com base na histÃria social, numa visÃo âdesde dentroâ. ConcluÃmos que: A infÃncia existe para as crianÃas e nÃo à vista pelos adolescentes, adultos e professores da mesma forma. Logo se opera com o pensamento de uma infÃncia ideal por parte dos adultos e professores e nÃo com a infÃncia real. Os maiores patrimÃnios sÃo: as pessoas, a amizade; a formaÃÃo de grupos de: jovens, adultos, crianÃas e da associaÃÃo de moradores, que foram importantes para a histÃria do bairro, quanto para a de outros bairros de maioria afrodescendente soteropolitanos. A sua organizaÃÃo social culminou na formaÃÃo da FederaÃÃo de AssociaÃÃo de Moradores de Salvador e na ConfederaÃÃo Nacional de AssociaÃÃo de Moradores responsÃveis pela promoÃÃo e elaboraÃÃo de polÃticas pÃblicas para a cidade de Salvador. Logo,a formaÃÃo dos grupos de Samba Duro Junino e Blocos Afro, rezas de Santo Antonio, Desfiles, Lavagens e Festas com cunho polÃticos, foram importantes para o fortalecimento das identidades negras em Salvador.SÃo patrimÃnios as pessoas, a festa da padroeira do bairro, os desfiles das escolas, as brincadeiras infantis,7 pedrinhas, elÃstico, corre-corre, bater lata entre outras e os grupos de capoeira. Identificamos vÃrias formas de viver a infÃncia no bairro de acordo com a localizaÃÃo das ruas, e que existe uma infÃncia afrodescendente que està para alÃm das amarras e conceitos elaborados pelas teorias raciolÃgicas no sÃculo XIX. Essa infÃncia existe e vive e essa crianÃa aprende, cria e recria.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7900
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295160005558272