A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=494
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=740
Resumo: A presente dissertaÃÃo envolve um dos temas mais relevantes na Ãrea educacional: a avaliaÃÃo da aprendizagem. De tudo o que sobre ela se discute atualmente, hà algo que està sempre em evidÃncia: a proposta de cunho predominantemente qualitativo que se defende para o processo de avaliaÃÃo. Nesse sentido, buscou-se compreender o seu significado a partir da visÃo das professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, a fim de ser evidenciado o sentido da avaliaÃÃo dado pelas professoras, bem como as dificuldades que encontram durante o processo avaliativo. Para a interpretaÃÃo das falas dos sujeitos, utilizou-se a teoria hermenÃutica na versÃo contemporÃnea de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Entretanto, a pesquisa nÃo teve intenÃÃes de se limitar à simples identificaÃÃo e descriÃÃo do sentido da avaliaÃÃo, pretendeu, sobretudo, desenvolver um aplicativo baseado em lÃgica fuzzy, levando em consideraÃÃo as informaÃÃes obtidas atravÃs do instrumental metodolÃgico aplicado. O software desenvolvido tem como principal objetivo apoiar as professoras durante a tarefa de avaliar seus alunos, sobretudo, no que diz respeito à fase de notaÃÃo numÃrica. A lÃgica fuzzy se aplica coerentemente nessa situaÃÃo, uma vez que tem o poder de manipular dados qualitativos que, para efeito deste estudo, sÃo os conceitos, e convertÃ-los em quantitativos, ou seja, as notas numÃricas. A versÃo preliminar do software foi testada pela pesquisadora atravÃs de um estudo comparativo entre os conceitos mÃdios e notas inferidas pelas professoras durante avaliaÃÃes reais e os conceitos mÃdios e notas geradas pelo sistema fuzzy. Os resultados mostraram um grau de confiabilidade do sistema em torno de 93%. Isso demonstra que esta poderà ser uma Ãtil ferramenta no cotidiano de professores durante a difÃcil tarefa de avaliar seus alunos.
id UFC_f8922fdf7174fd2c442e6ffd693ba172
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:588
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.The Learning Assessment: the application of fuzzy model to obtain fair grades in Portuguese. 2007-03-02Raimundo HÃlio Leite00190322349Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Ana Paula de Medeiros RibeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Software LÃgica FuzzyAssessment Software fuzzy logicAVALIACAO DA APRENDIZAGEMA presente dissertaÃÃo envolve um dos temas mais relevantes na Ãrea educacional: a avaliaÃÃo da aprendizagem. De tudo o que sobre ela se discute atualmente, hà algo que està sempre em evidÃncia: a proposta de cunho predominantemente qualitativo que se defende para o processo de avaliaÃÃo. Nesse sentido, buscou-se compreender o seu significado a partir da visÃo das professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, a fim de ser evidenciado o sentido da avaliaÃÃo dado pelas professoras, bem como as dificuldades que encontram durante o processo avaliativo. Para a interpretaÃÃo das falas dos sujeitos, utilizou-se a teoria hermenÃutica na versÃo contemporÃnea de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Entretanto, a pesquisa nÃo teve intenÃÃes de se limitar à simples identificaÃÃo e descriÃÃo do sentido da avaliaÃÃo, pretendeu, sobretudo, desenvolver um aplicativo baseado em lÃgica fuzzy, levando em consideraÃÃo as informaÃÃes obtidas atravÃs do instrumental metodolÃgico aplicado. O software desenvolvido tem como principal objetivo apoiar as professoras durante a tarefa de avaliar seus alunos, sobretudo, no que diz respeito à fase de notaÃÃo numÃrica. A lÃgica fuzzy se aplica coerentemente nessa situaÃÃo, uma vez que tem o poder de manipular dados qualitativos que, para efeito deste estudo, sÃo os conceitos, e convertÃ-los em quantitativos, ou seja, as notas numÃricas. A versÃo preliminar do software foi testada pela pesquisadora atravÃs de um estudo comparativo entre os conceitos mÃdios e notas inferidas pelas professoras durante avaliaÃÃes reais e os conceitos mÃdios e notas geradas pelo sistema fuzzy. Os resultados mostraram um grau de confiabilidade do sistema em torno de 93%. Isso demonstra que esta poderà ser uma Ãtil ferramenta no cotidiano de professores durante a difÃcil tarefa de avaliar seus alunos. This study involves one of the most important themes in the educational field: the learning assessment. From everything that is discussed about it, there is something that is always in evidence: the qualitative proposal that is recommended to the assessment process. So, the aim of this study was to comprehend its meaning from the vision of the elementary school teachers from one municipal school of Fortaleza, in order to be defined the meaning the teachers give to it, as well as the difficulties found during the assessment process. The interpretation of the teachersâ speeches was done by using the hermeneutic theory in the modern version of Martin Heidegger and Hans-Georg Gadamer. Therefore, this study was not limited to identify and describe the assessment meaning, it intended to develop a software based in the fuzzy sets theory, considering the information obtained from the application of the methodological instruments. The software intends to support the teachers during the assessment process, specially in the numerical grades conversion. The fuzzy logic has a coherent application in this situation because it has the power of manipulate qualitative data which are, in this study, the concepts, into quantitative data, the numerical grades. The software preliminary version was tested by the author through a comparative study between the concepts and numerical grades given by the teachers and the ones given by the fuzzy system. The results showed a confidence degree of 93%. It demonstrates that it might be a useful instrument to teachers during the hard work of evaluating their students.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=494http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=740application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:34Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Learning Assessment: the application of fuzzy model to obtain fair grades in Portuguese.
title A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
spellingShingle A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
AvaliaÃÃo
Software
LÃgica Fuzzy
Assessment
Software
fuzzy logic
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
title_full A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
title_fullStr A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
title_full_unstemmed A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
title_sort A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
author Ana Paula de Medeiros Ribeiro
author_facet Ana Paula de Medeiros Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raimundo HÃlio Leite
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00190322349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee2.fl_str_mv AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02184923320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1974142878046742
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
contributor_str_mv Raimundo HÃlio Leite
Wagner Bandeira Andriola
AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo
Software
LÃgica Fuzzy
topic AvaliaÃÃo
Software
LÃgica Fuzzy
Assessment
Software
fuzzy logic
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Assessment
Software
fuzzy logic
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente dissertaÃÃo envolve um dos temas mais relevantes na Ãrea educacional: a avaliaÃÃo da aprendizagem. De tudo o que sobre ela se discute atualmente, hà algo que està sempre em evidÃncia: a proposta de cunho predominantemente qualitativo que se defende para o processo de avaliaÃÃo. Nesse sentido, buscou-se compreender o seu significado a partir da visÃo das professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, a fim de ser evidenciado o sentido da avaliaÃÃo dado pelas professoras, bem como as dificuldades que encontram durante o processo avaliativo. Para a interpretaÃÃo das falas dos sujeitos, utilizou-se a teoria hermenÃutica na versÃo contemporÃnea de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Entretanto, a pesquisa nÃo teve intenÃÃes de se limitar à simples identificaÃÃo e descriÃÃo do sentido da avaliaÃÃo, pretendeu, sobretudo, desenvolver um aplicativo baseado em lÃgica fuzzy, levando em consideraÃÃo as informaÃÃes obtidas atravÃs do instrumental metodolÃgico aplicado. O software desenvolvido tem como principal objetivo apoiar as professoras durante a tarefa de avaliar seus alunos, sobretudo, no que diz respeito à fase de notaÃÃo numÃrica. A lÃgica fuzzy se aplica coerentemente nessa situaÃÃo, uma vez que tem o poder de manipular dados qualitativos que, para efeito deste estudo, sÃo os conceitos, e convertÃ-los em quantitativos, ou seja, as notas numÃricas. A versÃo preliminar do software foi testada pela pesquisadora atravÃs de um estudo comparativo entre os conceitos mÃdios e notas inferidas pelas professoras durante avaliaÃÃes reais e os conceitos mÃdios e notas geradas pelo sistema fuzzy. Os resultados mostraram um grau de confiabilidade do sistema em torno de 93%. Isso demonstra que esta poderà ser uma Ãtil ferramenta no cotidiano de professores durante a difÃcil tarefa de avaliar seus alunos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study involves one of the most important themes in the educational field: the learning assessment. From everything that is discussed about it, there is something that is always in evidence: the qualitative proposal that is recommended to the assessment process. So, the aim of this study was to comprehend its meaning from the vision of the elementary school teachers from one municipal school of Fortaleza, in order to be defined the meaning the teachers give to it, as well as the difficulties found during the assessment process. The interpretation of the teachersâ speeches was done by using the hermeneutic theory in the modern version of Martin Heidegger and Hans-Georg Gadamer. Therefore, this study was not limited to identify and describe the assessment meaning, it intended to develop a software based in the fuzzy sets theory, considering the information obtained from the application of the methodological instruments. The software intends to support the teachers during the assessment process, specially in the numerical grades conversion. The fuzzy logic has a coherent application in this situation because it has the power of manipulate qualitative data which are, in this study, the concepts, into quantitative data, the numerical grades. The software preliminary version was tested by the author through a comparative study between the concepts and numerical grades given by the teachers and the ones given by the fuzzy system. The results showed a confidence degree of 93%. It demonstrates that it might be a useful instrument to teachers during the hard work of evaluating their students.
description A presente dissertaÃÃo envolve um dos temas mais relevantes na Ãrea educacional: a avaliaÃÃo da aprendizagem. De tudo o que sobre ela se discute atualmente, hà algo que està sempre em evidÃncia: a proposta de cunho predominantemente qualitativo que se defende para o processo de avaliaÃÃo. Nesse sentido, buscou-se compreender o seu significado a partir da visÃo das professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, a fim de ser evidenciado o sentido da avaliaÃÃo dado pelas professoras, bem como as dificuldades que encontram durante o processo avaliativo. Para a interpretaÃÃo das falas dos sujeitos, utilizou-se a teoria hermenÃutica na versÃo contemporÃnea de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Entretanto, a pesquisa nÃo teve intenÃÃes de se limitar à simples identificaÃÃo e descriÃÃo do sentido da avaliaÃÃo, pretendeu, sobretudo, desenvolver um aplicativo baseado em lÃgica fuzzy, levando em consideraÃÃo as informaÃÃes obtidas atravÃs do instrumental metodolÃgico aplicado. O software desenvolvido tem como principal objetivo apoiar as professoras durante a tarefa de avaliar seus alunos, sobretudo, no que diz respeito à fase de notaÃÃo numÃrica. A lÃgica fuzzy se aplica coerentemente nessa situaÃÃo, uma vez que tem o poder de manipular dados qualitativos que, para efeito deste estudo, sÃo os conceitos, e convertÃ-los em quantitativos, ou seja, as notas numÃricas. A versÃo preliminar do software foi testada pela pesquisadora atravÃs de um estudo comparativo entre os conceitos mÃdios e notas inferidas pelas professoras durante avaliaÃÃes reais e os conceitos mÃdios e notas geradas pelo sistema fuzzy. Os resultados mostraram um grau de confiabilidade do sistema em torno de 93%. Isso demonstra que esta poderà ser uma Ãtil ferramenta no cotidiano de professores durante a difÃcil tarefa de avaliar seus alunos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=494
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=740
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=494
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295115080368128