Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20230 |
Resumo: | A pesquisa em questÃo propÃe a construÃÃo de um dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique a Dor Espiritual da Perda, de modo a auxiliar quatro jovens enlutados a lidarem com suas perdas provocadas por mortes de figuras de afeto ocorridas de maneira violenta. No tracejar das linhas mestras que compÃem o escopo desse trabalho, trago como elementos discursivos no campo da temÃtica morte a necessidade de compreendÃ-la como parte da vida, ampliando a discussÃo sobre seu silenciamento como fala interdita na modernidade, em paralelo com um sentido de (re)humanizaÃÃo da mesma, em que aspectos como emoÃÃo e espÃrito sÃo contemplados na experiÃncia do morrer como parte da condiÃÃo humana. Com relaÃÃo à espiritualidade, a educaÃÃo à convocada a estabelecer um diÃlogo com a dimensÃo espiritual do sujeito, considerando estados de consciÃncia alterados, atravÃs da utilizaÃÃo da razÃo e de experiÃncias vivenciadas subjetivamente, permitindo o acesso a camadas mais Ãntimas dos sentimentos humanos, provedoras de singulares sentidos para suas existÃncias. Considerando o luto um processo psicolÃgico reativo e de adaptaÃÃo a um rompimento de vÃnculos e, tambÃm, tendo em vista o importante papel do enlutado como sujeito ativo nos seus processos de refazimento ante rupturas e perdas atravÃs da realizaÃÃo das tarefas do luto, elegi como caminhos metodolÃgicos nesta pesquisa a HistÃria de Vida e FormaÃÃo e a intervenÃÃo RIME (Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade). A integraÃÃo dessas duas vias de acesso ao autoconhecimento formador e transformador produziram resultados bastante profÃcuos, demonstrando que ainda que a ruptura de um vÃnculo por morte provoque dores inevitÃveis, estas podem ser (re)sigificadas, adquirindo um sentido nutridor de novas formas de se viver, amar e lidar com a finitude. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda2017-12-00Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo24646121387http://lattes.cnpq.br/066062115824889075146010315http://lattes.cnpq.br/8610769112657836Raissa de Almeida PereiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMorte Luto Espiritualidade Escola Juventude Narrativas de vida RIMEMuerte Luto Espiritualidade Escuela Juventud Narrativas de Vida RIMEEDUCACAOA pesquisa em questÃo propÃe a construÃÃo de um dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique a Dor Espiritual da Perda, de modo a auxiliar quatro jovens enlutados a lidarem com suas perdas provocadas por mortes de figuras de afeto ocorridas de maneira violenta. No tracejar das linhas mestras que compÃem o escopo desse trabalho, trago como elementos discursivos no campo da temÃtica morte a necessidade de compreendÃ-la como parte da vida, ampliando a discussÃo sobre seu silenciamento como fala interdita na modernidade, em paralelo com um sentido de (re)humanizaÃÃo da mesma, em que aspectos como emoÃÃo e espÃrito sÃo contemplados na experiÃncia do morrer como parte da condiÃÃo humana. Com relaÃÃo à espiritualidade, a educaÃÃo à convocada a estabelecer um diÃlogo com a dimensÃo espiritual do sujeito, considerando estados de consciÃncia alterados, atravÃs da utilizaÃÃo da razÃo e de experiÃncias vivenciadas subjetivamente, permitindo o acesso a camadas mais Ãntimas dos sentimentos humanos, provedoras de singulares sentidos para suas existÃncias. Considerando o luto um processo psicolÃgico reativo e de adaptaÃÃo a um rompimento de vÃnculos e, tambÃm, tendo em vista o importante papel do enlutado como sujeito ativo nos seus processos de refazimento ante rupturas e perdas atravÃs da realizaÃÃo das tarefas do luto, elegi como caminhos metodolÃgicos nesta pesquisa a HistÃria de Vida e FormaÃÃo e a intervenÃÃo RIME (Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade). A integraÃÃo dessas duas vias de acesso ao autoconhecimento formador e transformador produziram resultados bastante profÃcuos, demonstrando que ainda que a ruptura de um vÃnculo por morte provoque dores inevitÃveis, estas podem ser (re)sigificadas, adquirindo um sentido nutridor de novas formas de se viver, amar e lidar com a finitude.La investigaciÃn que presento propone la construcciÃn de un dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique el dolor espiritual de la pÃrdida, para ayudar a cuatro jÃvenes enlutados a lidiar con sus pÃrdidas, causadas por muertes de personas amadas ocurridas de forma violenta. En el trazado de las lÃneas maestras que componem el escopo de este trabajo, traigo como elemento discursivo en el campo de la temÃtica muerte la necesidad de comprenderla como parte de la vida, ampliando la discusiÃn sobre su silenciamiento como habla interdicta en la modernidad, en paralelo con un sentido de (re)humanizaciÃn de la misma, en quà aspectos como emociÃn y espÃritu se contemplan en la experiencia del morir como parte de la condiciÃn humana. Con respecto a la espiritualidad, la educaciÃn es convocada a establecer un diÃlogo con la dimensiÃn espiritual del sujeto, considerando estados de conciencia alterados, a travÃs de la utilizaciÃn de la razÃn y de experiencias vivenciadas subjetivamente, permitiendo el acceso a capas mÃs Ãntimas de los sentimientos humanos, provedores de singulares sentidos para sus existencias. Considerando el luto un processo psicolÃgico reactivo y de adaptaciÃn a un rompimiento de vÃnculos y tambiÃn teniendo en vista el importante papel del enlutado como sujeto activo en sus procesos de rehacer ante rupturas y pÃrdidas a travÃs de la realizaciÃn de las tareas del luto, elegà como caminos metodolÃgicos en esta investigaciÃn la Historia de Vida y FormaciÃn y la IntervenciÃn RIME (RelajaciÃn Mental, ImÃgenes Mentales y Espiritualidad). La integraciÃn de estas dos vÃas de acceso al autoconocimiento formador y transformador produjo resultados bastante provechos, demostrando que aunque la ruptura de un vÃnculo por muerte provoque dolores inevitables, Ãstas pueden ser (re) sigificadas, adquiriendo un sentido nutritivo de nuevas formas de vivir , amar y lidiar con la finitud. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20230application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:34Zmail@mail.com - |
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La investigaciÃn que presento propone la construcciÃn de un dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique el dolor espiritual de la pÃrdida, para ayudar a cuatro jÃvenes enlutados a lidiar con sus pÃrdidas, causadas por muertes de personas amadas ocurridas de forma violenta. En el trazado de las lÃneas maestras que componem el escopo de este trabajo, traigo como elemento discursivo en el campo de la temÃtica muerte la necesidad de comprenderla como parte de la vida, ampliando la discusiÃn sobre su silenciamiento como habla interdicta en la modernidad, en paralelo con un sentido de (re)humanizaciÃn de la misma, en quà aspectos como emociÃn y espÃritu se contemplan en la experiencia del morir como parte de la condiciÃn humana. Con respecto a la espiritualidad, la educaciÃn es convocada a establecer un diÃlogo con la dimensiÃn espiritual del sujeto, considerando estados de conciencia alterados, a travÃs de la utilizaciÃn de la razÃn y de experiencias vivenciadas subjetivamente, permitiendo el acceso a capas mÃs Ãntimas de los sentimientos humanos, provedores de singulares sentidos para sus existencias. Considerando el luto un processo psicolÃgico reactivo y de adaptaciÃn a un rompimiento de vÃnculos y tambiÃn teniendo en vista el importante papel del enlutado como sujeto activo en sus procesos de rehacer ante rupturas y pÃrdidas a travÃs de la realizaciÃn de las tareas del luto, elegà como caminos metodolÃgicos en esta investigaciÃn la Historia de Vida y FormaciÃn y la IntervenciÃn RIME (RelajaciÃn Mental, ImÃgenes Mentales y Espiritualidad). La integraciÃn de estas dos vÃas de acceso al autoconocimiento formador y transformador produjo resultados bastante provechos, demostrando que aunque la ruptura de un vÃnculo por muerte provoque dolores inevitables, Ãstas pueden ser (re) sigificadas, adquiriendo un sentido nutritivo de nuevas formas de vivir , amar y lidiar con la finitud. |
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