AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexsandra Maria Sousa Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12714
Resumo: Esta pesquisa se insere no encontro entre dois campos de estudo e atuaÃÃo: Psicologia e Juventude e abordarà o protagonismo para jovens em contexto de pobreza. A relevÃncia deste tema destaca-se pela Ãnfase com a qual à tratado o conceito de protagonismo juvenil na sociedade contemporÃnea, numa dimensÃo conceitual e prÃtica sendo um termo cheio de facetas e pluralidade. Dessa forma, o foco das polÃticas, que à assumir o protagonismo juvenil, se dà no sentido de efetivar esse caminho como via de superaÃÃo das condiÃÃes de pobreza, no entanto essa realidade se constrÃi de modo a impor aos jovens pobres a necessidade de serem protagonistas. Assim sendo, tem como objetivo analisar as implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens pobres. Tomando como base uma metodologia qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida junto dos jovens de um grupo de danÃa, participantes do Centro Urbano de Cultura, CiÃncia, Arte e Esporte (CUCA) Che Guevara, uma polÃtica pÃblica para juventude, localizado na Barra do CearÃ, na cidade de Fortaleza. O processo de construÃÃo de dados abrangeu o uso da observaÃÃo-participante, a aplicaÃÃo do QuestionÃrio SÃcio-EconÃmico com 11 jovens, a realizaÃÃo de um grupo focal, com 7 jovens e 2 entrevistas individuais com jovens que haviam participado dos momentos anteriores. Os dados foram analisados a partir da AnÃlise de conteÃdo, de Bardin, com auxÃlio do software de anÃlise qualitativa Atlas TI 5.2. Foram obtidas 37 categorias, onde foram selecionadas as que se relacionavam ao objeto estudado e estas foram agrupadas em grandes categorias: âmodos de vidaâ, âprotagonismoâ e âpolÃticas pÃblicasâ. Ao final deste estudo percebe-se que as implicaÃÃes psicossociais do protagonismo se dÃo atravÃs do fortalecimento, do exercÃcio da lideranÃa e reconhecimento social. O fortalecimento està relacionado à autonomia e toma como base o apoio social, aparecendo como destaque o apoio familiar e institucional, a lideranÃa do jovem que toma como base o diÃlogo e a co-participaÃÃo, e o reconhecimento social esta relacionado à promoÃÃo da cidadania. Esta, por sua vez, està relacionada à participaÃÃo e autonomia. Percebe-se que o protagonismo se faz presente por um conjunto de elementos, que sÃo de natureza polÃtica, educativa, social e psicolÃgica e que assim sendo, pode se apresentar como um caminho de enfrentamento à pobreza multidimensional. A criaÃÃo de espaÃos, nas polÃticas pÃblicas, deve se dar na direÃÃo de favorecer as potencialidades inerentes a cada jovem e assim contribuir com a promoÃÃo do protagonismo, pautado numa prÃxis da libertaÃÃo. Agradecimentos à FUNCAP.
id UFC_f7e6d3f9dbfed04bf9cf7c09161f8c17
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8014
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobrezaAnalysis of the psycho-social implications of leadership to young poor people. 2014-05-16VerÃnica Morais Ximenes32430450372http://lattes.cnpq.br/9185040042652952Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Jorge Castellà Sarriera33934665004http://lattes.cnpq.br/757635835915584900920189393http://lattes.cnpq.br/0164303186358260Alexsandra Maria Sousa SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRjuventude pobreza polÃticas pÃblicas protagonismo psicologiayouth poverty public Policies leadership psychologyPSICOLOGIAEsta pesquisa se insere no encontro entre dois campos de estudo e atuaÃÃo: Psicologia e Juventude e abordarà o protagonismo para jovens em contexto de pobreza. A relevÃncia deste tema destaca-se pela Ãnfase com a qual à tratado o conceito de protagonismo juvenil na sociedade contemporÃnea, numa dimensÃo conceitual e prÃtica sendo um termo cheio de facetas e pluralidade. Dessa forma, o foco das polÃticas, que à assumir o protagonismo juvenil, se dà no sentido de efetivar esse caminho como via de superaÃÃo das condiÃÃes de pobreza, no entanto essa realidade se constrÃi de modo a impor aos jovens pobres a necessidade de serem protagonistas. Assim sendo, tem como objetivo analisar as implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens pobres. Tomando como base uma metodologia qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida junto dos jovens de um grupo de danÃa, participantes do Centro Urbano de Cultura, CiÃncia, Arte e Esporte (CUCA) Che Guevara, uma polÃtica pÃblica para juventude, localizado na Barra do CearÃ, na cidade de Fortaleza. O processo de construÃÃo de dados abrangeu o uso da observaÃÃo-participante, a aplicaÃÃo do QuestionÃrio SÃcio-EconÃmico com 11 jovens, a realizaÃÃo de um grupo focal, com 7 jovens e 2 entrevistas individuais com jovens que haviam participado dos momentos anteriores. Os dados foram analisados a partir da AnÃlise de conteÃdo, de Bardin, com auxÃlio do software de anÃlise qualitativa Atlas TI 5.2. Foram obtidas 37 categorias, onde foram selecionadas as que se relacionavam ao objeto estudado e estas foram agrupadas em grandes categorias: âmodos de vidaâ, âprotagonismoâ e âpolÃticas pÃblicasâ. Ao final deste estudo percebe-se que as implicaÃÃes psicossociais do protagonismo se dÃo atravÃs do fortalecimento, do exercÃcio da lideranÃa e reconhecimento social. O fortalecimento està relacionado à autonomia e toma como base o apoio social, aparecendo como destaque o apoio familiar e institucional, a lideranÃa do jovem que toma como base o diÃlogo e a co-participaÃÃo, e o reconhecimento social esta relacionado à promoÃÃo da cidadania. Esta, por sua vez, està relacionada à participaÃÃo e autonomia. Percebe-se que o protagonismo se faz presente por um conjunto de elementos, que sÃo de natureza polÃtica, educativa, social e psicolÃgica e que assim sendo, pode se apresentar como um caminho de enfrentamento à pobreza multidimensional. A criaÃÃo de espaÃos, nas polÃticas pÃblicas, deve se dar na direÃÃo de favorecer as potencialidades inerentes a cada jovem e assim contribuir com a promoÃÃo do protagonismo, pautado numa prÃxis da libertaÃÃo. Agradecimentos à FUNCAP.This research is located in the meeting point between two fields of study and action: Psychology and Youth and it will approach leadership for young people in a poverty context. The relevance of this subject is shown through the emphasis with which the youth leadership concept is used in contemporary society, in a conceptual and practical dimension being a term full of facets and plurality. This way, the focus of the policies is to assume youth leadership in a way to implement this path as a way to overcome the situation of poverty. This reality is built in a way to impose young poor people with the need to be leaders. Consequently, it has the objective of analyzing the psycho-social implications of leadership in young poor people. Based on a qualitative methodology, the research was developed along with young people from a dance group, members of the Culture, Science, Art and Sport Urban Center (Centro Urbano de Cultura, CiÃncia, Arte e Esporte - CUCA) Che Guevara, a public policy for youth, located in Barra do CearÃ, in the city of Fortaleza. The process of data gathering happened due to participating-observation, with the use of a Social-Economical Questionnaire with 11 young persons, with the facilitating of a focus group, with 7 young persons and 2 individual interviews with participants of the previous moments. The data was analyzed according to Bardinâs Content Analysis, with the help of qualitative analysisâ software Atlas TI 5.2. 37 categories have been obtained, and the ones related to the subject were selected and separated into large categories: âways of lifeâ, âleadershipâ and âpublic policiesâ. At the end of the study it can be noticed that psycho-social implications of leadership happen through fortification, leadership exercise and social acknowledgement. Fortification is related to autonomy and it is based on social support, with emphasis on family and institutional support. The leadership of young people takes as basis, dialog and co-participation. And social acknowledgement is related to the promotion of citizenship, which is related to participation and autonomy. It can be noticed that leadership makes itself present by a group of elements, which are of political, educational, social and psychological nature and being this way, can show a way of coping with a multidimensional poverty. The creation of spaces, in public policies, must happen in a way to enable the potentialities inherent to each young person, this way contributing to promote leadership based on a liberation praxis. Thanks to FUNCAP.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12714application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:56Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of the psycho-social implications of leadership to young poor people.
title AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza
spellingShingle AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza
Alexsandra Maria Sousa Silva
juventude
pobreza
polÃticas pÃblicas
protagonismo
psicologia
youth
poverty
public Policies
leadership
psychology
PSICOLOGIA
title_short AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza
title_full AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza
title_fullStr AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza
title_full_unstemmed AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza
title_sort AnÃlise das implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens em situaÃÃo de pobreza
author Alexsandra Maria Sousa Silva
author_facet Alexsandra Maria Sousa Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VerÃnica Morais Ximenes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 32430450372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9185040042652952
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jorge Castellà Sarriera
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 33934665004
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7576358359155849
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00920189393
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0164303186358260
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexsandra Maria Sousa Silva
contributor_str_mv VerÃnica Morais Ximenes
Celecina de Maria Veras Sales
Jorge Castellà Sarriera
dc.subject.por.fl_str_mv juventude
pobreza
polÃticas pÃblicas
protagonismo
psicologia
topic juventude
pobreza
polÃticas pÃblicas
protagonismo
psicologia
youth
poverty
public Policies
leadership
psychology
PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv youth
poverty
public Policies
leadership
psychology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa se insere no encontro entre dois campos de estudo e atuaÃÃo: Psicologia e Juventude e abordarà o protagonismo para jovens em contexto de pobreza. A relevÃncia deste tema destaca-se pela Ãnfase com a qual à tratado o conceito de protagonismo juvenil na sociedade contemporÃnea, numa dimensÃo conceitual e prÃtica sendo um termo cheio de facetas e pluralidade. Dessa forma, o foco das polÃticas, que à assumir o protagonismo juvenil, se dà no sentido de efetivar esse caminho como via de superaÃÃo das condiÃÃes de pobreza, no entanto essa realidade se constrÃi de modo a impor aos jovens pobres a necessidade de serem protagonistas. Assim sendo, tem como objetivo analisar as implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens pobres. Tomando como base uma metodologia qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida junto dos jovens de um grupo de danÃa, participantes do Centro Urbano de Cultura, CiÃncia, Arte e Esporte (CUCA) Che Guevara, uma polÃtica pÃblica para juventude, localizado na Barra do CearÃ, na cidade de Fortaleza. O processo de construÃÃo de dados abrangeu o uso da observaÃÃo-participante, a aplicaÃÃo do QuestionÃrio SÃcio-EconÃmico com 11 jovens, a realizaÃÃo de um grupo focal, com 7 jovens e 2 entrevistas individuais com jovens que haviam participado dos momentos anteriores. Os dados foram analisados a partir da AnÃlise de conteÃdo, de Bardin, com auxÃlio do software de anÃlise qualitativa Atlas TI 5.2. Foram obtidas 37 categorias, onde foram selecionadas as que se relacionavam ao objeto estudado e estas foram agrupadas em grandes categorias: âmodos de vidaâ, âprotagonismoâ e âpolÃticas pÃblicasâ. Ao final deste estudo percebe-se que as implicaÃÃes psicossociais do protagonismo se dÃo atravÃs do fortalecimento, do exercÃcio da lideranÃa e reconhecimento social. O fortalecimento està relacionado à autonomia e toma como base o apoio social, aparecendo como destaque o apoio familiar e institucional, a lideranÃa do jovem que toma como base o diÃlogo e a co-participaÃÃo, e o reconhecimento social esta relacionado à promoÃÃo da cidadania. Esta, por sua vez, està relacionada à participaÃÃo e autonomia. Percebe-se que o protagonismo se faz presente por um conjunto de elementos, que sÃo de natureza polÃtica, educativa, social e psicolÃgica e que assim sendo, pode se apresentar como um caminho de enfrentamento à pobreza multidimensional. A criaÃÃo de espaÃos, nas polÃticas pÃblicas, deve se dar na direÃÃo de favorecer as potencialidades inerentes a cada jovem e assim contribuir com a promoÃÃo do protagonismo, pautado numa prÃxis da libertaÃÃo. Agradecimentos à FUNCAP.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research is located in the meeting point between two fields of study and action: Psychology and Youth and it will approach leadership for young people in a poverty context. The relevance of this subject is shown through the emphasis with which the youth leadership concept is used in contemporary society, in a conceptual and practical dimension being a term full of facets and plurality. This way, the focus of the policies is to assume youth leadership in a way to implement this path as a way to overcome the situation of poverty. This reality is built in a way to impose young poor people with the need to be leaders. Consequently, it has the objective of analyzing the psycho-social implications of leadership in young poor people. Based on a qualitative methodology, the research was developed along with young people from a dance group, members of the Culture, Science, Art and Sport Urban Center (Centro Urbano de Cultura, CiÃncia, Arte e Esporte - CUCA) Che Guevara, a public policy for youth, located in Barra do CearÃ, in the city of Fortaleza. The process of data gathering happened due to participating-observation, with the use of a Social-Economical Questionnaire with 11 young persons, with the facilitating of a focus group, with 7 young persons and 2 individual interviews with participants of the previous moments. The data was analyzed according to Bardinâs Content Analysis, with the help of qualitative analysisâ software Atlas TI 5.2. 37 categories have been obtained, and the ones related to the subject were selected and separated into large categories: âways of lifeâ, âleadershipâ and âpublic policiesâ. At the end of the study it can be noticed that psycho-social implications of leadership happen through fortification, leadership exercise and social acknowledgement. Fortification is related to autonomy and it is based on social support, with emphasis on family and institutional support. The leadership of young people takes as basis, dialog and co-participation. And social acknowledgement is related to the promotion of citizenship, which is related to participation and autonomy. It can be noticed that leadership makes itself present by a group of elements, which are of political, educational, social and psychological nature and being this way, can show a way of coping with a multidimensional poverty. The creation of spaces, in public policies, must happen in a way to enable the potentialities inherent to each young person, this way contributing to promote leadership based on a liberation praxis. Thanks to FUNCAP.
description Esta pesquisa se insere no encontro entre dois campos de estudo e atuaÃÃo: Psicologia e Juventude e abordarà o protagonismo para jovens em contexto de pobreza. A relevÃncia deste tema destaca-se pela Ãnfase com a qual à tratado o conceito de protagonismo juvenil na sociedade contemporÃnea, numa dimensÃo conceitual e prÃtica sendo um termo cheio de facetas e pluralidade. Dessa forma, o foco das polÃticas, que à assumir o protagonismo juvenil, se dà no sentido de efetivar esse caminho como via de superaÃÃo das condiÃÃes de pobreza, no entanto essa realidade se constrÃi de modo a impor aos jovens pobres a necessidade de serem protagonistas. Assim sendo, tem como objetivo analisar as implicaÃÃes psicossociais do protagonismo para os jovens pobres. Tomando como base uma metodologia qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida junto dos jovens de um grupo de danÃa, participantes do Centro Urbano de Cultura, CiÃncia, Arte e Esporte (CUCA) Che Guevara, uma polÃtica pÃblica para juventude, localizado na Barra do CearÃ, na cidade de Fortaleza. O processo de construÃÃo de dados abrangeu o uso da observaÃÃo-participante, a aplicaÃÃo do QuestionÃrio SÃcio-EconÃmico com 11 jovens, a realizaÃÃo de um grupo focal, com 7 jovens e 2 entrevistas individuais com jovens que haviam participado dos momentos anteriores. Os dados foram analisados a partir da AnÃlise de conteÃdo, de Bardin, com auxÃlio do software de anÃlise qualitativa Atlas TI 5.2. Foram obtidas 37 categorias, onde foram selecionadas as que se relacionavam ao objeto estudado e estas foram agrupadas em grandes categorias: âmodos de vidaâ, âprotagonismoâ e âpolÃticas pÃblicasâ. Ao final deste estudo percebe-se que as implicaÃÃes psicossociais do protagonismo se dÃo atravÃs do fortalecimento, do exercÃcio da lideranÃa e reconhecimento social. O fortalecimento està relacionado à autonomia e toma como base o apoio social, aparecendo como destaque o apoio familiar e institucional, a lideranÃa do jovem que toma como base o diÃlogo e a co-participaÃÃo, e o reconhecimento social esta relacionado à promoÃÃo da cidadania. Esta, por sua vez, està relacionada à participaÃÃo e autonomia. Percebe-se que o protagonismo se faz presente por um conjunto de elementos, que sÃo de natureza polÃtica, educativa, social e psicolÃgica e que assim sendo, pode se apresentar como um caminho de enfrentamento à pobreza multidimensional. A criaÃÃo de espaÃos, nas polÃticas pÃblicas, deve se dar na direÃÃo de favorecer as potencialidades inerentes a cada jovem e assim contribuir com a promoÃÃo do protagonismo, pautado numa prÃxis da libertaÃÃo. Agradecimentos à FUNCAP.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12714
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295194287702016