PolÃticas PÃblicas, financiamento e democratizaÃÃo da educaÃÃo superior: avaliaÃÃo do Reuni na Universidade Federal de Tocantins-UFT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6653 |
Resumo: | Esta dissertaÃÃo, de carÃter qualitativo e quantitativo, teve como objetivo avaliar o REUNI na Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Palmas. O programa compÃe a polÃtica de expansÃo e democratizaÃÃo da EducaÃÃo Superior. A pesquisa bibliogrÃfica levantou tÃtulos que discutem ainda a democratizaÃÃo da EducaÃÃo Superior, avaliaÃÃo de polÃticas pÃblicas no Brasil e o contexto polÃtico e econÃmico em que se deu a expansÃo do ensino superior nas ultimas dÃcadas. A estratÃgia metodolÃgica escolhida articulou dados quantitativos e qualitativos em prol de realizar uma avaliaÃÃo em profundidade do programa. Assim, foram levantados dados econÃmicos, polÃticos e culturais sobre o estado do Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins e da implementaÃÃo do programa na instituiÃÃo. TambÃm foram realizadas pesquisa documental e entrevistas com os gestores, professores e alunos da UFT, com o objetivo de reconstruir a trajetÃria do programa na instituiÃÃo. O estudo permitiu verificar que hà diferentes concepÃÃes sobre o REUNI e que sua implementaÃÃo na UFT nÃo foi um consenso. A concepÃÃo de democratizaÃÃo presente no REUNI dentro da instituiÃÃo està posta com enfoque no acesso, desconsiderando a necessidade de garantia da permanÃncia. O estudo permitiu ainda verificar que o financiamento disponibilizado para a expansÃo proposta nÃo à proporcional Ãs atividades implementadas e nÃo considerou o dÃficit existente nas universidades. A pesquisa de campo envolveu ainda o levantamento do perfil sÃcio-econÃmico dos alunos dos cursos criados a partir do REUNI. Do universo de 62 alunos que responderam ao questionÃrios, os dados revelaram que os alunos na sua maioria sÃo jovens, solteiros, nÃo moram com a famÃlia, sÃo provenientes de escola pÃblica e possuem renda familiar de atà trÃs salÃrios mÃnimos. Para levantar dados sobre o perfil destes alunos, foram realizadas entrevistas abertas com dez alunos entre os que responderam os questionÃrios. Os resultados apontaram que o REUNI no limitado perÃodo analisado, mas que refletia um momento de expansÃo no ensino superior na UFT, nÃo se observou uma tendÃncia francamente democratizante no sentido de inclusÃo social e de distribuiÃÃo de qualidade acadÃmica independente dos condicionantes sociais. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPolÃticas PÃblicas, financiamento e democratizaÃÃo da educaÃÃo superior: avaliaÃÃo do Reuni na Universidade Federal de Tocantins-UFTPublic policy, funding and democratization of higher education: evaluation of Universidade Federal de Tocantins - UFT2011-11-10Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Paulo CÃsar de Almeida04161610300Paulo CÃsar de AlmeidaLuiz AntÃnio Maciel de Paula16141512372http://lattes.cnpq.br/304879526653489504994487405Nara Poliana de Souza Bandeira de MeloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas PolÃticas educacionais DemocratizaÃÃo REUNI-UFT publics policies evaluate, educational policies democracy REUNI-UFTCIENCIAS HUMANASEsta dissertaÃÃo, de carÃter qualitativo e quantitativo, teve como objetivo avaliar o REUNI na Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Palmas. O programa compÃe a polÃtica de expansÃo e democratizaÃÃo da EducaÃÃo Superior. A pesquisa bibliogrÃfica levantou tÃtulos que discutem ainda a democratizaÃÃo da EducaÃÃo Superior, avaliaÃÃo de polÃticas pÃblicas no Brasil e o contexto polÃtico e econÃmico em que se deu a expansÃo do ensino superior nas ultimas dÃcadas. A estratÃgia metodolÃgica escolhida articulou dados quantitativos e qualitativos em prol de realizar uma avaliaÃÃo em profundidade do programa. Assim, foram levantados dados econÃmicos, polÃticos e culturais sobre o estado do Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins e da implementaÃÃo do programa na instituiÃÃo. TambÃm foram realizadas pesquisa documental e entrevistas com os gestores, professores e alunos da UFT, com o objetivo de reconstruir a trajetÃria do programa na instituiÃÃo. O estudo permitiu verificar que hà diferentes concepÃÃes sobre o REUNI e que sua implementaÃÃo na UFT nÃo foi um consenso. A concepÃÃo de democratizaÃÃo presente no REUNI dentro da instituiÃÃo està posta com enfoque no acesso, desconsiderando a necessidade de garantia da permanÃncia. O estudo permitiu ainda verificar que o financiamento disponibilizado para a expansÃo proposta nÃo à proporcional Ãs atividades implementadas e nÃo considerou o dÃficit existente nas universidades. A pesquisa de campo envolveu ainda o levantamento do perfil sÃcio-econÃmico dos alunos dos cursos criados a partir do REUNI. Do universo de 62 alunos que responderam ao questionÃrios, os dados revelaram que os alunos na sua maioria sÃo jovens, solteiros, nÃo moram com a famÃlia, sÃo provenientes de escola pÃblica e possuem renda familiar de atà trÃs salÃrios mÃnimos. Para levantar dados sobre o perfil destes alunos, foram realizadas entrevistas abertas com dez alunos entre os que responderam os questionÃrios. Os resultados apontaram que o REUNI no limitado perÃodo analisado, mas que refletia um momento de expansÃo no ensino superior na UFT, nÃo se observou uma tendÃncia francamente democratizante no sentido de inclusÃo social e de distribuiÃÃo de qualidade acadÃmica independente dos condicionantes sociais. In this text, as qualitative and quantitative perspective, the goal is an evaluation the REUNI at the University of Tocantins, Campus of Palmas. The program makes up the policy of expansion and democratization of higher education. The literature up titles that still discuss the democratization of higher education, evaluation of public policies in Brazil and the political and economic context in which they gave the expansion of higher education in recent decades. The way chosen articulated quantitative and qualitative data in favor of performing a thorough evaluation of the program. Thus, data were collected economic, political and cultural state of the Tocantins and the Federal University of Tocantins and the implementation of the program at the institution. Were also conducted archival research and interviews with managers, teachers and students at the UFT, in order to reconstruct the trajectory of the program at the institution. The study shows there are different conceptions of the REUNI and its implementation in the UFT was not a consensus. The concept of democracy present in the gathered within the institution is placed with a focus on access, disregarding the need to guarantee permanence. The study allowed us to verify that funding for the proposed expansion is not proportional to the activities implemented and did not consider the existing deficit in the universities. The field research also involved the lifting of the socio-economic profile of students in courses created from the REUNI. The universe of 62 students who answered the questionnaires, the data revealed that students are mostly young, single, not living with the family, come from public school and have family income of up to three minimum wages. To collect data on the profile of these students, open interviews were conducted with ten students among those who answered the questionnaires. The results showed that reunited the limited period examined, but that reflected a time of expansion in higher education in the UFT, there was a trend towards democratizing of social inclusion and distribution of academic quality independent of social conditions. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6653application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:43Zmail@mail.com - |
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Esta dissertaÃÃo, de carÃter qualitativo e quantitativo, teve como objetivo avaliar o REUNI na Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Palmas. O programa compÃe a polÃtica de expansÃo e democratizaÃÃo da EducaÃÃo Superior. A pesquisa bibliogrÃfica levantou tÃtulos que discutem ainda a democratizaÃÃo da EducaÃÃo Superior, avaliaÃÃo de polÃticas pÃblicas no Brasil e o contexto polÃtico e econÃmico em que se deu a expansÃo do ensino superior nas ultimas dÃcadas. A estratÃgia metodolÃgica escolhida articulou dados quantitativos e qualitativos em prol de realizar uma avaliaÃÃo em profundidade do programa. Assim, foram levantados dados econÃmicos, polÃticos e culturais sobre o estado do Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins e da implementaÃÃo do programa na instituiÃÃo. TambÃm foram realizadas pesquisa documental e entrevistas com os gestores, professores e alunos da UFT, com o objetivo de reconstruir a trajetÃria do programa na instituiÃÃo. O estudo permitiu verificar que hà diferentes concepÃÃes sobre o REUNI e que sua implementaÃÃo na UFT nÃo foi um consenso. A concepÃÃo de democratizaÃÃo presente no REUNI dentro da instituiÃÃo està posta com enfoque no acesso, desconsiderando a necessidade de garantia da permanÃncia. O estudo permitiu ainda verificar que o financiamento disponibilizado para a expansÃo proposta nÃo à proporcional Ãs atividades implementadas e nÃo considerou o dÃficit existente nas universidades. A pesquisa de campo envolveu ainda o levantamento do perfil sÃcio-econÃmico dos alunos dos cursos criados a partir do REUNI. Do universo de 62 alunos que responderam ao questionÃrios, os dados revelaram que os alunos na sua maioria sÃo jovens, solteiros, nÃo moram com a famÃlia, sÃo provenientes de escola pÃblica e possuem renda familiar de atà trÃs salÃrios mÃnimos. Para levantar dados sobre o perfil destes alunos, foram realizadas entrevistas abertas com dez alunos entre os que responderam os questionÃrios. Os resultados apontaram que o REUNI no limitado perÃodo analisado, mas que refletia um momento de expansÃo no ensino superior na UFT, nÃo se observou uma tendÃncia francamente democratizante no sentido de inclusÃo social e de distribuiÃÃo de qualidade acadÃmica independente dos condicionantes sociais. |
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