Ensino de diagnÃstico de enfermagem: uma estratÃgia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Luisa BrandÃo de Carvalho Lira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4005
Resumo: O ensino de diagnÃsticos de enfermagem possibilita ao discente a realizaÃÃo da avaliaÃÃo clÃnica, o direcionamento de suas aÃÃes conforme as necessidades do cliente e o aprofundamento dos seus conhecimentos sobre a prÃtica profissional, fornecendo base e respaldo para o cuidar. Entretanto, percebe-se, na prÃtica, certa dificuldade em consolidar o ensino de tais diagnÃsticos. O desenvolvimento de estratÃgias educativas, que proporcionem aos discentes uma postura ativa, crÃtica e criativa, à necessÃrio. Este estudo teve como objetivo geral avaliar a eficÃcia de uma estratÃgia de ensino sobre diagnÃsticos de enfermagem fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no desempenho do raciocÃnio clÃnico e julgamento diagnÃstico do discente de graduaÃÃo em enfermagem. E, como especÃficos: verificar a validade do conteÃdo dos problemas utilizados na aplicaÃÃo da estratÃgia educativa; e levantar os escores dos discentes na identificaÃÃo das caracterÃsticas definidoras, diagnÃsticos de enfermagem e fatores relacionados ou de risco antes e apÃs o desenvolvimento da estratÃgia educativa. Foi um estudo experimental, realizado em duas fases. Na primeira, participaram cinco especialistas, que validaram os conteÃdos de quatro problemas, durante os meses de junho e julho de 2009. Os problemas abordavam situaÃÃes que envolviam um adolescente com asma; uma mulher submetida a uma colecistectomia; um homem com sequelas de um acidente vascular encefÃlico, acompanhado no domicÃlio; e um cliente com hipertensÃo arterial sistÃmica, encaminhada à unidade de saÃde da famÃlia para tratamento. Os instrumentos de coleta de dados foram o roteiro para avaliaÃÃo da congruÃncia item-objetivo e o roteiro de identificaÃÃo das caracterÃsticas definidoras, diagnÃsticos e fatores relacionados ou de risco. A segunda fase do estudo foi a aplicaÃÃo da estratÃgia educativa. Participaram dessa fase 30 discentes regularmente matriculados em uma universidade federal localizada na regiÃo do Trairi do Rio Grande do Norte, selecionados por conveniÃncia. Os critÃrios de inclusÃo foram: ser discente de graduaÃÃo em enfermagem; ter concluÃdo com aprovaÃÃo a disciplina Semiologia e SemiotÃcnica na referida universidade, no semestre 2009.1, e aceitar participar de todas as fases da pesquisa. O critÃrio de exclusÃo foi: nÃo ter condiÃÃes de participar de todas as fases da pesquisa. Os discentes foram distribuÃdos de forma aleatÃria em dois grupos, 15 no experimental e 15 no de controle. O grupo experimental participou da estratÃgia educativa, durante o mÃs de agosto de 2009. A estratÃgia educativa foi organizada na modalidade de curso, com cinco mÃdulos, cada um envolvendo um problema diferente, conforme preconiza a ABP. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica e Pesquisa. Os resultados mostram que, dos quatro problemas desenvolvidos na primeira fase, apenas os dois primeiros atingiram mÃdia do Ãndice de Validade do ConteÃdo (IVC) de 90%. Os dois Ãltimos problemas foram alterados e reavaliados pelas especialistas, recebendo mÃdias de IVC de 90% e 95%, respectivamente. Esses problemas foram discutidos durante os cinco mÃdulos do curso realizado na segunda fase do estudo. A avaliaÃÃo da eficÃcia do curso foi medida por meio de um prà e um pÃs-teste. No prÃ-teste, os dois grupos identificaram as caracterÃsticas, os diagnÃsticos e os fatores relacionados de forma homogÃnea. No pÃs-teste, os discentes do grupo experimental identificaram um nÃmero maior de diagnÃsticos e fatores relacionados ou de risco. Apesar da identificaÃÃo de poucas caracterÃsticas definidoras, no pÃs-teste, pelos dois grupos, pode-se concluir que houve influÃncia positiva da estratÃgia implementada, pois os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos alunos do grupo experimental. Como observado, a ABP favoreceu o desempenho do raciocÃnio clÃnico e do julgamento diagnÃstico do discente de graduaÃÃo em enfermagem.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEnsino de diagnÃstico de enfermagem: uma estratÃgia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemasTeaching nursing diagnosis: an educational strategy based in the problem-based learning2009-12-11Marcos VenÃcios de Oliveira Lopes67729410397Thelma Leite de AraÃjo02245477804Maria Vilani Cavalcante Guedes03704793353http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780761H5Maria CÃlia de Freitas09090900000Francisca ElisÃngela Teixeira Lima75560763349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760289Y6Thereza Maria MagalhÃes Moreira00000000002http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4796750Y564194892372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4745509P1Ana Luisa BrandÃo de Carvalho LiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBR Ensino Aprendizagem baseada em problemasNursing Nursing diagnosis Teaching Problem-based LearningENFERMAGEMO ensino de diagnÃsticos de enfermagem possibilita ao discente a realizaÃÃo da avaliaÃÃo clÃnica, o direcionamento de suas aÃÃes conforme as necessidades do cliente e o aprofundamento dos seus conhecimentos sobre a prÃtica profissional, fornecendo base e respaldo para o cuidar. Entretanto, percebe-se, na prÃtica, certa dificuldade em consolidar o ensino de tais diagnÃsticos. O desenvolvimento de estratÃgias educativas, que proporcionem aos discentes uma postura ativa, crÃtica e criativa, à necessÃrio. Este estudo teve como objetivo geral avaliar a eficÃcia de uma estratÃgia de ensino sobre diagnÃsticos de enfermagem fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no desempenho do raciocÃnio clÃnico e julgamento diagnÃstico do discente de graduaÃÃo em enfermagem. E, como especÃficos: verificar a validade do conteÃdo dos problemas utilizados na aplicaÃÃo da estratÃgia educativa; e levantar os escores dos discentes na identificaÃÃo das caracterÃsticas definidoras, diagnÃsticos de enfermagem e fatores relacionados ou de risco antes e apÃs o desenvolvimento da estratÃgia educativa. Foi um estudo experimental, realizado em duas fases. Na primeira, participaram cinco especialistas, que validaram os conteÃdos de quatro problemas, durante os meses de junho e julho de 2009. Os problemas abordavam situaÃÃes que envolviam um adolescente com asma; uma mulher submetida a uma colecistectomia; um homem com sequelas de um acidente vascular encefÃlico, acompanhado no domicÃlio; e um cliente com hipertensÃo arterial sistÃmica, encaminhada à unidade de saÃde da famÃlia para tratamento. Os instrumentos de coleta de dados foram o roteiro para avaliaÃÃo da congruÃncia item-objetivo e o roteiro de identificaÃÃo das caracterÃsticas definidoras, diagnÃsticos e fatores relacionados ou de risco. A segunda fase do estudo foi a aplicaÃÃo da estratÃgia educativa. Participaram dessa fase 30 discentes regularmente matriculados em uma universidade federal localizada na regiÃo do Trairi do Rio Grande do Norte, selecionados por conveniÃncia. Os critÃrios de inclusÃo foram: ser discente de graduaÃÃo em enfermagem; ter concluÃdo com aprovaÃÃo a disciplina Semiologia e SemiotÃcnica na referida universidade, no semestre 2009.1, e aceitar participar de todas as fases da pesquisa. O critÃrio de exclusÃo foi: nÃo ter condiÃÃes de participar de todas as fases da pesquisa. Os discentes foram distribuÃdos de forma aleatÃria em dois grupos, 15 no experimental e 15 no de controle. O grupo experimental participou da estratÃgia educativa, durante o mÃs de agosto de 2009. A estratÃgia educativa foi organizada na modalidade de curso, com cinco mÃdulos, cada um envolvendo um problema diferente, conforme preconiza a ABP. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica e Pesquisa. Os resultados mostram que, dos quatro problemas desenvolvidos na primeira fase, apenas os dois primeiros atingiram mÃdia do Ãndice de Validade do ConteÃdo (IVC) de 90%. Os dois Ãltimos problemas foram alterados e reavaliados pelas especialistas, recebendo mÃdias de IVC de 90% e 95%, respectivamente. Esses problemas foram discutidos durante os cinco mÃdulos do curso realizado na segunda fase do estudo. A avaliaÃÃo da eficÃcia do curso foi medida por meio de um prà e um pÃs-teste. No prÃ-teste, os dois grupos identificaram as caracterÃsticas, os diagnÃsticos e os fatores relacionados de forma homogÃnea. No pÃs-teste, os discentes do grupo experimental identificaram um nÃmero maior de diagnÃsticos e fatores relacionados ou de risco. Apesar da identificaÃÃo de poucas caracterÃsticas definidoras, no pÃs-teste, pelos dois grupos, pode-se concluir que houve influÃncia positiva da estratÃgia implementada, pois os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos alunos do grupo experimental. Como observado, a ABP favoreceu o desempenho do raciocÃnio clÃnico e do julgamento diagnÃstico do discente de graduaÃÃo em enfermagem.The teaching of nursing diagnoses enables to the student the accomplishment of the clinical evaluation, the direction of their actions according to the needs to client and the deepening of your knowledge on the professional practice, providing basic support to deliver care. However, there is, in practice, some difficulty in consolidating the teaching of such diagnoses. The development of educational strategies that give students an active stance, critical and creative, is necessary. This study aimed to evaluate the effectiveness of a teaching strategy about nursing diagnoses based on Problem Based Learning (PBL) in the performance of nursing students clinical reasoning and diagnosis trial. And as specific: to check the validity of the content of the problems in the application of educational strategy, and raise the scores of students in identifying the defining characteristics, nursing diagnoses and related or risk factors before and after the development of educational strategy. It was an experimental study, organized in two phases. In the first, five specialists validated the contents of four problems, during June and July months 2009. The problems addressed situations involving an adolescent with asthma, one woman underwent a cholecystectomy, a man with sequelae of a stroke, together at home, and a client with hypertension was referred to the clinic for treatment of the family. The data collection instruments were a script to evaluate the item-objective congruence and a script to identify the defining characteristics, diagnoses and related factors or risk. The second phase of the study was the application of educational strategy. Participated in this phase, 30 students enrolled in a federal university located in the region of Trairi of Rio Grande do Norte, chosen for convenience. Inclusion criteria were: being a graduate student in nursing, has completed the approval Semiology and Semiotechnique at this university for the semester 2009.1, and consent to participate in all phases of research. The exclusion criteria was: not being able to participate in all phases of research. The students were distributed of aleatory form in two groups, 15 in experimental and 15 in the control. The experimental group participated in the educational strategy, during August month 2009. The educational strategy was organized in the course form, with five modules, each involving a different problem, as recommended by the PBL. The study was approved by the Committee for Ethics and Research. The results showed that of the four problems developed in the first phase, just both first reached Content Validity Index (CVI) of 90%. The third and fourth problems were changed and re-evaluated by the specialists, receiving CVI average of 90% and 95% respectively. These problems were discussed during the five modules of the course held in the second phase of the study. The course effectiveness evaluation was measure by the application of a pre and one post-test. In the pre-test, both groups identified the characteristics, the diagnoses and the related factors of homogeneous form. In the post-test, the students of the experimental group identified a larger number of nursing diagnoses and related or risk factors. Besides the identification of few defining characteristics in the post-test both of by the groups, it can complete that there was influence of the implement strategy, because the results showed improvement in the data grouping capacity of the students of the experimental group. As noted, the PBL favored the performance of clinical reasoning and diagnosis of student trial undergraduate nursing. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4005application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com -
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