EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandra Alencar Siebra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14545
Resumo: A atuaÃÃo produtiva das empresas provoca degradaÃÃo ambiental, agravada pelo crescimento da demanda por energia e da dependÃncia global dos recursos nÃo-renovÃveis. Um dos mais sÃrios impactos envolve as mudanÃas climÃticas devido Ãs emissÃes de gases de efeito estufa, que afetam todas as empresas, inclusive as do setor eÃlico, direta ou indiretamente. As empresas respondem estrategicamente de forma diferenciada dependendo do grau em que sÃo afetadas e do mercado em que atuam. O trabalho analisa a influÃncia dos stakeholders e dos fatores polÃticos, tecnolÃgicos e ambientais nas estratÃgias dos produtores de energia eÃlica do Brasil e de seus fornecedores, assim como as principais prÃticas adotadas por essas empresas em resposta aos desafios impostos pelas mudanÃas climÃticas. Metodologicamente, optou-se pela realizaÃÃo de pesquisas bibliogrÃfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo realizou-se um estudo exploratÃrio, de natureza qualitativa, com a aplicaÃÃo de entrevistas voltadas a identificar os fatores determinantes que influenciam as estratÃgias do setor eÃlico no estado do CearÃ. ApÃs, aplicou-se um questionÃrio, de natureza quantitativa, junto Ãs produtoras de energia eÃlica do Brasil e fornecedores. Os resultados sugerem que os fatores que mais influenciam as estratÃgias empresariais dessas produtoras e seus fornecedores sÃo os polÃticos, com Ãnfase nos leilÃes de energia promovidos pela ANEEL, por meio dos quais sÃo atingidos preÃos mais competitivos no mercado de energia. O stakeholder de maior influÃncia à o acionista, e essa influÃncia indica sua forÃa coercitiva nas decisÃes estratÃgicas das produtoras de energia eÃlica do Brasil e dos fornecedores. A prÃtica empresarial sugerida como a mais adotada foi a de inovaÃÃo, e o resultado demonstra que, na busca da mitigaÃÃo dos efeitos das mudanÃas climÃticas, as empresas podem vir a estimular o desenvolvimento de processos mais limpos e sustentÃveis, alÃm de reduzir os custos relacionados aos seus processos. A adoÃÃo de prÃticas empresariais com o intuito de mitigar ou compensar os efeitos das mudanÃas climÃticas depende da influÃncia de fatores externos. A pressÃo e influÃncia dos stakeholders sÃo de grande importÃncia para que o setor de energias renovÃveis como o da energia eÃlica se consolide no planejamento energÃtico mundial. Na Ãltima dÃcada os empreendimentos eÃlicos brasileiros receberam maior nÃmero de incentivos fiscais e investimentos em tecnologia. Nesse contexto, o estado do Cearà objetiva, com suas aÃÃes, aumentar a competitividade nesse segmento e oferecer uma alternativa viÃvel para minimizar os impactos ambientais decorrentes das mudanÃas climÃticas.
id UFC_fef3be0ebec6cade2193058d3487f726
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9690
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticasBusiness strategies of the wind energy sector in Brazil to the challenges of climate change2012-02-27Sandra Maria dos Santos09096515315http://lattes.cnpq.br/0740161704624013MÃnica Cavalcanti Sà de Abreu35827165387http://lattes.cnpq.br/0364887644912747Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho55458602072Marcos Cohen00000000034http://lattes.cnpq.br/471393367320023939076407304http://lattes.cnpq.br/2362620717567620Alexandra Alencar SiebraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRenergia eÃlica estratÃgias empresariais mudanÃas climÃticas desafioswind energy business strategies climate change challengesADMINISTRACAO DE EMPRESASA atuaÃÃo produtiva das empresas provoca degradaÃÃo ambiental, agravada pelo crescimento da demanda por energia e da dependÃncia global dos recursos nÃo-renovÃveis. Um dos mais sÃrios impactos envolve as mudanÃas climÃticas devido Ãs emissÃes de gases de efeito estufa, que afetam todas as empresas, inclusive as do setor eÃlico, direta ou indiretamente. As empresas respondem estrategicamente de forma diferenciada dependendo do grau em que sÃo afetadas e do mercado em que atuam. O trabalho analisa a influÃncia dos stakeholders e dos fatores polÃticos, tecnolÃgicos e ambientais nas estratÃgias dos produtores de energia eÃlica do Brasil e de seus fornecedores, assim como as principais prÃticas adotadas por essas empresas em resposta aos desafios impostos pelas mudanÃas climÃticas. Metodologicamente, optou-se pela realizaÃÃo de pesquisas bibliogrÃfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo realizou-se um estudo exploratÃrio, de natureza qualitativa, com a aplicaÃÃo de entrevistas voltadas a identificar os fatores determinantes que influenciam as estratÃgias do setor eÃlico no estado do CearÃ. ApÃs, aplicou-se um questionÃrio, de natureza quantitativa, junto Ãs produtoras de energia eÃlica do Brasil e fornecedores. Os resultados sugerem que os fatores que mais influenciam as estratÃgias empresariais dessas produtoras e seus fornecedores sÃo os polÃticos, com Ãnfase nos leilÃes de energia promovidos pela ANEEL, por meio dos quais sÃo atingidos preÃos mais competitivos no mercado de energia. O stakeholder de maior influÃncia à o acionista, e essa influÃncia indica sua forÃa coercitiva nas decisÃes estratÃgicas das produtoras de energia eÃlica do Brasil e dos fornecedores. A prÃtica empresarial sugerida como a mais adotada foi a de inovaÃÃo, e o resultado demonstra que, na busca da mitigaÃÃo dos efeitos das mudanÃas climÃticas, as empresas podem vir a estimular o desenvolvimento de processos mais limpos e sustentÃveis, alÃm de reduzir os custos relacionados aos seus processos. A adoÃÃo de prÃticas empresariais com o intuito de mitigar ou compensar os efeitos das mudanÃas climÃticas depende da influÃncia de fatores externos. A pressÃo e influÃncia dos stakeholders sÃo de grande importÃncia para que o setor de energias renovÃveis como o da energia eÃlica se consolide no planejamento energÃtico mundial. Na Ãltima dÃcada os empreendimentos eÃlicos brasileiros receberam maior nÃmero de incentivos fiscais e investimentos em tecnologia. Nesse contexto, o estado do Cearà objetiva, com suas aÃÃes, aumentar a competitividade nesse segmento e oferecer uma alternativa viÃvel para minimizar os impactos ambientais decorrentes das mudanÃas climÃticas.The productive operation of companies causes environmental degradation, worsened by the increasing energy demand and global dependency of non-renewable resources. One of the most serious impacts involves climate change due to emissions of greenhouse gases, which affect all the companies, including the wind sector, directly or indirectly. Companies strategically respond differently depending on how they are affected and the market they serve. This work analyzes the influence of stakeholders and political, technological and environmental factors in the strategies of brazilian wind energy producers and their suppliers, as well as the key practices used by these companies in response to challenges posed by climate change. Methodologically, it was opted to carry out bibliographic, documental and field search. In the field research was conducted an exploratory study, qualitative, with the application of interviews aimed to identify the determining factors that influence the strategies of wind power sector in the state of CearÃ. Then was applied a quantitative questionnaire to brazilian wind energy producers and their suppliers. The results suggest that the factors of most influence in the business strategies of brazilian wind energy producers and their suppliers are the politicians, with emphasis on energy auctions promoted by ANEEL, through which are achieved most competitive prices in energy market. The most influential stakeholder is the shareholder, and this influence indicates the coercive power of the shareholders in the strategic decisions of brazilian wind energy producers and their suppliers. The results indicate that the business practice more widely adopted was the innovation, and the result showed that in the pursuit for mitigating the effects of climate change the companies are likely to stimulate the development of cleaner and sustainable processes, and reduce costs related to their processes, and therefore obtain competitive advantage. The adoption of business practices in order to mitigate or compensate the effects of climate change depends on the influence of external factors. The pressure and influence of stakeholders have great importance for the sector of renewable energies like wind power be consolidated in the world energy planning. In the last decade, brazilian wind power projects received more tax incentives and technology investments. In the context, the state of Cearà aims with their actions to increase their competitiveness in this segment and offer a viable alternative to minimize the environmental impacts of climate change.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14545application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:20Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Business strategies of the wind energy sector in Brazil to the challenges of climate change
title EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas
spellingShingle EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas
Alexandra Alencar Siebra
energia eÃlica
estratÃgias empresariais
mudanÃas climÃticas
desafios
wind energy
business strategies
climate change
challenges
ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas
title_full EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas
title_fullStr EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas
title_full_unstemmed EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas
title_sort EstratÃgias empresariais do setor de energia eÃlica no Brasil diante dos desafios das mudanÃas climÃticas
author Alexandra Alencar Siebra
author_facet Alexandra Alencar Siebra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra Maria dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09096515315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0740161704624013
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MÃnica Cavalcanti SÃ de Abreu
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 35827165387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0364887644912747
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 55458602072
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcos Cohen
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 00000000034
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4713933673200239
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 39076407304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2362620717567620
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandra Alencar Siebra
contributor_str_mv Sandra Maria dos Santos
MÃnica Cavalcanti SÃ de Abreu
Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho
Marcos Cohen
dc.subject.por.fl_str_mv energia eÃlica
estratÃgias empresariais
mudanÃas climÃticas
desafios
topic energia eÃlica
estratÃgias empresariais
mudanÃas climÃticas
desafios
wind energy
business strategies
climate change
challenges
ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv wind energy
business strategies
climate change
challenges
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A atuaÃÃo produtiva das empresas provoca degradaÃÃo ambiental, agravada pelo crescimento da demanda por energia e da dependÃncia global dos recursos nÃo-renovÃveis. Um dos mais sÃrios impactos envolve as mudanÃas climÃticas devido Ãs emissÃes de gases de efeito estufa, que afetam todas as empresas, inclusive as do setor eÃlico, direta ou indiretamente. As empresas respondem estrategicamente de forma diferenciada dependendo do grau em que sÃo afetadas e do mercado em que atuam. O trabalho analisa a influÃncia dos stakeholders e dos fatores polÃticos, tecnolÃgicos e ambientais nas estratÃgias dos produtores de energia eÃlica do Brasil e de seus fornecedores, assim como as principais prÃticas adotadas por essas empresas em resposta aos desafios impostos pelas mudanÃas climÃticas. Metodologicamente, optou-se pela realizaÃÃo de pesquisas bibliogrÃfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo realizou-se um estudo exploratÃrio, de natureza qualitativa, com a aplicaÃÃo de entrevistas voltadas a identificar os fatores determinantes que influenciam as estratÃgias do setor eÃlico no estado do CearÃ. ApÃs, aplicou-se um questionÃrio, de natureza quantitativa, junto Ãs produtoras de energia eÃlica do Brasil e fornecedores. Os resultados sugerem que os fatores que mais influenciam as estratÃgias empresariais dessas produtoras e seus fornecedores sÃo os polÃticos, com Ãnfase nos leilÃes de energia promovidos pela ANEEL, por meio dos quais sÃo atingidos preÃos mais competitivos no mercado de energia. O stakeholder de maior influÃncia à o acionista, e essa influÃncia indica sua forÃa coercitiva nas decisÃes estratÃgicas das produtoras de energia eÃlica do Brasil e dos fornecedores. A prÃtica empresarial sugerida como a mais adotada foi a de inovaÃÃo, e o resultado demonstra que, na busca da mitigaÃÃo dos efeitos das mudanÃas climÃticas, as empresas podem vir a estimular o desenvolvimento de processos mais limpos e sustentÃveis, alÃm de reduzir os custos relacionados aos seus processos. A adoÃÃo de prÃticas empresariais com o intuito de mitigar ou compensar os efeitos das mudanÃas climÃticas depende da influÃncia de fatores externos. A pressÃo e influÃncia dos stakeholders sÃo de grande importÃncia para que o setor de energias renovÃveis como o da energia eÃlica se consolide no planejamento energÃtico mundial. Na Ãltima dÃcada os empreendimentos eÃlicos brasileiros receberam maior nÃmero de incentivos fiscais e investimentos em tecnologia. Nesse contexto, o estado do Cearà objetiva, com suas aÃÃes, aumentar a competitividade nesse segmento e oferecer uma alternativa viÃvel para minimizar os impactos ambientais decorrentes das mudanÃas climÃticas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The productive operation of companies causes environmental degradation, worsened by the increasing energy demand and global dependency of non-renewable resources. One of the most serious impacts involves climate change due to emissions of greenhouse gases, which affect all the companies, including the wind sector, directly or indirectly. Companies strategically respond differently depending on how they are affected and the market they serve. This work analyzes the influence of stakeholders and political, technological and environmental factors in the strategies of brazilian wind energy producers and their suppliers, as well as the key practices used by these companies in response to challenges posed by climate change. Methodologically, it was opted to carry out bibliographic, documental and field search. In the field research was conducted an exploratory study, qualitative, with the application of interviews aimed to identify the determining factors that influence the strategies of wind power sector in the state of CearÃ. Then was applied a quantitative questionnaire to brazilian wind energy producers and their suppliers. The results suggest that the factors of most influence in the business strategies of brazilian wind energy producers and their suppliers are the politicians, with emphasis on energy auctions promoted by ANEEL, through which are achieved most competitive prices in energy market. The most influential stakeholder is the shareholder, and this influence indicates the coercive power of the shareholders in the strategic decisions of brazilian wind energy producers and their suppliers. The results indicate that the business practice more widely adopted was the innovation, and the result showed that in the pursuit for mitigating the effects of climate change the companies are likely to stimulate the development of cleaner and sustainable processes, and reduce costs related to their processes, and therefore obtain competitive advantage. The adoption of business practices in order to mitigate or compensate the effects of climate change depends on the influence of external factors. The pressure and influence of stakeholders have great importance for the sector of renewable energies like wind power be consolidated in the world energy planning. In the last decade, brazilian wind power projects received more tax incentives and technology investments. In the context, the state of Cearà aims with their actions to increase their competitiveness in this segment and offer a viable alternative to minimize the environmental impacts of climate change.
description A atuaÃÃo produtiva das empresas provoca degradaÃÃo ambiental, agravada pelo crescimento da demanda por energia e da dependÃncia global dos recursos nÃo-renovÃveis. Um dos mais sÃrios impactos envolve as mudanÃas climÃticas devido Ãs emissÃes de gases de efeito estufa, que afetam todas as empresas, inclusive as do setor eÃlico, direta ou indiretamente. As empresas respondem estrategicamente de forma diferenciada dependendo do grau em que sÃo afetadas e do mercado em que atuam. O trabalho analisa a influÃncia dos stakeholders e dos fatores polÃticos, tecnolÃgicos e ambientais nas estratÃgias dos produtores de energia eÃlica do Brasil e de seus fornecedores, assim como as principais prÃticas adotadas por essas empresas em resposta aos desafios impostos pelas mudanÃas climÃticas. Metodologicamente, optou-se pela realizaÃÃo de pesquisas bibliogrÃfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo realizou-se um estudo exploratÃrio, de natureza qualitativa, com a aplicaÃÃo de entrevistas voltadas a identificar os fatores determinantes que influenciam as estratÃgias do setor eÃlico no estado do CearÃ. ApÃs, aplicou-se um questionÃrio, de natureza quantitativa, junto Ãs produtoras de energia eÃlica do Brasil e fornecedores. Os resultados sugerem que os fatores que mais influenciam as estratÃgias empresariais dessas produtoras e seus fornecedores sÃo os polÃticos, com Ãnfase nos leilÃes de energia promovidos pela ANEEL, por meio dos quais sÃo atingidos preÃos mais competitivos no mercado de energia. O stakeholder de maior influÃncia à o acionista, e essa influÃncia indica sua forÃa coercitiva nas decisÃes estratÃgicas das produtoras de energia eÃlica do Brasil e dos fornecedores. A prÃtica empresarial sugerida como a mais adotada foi a de inovaÃÃo, e o resultado demonstra que, na busca da mitigaÃÃo dos efeitos das mudanÃas climÃticas, as empresas podem vir a estimular o desenvolvimento de processos mais limpos e sustentÃveis, alÃm de reduzir os custos relacionados aos seus processos. A adoÃÃo de prÃticas empresariais com o intuito de mitigar ou compensar os efeitos das mudanÃas climÃticas depende da influÃncia de fatores externos. A pressÃo e influÃncia dos stakeholders sÃo de grande importÃncia para que o setor de energias renovÃveis como o da energia eÃlica se consolide no planejamento energÃtico mundial. Na Ãltima dÃcada os empreendimentos eÃlicos brasileiros receberam maior nÃmero de incentivos fiscais e investimentos em tecnologia. Nesse contexto, o estado do Cearà objetiva, com suas aÃÃes, aumentar a competitividade nesse segmento e oferecer uma alternativa viÃvel para minimizar os impactos ambientais decorrentes das mudanÃas climÃticas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14545
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295209067380736