Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raissa de Almeida Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20230
Resumo: A pesquisa em questÃo propÃe a construÃÃo de um dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique a Dor Espiritual da Perda, de modo a auxiliar quatro jovens enlutados a lidarem com suas perdas provocadas por mortes de figuras de afeto ocorridas de maneira violenta. No tracejar das linhas mestras que compÃem o escopo desse trabalho, trago como elementos discursivos no campo da temÃtica morte a necessidade de compreendÃ-la como parte da vida, ampliando a discussÃo sobre seu silenciamento como fala interdita na modernidade, em paralelo com um sentido de (re)humanizaÃÃo da mesma, em que aspectos como emoÃÃo e espÃrito sÃo contemplados na experiÃncia do morrer como parte da condiÃÃo humana. Com relaÃÃo à espiritualidade, a educaÃÃo à convocada a estabelecer um diÃlogo com a dimensÃo espiritual do sujeito, considerando estados de consciÃncia alterados, atravÃs da utilizaÃÃo da razÃo e de experiÃncias vivenciadas subjetivamente, permitindo o acesso a camadas mais Ãntimas dos sentimentos humanos, provedoras de singulares sentidos para suas existÃncias. Considerando o luto um processo psicolÃgico reativo e de adaptaÃÃo a um rompimento de vÃnculos e, tambÃm, tendo em vista o importante papel do enlutado como sujeito ativo nos seus processos de refazimento ante rupturas e perdas atravÃs da realizaÃÃo das tarefas do luto, elegi como caminhos metodolÃgicos nesta pesquisa a HistÃria de Vida e FormaÃÃo e a intervenÃÃo RIME (Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade). A integraÃÃo dessas duas vias de acesso ao autoconhecimento formador e transformador produziram resultados bastante profÃcuos, demonstrando que ainda que a ruptura de um vÃnculo por morte provoque dores inevitÃveis, estas podem ser (re)sigificadas, adquirindo um sentido nutridor de novas formas de se viver, amar e lidar com a finitude.
id UFC_ffb5cc35cd971eb9eb41b06b76754214
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12685
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda2017-12-00Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo24646121387http://lattes.cnpq.br/066062115824889075146010315http://lattes.cnpq.br/8610769112657836Raissa de Almeida PereiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMorte Luto Espiritualidade Escola Juventude Narrativas de vida RIMEMuerte Luto Espiritualidade Escuela Juventud Narrativas de Vida RIMEEDUCACAOA pesquisa em questÃo propÃe a construÃÃo de um dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique a Dor Espiritual da Perda, de modo a auxiliar quatro jovens enlutados a lidarem com suas perdas provocadas por mortes de figuras de afeto ocorridas de maneira violenta. No tracejar das linhas mestras que compÃem o escopo desse trabalho, trago como elementos discursivos no campo da temÃtica morte a necessidade de compreendÃ-la como parte da vida, ampliando a discussÃo sobre seu silenciamento como fala interdita na modernidade, em paralelo com um sentido de (re)humanizaÃÃo da mesma, em que aspectos como emoÃÃo e espÃrito sÃo contemplados na experiÃncia do morrer como parte da condiÃÃo humana. Com relaÃÃo à espiritualidade, a educaÃÃo à convocada a estabelecer um diÃlogo com a dimensÃo espiritual do sujeito, considerando estados de consciÃncia alterados, atravÃs da utilizaÃÃo da razÃo e de experiÃncias vivenciadas subjetivamente, permitindo o acesso a camadas mais Ãntimas dos sentimentos humanos, provedoras de singulares sentidos para suas existÃncias. Considerando o luto um processo psicolÃgico reativo e de adaptaÃÃo a um rompimento de vÃnculos e, tambÃm, tendo em vista o importante papel do enlutado como sujeito ativo nos seus processos de refazimento ante rupturas e perdas atravÃs da realizaÃÃo das tarefas do luto, elegi como caminhos metodolÃgicos nesta pesquisa a HistÃria de Vida e FormaÃÃo e a intervenÃÃo RIME (Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade). A integraÃÃo dessas duas vias de acesso ao autoconhecimento formador e transformador produziram resultados bastante profÃcuos, demonstrando que ainda que a ruptura de um vÃnculo por morte provoque dores inevitÃveis, estas podem ser (re)sigificadas, adquirindo um sentido nutridor de novas formas de se viver, amar e lidar com a finitude.La investigaciÃn que presento propone la construcciÃn de un dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique el dolor espiritual de la pÃrdida, para ayudar a cuatro jÃvenes enlutados a lidiar con sus pÃrdidas, causadas por muertes de personas amadas ocurridas de forma violenta. En el trazado de las lÃneas maestras que componem el escopo de este trabajo, traigo como elemento discursivo en el campo de la temÃtica muerte la necesidad de comprenderla como parte de la vida, ampliando la discusiÃn sobre su silenciamiento como habla interdicta en la modernidad, en paralelo con un sentido de (re)humanizaciÃn de la misma, en quà aspectos como emociÃn y espÃritu se contemplan en la experiencia del morir como parte de la condiciÃn humana. Con respecto a la espiritualidad, la educaciÃn es convocada a establecer un diÃlogo con la dimensiÃn espiritual del sujeto, considerando estados de conciencia alterados, a travÃs de la utilizaciÃn de la razÃn y de experiencias vivenciadas subjetivamente, permitiendo el acceso a capas mÃs Ãntimas de los sentimientos humanos, provedores de singulares sentidos para sus existencias. Considerando el luto un processo psicolÃgico reactivo y de adaptaciÃn a un rompimiento de vÃnculos y tambiÃn teniendo en vista el importante papel del enlutado como sujeto activo en sus procesos de rehacer ante rupturas y pÃrdidas a travÃs de la realizaciÃn de las tareas del luto, elegà como caminos metodolÃgicos en esta investigaciÃn la Historia de Vida y FormaciÃn y la IntervenciÃn RIME (RelajaciÃn Mental, ImÃgenes Mentales y Espiritualidad). La integraciÃn de estas dos vÃas de acceso al autoconocimiento formador y transformador produjo resultados bastante provechos, demostrando que aunque la ruptura de un vÃnculo por muerte provoque dolores inevitables, Ãstas pueden ser (re) sigificadas, adquiriendo un sentido nutritivo de nuevas formas de vivir , amar y lidiar con la finitud. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20230application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:34Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
title Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
spellingShingle Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
Raissa de Almeida Pereira
Morte
Luto
Espiritualidade
Escola
Juventude
Narrativas de vida
RIME
Muerte
Luto
Espiritualidade
Escuela
Juventud
Narrativas de Vida
RIME
EDUCACAO
title_short Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
title_full Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
title_fullStr Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
title_full_unstemmed Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
title_sort Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significaÃÃo da dor espiritual da perda
author Raissa de Almeida Pereira
author_facet Raissa de Almeida Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24646121387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0660621158248890
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 75146010315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8610769112657836
dc.contributor.author.fl_str_mv Raissa de Almeida Pereira
contributor_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
Kelma Socorro Lopes de Matos
FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Luto
Espiritualidade
Escola
Juventude
Narrativas de vida
RIME
topic Morte
Luto
Espiritualidade
Escola
Juventude
Narrativas de vida
RIME
Muerte
Luto
Espiritualidade
Escuela
Juventud
Narrativas de Vida
RIME
EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv Muerte
Luto
Espiritualidade
Escuela
Juventud
Narrativas de Vida
RIME
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa em questÃo propÃe a construÃÃo de um dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique a Dor Espiritual da Perda, de modo a auxiliar quatro jovens enlutados a lidarem com suas perdas provocadas por mortes de figuras de afeto ocorridas de maneira violenta. No tracejar das linhas mestras que compÃem o escopo desse trabalho, trago como elementos discursivos no campo da temÃtica morte a necessidade de compreendÃ-la como parte da vida, ampliando a discussÃo sobre seu silenciamento como fala interdita na modernidade, em paralelo com um sentido de (re)humanizaÃÃo da mesma, em que aspectos como emoÃÃo e espÃrito sÃo contemplados na experiÃncia do morrer como parte da condiÃÃo humana. Com relaÃÃo à espiritualidade, a educaÃÃo à convocada a estabelecer um diÃlogo com a dimensÃo espiritual do sujeito, considerando estados de consciÃncia alterados, atravÃs da utilizaÃÃo da razÃo e de experiÃncias vivenciadas subjetivamente, permitindo o acesso a camadas mais Ãntimas dos sentimentos humanos, provedoras de singulares sentidos para suas existÃncias. Considerando o luto um processo psicolÃgico reativo e de adaptaÃÃo a um rompimento de vÃnculos e, tambÃm, tendo em vista o importante papel do enlutado como sujeito ativo nos seus processos de refazimento ante rupturas e perdas atravÃs da realizaÃÃo das tarefas do luto, elegi como caminhos metodolÃgicos nesta pesquisa a HistÃria de Vida e FormaÃÃo e a intervenÃÃo RIME (Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade). A integraÃÃo dessas duas vias de acesso ao autoconhecimento formador e transformador produziram resultados bastante profÃcuos, demonstrando que ainda que a ruptura de um vÃnculo por morte provoque dores inevitÃveis, estas podem ser (re)sigificadas, adquirindo um sentido nutridor de novas formas de se viver, amar e lidar com a finitude.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv La investigaciÃn que presento propone la construcciÃn de un dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique el dolor espiritual de la pÃrdida, para ayudar a cuatro jÃvenes enlutados a lidiar con sus pÃrdidas, causadas por muertes de personas amadas ocurridas de forma violenta. En el trazado de las lÃneas maestras que componem el escopo de este trabajo, traigo como elemento discursivo en el campo de la temÃtica muerte la necesidad de comprenderla como parte de la vida, ampliando la discusiÃn sobre su silenciamiento como habla interdicta en la modernidad, en paralelo con un sentido de (re)humanizaciÃn de la misma, en quà aspectos como emociÃn y espÃritu se contemplan en la experiencia del morir como parte de la condiciÃn humana. Con respecto a la espiritualidad, la educaciÃn es convocada a establecer un diÃlogo con la dimensiÃn espiritual del sujeto, considerando estados de conciencia alterados, a travÃs de la utilizaciÃn de la razÃn y de experiencias vivenciadas subjetivamente, permitiendo el acceso a capas mÃs Ãntimas de los sentimientos humanos, provedores de singulares sentidos para sus existencias. Considerando el luto un processo psicolÃgico reactivo y de adaptaciÃn a un rompimiento de vÃnculos y tambiÃn teniendo en vista el importante papel del enlutado como sujeto activo en sus procesos de rehacer ante rupturas y pÃrdidas a travÃs de la realizaciÃn de las tareas del luto, elegà como caminos metodolÃgicos en esta investigaciÃn la Historia de Vida y FormaciÃn y la IntervenciÃn RIME (RelajaciÃn Mental, ImÃgenes Mentales y Espiritualidad). La integraciÃn de estas dos vÃas de acceso al autoconocimiento formador y transformador produjo resultados bastante provechos, demostrando que aunque la ruptura de un vÃnculo por muerte provoque dolores inevitables, Ãstas pueden ser (re) sigificadas, adquiriendo un sentido nutritivo de nuevas formas de vivir , amar y lidiar con la finitud.
description A pesquisa em questÃo propÃe a construÃÃo de um dispositivo psicopedagÃgico que (re)signifique a Dor Espiritual da Perda, de modo a auxiliar quatro jovens enlutados a lidarem com suas perdas provocadas por mortes de figuras de afeto ocorridas de maneira violenta. No tracejar das linhas mestras que compÃem o escopo desse trabalho, trago como elementos discursivos no campo da temÃtica morte a necessidade de compreendÃ-la como parte da vida, ampliando a discussÃo sobre seu silenciamento como fala interdita na modernidade, em paralelo com um sentido de (re)humanizaÃÃo da mesma, em que aspectos como emoÃÃo e espÃrito sÃo contemplados na experiÃncia do morrer como parte da condiÃÃo humana. Com relaÃÃo à espiritualidade, a educaÃÃo à convocada a estabelecer um diÃlogo com a dimensÃo espiritual do sujeito, considerando estados de consciÃncia alterados, atravÃs da utilizaÃÃo da razÃo e de experiÃncias vivenciadas subjetivamente, permitindo o acesso a camadas mais Ãntimas dos sentimentos humanos, provedoras de singulares sentidos para suas existÃncias. Considerando o luto um processo psicolÃgico reativo e de adaptaÃÃo a um rompimento de vÃnculos e, tambÃm, tendo em vista o importante papel do enlutado como sujeito ativo nos seus processos de refazimento ante rupturas e perdas atravÃs da realizaÃÃo das tarefas do luto, elegi como caminhos metodolÃgicos nesta pesquisa a HistÃria de Vida e FormaÃÃo e a intervenÃÃo RIME (Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade). A integraÃÃo dessas duas vias de acesso ao autoconhecimento formador e transformador produziram resultados bastante profÃcuos, demonstrando que ainda que a ruptura de um vÃnculo por morte provoque dores inevitÃveis, estas podem ser (re)sigificadas, adquirindo um sentido nutridor de novas formas de se viver, amar e lidar com a finitude.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20230
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295237793120256