A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlando de Souza Lira Filho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20136
Resumo: Trata de uma investigaÃÃo no Ãmbito da histÃria educacional. Tem por objetivo entender a aÃÃo pedagÃgica dos JesuÃtas no Brasil, com foco na sistemÃtica da pedagogia de raiz inaciana, nomeada Ratio Studiorum, instrumento este que serve de guia aos professores dos colÃgios jesuÃtas, normatizando desde o modo de organizar as liÃÃes, atà ao regime disciplinar e didÃtico das aulas. Adota a perspectiva comparada, visto que esta temÃtica opera com acontecimentos simultÃneos que, mesmo ocorrendo em espaÃos distintos, sÃo desdobramentos de uma aÃÃo de cunho missionÃrio internacional, que se estende no tempo por sÃculos. Aborda uma pedagogia secular, de base humanista e moderna, a investigaÃÃo buscou entender: 1) os fundamentos teolÃgicos e filosÃficos da Ratio Studiorum; 2) a contribuiÃÃo que deu à educaÃÃo brasileira, atravÃs da sua historiografia; 3) a sua presenÃa no atual modelo de ensino e, em particular, a sua atuaÃÃo efetiva nos ColÃgios Santo InÃcio em Fortaleza e AntÃnio Vieira em Salvador. A pesquisa apoiou-se, principalmente, em fonte bibliogrÃfica afeta a esta temÃtica, com base, por exemplo, em autores, como: Azevedo (1958), Cavalcante (2008), Franca (1952) e Schmitz (1994) e outros; utiliza ainda visitas aos colÃgios jesuÃtas indicados para observaÃÃo in loco, analisa documentos que orientam essa pedagogia e recorre a entrevistas com professores e gestores de tais colÃgios sobre a sua prÃtica. AlcanÃou resultados satisfatÃrios, principalmente quando notamos que os pilares da Ratio Studiorum de 1599 permanecem vivos, desta forma esclarecem a razÃo da permanÃncia da pedagogia jesuÃtica no tempo e sua de atualidade, pautada na capacidade de adaptaÃÃo ao novo, sem descuidar de suas raÃzes como instituiÃÃo de educaÃÃo cristÃ.
id UFC_ffc33eb1187c588faec1d447d2ae151d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12574
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃoThe application of the Ratio Studiorum (1599) in the AntÃnio Vieira schools in Salvador / BA and Santo InÃcio de Fortaleza / CE: a current and long-term pedagogy2017-09-20Maria Juraci Maia Cavalcante11590033353Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/0578752312396260Maria Socorro Lucena Lima41990797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623Carlos Ãngelo de Meneses Sousa23948230382http://lattes.cnpq.br/131302802519591202144084343http://lattes.cnpq.br/0215777025358361Orlando de Souza Lira FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHistÃria Educacional JesuÃtas Ratio Studiorum ColÃgiosEducational History Jesuits Ratio Studiorum CollegesHISTORIA DA EDUCACAOTrata de uma investigaÃÃo no Ãmbito da histÃria educacional. Tem por objetivo entender a aÃÃo pedagÃgica dos JesuÃtas no Brasil, com foco na sistemÃtica da pedagogia de raiz inaciana, nomeada Ratio Studiorum, instrumento este que serve de guia aos professores dos colÃgios jesuÃtas, normatizando desde o modo de organizar as liÃÃes, atà ao regime disciplinar e didÃtico das aulas. Adota a perspectiva comparada, visto que esta temÃtica opera com acontecimentos simultÃneos que, mesmo ocorrendo em espaÃos distintos, sÃo desdobramentos de uma aÃÃo de cunho missionÃrio internacional, que se estende no tempo por sÃculos. Aborda uma pedagogia secular, de base humanista e moderna, a investigaÃÃo buscou entender: 1) os fundamentos teolÃgicos e filosÃficos da Ratio Studiorum; 2) a contribuiÃÃo que deu à educaÃÃo brasileira, atravÃs da sua historiografia; 3) a sua presenÃa no atual modelo de ensino e, em particular, a sua atuaÃÃo efetiva nos ColÃgios Santo InÃcio em Fortaleza e AntÃnio Vieira em Salvador. A pesquisa apoiou-se, principalmente, em fonte bibliogrÃfica afeta a esta temÃtica, com base, por exemplo, em autores, como: Azevedo (1958), Cavalcante (2008), Franca (1952) e Schmitz (1994) e outros; utiliza ainda visitas aos colÃgios jesuÃtas indicados para observaÃÃo in loco, analisa documentos que orientam essa pedagogia e recorre a entrevistas com professores e gestores de tais colÃgios sobre a sua prÃtica. AlcanÃou resultados satisfatÃrios, principalmente quando notamos que os pilares da Ratio Studiorum de 1599 permanecem vivos, desta forma esclarecem a razÃo da permanÃncia da pedagogia jesuÃtica no tempo e sua de atualidade, pautada na capacidade de adaptaÃÃo ao novo, sem descuidar de suas raÃzes como instituiÃÃo de educaÃÃo cristÃ.It is an investigation in the context of educational history. It aims to understand the pedagogical action of the Jesuits in Brazil, focusing on the systematics of Ignatian root pedagogy, named Ratio Studiorum, an instrument that serves as a guide to teachers of Jesuit colleges, regulating from the way of organizing lessons, to the regime disciplinary and didactic of the classes. It adopts the comparative perspective, since this theme operates with simultaneous events that, even taking place in distinct spaces, are the result of an action of an international missionary nature, which extends in time for centuries. It addresses a secular pedagogy, with a humanist and modern basis, the research sought to understand: 1) the theological and philosophical foundations of Ratio Studiorum; 2) the contribution he gave to Brazilian education through his historiography; 3) their presence in the current teaching model and, in particular, their effective performance in the Santo InÃcio Colleges in Fortaleza and AntÃnio Vieira in Salvador. The research was based mainly on a bibliographic source that affects this theme, based on, for example, authors such as: Azevedo (1958), Cavalcante (2008), Franca (1952) and Schmitz (1994); also uses visits to the Jesuit colleges indicated for on-site observation, analyzes documents that guide this pedagogy and uses interviews with teachers and managers of such colleges on their practice. It achieved satisfactory results, especially when we note that the pillars of the Ratio Studiorum of 1599 remain alive, in this way they clarify the reason for the permanence of Jesuit pedagogy in time and its relevance, based on the capacity to adapt to the new, without neglecting its roots as an institution of Christian education.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20136application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:30Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The application of the Ratio Studiorum (1599) in the AntÃnio Vieira schools in Salvador / BA and Santo InÃcio de Fortaleza / CE: a current and long-term pedagogy
title A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo
spellingShingle A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo
Orlando de Souza Lira Filho
HistÃria Educacional
JesuÃtas
Ratio Studiorum
ColÃgios
Educational History
Jesuits
Ratio Studiorum
Colleges
HISTORIA DA EDUCACAO
title_short A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo
title_full A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo
title_fullStr A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo
title_full_unstemmed A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo
title_sort A aplicaÃÃo da Ratio Studiorum (1599) nos colÃgios AntÃnio Vieira em Salvador/BA e Santo InÃcio de Fortaleza/CE: uma pedagogia atual e de longa duraÃÃo
author Orlando de Souza Lira Filho
author_facet Orlando de Souza Lira Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Juraci Maia Cavalcante
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11590033353
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 15574911353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0578752312396260
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Socorro Lucena Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 41990797300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596146508437623
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carlos Ãngelo de Meneses Sousa
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 23948230382
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1313028025195912
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02144084343
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0215777025358361
dc.contributor.author.fl_str_mv Orlando de Souza Lira Filho
contributor_str_mv Maria Juraci Maia Cavalcante
Patricia Helena Carvalho Holanda
Maria Socorro Lucena Lima
Carlos Ãngelo de Meneses Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv HistÃria Educacional
JesuÃtas
Ratio Studiorum
ColÃgios
topic HistÃria Educacional
JesuÃtas
Ratio Studiorum
ColÃgios
Educational History
Jesuits
Ratio Studiorum
Colleges
HISTORIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational History
Jesuits
Ratio Studiorum
Colleges
dc.subject.cnpq.fl_str_mv HISTORIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Trata de uma investigaÃÃo no Ãmbito da histÃria educacional. Tem por objetivo entender a aÃÃo pedagÃgica dos JesuÃtas no Brasil, com foco na sistemÃtica da pedagogia de raiz inaciana, nomeada Ratio Studiorum, instrumento este que serve de guia aos professores dos colÃgios jesuÃtas, normatizando desde o modo de organizar as liÃÃes, atà ao regime disciplinar e didÃtico das aulas. Adota a perspectiva comparada, visto que esta temÃtica opera com acontecimentos simultÃneos que, mesmo ocorrendo em espaÃos distintos, sÃo desdobramentos de uma aÃÃo de cunho missionÃrio internacional, que se estende no tempo por sÃculos. Aborda uma pedagogia secular, de base humanista e moderna, a investigaÃÃo buscou entender: 1) os fundamentos teolÃgicos e filosÃficos da Ratio Studiorum; 2) a contribuiÃÃo que deu à educaÃÃo brasileira, atravÃs da sua historiografia; 3) a sua presenÃa no atual modelo de ensino e, em particular, a sua atuaÃÃo efetiva nos ColÃgios Santo InÃcio em Fortaleza e AntÃnio Vieira em Salvador. A pesquisa apoiou-se, principalmente, em fonte bibliogrÃfica afeta a esta temÃtica, com base, por exemplo, em autores, como: Azevedo (1958), Cavalcante (2008), Franca (1952) e Schmitz (1994) e outros; utiliza ainda visitas aos colÃgios jesuÃtas indicados para observaÃÃo in loco, analisa documentos que orientam essa pedagogia e recorre a entrevistas com professores e gestores de tais colÃgios sobre a sua prÃtica. AlcanÃou resultados satisfatÃrios, principalmente quando notamos que os pilares da Ratio Studiorum de 1599 permanecem vivos, desta forma esclarecem a razÃo da permanÃncia da pedagogia jesuÃtica no tempo e sua de atualidade, pautada na capacidade de adaptaÃÃo ao novo, sem descuidar de suas raÃzes como instituiÃÃo de educaÃÃo cristÃ.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv It is an investigation in the context of educational history. It aims to understand the pedagogical action of the Jesuits in Brazil, focusing on the systematics of Ignatian root pedagogy, named Ratio Studiorum, an instrument that serves as a guide to teachers of Jesuit colleges, regulating from the way of organizing lessons, to the regime disciplinary and didactic of the classes. It adopts the comparative perspective, since this theme operates with simultaneous events that, even taking place in distinct spaces, are the result of an action of an international missionary nature, which extends in time for centuries. It addresses a secular pedagogy, with a humanist and modern basis, the research sought to understand: 1) the theological and philosophical foundations of Ratio Studiorum; 2) the contribution he gave to Brazilian education through his historiography; 3) their presence in the current teaching model and, in particular, their effective performance in the Santo InÃcio Colleges in Fortaleza and AntÃnio Vieira in Salvador. The research was based mainly on a bibliographic source that affects this theme, based on, for example, authors such as: Azevedo (1958), Cavalcante (2008), Franca (1952) and Schmitz (1994); also uses visits to the Jesuit colleges indicated for on-site observation, analyzes documents that guide this pedagogy and uses interviews with teachers and managers of such colleges on their practice. It achieved satisfactory results, especially when we note that the pillars of the Ratio Studiorum of 1599 remain alive, in this way they clarify the reason for the permanence of Jesuit pedagogy in time and its relevance, based on the capacity to adapt to the new, without neglecting its roots as an institution of Christian education.
description Trata de uma investigaÃÃo no Ãmbito da histÃria educacional. Tem por objetivo entender a aÃÃo pedagÃgica dos JesuÃtas no Brasil, com foco na sistemÃtica da pedagogia de raiz inaciana, nomeada Ratio Studiorum, instrumento este que serve de guia aos professores dos colÃgios jesuÃtas, normatizando desde o modo de organizar as liÃÃes, atà ao regime disciplinar e didÃtico das aulas. Adota a perspectiva comparada, visto que esta temÃtica opera com acontecimentos simultÃneos que, mesmo ocorrendo em espaÃos distintos, sÃo desdobramentos de uma aÃÃo de cunho missionÃrio internacional, que se estende no tempo por sÃculos. Aborda uma pedagogia secular, de base humanista e moderna, a investigaÃÃo buscou entender: 1) os fundamentos teolÃgicos e filosÃficos da Ratio Studiorum; 2) a contribuiÃÃo que deu à educaÃÃo brasileira, atravÃs da sua historiografia; 3) a sua presenÃa no atual modelo de ensino e, em particular, a sua atuaÃÃo efetiva nos ColÃgios Santo InÃcio em Fortaleza e AntÃnio Vieira em Salvador. A pesquisa apoiou-se, principalmente, em fonte bibliogrÃfica afeta a esta temÃtica, com base, por exemplo, em autores, como: Azevedo (1958), Cavalcante (2008), Franca (1952) e Schmitz (1994) e outros; utiliza ainda visitas aos colÃgios jesuÃtas indicados para observaÃÃo in loco, analisa documentos que orientam essa pedagogia e recorre a entrevistas com professores e gestores de tais colÃgios sobre a sua prÃtica. AlcanÃou resultados satisfatÃrios, principalmente quando notamos que os pilares da Ratio Studiorum de 1599 permanecem vivos, desta forma esclarecem a razÃo da permanÃncia da pedagogia jesuÃtica no tempo e sua de atualidade, pautada na capacidade de adaptaÃÃo ao novo, sem descuidar de suas raÃzes como instituiÃÃo de educaÃÃo cristÃ.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20136
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236960550912