A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=494 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=740 |
Resumo: | A presente dissertaÃÃo envolve um dos temas mais relevantes na Ãrea educacional: a avaliaÃÃo da aprendizagem. De tudo o que sobre ela se discute atualmente, hà algo que està sempre em evidÃncia: a proposta de cunho predominantemente qualitativo que se defende para o processo de avaliaÃÃo. Nesse sentido, buscou-se compreender o seu significado a partir da visÃo das professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, a fim de ser evidenciado o sentido da avaliaÃÃo dado pelas professoras, bem como as dificuldades que encontram durante o processo avaliativo. Para a interpretaÃÃo das falas dos sujeitos, utilizou-se a teoria hermenÃutica na versÃo contemporÃnea de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Entretanto, a pesquisa nÃo teve intenÃÃes de se limitar à simples identificaÃÃo e descriÃÃo do sentido da avaliaÃÃo, pretendeu, sobretudo, desenvolver um aplicativo baseado em lÃgica fuzzy, levando em consideraÃÃo as informaÃÃes obtidas atravÃs do instrumental metodolÃgico aplicado. O software desenvolvido tem como principal objetivo apoiar as professoras durante a tarefa de avaliar seus alunos, sobretudo, no que diz respeito à fase de notaÃÃo numÃrica. A lÃgica fuzzy se aplica coerentemente nessa situaÃÃo, uma vez que tem o poder de manipular dados qualitativos que, para efeito deste estudo, sÃo os conceitos, e convertÃ-los em quantitativos, ou seja, as notas numÃricas. A versÃo preliminar do software foi testada pela pesquisadora atravÃs de um estudo comparativo entre os conceitos mÃdios e notas inferidas pelas professoras durante avaliaÃÃes reais e os conceitos mÃdios e notas geradas pelo sistema fuzzy. Os resultados mostraram um grau de confiabilidade do sistema em torno de 93%. Isso demonstra que esta poderà ser uma Ãtil ferramenta no cotidiano de professores durante a difÃcil tarefa de avaliar seus alunos. |
id |
UFC_f8922fdf7174fd2c442e6ffd693ba172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:588 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa.The Learning Assessment: the application of fuzzy model to obtain fair grades in Portuguese. 2007-03-02Raimundo HÃlio Leite00190322349Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Ana Paula de Medeiros RibeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Software LÃgica FuzzyAssessment Software fuzzy logicAVALIACAO DA APRENDIZAGEMA presente dissertaÃÃo envolve um dos temas mais relevantes na Ãrea educacional: a avaliaÃÃo da aprendizagem. De tudo o que sobre ela se discute atualmente, hà algo que està sempre em evidÃncia: a proposta de cunho predominantemente qualitativo que se defende para o processo de avaliaÃÃo. Nesse sentido, buscou-se compreender o seu significado a partir da visÃo das professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, a fim de ser evidenciado o sentido da avaliaÃÃo dado pelas professoras, bem como as dificuldades que encontram durante o processo avaliativo. Para a interpretaÃÃo das falas dos sujeitos, utilizou-se a teoria hermenÃutica na versÃo contemporÃnea de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Entretanto, a pesquisa nÃo teve intenÃÃes de se limitar à simples identificaÃÃo e descriÃÃo do sentido da avaliaÃÃo, pretendeu, sobretudo, desenvolver um aplicativo baseado em lÃgica fuzzy, levando em consideraÃÃo as informaÃÃes obtidas atravÃs do instrumental metodolÃgico aplicado. O software desenvolvido tem como principal objetivo apoiar as professoras durante a tarefa de avaliar seus alunos, sobretudo, no que diz respeito à fase de notaÃÃo numÃrica. A lÃgica fuzzy se aplica coerentemente nessa situaÃÃo, uma vez que tem o poder de manipular dados qualitativos que, para efeito deste estudo, sÃo os conceitos, e convertÃ-los em quantitativos, ou seja, as notas numÃricas. A versÃo preliminar do software foi testada pela pesquisadora atravÃs de um estudo comparativo entre os conceitos mÃdios e notas inferidas pelas professoras durante avaliaÃÃes reais e os conceitos mÃdios e notas geradas pelo sistema fuzzy. Os resultados mostraram um grau de confiabilidade do sistema em torno de 93%. Isso demonstra que esta poderà ser uma Ãtil ferramenta no cotidiano de professores durante a difÃcil tarefa de avaliar seus alunos. This study involves one of the most important themes in the educational field: the learning assessment. From everything that is discussed about it, there is something that is always in evidence: the qualitative proposal that is recommended to the assessment process. So, the aim of this study was to comprehend its meaning from the vision of the elementary school teachers from one municipal school of Fortaleza, in order to be defined the meaning the teachers give to it, as well as the difficulties found during the assessment process. The interpretation of the teachersâ speeches was done by using the hermeneutic theory in the modern version of Martin Heidegger and Hans-Georg Gadamer. Therefore, this study was not limited to identify and describe the assessment meaning, it intended to develop a software based in the fuzzy sets theory, considering the information obtained from the application of the methodological instruments. The software intends to support the teachers during the assessment process, specially in the numerical grades conversion. The fuzzy logic has a coherent application in this situation because it has the power of manipulate qualitative data which are, in this study, the concepts, into quantitative data, the numerical grades. The software preliminary version was tested by the author through a comparative study between the concepts and numerical grades given by the teachers and the ones given by the fuzzy system. The results showed a confidence degree of 93%. It demonstrates that it might be a useful instrument to teachers during the hard work of evaluating their students.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=494http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=740application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:34Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Learning Assessment: the application of fuzzy model to obtain fair grades in Portuguese. |
title |
A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa. |
spellingShingle |
A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa. Ana Paula de Medeiros Ribeiro AvaliaÃÃo Software LÃgica Fuzzy Assessment Software fuzzy logic AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
title_short |
A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa. |
title_full |
A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa. |
title_fullStr |
A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa. |
title_full_unstemmed |
A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa. |
title_sort |
A AvaliaÃÃo da Aprendizagem: aplicaÃÃo de um Modelo Fuzzy para se obter notas mais justas na disciplina de LÃngua Portuguesa. |
author |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
author_facet |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raimundo HÃlio Leite |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00190322349 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
02184923320 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
39354598315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6388557443388587 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
contributor_str_mv |
Raimundo HÃlio Leite Wagner Bandeira Andriola AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo Software LÃgica Fuzzy |
topic |
AvaliaÃÃo Software LÃgica Fuzzy Assessment Software fuzzy logic AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Assessment Software fuzzy logic |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente dissertaÃÃo envolve um dos temas mais relevantes na Ãrea educacional: a avaliaÃÃo da aprendizagem. De tudo o que sobre ela se discute atualmente, hà algo que està sempre em evidÃncia: a proposta de cunho predominantemente qualitativo que se defende para o processo de avaliaÃÃo. Nesse sentido, buscou-se compreender o seu significado a partir da visÃo das professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, a fim de ser evidenciado o sentido da avaliaÃÃo dado pelas professoras, bem como as dificuldades que encontram durante o processo avaliativo. Para a interpretaÃÃo das falas dos sujeitos, utilizou-se a teoria hermenÃutica na versÃo contemporÃnea de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Entretanto, a pesquisa nÃo teve intenÃÃes de se limitar à simples identificaÃÃo e descriÃÃo do sentido da avaliaÃÃo, pretendeu, sobretudo, desenvolver um aplicativo baseado em lÃgica fuzzy, levando em consideraÃÃo as informaÃÃes obtidas atravÃs do instrumental metodolÃgico aplicado. O software desenvolvido tem como principal objetivo apoiar as professoras durante a tarefa de avaliar seus alunos, sobretudo, no que diz respeito à fase de notaÃÃo numÃrica. A lÃgica fuzzy se aplica coerentemente nessa situaÃÃo, uma vez que tem o poder de manipular dados qualitativos que, para efeito deste estudo, sÃo os conceitos, e convertÃ-los em quantitativos, ou seja, as notas numÃricas. A versÃo preliminar do software foi testada pela pesquisadora atravÃs de um estudo comparativo entre os conceitos mÃdios e notas inferidas pelas professoras durante avaliaÃÃes reais e os conceitos mÃdios e notas geradas pelo sistema fuzzy. Os resultados mostraram um grau de confiabilidade do sistema em torno de 93%. Isso demonstra que esta poderà ser uma Ãtil ferramenta no cotidiano de professores durante a difÃcil tarefa de avaliar seus alunos. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study involves one of the most important themes in the educational field: the learning assessment. From everything that is discussed about it, there is something that is always in evidence: the qualitative proposal that is recommended to the assessment process. So, the aim of this study was to comprehend its meaning from the vision of the elementary school teachers from one municipal school of Fortaleza, in order to be defined the meaning the teachers give to it, as well as the difficulties found during the assessment process. The interpretation of the teachersâ speeches was done by using the hermeneutic theory in the modern version of Martin Heidegger and Hans-Georg Gadamer. Therefore, this study was not limited to identify and describe the assessment meaning, it intended to develop a software based in the fuzzy sets theory, considering the information obtained from the application of the methodological instruments. The software intends to support the teachers during the assessment process, specially in the numerical grades conversion. The fuzzy logic has a coherent application in this situation because it has the power of manipulate qualitative data which are, in this study, the concepts, into quantitative data, the numerical grades. The software preliminary version was tested by the author through a comparative study between the concepts and numerical grades given by the teachers and the ones given by the fuzzy system. The results showed a confidence degree of 93%. It demonstrates that it might be a useful instrument to teachers during the hard work of evaluating their students. |
description |
A presente dissertaÃÃo envolve um dos temas mais relevantes na Ãrea educacional: a avaliaÃÃo da aprendizagem. De tudo o que sobre ela se discute atualmente, hà algo que està sempre em evidÃncia: a proposta de cunho predominantemente qualitativo que se defende para o processo de avaliaÃÃo. Nesse sentido, buscou-se compreender o seu significado a partir da visÃo das professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, a fim de ser evidenciado o sentido da avaliaÃÃo dado pelas professoras, bem como as dificuldades que encontram durante o processo avaliativo. Para a interpretaÃÃo das falas dos sujeitos, utilizou-se a teoria hermenÃutica na versÃo contemporÃnea de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Entretanto, a pesquisa nÃo teve intenÃÃes de se limitar à simples identificaÃÃo e descriÃÃo do sentido da avaliaÃÃo, pretendeu, sobretudo, desenvolver um aplicativo baseado em lÃgica fuzzy, levando em consideraÃÃo as informaÃÃes obtidas atravÃs do instrumental metodolÃgico aplicado. O software desenvolvido tem como principal objetivo apoiar as professoras durante a tarefa de avaliar seus alunos, sobretudo, no que diz respeito à fase de notaÃÃo numÃrica. A lÃgica fuzzy se aplica coerentemente nessa situaÃÃo, uma vez que tem o poder de manipular dados qualitativos que, para efeito deste estudo, sÃo os conceitos, e convertÃ-los em quantitativos, ou seja, as notas numÃricas. A versÃo preliminar do software foi testada pela pesquisadora atravÃs de um estudo comparativo entre os conceitos mÃdios e notas inferidas pelas professoras durante avaliaÃÃes reais e os conceitos mÃdios e notas geradas pelo sistema fuzzy. Os resultados mostraram um grau de confiabilidade do sistema em torno de 93%. Isso demonstra que esta poderà ser uma Ãtil ferramenta no cotidiano de professores durante a difÃcil tarefa de avaliar seus alunos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=494 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=740 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=494 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295115080368128 |