MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Lopes Leite
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2521
Resumo: O presente trabalho de tese examinou a metaforizaÃÃo textual: fenÃmeno textual/discursivo no qual a metÃfora à concebida como processo de constituiÃÃo de sentidos, em vez de um simples jogo de semelhanÃa entre figuras, restrito ao Ãmbito da palavra ou da sentenÃa. Inicialmente, discutiu-se o conceito de metÃfora nas principais teorias tradicionais, cujos mecanismos de interpretaÃÃo fundamentam-se na substituiÃÃo ou transferÃncia de traÃos semÃnticos, na tensÃo estabelecida entre uma palavra (foco) e sua projeÃÃo sobre uma estrutura sentencial (quadro) ou ainda em uma pragmÃtica presa a um contexto lÃgico-sentencial. Tal discussÃo revelou as limitaÃÃes das teorias da metÃfora-palavra e metÃfora-sentenÃa em circunscrever o fenÃmeno metafÃrico a uma semÃntica de cunho lexicalista, e a necessidade de deslocamento da metÃfora para outro nÃvel de interpretaÃÃo, o nÃvel textual/discursivo. Em seguida, analisou-se o modo como aspectos cognitivos, lingÃÃstico-textuais e sÃcio-culturais interagem, simultaneamente, na construÃÃo do sentido metafÃrico a partir da diluiÃÃo da dicotomia sentido literal/metafÃrico e da elaboraÃÃo de um conceito de cogniÃÃo aplicado à metaforizaÃÃo. Por fim, examinaram-se as limitaÃÃes do conceito de recategorizaÃÃo metafÃrica estudado por Lima (2003), a fim de se propor a metaforizaÃÃo textual e sua descriÃÃo por meio de mecanismos de interpretaÃÃo capazes de revelar a pluralidade de sentidos metafÃricos em um nÃvel textual/discursivo, alÃm dos limites da palavra e da sentenÃa. Realizou-se uma conjunÃÃo teÃrica das seguintes disciplinas: SemiÃtica Textual, LingÃÃstica Textual (estudos sobre ReferenciaÃÃo) e CiÃncias Cognitivas, o que permitiu conceber a metÃfora como um fenÃmeno cognitivo dinÃmico, flexÃvel, capaz de emergir e de se organizar na interaÃÃo sÃcio-comunicativa. Esse enlace teÃrico interdisciplinar auxiliou a descrever a metaforizaÃÃo por meio de dispositivos ou mecanismos de interpretaÃÃo, adaptados da semiÃtica textual de Eco (2000; 2004) e da semiÃtica literÃria de Bertrand (2003), quais sejam: a cooperaÃÃo textual, o conceito de leitor-observador, a abduÃÃo, a seleÃÃo de propriedades conceituais e, por fim, o conceito de isotopia discursiva. A anÃlise foi realizada aplicando-se os dispositivos interpretativos citados a um exemplÃrio que compreendeu sobretudo notas jornalÃsticas e alguns textos humorÃsticos (piadas) de fontes variadas, coletados sem critÃrios definidos, e sem obedecer a uma ordem sistemÃtica, procedimento que isentou o estudo de apresentar, em seu corpo, um desenho metodolÃgico especÃfico para justificar as anÃlises. Tais anÃlises demonstraram que, ao ultrapassar os limites da palavra e da sentenÃa, manifestando-se em um nÃvel textual/discursivo, a metÃfora transforma-se em processo, em metaforizaÃÃo. Isto implica dizer que o fenÃmeno enquadra-se na dinÃmica do texto, em um contexto discursivo, no qual à possÃvel multiplicarem-se os sentidos metafÃricos a cada movimento interpretativo ocorrido durante a leitura
id UFC_ff0725b82450659cfe64168abdb6a2a1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:998
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto2007-09-04Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo12814326104http://lattes.cnpq.br/7075430199627895 MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Heronides MaurÃlio de Melo Moura4238702743444760949372http://lattes.cnpq.br/3883042248145149Ricardo Lopes LeiteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRMetÃfora MetaforizaÃÃo CogniÃÃo RecategorizaÃÃo metafÃrica SemiÃtica TextualMetaphor Metaphorization Cognition Metaphoric recategorization Textual Semiotics.LINGUISTICAO presente trabalho de tese examinou a metaforizaÃÃo textual: fenÃmeno textual/discursivo no qual a metÃfora à concebida como processo de constituiÃÃo de sentidos, em vez de um simples jogo de semelhanÃa entre figuras, restrito ao Ãmbito da palavra ou da sentenÃa. Inicialmente, discutiu-se o conceito de metÃfora nas principais teorias tradicionais, cujos mecanismos de interpretaÃÃo fundamentam-se na substituiÃÃo ou transferÃncia de traÃos semÃnticos, na tensÃo estabelecida entre uma palavra (foco) e sua projeÃÃo sobre uma estrutura sentencial (quadro) ou ainda em uma pragmÃtica presa a um contexto lÃgico-sentencial. Tal discussÃo revelou as limitaÃÃes das teorias da metÃfora-palavra e metÃfora-sentenÃa em circunscrever o fenÃmeno metafÃrico a uma semÃntica de cunho lexicalista, e a necessidade de deslocamento da metÃfora para outro nÃvel de interpretaÃÃo, o nÃvel textual/discursivo. Em seguida, analisou-se o modo como aspectos cognitivos, lingÃÃstico-textuais e sÃcio-culturais interagem, simultaneamente, na construÃÃo do sentido metafÃrico a partir da diluiÃÃo da dicotomia sentido literal/metafÃrico e da elaboraÃÃo de um conceito de cogniÃÃo aplicado à metaforizaÃÃo. Por fim, examinaram-se as limitaÃÃes do conceito de recategorizaÃÃo metafÃrica estudado por Lima (2003), a fim de se propor a metaforizaÃÃo textual e sua descriÃÃo por meio de mecanismos de interpretaÃÃo capazes de revelar a pluralidade de sentidos metafÃricos em um nÃvel textual/discursivo, alÃm dos limites da palavra e da sentenÃa. Realizou-se uma conjunÃÃo teÃrica das seguintes disciplinas: SemiÃtica Textual, LingÃÃstica Textual (estudos sobre ReferenciaÃÃo) e CiÃncias Cognitivas, o que permitiu conceber a metÃfora como um fenÃmeno cognitivo dinÃmico, flexÃvel, capaz de emergir e de se organizar na interaÃÃo sÃcio-comunicativa. Esse enlace teÃrico interdisciplinar auxiliou a descrever a metaforizaÃÃo por meio de dispositivos ou mecanismos de interpretaÃÃo, adaptados da semiÃtica textual de Eco (2000; 2004) e da semiÃtica literÃria de Bertrand (2003), quais sejam: a cooperaÃÃo textual, o conceito de leitor-observador, a abduÃÃo, a seleÃÃo de propriedades conceituais e, por fim, o conceito de isotopia discursiva. A anÃlise foi realizada aplicando-se os dispositivos interpretativos citados a um exemplÃrio que compreendeu sobretudo notas jornalÃsticas e alguns textos humorÃsticos (piadas) de fontes variadas, coletados sem critÃrios definidos, e sem obedecer a uma ordem sistemÃtica, procedimento que isentou o estudo de apresentar, em seu corpo, um desenho metodolÃgico especÃfico para justificar as anÃlises. Tais anÃlises demonstraram que, ao ultrapassar os limites da palavra e da sentenÃa, manifestando-se em um nÃvel textual/discursivo, a metÃfora transforma-se em processo, em metaforizaÃÃo. Isto implica dizer que o fenÃmeno enquadra-se na dinÃmica do texto, em um contexto discursivo, no qual à possÃvel multiplicarem-se os sentidos metafÃricos a cada movimento interpretativo ocorrido durante a leituraThe present study introduces textual metaphorization: a textual/discursive phenomenon where metaphor is recognized as a practice of constitution of sense, rather than as an ordinary game of similarity figures, restricted to the word or sentence level. First, the study argues on the very concept of metaphor within the main traditional theories, whose interpretation mechanisms are established on the replacement or transfer of semantic features, on the tension set up between a word (focus) and its projection over a sentence structure (frame), or yet, on a pragmatic set to a logic sentential context. Such discussion showed the constraints of metaphor-word and metaphor-sentence theories as it circumscribes the metaphoric phenomenon to a lexicalist Semantics, as well as the need for transferring metaphor to another interpretation stage, the textual/discursive level. Secondly, the research investigates the way how cognitive, textual-linguistic, and socio-cultural features are engaged simultaneously in the foundation of metaphoric sense, from the dilution of literal/metaphoric dichotomy, and the drawing of a cognition concept applied to metaphorization. Finally, it examines the constraints of the concept of metaphorical (re)categorization presented by Lima (2003), in order to propose textual metaphorization and its description trough interpretative mechanisms capable of revealing the plurality of metaphorical senses in a textual/discursive level, further than the word and sentence boundaries. The study presents a theoretical conjunction of the following subject areas: Textual Semiotics, Text Linguistics (studies on Referenciation) and Cognitive Sciences, which made possible the consideration of metaphor as a dynamic, flexible phenomenon, able to emerge and organize itself within socio-communicative interaction. Such an interdisciplinary theoretical blending aided to describe metaphorization through interpretation mechanisms or devices, adapted from Ecoâs (2000; 2004) text semiotics and from Bertrandâs (2003) literary semiotics, which are: textual cooperation, the concept of reader/observer, abduction, conceptual properties selection and, lastly, the discursive isotopy concept. The analysis was carried out by applying the previous interpretative devices to a set of samples that comprehended mostly news notes and some humorous texts (jokes) collected from varied sources, with no definite criterion, and without obedience to a systematic order â this could justify the lack of a specific methodological design to validate the analyses. Such analyses showed that by overcoming the word and sentence limits, and by emerging in a textual/discursive level, metaphor becomes a process, the metaphorization. It means that the phenomenon is set in the textual dynamics, within a discursive context where metaphorical meanings can be multiplied whenever an interpretative movement acts during readingCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2521application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:06Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto
title MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto
spellingShingle MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto
Ricardo Lopes Leite
MetÃfora
MetaforizaÃÃo
CogniÃÃo
RecategorizaÃÃo metafÃrica
SemiÃtica Textual
Metaphor
Metaphorization
Cognition
Metaphoric recategorization
Textual Semiotics.
LINGUISTICA
title_short MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto
title_full MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto
title_fullStr MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto
title_full_unstemmed MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto
title_sort MetaforizaÃÃo textual: a construÃÃo discursiva do sentido metafÃrico no texto
author Ricardo Lopes Leite
author_facet Ricardo Lopes Leite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12814326104
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7075430199627895
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MÃnica MagalhÃes Cavalcante
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 22052798315
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heronides MaurÃlio de Melo Moura
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 42387027434
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 44760949372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883042248145149
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Lopes Leite
contributor_str_mv Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo
MÃnica MagalhÃes Cavalcante
Heronides MaurÃlio de Melo Moura
dc.subject.por.fl_str_mv MetÃfora
MetaforizaÃÃo
CogniÃÃo
RecategorizaÃÃo metafÃrica
SemiÃtica Textual
topic MetÃfora
MetaforizaÃÃo
CogniÃÃo
RecategorizaÃÃo metafÃrica
SemiÃtica Textual
Metaphor
Metaphorization
Cognition
Metaphoric recategorization
Textual Semiotics.
LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Metaphor
Metaphorization
Cognition
Metaphoric recategorization
Textual Semiotics.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho de tese examinou a metaforizaÃÃo textual: fenÃmeno textual/discursivo no qual a metÃfora à concebida como processo de constituiÃÃo de sentidos, em vez de um simples jogo de semelhanÃa entre figuras, restrito ao Ãmbito da palavra ou da sentenÃa. Inicialmente, discutiu-se o conceito de metÃfora nas principais teorias tradicionais, cujos mecanismos de interpretaÃÃo fundamentam-se na substituiÃÃo ou transferÃncia de traÃos semÃnticos, na tensÃo estabelecida entre uma palavra (foco) e sua projeÃÃo sobre uma estrutura sentencial (quadro) ou ainda em uma pragmÃtica presa a um contexto lÃgico-sentencial. Tal discussÃo revelou as limitaÃÃes das teorias da metÃfora-palavra e metÃfora-sentenÃa em circunscrever o fenÃmeno metafÃrico a uma semÃntica de cunho lexicalista, e a necessidade de deslocamento da metÃfora para outro nÃvel de interpretaÃÃo, o nÃvel textual/discursivo. Em seguida, analisou-se o modo como aspectos cognitivos, lingÃÃstico-textuais e sÃcio-culturais interagem, simultaneamente, na construÃÃo do sentido metafÃrico a partir da diluiÃÃo da dicotomia sentido literal/metafÃrico e da elaboraÃÃo de um conceito de cogniÃÃo aplicado à metaforizaÃÃo. Por fim, examinaram-se as limitaÃÃes do conceito de recategorizaÃÃo metafÃrica estudado por Lima (2003), a fim de se propor a metaforizaÃÃo textual e sua descriÃÃo por meio de mecanismos de interpretaÃÃo capazes de revelar a pluralidade de sentidos metafÃricos em um nÃvel textual/discursivo, alÃm dos limites da palavra e da sentenÃa. Realizou-se uma conjunÃÃo teÃrica das seguintes disciplinas: SemiÃtica Textual, LingÃÃstica Textual (estudos sobre ReferenciaÃÃo) e CiÃncias Cognitivas, o que permitiu conceber a metÃfora como um fenÃmeno cognitivo dinÃmico, flexÃvel, capaz de emergir e de se organizar na interaÃÃo sÃcio-comunicativa. Esse enlace teÃrico interdisciplinar auxiliou a descrever a metaforizaÃÃo por meio de dispositivos ou mecanismos de interpretaÃÃo, adaptados da semiÃtica textual de Eco (2000; 2004) e da semiÃtica literÃria de Bertrand (2003), quais sejam: a cooperaÃÃo textual, o conceito de leitor-observador, a abduÃÃo, a seleÃÃo de propriedades conceituais e, por fim, o conceito de isotopia discursiva. A anÃlise foi realizada aplicando-se os dispositivos interpretativos citados a um exemplÃrio que compreendeu sobretudo notas jornalÃsticas e alguns textos humorÃsticos (piadas) de fontes variadas, coletados sem critÃrios definidos, e sem obedecer a uma ordem sistemÃtica, procedimento que isentou o estudo de apresentar, em seu corpo, um desenho metodolÃgico especÃfico para justificar as anÃlises. Tais anÃlises demonstraram que, ao ultrapassar os limites da palavra e da sentenÃa, manifestando-se em um nÃvel textual/discursivo, a metÃfora transforma-se em processo, em metaforizaÃÃo. Isto implica dizer que o fenÃmeno enquadra-se na dinÃmica do texto, em um contexto discursivo, no qual à possÃvel multiplicarem-se os sentidos metafÃricos a cada movimento interpretativo ocorrido durante a leitura
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present study introduces textual metaphorization: a textual/discursive phenomenon where metaphor is recognized as a practice of constitution of sense, rather than as an ordinary game of similarity figures, restricted to the word or sentence level. First, the study argues on the very concept of metaphor within the main traditional theories, whose interpretation mechanisms are established on the replacement or transfer of semantic features, on the tension set up between a word (focus) and its projection over a sentence structure (frame), or yet, on a pragmatic set to a logic sentential context. Such discussion showed the constraints of metaphor-word and metaphor-sentence theories as it circumscribes the metaphoric phenomenon to a lexicalist Semantics, as well as the need for transferring metaphor to another interpretation stage, the textual/discursive level. Secondly, the research investigates the way how cognitive, textual-linguistic, and socio-cultural features are engaged simultaneously in the foundation of metaphoric sense, from the dilution of literal/metaphoric dichotomy, and the drawing of a cognition concept applied to metaphorization. Finally, it examines the constraints of the concept of metaphorical (re)categorization presented by Lima (2003), in order to propose textual metaphorization and its description trough interpretative mechanisms capable of revealing the plurality of metaphorical senses in a textual/discursive level, further than the word and sentence boundaries. The study presents a theoretical conjunction of the following subject areas: Textual Semiotics, Text Linguistics (studies on Referenciation) and Cognitive Sciences, which made possible the consideration of metaphor as a dynamic, flexible phenomenon, able to emerge and organize itself within socio-communicative interaction. Such an interdisciplinary theoretical blending aided to describe metaphorization through interpretation mechanisms or devices, adapted from Ecoâs (2000; 2004) text semiotics and from Bertrandâs (2003) literary semiotics, which are: textual cooperation, the concept of reader/observer, abduction, conceptual properties selection and, lastly, the discursive isotopy concept. The analysis was carried out by applying the previous interpretative devices to a set of samples that comprehended mostly news notes and some humorous texts (jokes) collected from varied sources, with no definite criterion, and without obedience to a systematic order â this could justify the lack of a specific methodological design to validate the analyses. Such analyses showed that by overcoming the word and sentence limits, and by emerging in a textual/discursive level, metaphor becomes a process, the metaphorization. It means that the phenomenon is set in the textual dynamics, within a discursive context where metaphorical meanings can be multiplied whenever an interpretative movement acts during reading
description O presente trabalho de tese examinou a metaforizaÃÃo textual: fenÃmeno textual/discursivo no qual a metÃfora à concebida como processo de constituiÃÃo de sentidos, em vez de um simples jogo de semelhanÃa entre figuras, restrito ao Ãmbito da palavra ou da sentenÃa. Inicialmente, discutiu-se o conceito de metÃfora nas principais teorias tradicionais, cujos mecanismos de interpretaÃÃo fundamentam-se na substituiÃÃo ou transferÃncia de traÃos semÃnticos, na tensÃo estabelecida entre uma palavra (foco) e sua projeÃÃo sobre uma estrutura sentencial (quadro) ou ainda em uma pragmÃtica presa a um contexto lÃgico-sentencial. Tal discussÃo revelou as limitaÃÃes das teorias da metÃfora-palavra e metÃfora-sentenÃa em circunscrever o fenÃmeno metafÃrico a uma semÃntica de cunho lexicalista, e a necessidade de deslocamento da metÃfora para outro nÃvel de interpretaÃÃo, o nÃvel textual/discursivo. Em seguida, analisou-se o modo como aspectos cognitivos, lingÃÃstico-textuais e sÃcio-culturais interagem, simultaneamente, na construÃÃo do sentido metafÃrico a partir da diluiÃÃo da dicotomia sentido literal/metafÃrico e da elaboraÃÃo de um conceito de cogniÃÃo aplicado à metaforizaÃÃo. Por fim, examinaram-se as limitaÃÃes do conceito de recategorizaÃÃo metafÃrica estudado por Lima (2003), a fim de se propor a metaforizaÃÃo textual e sua descriÃÃo por meio de mecanismos de interpretaÃÃo capazes de revelar a pluralidade de sentidos metafÃricos em um nÃvel textual/discursivo, alÃm dos limites da palavra e da sentenÃa. Realizou-se uma conjunÃÃo teÃrica das seguintes disciplinas: SemiÃtica Textual, LingÃÃstica Textual (estudos sobre ReferenciaÃÃo) e CiÃncias Cognitivas, o que permitiu conceber a metÃfora como um fenÃmeno cognitivo dinÃmico, flexÃvel, capaz de emergir e de se organizar na interaÃÃo sÃcio-comunicativa. Esse enlace teÃrico interdisciplinar auxiliou a descrever a metaforizaÃÃo por meio de dispositivos ou mecanismos de interpretaÃÃo, adaptados da semiÃtica textual de Eco (2000; 2004) e da semiÃtica literÃria de Bertrand (2003), quais sejam: a cooperaÃÃo textual, o conceito de leitor-observador, a abduÃÃo, a seleÃÃo de propriedades conceituais e, por fim, o conceito de isotopia discursiva. A anÃlise foi realizada aplicando-se os dispositivos interpretativos citados a um exemplÃrio que compreendeu sobretudo notas jornalÃsticas e alguns textos humorÃsticos (piadas) de fontes variadas, coletados sem critÃrios definidos, e sem obedecer a uma ordem sistemÃtica, procedimento que isentou o estudo de apresentar, em seu corpo, um desenho metodolÃgico especÃfico para justificar as anÃlises. Tais anÃlises demonstraram que, ao ultrapassar os limites da palavra e da sentenÃa, manifestando-se em um nÃvel textual/discursivo, a metÃfora transforma-se em processo, em metaforizaÃÃo. Isto implica dizer que o fenÃmeno enquadra-se na dinÃmica do texto, em um contexto discursivo, no qual à possÃvel multiplicarem-se os sentidos metafÃricos a cada movimento interpretativo ocorrido durante a leitura
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2521
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295117528793088